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- Idade Média: Civilização Árabe – História Enem
- Fera no Enem! Conheça os segredos de quem fez mil pontos na redação!
- Elefantíase – Veja as doenças tropicais provocadas por vermes
Idade Média: Civilização Árabe – História Enem Posted: 23 Jun 2016 06:10 PM PDT Nesta postagem você encontrará um super resumo sobre a organização da civilização Árabe e o papel central de Maomé para a unificação das tribos árabes, assim como a organização desta civilização e sua incrível escalada de poder e conquista de territórios.A história da civilização Árabe confunde-se com a história de uma grande faixa de terra que vai do norte da África ao médio oriente. Uma região desértica com a presença de Oasis e montanhas onde a agricultura é em geral pobre e ocupada inicialmente por tribos independentes praticantes de uma religião monoteísta e de economia comercial. Mesmo atualmente a região é marcada pela presença de beduínos, povos nômades ou seminômades que dominam desde a antiguidade as principais rotas comerciais do deserto e adjacências. Conforme informado, os árabes, de origem semita até o século VI organizavam-se em tribos independentes com lideranças políticas próprias e eram praticantes de uma doutrina religiosa politeísta. Todavia, a partir de 610 um comerciante nômade chamado Maomé seria responsável por mudanças emblemáticas na sociedade árabe, quando em suas rotas comerciais tem acesso ao cristianismo e o judaísmo, duas religiões monoteístas. Maomé, o comerciante, enxergou no monoteísmo uma forma de unificar as tribos Árabes, vindo a se tornar o principal profeta da religião que criaria. Segundo consta, Maomé teria recebido a visita do anjo Gabriel que teria lhe revelado a existência de um Deus único, Alá (Deus no idioma Árabe) e, a partir deste momento, dedicou sua vida para a conversão e união das cidades, tribos e povos árabes. Inicialmente Maomé enfrentou forte resistência, principalmente entre os ricos comerciantes de Meca. Estes, por sua vez, temiam a falência de suas atividades econômicas caso ocorresse o fim das peregrinações à cidade, já sagrada, no caso de adoção de uma crença baseada em apenas uma divindade. Desta forma o Profeta precisou se refugiar em Yatreb, rebatizada de Medina (cidade do Profeta), e a partir desta cidade liderou a conversão de um grande numero de árabes, a ponto de tornarem-se maioria. Tal fuga ficou conhecida por héregia e assinala o inicio do calendário islâmico, tendo ocorrido por volta de 622 d. C. Após assegurar a conformação do islamismo Maomé teria iniciado a chamada Guerra Santa quando conclamou os muçulmanos a expandir seu território para outras regiões, submetendo os demais povos a religião árabe e a força de seu povo. A história, bem como os ensinamentos de Maomé, assim como toda a conduta esperada de um muçulmano estão contidos no Corão, livro sagrado escrito por Maomé segundo os desígnios de Alá. Entre os elementos fundamentais da religião islâmica podemos citar as seguintes obrigações: fazer a peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida; orar cinco vezes ao dia; jejuar, sobremaneira no mês do Ramadan; crer na Shahada (existe um único Deus e Maomé é seu mensageiro); zakat (pratica da caridade). Após a morte de Maomé em 632, com os árabes unidos teve início a grande expansão islâmica no contexto da Jihad (Guerra Santa) incitada pelo profeta. O poder passou a ser exercido pelos Califas, encarregados de continuar a expansão, motivada pela necessidade de terras mais férteis. Inicialmente os árabes dominaram os territórios dos atuais Pérsia, Iêmen, Omã, Egito e Palestina no oriente e norte da áfrica e península ibérica, na Europa ocidental, até por volta de 711 d .C. Na Europa o Reino Franco impediu a islamização da Europa ocidental, todavia, os árabes dominariam a península ibérica por cerca de 800 anos. Ao norte de seu território original as conquistas esbarraram no poderoso Império Bizantino. No mapa acima identificamos a grande expansão islâmica de acordo com sua organização. Em amarelo encontramos o território anexado por Maomé. Em Verde as conquistas até o ano de 661 e em roxo as conquistas até o ano de 750. No campo cultural os árabes souberam aproveitar-se e apropriar-se de diversos elementos culturais dos povos conquistados, bem como foram responsáveis pela difusão de diversas culturas agrícolas, bem como conhecimentos práticos de matemática, astronomia, geometria, com destaque para os algarismos indus. Todavia, as questões religiosas ganhariam novo contexto a partir das cruzadas, mergulhando a Europa, oriente médio e norte da áfrica em um mar de sangue causado pela guerra em nome de Deus, quando cristãos e árabes, em suma adoradores do mesmo Deus, disputaram territórios com a justificativa de levar aos inimigos a ira deste mesmo Deus. Dica 1: Confira essas duas videoaulas sequenciais sobre a expansão árabe.
Exercícios:1- (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento: a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões. b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos. c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá. d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte. e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores. Resposta: A 2- (FGV-SP) A hégira, um dos eventos mais importantes do islamismo e que marca o início do calendário islâmico, corresponde: a) à entrada triunfal de Maomé em Meca em 630. b) ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de camelos. c) à fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Medina. d) à revelação de Maomé que lhe foi transmitida pelo arcanjo Gabriel. e) ao grande incêndio da Caaba em Meca em 615. Letra: C 3- (UFPE) A expansão muçulmana atingiu territórios da Europa, contribuindo para a divulgação de hábitos culturais que marcaram a formação histórica da Península Ibérica. Além disso, mudou as relações comerciais da época. Em relação a outros povos e à Igreja Católica, os muçulmanos: a) mantiveram, ao longo de sua história, uma tradição de total tolerância religiosa. b) eram temidos, em razão do seu grande poderio militar. c) mantiveram uma convivência sem choques culturais, revelando-se, no entanto, intolerantes com os judeus. d) foram intolerantes e violentos, não assimilando as culturas adversárias. e) só eram temidos em Portugal, pelos cristãos e pelos judeus, sendo bem aceitos na Espanha. Letra: B Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter. O post Idade Média: Civilização Árabe – História Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Fera no Enem! Conheça os segredos de quem fez mil pontos na redação! Posted: 23 Jun 2016 04:34 PM PDT Redação Enem: O sonho de todo o estudante do Ensino Médio é garantir uma vaga na universidade, certo? E isso é fácil? Não! Você concorda?Para a Izadora Peter Furtado, de 18 anos, também não foi fácil! Mas, não foi tão difícil assim. Afinal, aos 18 anos a moça já cursa Biotecnologia, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ainda continua achando que o seu desejo não passa de um sonho? Calma! O Blog do Enem conversou com a Izadora e, não é que ela abriu o jogo e contou seus segredos de estudo!? Vamos lá: pra começar, a caloura de Biotecnologia fez o Enem duas vezes, sendo que, na primeira, foi por experiência. Já na segunda vez, quando estava concluindo o Ensino Médio, foi para valer, e aí sim, ela se deu bem e conseguiu ingressar na universidade que desejava. "Em 2014, tive como nota na redação 680, enquanto que em 2015, consegui atingir a pontuação máxima", relata a estudante natural de Pelotas (RS). Izadora complementa: "A nota que atingi na redação na primeira vez em que realizei a prova do Enem não me deixou satisfeita por completo, por isso busquei me dedicar ainda mais no ano seguinte". Ao pedir para dar dicas para quem ainda fará o Enem, a universitária lembrou o fato de dicas serem extremamente pessoais, pois cada um encontra os melhores métodos para si. Grifou essa parte!? Então não esquece de colocá-la em prática e fazer um plano de estudos bem do seu jeito, mas é claro, com uns toques de quem já mostrou como é que se faz direito. Nesse caso, a Izadora: "Considero importantíssimo entender o que é e o que é pedido na redação do Enem, cada critério de avaliação. Entendendo isso, tem de haver muita prática. Ter um vocabulário farto e um conhecimento referente à norma culta da Língua Portuguesa é de suma importância, visto que consiste em um critério específico de avaliação. Para isso, a leitura é imprescindível e auxilia muito. É necessário que o candidato tenha conhecimento sobre as várias áreas do conhecimento, de forma a poder argumentar ao longo do texto, e isso se consegue aliando os conhecimentos adquiridos na escola com o chamado “conhecimento de mundo”, aquele que se constrói com vivências e experiências, além de ser importante manter-se antenado com assuntos que estão em alta". Sobre sua rotina de estudos durante o ano de preparação para o Enem, a estudante disse que aliava as atividades propostas na escola, com as do cursinho preparatório, específico para redação. Por fim, a estudante que terminou o Ensino Médio e logo ingressou na universidade, revela como estruturou sua redação nota mil: "Primeiramente, busquei entender a proposta de redação. Para isso, li com atenção os textos de apoio, a fim de entender o que estava sendo exposto. Após isso, pensei em argumentos para defender meu posicionamento acerca do tema", contou Izadora. E aí, curtiu as dicas da Izadora? Veja aqui a redação escrita por ela:Confira mais dicas sobre redação que o Blog do Enem preparou para você: 1- http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dicas-blog-do-enem/, 2- http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dicas-boa-nota/, 3- http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-nota-mil/ Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post Fera no Enem! Conheça os segredos de quem fez mil pontos na redação! apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Elefantíase – Veja as doenças tropicais provocadas por vermes Posted: 23 Jun 2016 01:16 AM PDT ELEFANTÍASE é o nome popular que se dá à doença da filariose. Este nome está vinculado às características das lesões que deixam as regiões atingidas extremamente inchadas. O nome científico da doença é Filariose, que é uma verminose considerada como uma doença infecciosa tropical. É causada por um verme do Filo dos Nematódeos, chamado cientificamente de Wuchereria bancrofti. O verme possui como hospedeiro definitivo o ser humano, e os mosquitos dos gêneros Culex e Anopheles como hospedeiros intermediários e transmissores da doença. A filariose pode aparecer e, Biologia no Enem e nos vestibulares, então, vamos revisar? Características do verme: Dependendo da fase de vida em que se apresentam, os vermes terão diferentes tamanhos e caracterísicas. Os machos adultos medem entre 3,5 e 4 cm de comprimento, tendo a parte traseira (como é típico desse grupo de vermes) afilada e enrolada em uma gancho para aderir à fêmea durante a cópula. Já a fêmea adulta pode medir entre 7 e 10 cm de comprimento. Ambos os sexos têm corpos extremamente fininhos, com espessura entre 0,1 e 0,3 cm, para que possam "caber" nos vasos sanguíneos dos hospedeiros definitivos (humanos). As microfilárias, que são as larvas do verme, são muito diminutas, com comprimento de aproximadamente 0,2mm. Veja a imagem a seguir que mostra microfilárias em meio à células sanguíneas: O Ciclo do verme:No sistema linfático humano, os vermes adultos se reproduzem, colocando ovos. Os ovos dão origem às larvas, chamadas de microfilárias, que migram para a circulação sanguínea. Quando um mosquito do gênero Culex (ou Anopheles) suga uma pessoa infectada, ingere também as microfilárias, tornando-se hospedeiro intermediário do verme e vetor da doença. Dentro do mosquito, as larvas amadurecem, tornando-se larvas infectantes. Ao picar outra pessoa, o mosquito libera as microfilárias juntamente com a saliva. As larvas irão dar origem a vermes adultos que irão parasitar os vasos linfáticos, reiniciando o ciclo. Os mosquitos Culex são de hábitos noturnos, sendo popularmente chamados de mosquitos-palha ou muriçocas. Sintomas da filariose / elenfantíase: A fase de incubação do verme pode durar de meses até um ano. Geralmente é uma fase assintomática, porém os vermes adultos já produzem microfilárias, podendo continuar o ciclo do verme. Quando as microfilárias estão passando para os vasos sanguíneos, pode haver febre, dores, mal-estar e calafrios. Quando a infecção está mais avançada, a grande quantidade de vermes adultos dentro dos vasos linfáticos os obstrui, gerando inchaço nas regiões afetadas pelo excesso de linfa acumulada. Geralmente, as regiões mais infectadas são as pernas, as mamas (nas mulheres) e saco escrotal (nos homens). Quando a doença está presente há muito tempo (10 anos ou mais), pode haver um aumento grotesco do volume das áreas afetadas, juntamente com um espessamento da pele, deixando a região semelhante a membros de um elefante (daí o nome popular da doença). O diagnóstico pode ser feito examinando o sangue em busca de microfilárias ou com biópsias dos vasos linfáticos. Veja a imagem a seguir com uma lesão (elefantíase) característica desta verminose: Tratamento e Prevenção da elefantíaseTratamento: O tratamento se dá com vermífugos específicos administrados ao doente. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar procedimento cirúrgico para remoção das filarias e reparação da área afetada pela elefantíase. Prevenção: A prevenção pode ser feita através do combate ao mosquito (semelhante à prevenção da dengue), assim como através da administração de vermífugos específicos para a população de áreas endêmicas da doença. Dicas do Blog do Enem: Dica 1: Que tal rever as características do Filo Nematodea? Então veja aqui este super post com dicas da professora Juliana Santos. Dica 2: Que tal revisar também uma outra verminose que pode aparecer no Enem? Então veja aqui esta aula sobre teníase e cisticercose com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos.Dica 3: Revise também a esquistossomose! Veja este post aqui com vídeo-aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos.
VídeoPara concluir sua revisão, assista esta interessante reportagem da TV Jaboatão sobre a filariose / elefantíase em alguns municípios de Pernambuco: ExercíciosE aí, gostou do vídeo? Beleza! Então, para saber tudo sobre a filariose / elefantíase, fique ligado nos exercícios que preparamos para você. Agora que você já sabe tudo sobre a filariose / elefantíase, que tal testar seus conhecimentos? Questão 1 – (Unirio) A elefantíase ou filariose é uma parasitose comum na região amazônica. Sua profilaxia pode ser feita através do combate ao inseto vetor e do isolamento e tratamento das pessoas doentes. O agente causador e o hospedeiro intermediário dessa parasitose são, respectivamente: a) ‘Ascaris lumbricoides’ e um mosquito do gênero Culex. b) ‘Wuchereria bancrofti’ e um mosquito do gênero Culex. c) ‘Wuchereria bancrofti’ e o caramujo. d) ‘Schistosoma mansoni’ e a filária. e) ‘Ancylostoma duodenale’ e a filária. Resposta: B. Questão 2) (UFMG) A seguir são apresentados alguns procedimentos que podem ser adotados na prevenção de algumas doenças:
Assinale, a alternativa que contém uma verminose que NÃO pode ser evitada por qualquer dos procedimentos apresentados anteriormente. a) Ancilostomíase b) Esquistossomose c) Filariose d) Teníase Resposta: C. Questão 3) (Unirio) Analise as informações abaixo sobre as características de uma verminose. I- O parasita se apresenta no interior dos vasos linfáticos da pessoa infestada. II- O hospedeiro intermediário pertence ao filo do Artrópodos. III- Geralmente acarreta um derrame de linfa nos tecidos, provocando uma inchação. Tais características são pertinentes a: a) leishmaniose. b) filariose. c) ancilostomose. d) esquistossomose. e) ascaridiose. Resposta: B. Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe aqui uma apostila de biologia gratuitamente!Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Elefantíase – Veja as doenças tropicais provocadas por vermes apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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