terça-feira, 7 de junho de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 15ª Semana

Posted: 06 Jun 2016 07:13 PM PDT

Curso Enem Gratuito: Acesse as aulas desta semana feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio!

Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito. É para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem.

Curso Enem Gratuito

O detalhe deste ano é que  a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Exame. É um Curso Enem Online gratuito. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito!

Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016.

Curso Enem Online Gratuito – 15ª semana de revisão de conteúdo

Nesta 15ª semana os professores prepararam as seguintes aulas para você fazer a sua revisão. Veja e estude:

Biologia:

Biologia – Revise as algas protistas unicelulares!

Algas Verdes, Vermelhas e Pardas – Revisão de Biologia Enem.

Biologia – Revise o Reino dos Fungos – vilões ou heróis da natureza?

Classificação de Fungos: Mofos, Cogumelos e Orelha-de-pau. Biologia Enem!

Biologia – Fungos: saiba mais sobre micoses, micorrizas e líquens!

Química:

Regras para nomenclatura oficial (IUPAC) em cadeias ramificadas

Óxi Redox – Veja os Estados de Oxidação. Aula de química Khan Academy

Literatura:

Modernismo brasileiro: início e momento histórico – Revisão de Literatura Enem

Segundo momento Modernista no Brasil: a poesia – Literatura Enem

Matemática:

Notação Científica: Estudando potência de base dez para Matemática no Enem!

Potenciação: Elevando seu nível de conhecimento e estudo para Matemática no Enem!

Inglês:

WILL, GOING TO ou PRESENT CONTINUOUS? O QUE USAR PARA FALARMOS DO FUTURO?

CONJUNCTIONS, as palavras que costuram o texto! – Inglês Enem

Gramática:

Pronomes oblíquos átonos – Revisão de Gramática para o Enem

Regência verbal – Revisão de Gramática para o Enem

Física:

Relação entre calor e Joule – Calorimetria para Física Enem

Geografia:

Características da Geologia Brasileira – Geografia Enem

Recursos Minerais e a Exploração Econômica em Nível Internacional

História:

Roma Antiga: Monarquia e República – Revisão de História para o Enem!

Roma Antiga: Monarquia e República

Redação:

Domine o uso do verbo ‘haver’ em sua Redação do Enem e vestibular.

Domine os pontos mais críticos da concordância verbal – Redação

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

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Dica 1: Aproveite e teste os seus conhecimentos com o Simulado Enem: http://blogdoenem.com.br/simulado_enem/
Dica 2: Estude com as listas de exercícios que o Blog do Enem preparou para você: http://blogdoenem.com.br/exercicios-resolvidos-enem-vestibular/
Dica 3: Veja aqui todo o conteúdo do Curso Enem Gratuito: http://blogdoenem.com.br/apostilas-enem/. É gratuito, aproveite para revisar todo o conteúdo do Enem com as nossas apostilas!
Dica 4: Saiba tudo para o Enem no blog: http://blogdoenem.com.br/

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

 

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Notação Científica: Veja Potência de base 10 para Matemática no Enem!

Posted: 06 Jun 2016 06:17 PM PDT

Notação científica, também denominada por padrão ou notação em forma exponencial, é uma forma de escrever números que acomoda valores demasiadamente grandes (100000000000) ou pequenos (0,00000000001) para serem convenientemente escritos em forma convencional.

O uso desta notação está baseado nas potências de 10 (os casos exemplificados acima, em notação científica, ficariam: 1 × 1011 e 1 × 10−11, respectivamente). Como exemplo, na química, ao se referir à quantidade de entidades elementares (átomosmoléculasíons etc.), há a grandeza denominada quantidade de matéria (mol).  Por exemplo, na imagem, só mesmo assim para calcular a massa da quantidade de estrelas que compõem a Via Láctea:  Potência na base 10

A representação desses números, como apresentada, traz pouco significado prático. Pode-se até pensar que esses valores são pouco relevantes e de uso quase inexistente na vida cotidiana. Porém, em áreas como a física e a química, esses valores são frequentes. Por exemplo, a maior distância observável do universo mede cerca de 740 000 000 000 000 000 000 000 000 m, e a massa de um próton é aproximadamente 0,00000000000000000000000000167 kg.

Para valores como esses, a notação científica é mais adequada, pois apresenta a vantagem de poder representar adequadamente a quantidade de algarismos significativos. Por exemplo, a distância observável do universo, do modo que está escrito, sugere a precisão de 27 algarismos significativos. Mas isso pode não ser verdade (é pouco provável 25 zeros seguidos numa aferição).

Em muitos exercícios você vai se deparar com o "problema" de representar uma distância muito grande em uma unidade na adequada, por exemplo: representar a distância da Terra e a Lua em centímetros ou o número de Avogadro representando mol. Bem, colocar todos os algarismos destas medidas te daria um bom trabalho para não errar na quantidade de zeros. Mas existe um jeito muito mais fácil, é só utilizar a notação científica.

Potência de base 10

A potência de base dez é utilizada para abreviar múltiplos (ou submúltiplos) de dez. Assim:

100 = 10 x 10;
1000 = 10 x 10 x 10;
100000 = 10 x 10 x 10 x 10 x 10.

Para escrevermos estes números de uma maneira abreviada, basta indicar o número de dezenas envolvidas na multiplicação com um pequeno número (expoente) no alto da potencia de 10.

Logo, se 100 = 10 x 10, podemos dizer que 100 = 102. Da mesma maneira 1000 = 103, e 100000 = 105.

Nestes exemplos o expoente da base 10 é igual ao número de zeros.

Para os submúltiplos de dez, também utilizamos o sistema exponencial. Assim:

0,01 = 1/10 x 1/10 ;
0,001 = 1/10 x 1/10 x 1/10
0,00001 = 1/10 x 1/10 x 1/10 x 1/10 x 1/10

Neste caso, para abreviar esses números indicamos o número de casas decimais com expoente negativo da potencia de 10.

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Notação científica

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Aula Gratuita:

Abaixo foram selecionadas duas vídeo aulas que vão complementar os seus estudos sobre Potência na base 10!

Veja também esta super aula!

É para se garantir em Matemática no Enem 2016.

Exercícios

1- (FUVEST 2009)

As células da bactéria Escherichia coli têm formato cilíndrico, com 8 x 10−7 metros de diâmetro. O diâmetro de um fio de cabelo é de aproximadamente 1 x 10−4 metros.

Dividindo-se o diâmetro de um fio de cabelo pelo diâmetro de uma célula de Escherichia coli, obtém-se, como resultado:

A) 125
B) 250
C) 500
D) 1000
E) 8000

Alternativa E

2- (ENEM 2012)
A Agência Espacial Norte Americana (NASA) informou que o asteroide YU 55 cruzou o espaço entre a Terra e a Lua no mês de novembro de 2011. A ilustração a seguir sugere que o asteroide percorreu sua trajetória no mesmo plano que contém a órbita descrita pela Lua em torno da Terra. Na figura, está indicada a proximidade do asteroide em relação à Terra, ou seja, a menor distância que ele passou da superfície terrestre.

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Com base nessas informações, a menor distância que o asteroide YU 55 passou da superfície da Terra é igual a
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Alternativa D

3- (UFRGS 2013) Um adulto humano saudável abriga cerca de 100 bilhões de bactérias, somente em seu trato digestivo. Esse número de bactérias pode ser escrito como:

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Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher

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WILL, GOING TO ou PRESENT CONTINUOUS? O QUE USAR PARA FALARMOS DO FUTURO?

Posted: 06 Jun 2016 05:40 PM PDT

Vamos falar sobre um tempo verbal muito importante: o FUTURO! Podemos nos expressar no tempo FUTURO usando três formas no inglês: WILL, GOING TO  e o PRESENT CONTINOUS.

Mas, qual a diferença entre os três? Quando usar um, quando não usar o outro? Saiba tudo sobre esse tempo verbal com este super post de inglês que preparamos para você!

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  • O WILL é um modal usado para descrever ações ou eventos futuros.
  • Também é usado para promessas, avisos ou ameaças.

Veja os exemplos:

I'll return your car on Monday.

(Devolverei o seu carro na segunda.)

Study hard and you won't fail on the exam.

(Estude bastante e você não reprovará na prova.)

I'll deal with you later!

(Irei tratar com você mais tarde!)

I will study tonight.

(Eu estudarei esta noite.)

Estrutura da forma Will:

Sua estrutura na oração é: sujeito + will + verbo.

Ele pode ser reduzido em 'll: You'll study tonight. (Você estudará esta noite.)

Na forma negativa, usamos will + not = won't e nas perguntas, colocamos o WILL na frente do sujeito. Veja:

I won't study tonight.

Will you study tonight?

RESUMINDO:

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Observe esse exemplo:

I am going to travel this weekend.

(Eu vou viajar neste final-de-semana.

Usamos be + going to quando estamos nos referindo a uma situação futura que foi planejada, que eu tenho intenção de realizar.

Para usar o be + going to para falarmos do futuro, temos que usar o verbo TO BE (am, is, are) mais o going to.


I am going to buy some books tomorrow.
 

(Vou comprar alguns livros amanhã.)

She is not going to go to the cinema this weekend.

(Ela não vai ao cinema este final-de-semana.)

Are you going to travel on your vacation?

(Você vai viajar nas férias?)

O Present Continuous também é usado para falar sobre o future no INGLÊS!!

Por exemplo:

We're having a party next weekend.

(Nós vamos dar uma festa no próximo final de semana.)

What are you doing this Saturday?

(O que você vai fazer este sábado?)

Are you leaving tomorrow?

(Você vai partir amanhã.)

She is seeing Bill tomorrow.

(Ela vai se encontrar com o Bill amanhã.)

Quando usamos o Present Continuous para falar sobre o futuro, temos sempre que usar uma expressão de futuro. Algumas expressões de futuro mais comuns são:

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Quer saber mais sobre as provas de inglês do Enem? Assista essa vídeoaula para uma revisão dos tempos verbais da Universidade Virtual do Estado de São Paulo: https://www.youtube.com/watch?v=s4nlYN_saIM

Vamos praticar o que você aprendeu? Resolva estas questões de vestibulares para arrasar no Enem 2016!

QUESTÃO 1 (UNESP 1998) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase adiante:

I’ll __________ soccer this afternoon.

a) playing

b) played

c) to play

d) play

e) plays

 

QUESTÃO 2 (MACKENZIE 2002) Indicate the alternative that best completes the following sentence:

Julia isn’t going to London. __________ you going either?

a) Aren’t

b) Aren’t

c) Are

d) Are

e) Are

 

QUESTÃO 3 – Choose the correct alternative:

A: Brrr. Who turned up the air conditioner? It's really cold in here. My nose and my fingers are cold.

B: I __________ you a hot cup of tea.

A: Thanks. That sounds good.

a) will bring

b) won't bring

c) will not break

d) will break

e) won't break

 

QUESTÃO 4 – Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase a seguir:

– "What __________ to do when you get to Rio?"

– "I don’t know yet."

a) are you going

b) were you

c) did you

d) do you

e) you go

GABARITO:

QUESTÃO 1- d

QUESTÃO 2 –a

QUESTÃO 3 – a

QUESTÃO 4 – a

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Potenciação: Elevando seu nível de conhecimento e estudo para Matemática no Enem!

Posted: 06 Jun 2016 04:34 PM PDT

Da mesma forma que a adição e a subtração, a multiplicação e a divisão, a potenciação e a radiciação são operações inversas na Matemática, de forma que aplicando uma delas em um determinado número, pode-se voltar ao mesmo número (teoricamente), aplicando a operação inversa correspondente à primeira.

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Definição de Potenciação

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Observação: É importante colocar que nos três exemplos acima o sinal negativo do expoente não interferiu no sinal do resultado final, pois esta não é a sua função.

Para finalizar sua revisão e ficar fera em potenciação, veja essa videoaula do canal Mais Matemática, do Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=vA8j9nqBlBM

Agora, que tal testar seus conhecimentos? Veja os exercícios que selecionei para você:

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Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher

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Regência verbal – Revisão de Gramática para o Enem

Posted: 06 Jun 2016 01:57 PM PDT

Para construirmos uma oração, precisamos relacionar corretamente os verbos utilizados aos seus complementos, evitando criar frases de duplo sentido. É com essa função que se aplica a regência verbal: relacionando corretamente a subordinação de um verbo a seus complementos.

Quer saber mais sobre regência verbal para "tirar de letra" as questões de gramática do Enem e dos Vestibulares e, "de quebra", melhorar sua redação? Então, fique de olho nesse super post de gramática que o Blog do Enem preparou para você!

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Construindo o conceito de regência verbal:

Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Se possível, ouça a canção no link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=e9xazoJC-wg

Meditação

Quem acreditou
No amor, no sorriso, na flor
Então sonhou, sonhou…
E perdeu a paz
O amor, o sorriso e a flor
Se transformam depressa demais

Quem, no coração
Abrigou a tristeza de ver tudo isso se perder
E, na solidão
Procurou um caminho e seguiu,
Já descrente de um dia feliz

Quem chorou, chorou
E tanto que seu pranto já secou
Quem depois voltou
Ao amor, ao sorriso e à flor
Então tudo encontrou
E a própria dor
Revelou o caminho do amor
E a tristeza acabou

Na língua portuguesa, para construir o sentido nos enunciados que produzimos, os verbos e nomes ligam-se a outros termos de diferentes formas. Veja:

1) Releia estes versos da canção: "Procurou um caminho e seguiu, Já descrente de um dia feliz"

a) O verbo procurar, no 1º verso, é transitivo direto. Qual é o termo que completa o seu sentido?

"um caminho"

b) O nome descrente, no 2º verso, também precisa de um termo para lhe completar o sentido. Qual é esse termo?

"de um dia feliz"

c) Observe suas respostas nos itens anteriores. Qual dos termos é introduzido por preposição?

"O termo de um dia feliz, que é introduzido pela preposição de."

2) Observe os seguintes pares de versos:

I. "Quem acreditou, No amor, no sorriso, na flor"

II. "O amor, o sorriso e a flor, Se transformam depressa demais"

II. "Quem depois voltou, Ao amor, ao sorriso e à flor"

a) Na oração que cada par de versos constitui, o termo em destaque:

Liga-se a qual termo? I acreditou, II se transforma, III voltou.

Tem qual função sintática? I objeto indireto, II sujeito, III objeto indireto.

b) Em quais pares de versos o termo em destaque se liga ao verbo por meio de preposição? No par I em e no par III a.

3) Os substantivos amor, sorriso e flor se repetem ao longo da canção, vinculados aos verbos acreditar, transformar-se e voltar.

a) Que relação de sentido há entre o título da canção e a repetição desses substantivos, cada vez vinculados a um desses verbos? O movimento reflexivo envolvido no processo de meditação voltar a certos conceitos e revê-los sob novas óticas.

b) Levante hipóteses: A que conclusão sobre o amor, o sorriso e a flor o eu lírico chega na última estrofe da canção? À de quem volta ao amor, ao sorriso e à flor encontra o que procura e consegue, por meio da dor, superar a tristeza.

Agora que você já explorou algumas frases onde verificamos a regência verbal, vamos ao conceito?

Ao responder às questões anteriores, você certamente observou que há termos que exigem a presença de outro termo para construir sentido, como é o caso dos verbos procurar, acreditar e voltar e do adjetivo descrente. Na letra da canção, procurar precisou do termo um caminho; acreditar, do termo no amor, no sorriso e na flor, voltar, do termo ao amor, ao sorriso e à flor; descrente, do termo de um dia feliz.

Quando um termo – verbo ou nome – exige a presença de outro, ele se chama regente ou subordinante; os que completam a sua significação chamam-se regidos ou subordinados.

Observe a regência nestes versos da canção lida:

Quem acreditou (VTI – termo regente)  no amor, no sorriso, na flor (OI – termo regido)

descrente (adjetivo –termo regente)  de um dia feliz (termo regido)

Quem depois voltou (VTI – termo regente)  ao amor, ao sorriso e à flor (OI – termo regido)

No primeiro e no terceiro exemplos, os termos no amor, no sorriso e na flor e ao amor, ao sorriso e à flor completam o sentido dos verbos acreditar e voltar, respectivamente. No segundo exemplo, de uma dia feliz completa o sentido do nome (adjetivo) descrente.

Assim, quando o termo regente é um verbo, ocorre regência verbal. Quando o termo regente é um nome  – substantivo, adjetivo, advérbio – ocorre regência nominal.

Há verbos que admitem mais de uma regência. Geralmente a diversidade de regência corresponde a uma diversidade de significados do verbo. Por exemplo, o verbo agradar, no sentido de "acariciar", é transitivo direto, enquanto no sentido de "satisfazer, contentar" é transitivo indireto.

A identificação da regência de alguns verbos costuma apresentar dificuldade, seja devido à informalidade da língua falada, na qual muitas construções se mostram em desacordo com a norma-padrão, seja porque muitos verbos têm mais de um significado e, quase sempre, mais de uma regência. Em caso de dívida, recomendo consultar o dicionário.

Observe alguns verbos cuja regência costuma suscitar dúvidas:

Agradar: transitivo direto ou indireto
Objeto direto: fazer carinhos. Exemplo: Agrada a namorada todo aniversário.
Objeto indireto: ser agradável: Exemplo: Seu discurso não agrada aos alunos.

Aspirar: transitivo direto ou indireto
Objeto direto: inspirar o ar. Exemplo: Os atletas aspiravam o ar das montanhas.
Objeto indireto: desejar, ter ambição. Exemplo: O vereador recém-eleito aspira a um alto cargo.

Assistir: transitivo direto, indireto ou intransitivo
Objeto direto ou indireto. auxiliar, prestar ajuda. Exemplos: O médico assiste o doente nesse horário./ O médico assiste ao doente nesse horário.
Objeto indireto: ver, presenciar. Exemplo: Ontem assisti a um filme iraniano.
Objeto indireto: pertencer, caber. Exemplo: Esse plantão assiste ao novo porteiro.
Intransitivo: morar, residir. Exemplo: Minha comadre assiste em Santos.

Chamar: transitivo direto ou indireto
Objeto direto: mandar vir, solicitar a presença. Exemplo: A professora chamou os alunos. Quando regido da preposição por: Exemplo: Ela chamou por mim.
Objeto indireto: chamar pelo nome, apelidar. Exemplos: Chamaram a menina de balão. Chamaram-na de balão. Chamaram a menina balão. Chamaram-na balão. Chamaram à menina de balão. Chamaram-lhe balão. Chamaram à menina balão.

Quando o uso muda a regra

Há alguns verbos, como aspirar, atender, visar, que, embora apresentem, tradicionalmente, diferentes regências para sentidos diferentes, na linguagem usual e na linguagem jornalística costumam ser empregados, indiferentemente como transitivos diretos. Assim, tradicionalmente, o verbo visar, no sentido de "ter em vista, pretender", exige a preposição a, como se vê nesta frase, por exemplo:

A reunião com representantes estrangeiros visava à ampliação das exportações de soja.
Entretanto, é possível também encontrar esse verbo empregado assim:

A reunião com representantes estrangeiros visava a ampliação das exportações de soja.

Agora que você já descobriu o "relacionamento aberto e nada secreto"  do verbo com seus complementos, reforce ainda mais com esta videoaula.
https://www.youtube.com/watch?v=h1jU80SfNM4

Agora, vamos aos exercícios de fixação:

1- A regência verbal está errada em:

a) Esqueceu-se do endereço.
b) Não simpatizei com ele.
c) O filme a que assistimos foi ótimo.
d) Faltou-me completar aquela página.
e) Aspiro um alto cargo político.

2- Partindo-se do pressuposto de que a mudança de transitividade implica tão somente na mudança de significado, analise os páreos linguísticos em questão, com vistas a apontar o sentido expresso pelo verbo:

a) O garoto sempre agrada sua mãe.
b) As novas propostas não agradaram aos eleitores.
c) Eu aspirei aquele inesquecível perfume.
d) Todos aspiram a um bom cargo dentro da empresa.
e) Todas as noites, a enfermeira assistia o enfermo.
f) Todos assistiram ao filme e ficaram encantados com o enredo.
g) Chamem os convidados para a abertura do evento.
h) Seu pai chamou-lhe de incompetente.

3- De forma adequada, empregue à regência de cada verbo expresso a devida preposição:

a) O filme * que assisti recebeu a melhor premiação durante o festival do ano passado.
b) Confio que estejas lutando para conquistar o cargo * que aspiras.
c) Passada a tempestade, esta é a cidade * que chegamos.
d) Aquela é a garota * quem muito simpatizei.
e) Por favor, não altere a música * que mais gostei.

4- Observe a regência verbal e assinale a opção falsa:

a (  ) Avisaram-no que chegaríamos logo.
b (  ) Informei-lhe a nota obtida.
c (  ) Os motoristas irresponsáveis, em geral, não obedecem aos sinais de trânsito.
d (  ) Há bastante tempo que assistimos em São Paulo.
e (  ) Muita gordura não implica saúde.

Gabarito:

1- Alternativa "E", pois o verbo aspirar quando retrata o sentido de almejar, é acompanhado da preposição. Portanto, o correto é dizermos: aspiro a um alto cargo político.

2- a) oferecer carinho.
b) satisfazer a alguém.
c) sorver, sentir cheiro.
d) almejar, ter por objetivo.
e) cuidar, dar assistência.
f) estar presente.
g) convocar.
h) nomear, atribuir uma denominação.

3- a) a que assisti…
b) a que aspiras…
c) a que chegamos.
d) com quem …
e) de que mais gostei.

4- Alternativa "A", pois o correto seria:  Avisaram-no de que chegaríamos logo.

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

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Recursos Minerais e a Exploração Econômica em Nível Internacional

Posted: 06 Jun 2016 01:12 PM PDT

Sabemos que os recursos minerais são utilizados pelo homem mesmo antes mesmo de termos a Economia. Se pensarmos que as rochas viravam ponta de lanças para a caça e que o carvão mineral teve descoberto o seu potencial calorífero "sem querer" pelos homens das cavernas quando colocavam "pedras" ao redor das fogueiras, veremos que os seres humanos já utilizavam os recursos minerais desde os primórdios da nossa história.

Com o passar dos séculos, os minerais passaram a ter valor comercial e conflitos surgiram em torno desses produtos. Mas, você sabe o que torna um mineral mais valioso que outro? Fácil! Sua disponibilidade na natureza e no mercado. Se temos um minério muito comum, em abundância, esse minério terá pouco valor comercial, mas se ele for mais raro, aí sim, sua valorização é bem grande.

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Um outro fator fundamental para a valorização dos minérios é sua utilidade. Por exemplo, hoje, o petróleo é valorizado, porém, se pensarmos em 400 anos atrás, o que os humanos dessa época fariam com o petróleo? Nada, pois ele não tinha utilidade na época.

Agora imagine sua vida sem minérios. Imaginou? Acho que não conseguiu se "desapegar" de tudo, sabe por quê? Porque tem minérios que você nem desconfiava que era minério, como por exemplo, na água, no sal marinho e no talco.

Dá uma olhadinha de leve, o quanto de minério é utilizado da construção de uma casa.

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Fonte: http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28

Sacou o quanto é importante o minério na nossa vida?

Com a mineração novas fronteiras econômicas e geográficas surgiram, abrindo espaço para o desenvolvimento e gerando oportunidades econômicas. Na medida que proporciona a interiorização da população, cria demandas por infraestrutura e serviços, induz a instalação de indústrias de transformação e de bens de capital, gera empregos e renda, reduzindo as disparidades regionais.

A mineração é reconhecida internacionalmente como atividade alavancadora do desenvolvimento, tendo grande participação no desenvolvimento econômico de muitas das principais nações do mundo, como. Canadá, Austrália, China e Estados Unidos.

Sabemos que a exploração mineral acaba gerando um impacto muito grande no meio ambiente, mas há um movimento vindo ao encontro de tentativas de amenizar esses impactos, até porque, como vimos, não temos mais como viver sem os minérios, mas podemos reduzir esse impacto. São assoreamentos que podem ser evitados, rios que podem não ser poluídos, vegetações que não precisam ser retiradas para essa exploração.

Também cabe a nós, consumidores finais, exigir a redução dos impactos ambientais e promover essa mudança, com ações simples, do tipo, comprar o que for necessário, verificar se a empresa que produz segue as leis ambientais e assim por diante.

Para dar aquela reforçada nos seus estudos, segue aí uma aulinha on line, ok?
https://www.youtube.com/watch?v=QxDCgsmcJMQ

Grande abraço, xuxada!

Exercícios

1- Hoje acabam todos os recursos naturais gerados para 2014

A partir de hoje a Terra entra no vermelho. Segundo dados da Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem no planeta, em menos de 8 meses esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano.

Este 19 de agosto é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Isto significa que pelo resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico: reduziremos nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO2 produzido na atmosfera […].

De acordo com os cálculos da GFN, seria necessário 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial.

(Beatriz de Souza. Revista Exame, 19/08/2014).

Assinale a melhor medida possível para a solução ou a diminuição do problema apontado pelo texto acima:

a) Conscientizar as pessoas a abandonarem o consumo de matérias-primas em geral.

b) Criar tecnologias que façam com que o homem não utilize mais recursos naturais.

c) Reduzir o consumo, reaproveitar os produtos que consumimos e reciclar o lixo.

d) Reflorestar tudo o que for desmatado e recuperar rapidamente os solos erodidos.

e) Deixar de produzir mercadorias fabricadas com recursos não renováveis.

 

2- (UEL – adaptada)

“Se cada pessoa da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado.”

(Revista Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:

a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.

b) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.

c) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.

d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.

e) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.

GABARITO

1 – O texto apresenta o problema da escassez dos recursos naturais frente à sua cada vez maior exploração econômica. Nesse sentido, faz-se necessário conter essa exploração a partir da redução da demanda por elas na sociedade. Entre as alternativas apontadas, a que melhor se ajusta a essa preocupação é a adoção da política dos 3Rs: reduzir o consumo; reaproveitar os materiais e produtos ao invés de descartá-los e reciclar o máximo de lixo possível, pois a reciclagem proporciona uma menor necessidade de explorar ainda mais os elementos da natureza para a fabricação de novas mercadorias.

Alternativa correta: letra C

2 – O texto revela que o nível de consumo e de utilização dos recursos naturais com base no padrão de vida estadunidense é insustentável, pois extrapola a capacidade de renovação desses mesmos recursos no planeta. Por isso, é preciso repensar a forma com que a sociedade capitalista explora o meio natural.

Alternativa correta: letra D

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

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Roma Antiga: Monarquia e República

Posted: 06 Jun 2016 12:21 PM PDT

Roma Antiga: Neste post você encontrará as principais informações acerca do período republicano romano e suas implicações, instituições políticas, dinâmica social, a pequena e a grande expansão bem como as guerras púnicas, entre romanos e cartagineses pelo domínio de áreas comerciais por todo o Mar Mediterrâneo.

O dramaturgo inglês John Heywood certa feita proclamou que "Roma não foi construída em um dia" e não é raro escutarmos de alguém a celebre frase, geralmente quando estamos em um contexto que envolva a pressa. Ora, a frase de Heywood encaixa-se bem em no tema que propomos abordar nesta oportunidade.

1
O filósofo contra o corrupto: Cícero acusa Catilina de planejar uma conspiração contra o Senado/Cícero denuncia Catilina, afresco, Cesare Maccari, 1882-1888

Sabemos que Roma viveu três períodos políticos distintos, o monárquico, o republicano e o imperial, todavia, podemos dizer que a grandeza de Roma teve início no período republicano (509 a.C – 27 a.C) e seus desdobramentos, período este marcado por grandes mudanças do ponto de vista social e econômico, sobremaneira pelos episódios expressos pelas revoltas da plebe e expansão territorial sistemática, entrando em confronto direto com os interesses comerciais dos Cartagineses, civilização de origem fenícia situada ao norte da África.

Sabemos que o regime monárquico foi abolido após a destituição do Rei Tarquínio, O Soberbo. O golpe, orquestrado pelo senado com apoio da plebe deu início a um período marcado pelo movimento da plebe por maior participação política, uma vez que o senado, após derrubar o rei teria se investido de muitos poderes e conservado os principais privilégios sociais.

O "poder executivo", a partir de 509 a.c passou a ser exercido por patrícios (classe aristocrática) que ocupavam as chamadas magistraturas, cargos eletivos com mandato de um ano, cada um deles com suas próprias funções e especificidades, conforme podemos verificar na tabela abaixo:

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Na tabela acima encontramos as principais magistraturas, bem como suas funções e tempo de mandatos. Inicialmente a maioria delas será ocupada exclusivamente por patrícios, membros da mais alta camada social romana.

Fonte: http://image.slidesharecdn.com/6-roma-150715125954-lva1-app6892/95/roma-antiga-21-638.jpg?cb=1436965294

Além das magistraturas o senado sobreviveu a troca de sistema político e era formado pelos chefes de cada clã patrício, atingindo o número de 300 senadores. O senado obedecia critérios censitários e era vitalício. Em suma elaborava as leis e fiscalizava as atividades administrativas, financeiras e religiosas.

Quando da formação da república, o patriciado afastou do poder os mais comprometidos com os interesses da plebe, portanto, no início da república plebeus ficaram a margem do poder, no entanto, revoltas sucessivas da plebe terminaram por democratizar a república romana.

As revoltas da Plebe foram motivadas por diversos fatores, além da exclusão política. As constantes guerras forçavam o abandono dos campos e pequenas propriedades, tendo em vista que a maioria dos soldados provinha das classes menos abastadas. A injusta distribuição dos espólios de guerra e o risco de escravidão por dívidas são outros motivos para as citadas revoltas. As revoltas da plebe marcaram a primeira metade do período republicano e podem ser revisadas no quadro abaixo:

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Repare que as revoltas ocupam um período de pelo menos 200 anos e o resultado é a gradativa conquista de direitos para a plebe em geral. A primeira revolta resultou na criação do cargo de tribuno da plebe, também conhecidos como intocáveis, haja vista que eram fortemente defendidos pela plebe em geral. A lei das 12 taboas consistiram na publicação do antigo código de leis orais, todavia os privilégios dos patrícios são mantidos. A lei Canuleia, por sua vez, regulamentava o casamento entre patrícios e plebeus, geralmente patrícios falidos e plebeus ricos. A revolta de 366 a.C representou um grande avanço para os plebeus uma vez que a Lei Licínia eliminava a escravidão por divida e que um dos cônsules (magistratura mais poderosa) passaria a ser um plebeu. Por fim, em 287 a. C a assembléia da plebe passava elaborar e publicar leis sem a previa autorização e concórdia do senado.

Fonte: http://image.slidesharecdn.com/romaantiga-130408114238-phpapp02/95/roma-antiga-11-638.jpg?cb=1365421413

O sucesso das revoltas constantes da plebe deve-se ao grande numero de plebeus e a dependência de Roma em relação a estes, sobremaneira na composição das divisões do exército. Inicialmente os plebeus ameaçaram abandonar a cidade a própria sorte caso não tivessem reivindicações atendidas pelo senado. Por fim, os dois séculos de revoltas não eliminaram as desigualdades sociais, no entanto, tornaram a sociedade romana mais dinâmica e representaram grandes conquistas para os menos favorecidos. Ao fim das revoltas Roma inauguraria um novo momento, marcado pela expansão territorial que resultou na formação de um dos maiores impérios que o mundo já viu.

Expansão Romana: A expansão romana é dividida em dois períodos denominados pequena expansão e grande expansão, respectivamente. O mapa abaixo apresenta todo processo de expansão da influência romana assinalando com cores distintas o território ocupado e o momento da ocupação. Repare que o mesmo apresenta as áreas conquistadas também durante o império.

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Fonte: http://image.slidesharecdn.com/roma-de-aldeia-a-capital-de-um-imprio-120294539992018-4/95/roma-de-aldeia-a-capital-de-um-imprio-14-728.jpg?cb=1202916600

Analisando o mapa é possível identificar a pequena expansão (cor vermelha) indica basicamente o território da atual Itália. Inicialmente voltada para a conquista do Lácio com vistas para o fim das constantes ameaças de invasão e ampliação das terras agriculturáveis e mão-de-obra para solucionar os problemas de baixa produtividade.

Na região mais ao norte os romanos dominam os etruscos, constantemente atacados por gauleses e gregos. Ao sul, após a adoção de postura mais agressiva, a conquista se consolida após o domínio da chamada Magna Grécia, atual Sicília, território dividido entre gregos e cartagineses.

A grande expansão, por sua vez, tem início a partir da conquista de ilhas na península itálica dominadas por cartagineses. Desta forma, a grande expansão pode ser representada através das chamadas guerras púnicas, conflitos militares entre Roma e Cartago, cidade de tradição fenícia que dominava o comércio marítimo por toda a região. Os cartagineses comercializavam perfumes, tecidos, pedrarias e estanho, e sua influência ia muito além do mediterrâneo, tendo em vista que estabelecia relações comerciais no mar do norte, região da Noruega atual.

O estopim para o conflito foi a conquista romana da Sicília e crescimento das incursões romanas no território espanhol, rico em minérios. No quadro abaixo você encontrará um resumo com os principais acontecimentos deste conflito vencido pelos romanos e suas implicações.

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Fonte: http://images.slideplayer.com.br/1/293785/slides/slide_62.jpg

Após a derrota de Cartago, os Romanos conquistariam, ainda no período republicano os seguintes territórios: Macedônia (197 a. C), Ásia Menor (190 a.C), Grécia (146 a.C), Espanha (133 a.C), Pérgamo (129 a.C) Gália do Sul (120 a.C), Gália Transalpina (55 a.C) e Egito (30 a.C).

Embora as conquistas territoriais tenham acentuado as desigualdades sociais, o território conquistado possibilitou o desenvolvimento de um novo modo de produção, baseado no latifúndio e exploração da mão-de-obra escrava.

No campo social surge a classe eqüestre (cavaleiros) composta por plebeus ricos, embora o patriciado tenha mantido os antigos privilégios, Plebeus pobres, submetidos a grandes dívidas desfaziam-se de seus poucos bens e migraram em grande quantidade para Roma (CAPITAL), mas lá não encontravam trabalho livre, aumentando as relações de clientela. Os escravos, em enorme quantidade, por vezes valiam menos do que vestiam ou comiam.

Por fim, guerras civis, como a dos irmãos e tribunos da plebe Caio e Tibério Graco, disputas entre Cavaleiros e Patrícios por poder e privilégios, exigências de aliados italianos por direitos de cidadania e o aumento do poder dos generais resultariam em conflitos civis que resultariam na instalação do sistema político imperial.

Dica 1: Para melhor registro das informações, assista essa vídeo aula sobre o período republicano romano:
https://www.youtube.com/watch?v=bDOgUdi_1wQ
Dica 2: Esta vídeo aula aborda a questão das guerras púnicas e conquistas romanas no mediterrâneo:
https://www.youtube.com/watch?v=WXrDOcezwLI

Exercícios:

1- (Espm 2015) "Cada vez mais conscientes de seus direitos, os plebeus solicitaram ter por es¬crito as leis que regulavam os conflitos en¬tre as pessoas. Até então existia o costume como lei, que era conhecida e interpreta¬da somente pelos patrícios. Nas leis escri¬tas viam os plebeus, e com razão, a única garantia para a segurança e a estabilidade. Assim foi elaborado este primeiro código legal escrito." (Bárbara Pastor. Breve História de Roma: Monarquia e República)

Grande parcela da sociedade romana, du¬rante a República, era constituída pelos plebeus, que viviam marginalizados politi¬camente. A marginalização e o descontenta¬mento levaram às lutas de classe em Roma. Assim o texto deve ser relacionado com:

a) o Corpus Juris Civilis;

b) a Lei das XII Tábuas;

c) a Lei Frumentária;

d) o Edito do Máximo;

e) o Edito de Tessalônica.

 

2- (PUC) Os irmãos Graco:

a) defenderam os camponeses sem terra contra a aristocracia

b) foram os conquistadores de Cartago

c) eram os principais líderes do partido aristocrático

d) elaboraram a primeira lei escrita de Roma

e) foram os autores da Lei das Doze Tábuas.

 

3- (FUVEST) A expansão de Roma durante a República, com o conseqüente domínio da Bacia do Mediterrâneo, provocou sensíveis transformações sociais e econômicas, entre as quais:

a) Um marcante processo de industrialização, êxodo urbano e endividamento do Estado

b) O fortalecimento da classe plebéia, expansão da pequena propriedade e propagação do cristianismo

c) o crescimento da economia agropastoril, intensificação das exportações e aumento do trabalho livre

d) O enriquecimento do Estado Romano, aparecimento de uma poderosa classe de comerciantes e aumento do número de escravos

e) A diminuição da produção nos latifúndios, acentuado processo inflacionário e escassez de mão-de-obra escrava.

 

Gabarito (1-B/ 2-A/ 3-D)

Bruno História
Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter.

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