Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Redação Enem: as dicas de quem tirou 980 e 960 pontos na correção!
- Quadriláteros: Paralelogramos – Aula de Matemática Enem
- Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 17ª Semana
- O Reino das Bactérias – Revise Biologia com a Khan Academy
- Conjuntos numéricos: Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais
- As quatro estações do ano e o desenvolvimento das atividades humanas
Redação Enem: as dicas de quem tirou 980 e 960 pontos na correção! Posted: 20 Jun 2016 05:25 PM PDT Você está estudando para o Enem e está preocupado com a redação? Então fique tranquilo, porque o Blog do Enem ajuda você nessa missão: basta conferir essas dicas da Cindy Lie Tabusi, e do Eric Ishikawa Francisco. Eles mandaram super bem, com 980 e 960 pontos na Redação Enem 2015, e passaram pelo Sisu em Medicina e Engenharia Mecânica!Veja o que dizem estes dois estudantes ‘super feras’ e que fizeram uma pontuação muita alta na redação. Cindy e Eric deram dicas de estudos aqui para o Blog do Enem ajudar você seguir o mesmo rumo deles e garantir uma boa pontuação neste ano! Eles estudaram no Colégio Bandeirantes de São Paulo, e de lá decolaram no Enem e no Sisu. Vamos lá ver os textos dissertativos argumentativos que eles escreveram e conferir as dicas: Cindy Lie Tabuse – Aprovada na USMG e na UFRJ no curso de Medicina – Redação nota 980Dicas de estudo: Treinar a escrita é a melhor forma de melhorar e se preparar pra prova! Nunca me senti muito confiante em relação à redação, por isso para mim foi imprescindível escrever o máximo que podia. Escrevia uma a duas redações por semana, o que me ajudou a me sentir mais confortável com os textos. A leitura também é muito importante para sustentar seus argumentos na hora de escrever! Eu tentava ler obras literárias e textos de filosofia, sempre analisando que temas poderiam ser relacionados. Até um comentário que o professor faz na aula pode ser interessante pra complementar seu argumento! Eu carregava um caderno e anotava o que achava ser uma boa inferência para um futuro texto. Apesar de ser um ano corrido, acho válido também reservar um tempo pra leitura de jornais. O tema do ano passado estava muito relacionado com o contexto político-social pelo qual o país passava. Estar atento aos eventos que estão se passando pode ajudar bastante! Aqui está, na íntegra, a redação escrita pela Cindy: O "sexo frágil"A violência contra a mulher no Brasil é uma das questões recorrentes que ainda aterrorizam a mulher brasileira. Mesmo com a sanção da Lei do Feminicídio que enquadrou uma nova categoria de penalização entre os crimes hediondos, ainda não houve diminuição efetiva desses crimes que acometem milhões de cidadãs brasileiras. A violência, tanto física, quanto moral ou sexual tem raízes no mesmo aspecto: a inferiorização da mulher na sociedade. Historicamente, a mulher sempre foi considerada o "sexo frágil", mostrando-se fora da vida política, restrita apenas ao espaço doméstico. Com a relativa emancipação feminina e sua inserção na vida política e no mercado de trabalho, o papel social da mulher mudou, transgredindo a ideologia arcaica que muitos ainda possuem atualmente. Logo, por não haver uma correlação entre o papel social real da mulher e sua imagem no imaginário das pessoas, há a persistência da violência. Em casos como de violência sexual, o agressor passa até a justificar seu crime como uma "correção social" do comportamento feminino, culpabilizando a vítima, que não segue certos parâmetros comportamentais idealizados pelo agressor. Dessa forma, a persistência da violência contra a mulher pode ser combatida através de uma mudança na mentalidade social, por meio da mobilização de vários setores sociais. As escolas, por exemplo, podem promover palestras educativas, já que comportamentos agressivos podem se manifestar na adolescência. Já o Estado, pode agir através de campanhas na mídia que divulguem informações sobre a Secretaria de Políticas para Mulheres e conscientizem a população sobre os perigos da violência contra a mulher. Deve-se também aumentar o número de juizados e varas especializados para agilizar os processos de julgamentos e aumentar a quantidade de unidades policiais de ajuda à mulher, especializados em casos de violência feminina. Logo, a ideologia do "sexo frágil" poderá ser extinguida em prol de um sociedade mais segura. Veja agora as dicas e o texto do Eric Ishikawa FranciscoO Eric fez média para passar pelo Sisu na Ufscar, na Unicamp, e na USP (Universidade de São Paulo, Escola Politécnica) no curso de Engenharia Mecânica – Fez uma Redação nota 960. Confira:Dicas de estudo do Eric: O hábito da leitura foi essencial pra mim, tanto pra aprimorar vocabulário quanto pra estruturar melhor o texto. A maioria dos textos que eu lia eram reportagens ou editoriais que eu encontrava em sites como El Pais, Carta Capital, Veja, Folha de SP ou Estadão. Mas o mais importante pra mim foi o fato de eu ter procurado redações anteriores do Enem que haviam tirado nota mil. Desse modo eu pude perceber, por exemplo, que todos eles focavam bastante nas soluções, sugerindo três ou quatro soluções práticas para o problema elaborado na proposta. Aqui está, na íntegra, a redação escrita pelo Eric: Por um Brasil respeitosoDurante a história da humanidade, há um predomínio absoluto de sociedades patriarcais, as quais subjugavam as mulheres, restringindo-as de possuírem direitos políticos ou sociais. Ao longo do tempo, concessões foram sendo feitas, permitindo-lhes, por exemplo, trabalhar e votar. Contudo, na sociedade contemporânea, tal pensamento retrógrado ainda é observável, principalmente ao se analisar a violência praticada contra elas. No Brasil, onde a mentalidade machista opressora ainda é maioria, essa brutalidade aflige milhares delas, apesar de algumas medidas governamentais já haverem sido tomadas para amenizar a situação. O machismo é o maior responsável pelas agressões contra as mulheres. Muitos homens, e inclusive algumas mulheres, consideram o sexo feminino frágil, delicado, o qual "por natureza" deve ser subserviente ao masculino, sendo aquele responsável por certas tarefas, como as domésticas e devendo-se manter totalmente obediente. Desse modo, a violência contra a mulher fica legitimada no momento em que ela descumpre alguma de suas funções. Tal permissão fica comprovada quando 7 em 10 mulheres que ligam ao 180 afirmam que os companheiros, que deveriam ter afeto por elas, são os agressores. Assim, para reverter esse quadro, o Governo Federal deveria impor em escolas públicas e privadas momentos (como uma aula de Sociologia) que provocassem nos alunos reflexões sobre o respeito a elas e sobre a igualdade de gênero. Felizmente, algumas medidas, como a Lei Maria da Penha, já foram adotadas a fim de reduzir o problema. Porém, ainda é necessário maximizar os resultados, punindo os agressores devidamente. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, apenas 33% dos casos envolvendo a Lei Maria da Penha foram julgados. Isso demonstra a ausência de rigidez no cumprimento da lei. Tal problema seria contornado por um aumento no número de juizados responsáveis por esses casos aliado a uma diminuição da burocracia, medidas a serem tomadas pelo Estado. Em suma, a violência contra a mulher no Brasil persiste por causa do machismo e da fragilidade da lei, cabendo, além do Governo, à população conscientizar-se. Para a sociedade civil isso significa denunciar e educar para que se possa ter um país mais justo, igualitário e respeitoso. Confira os 10 passos para fazer uma Redação do Enem nota 1000: http://blogdoenem.com.br/10-passos-redacao-enem-nota-1000/, quem dá os conselhos é a professora Fabiana De Lazzari, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, da mesma instituição em que estudaram os alunos com essas excelentes redações citadas acima. Este post foi produzido para o Blog do Enem em cooperação com a equipe do Colégio Bandeirantes, de São Paulo. Veja aqui mais sobre o Colégio Bandeirantes, que é um dos melhores do Brasil: http://colband.net.br/ . A equipe do Blog do Enem agradece! O post Redação Enem: as dicas de quem tirou 980 e 960 pontos na correção! apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||
Quadriláteros: Paralelogramos – Aula de Matemática Enem Posted: 20 Jun 2016 04:38 PM PDT Os Quadriláteros na Matemática do Enem: Trapézio, Paralelogramo, Retângulo, Losango, e o Quadrado. Veja as características e os cálculos para gabaritar na prova.Você já conhece os Quadriláteros no dia a dia. Eles estão por todo lado. Uma mesa tradicional é retangular ou quadrada (sem preconceito contra mesas redondas, ovais ou irregulares. Um campo de futebol oficial é um Quadrilátero. Uma quadra de vôlei também. Na sala de aula os quadros onde o professor e os alunos escrevem é quase sempre um Quadrilátero. Há formas de Quadriláteros que têm lados paralelos e lados irregulares. O Trapézio é uma excelência como exemplo. Você encontra também a existência de um segundo grupo de quadriláteros, os denominados paralelogramo , que são os quadriláteros que possuem lados iguais e paralelos dois a dois. Neste grupo há os paralelogramos propriamente ditos: o retângulo, o losango e o quadrado. Veja na imagem do site Geoformas, da Universidade Cruzeiro do Sul: Vamos, então, estudar agora o retângulo, o losango e o quadrado para completarmos este segundo grupo.O retângulo é o paralelogramo que tem os quatro ângulos congruentes (os quatro ângulos são retos).
Veja agora o Losango:O losango é o paralelogramo que tem os quatro lados congruentes. Seus ângulos opostos são congruentes sendo dois agudos e dois obtusos. As Relações do Losango:1) AB = BC = CD = DA 2) A diagonal AC é maior que a diagonal BD. 3) As diagonais são perpendiculares. 3) ^A = ^C e ^B = ^D 4) ^A + ^B = 180º O Quadrado:O quadrado é o paralelogramo que tem os quatro lados congruentes e também os quatro ângulos congruentes (retos). Relações do Quadrado: 1) AB = BC = CD = DA 2) A diagonal AC é igual a diagonal BD. 3) As diagonais são perpendiculares. O diagrama abaixo reúne os quadriláteros do grupo dos paralelogramos. Aula Gratuita + ExercíciosSaiba mais sobre Paralelogramos nesta aula do canal PENSI, disponível no Youtube. É muito boa. A aula começa por um desafio para resolver junto com o professor Anderson Goulart. Show! Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Exercícios – DesafiosQuestão 1 Um terreno quadrado tem 289 m2 de área. Parte deste terreno é ocupado por um galpão quadrado, e outra por uma calçada de 3 metros de largura. Determine a medida do perímetro deste galpão. a) 56 m b) 58 m c) 60 m d) 62 m e) 64 m Dica 1 – Você sabe o que é um Trapézio? Se você ainda não o estudou, aproveite esta aula de Matemática Enem e saiba tudo sobre os Quadriláteros e suas definições – http://blogdoenem.com.br/quadrilateros-matematica-enem/Questão 2 Se um quadrilátero tem medidas iguais em todos os lados, então todos os seus ângulos internos têm medidas iguais. Para mostrar que esta proposição é falsa, pode-se usar como exemplo a figura denominada: a) Losango b) Trapézio c) Retângulo d) Quadrado e) Paralelogramo Dica 2 – Os Triângulos são semelhantes quando possuem dois ângulos internos iguais. Entenda tudo sobre a Semelhança entre triângulos nesta aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/semelhanca-entre-triangulos-matematica-enem/Questão 3 Considere as seguintes proposições: I. Todo quadrado é um losango. II. Todo quadrado é um retângulo. III. Todo retângulo é um paralelogramo. IV. Todo trapézio é um quadrilátero. Pode-se afirmar que: a) Só uma é verdadeira. b) Todas são verdadeiras. c) Só uma é falsa. d) Duas são verdadeiras e duas são falsas. e) Todas são falsas. Dica 3 – Sabe tudo sobre Triângulo retângulo? Aproveite esta aula para revisar o conteúdo e garantir uma boa nota na prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/triangulo-retangulo-matematica-enem/Questão 4 Na figura, o retângulo DGHI, o triângulo equilátero DEF e o quadrado ABCI têm perímetro igual a 24 cm. Se D é o ponto médio do segmento CI, o perímetro da figura fechada ABCDEFGHIA é igual a: a) 48 b) 49 c) 50 d) 51 e) 52 Questão 5 Dado o losango ABCD abaixo e o ângulo de 58º, determine as medidas dos ângulos x, y, z e t assinalados. a) 30º, 110º, 60º e 80º b) 30º, 120º, 60, e 90º c) 32º, 120º, 70º e 90º d) 32º, 116º, 64º e 90º e) 30º, 110º, 64º e 90º Atividade complementar: complete as palavras cruzadas de acordo com as perguntas: Horizontal 1. Quadrilátero com os lados opostos paralelos. 3. Diz-se de um triângulo que tem todos os lados iguais. 4. Quadrilátero com os ângulos internos retos. 5. Diz-se de um triângulo que tem todos os ângulos internos agudos. 7. Diz-se de um trapézio que tem dois lados iguais. 9. Quadrilátero com pelo menos dois lados paralelos. 10. Diz-se de um trapézio com os lados todos diferentes. Vertical 2. Diz-se de um triângulo que tem um ângulo interno obtuso. 6. Quadrilátero com todos os lados iguais. 8. Paralelogramo com os lados iguais
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! O post Quadriláteros: Paralelogramos – Aula de Matemática Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||
Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 17ª Semana Posted: 20 Jun 2016 04:25 PM PDT Curso Enem Gratuito: Acesse as aulas desta semana feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio!Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito. É para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem. O detalhe deste ano é que a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Exame. É um Curso Enem Online gratuito. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito! Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016. Curso Enem Online Gratuito – 17ª semana de revisão de conteúdoNesta 17ª semana os professores prepararam as seguintes aulas para você fazer a sua revisão. Veja e estude: Biologia:
Química:Literatura:
Gramática:Matemática:
Inglês:Física:Geografia:História:
Redação:
Curso Enem GratuitoQuer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online. Dica 1: Aproveite e teste os seus conhecimentos com o Simulado Enem: http://blogdoenem.com.br/simulado_enem/Dica 2: Estude com as listas de exercícios que o Blog do Enem preparou para você: http://blogdoenem.com.br/exercicios-resolvidos-enem-vestibular/Dica 3: Veja aqui todo o conteúdo do Curso Enem Gratuito: http://blogdoenem.com.br/apostilas-enem/. É gratuito, aproveite para revisar todo o conteúdo do Enem com as nossas apostilas!Dica 4: Saiba tudo para o Enem no blog: http://blogdoenem.com.br/Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 17ª Semana apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||
O Reino das Bactérias – Revise Biologia com a Khan Academy Posted: 20 Jun 2016 03:45 PM PDT As bactérias são os seres vivos mais simples que existem. Mas, influenciam fortemente os ciclos biológicos e aparecem no Enem e nos vestibulares. Vamos revisar?As bactérias estão por todos os lados. Habitam quase todos os ambientes da Terra, até mesmo ambientes improváveis, como as bactérias termófilas, que vivem em fontes hidrotermais submarinas suportando temperaturas de 100ºC. Podem ser extremamente danosas aos seres humanos, causando doenças sérias, como a meningite e a tuberculose. Podem também ser muito benéficas, sendo utilizadas na indústria para a produção de alimentos (como os queijos) ou agindo como decompositoras, reciclando matéria orgânica. Como você pode ver, querido (a) candidato (a), apesar de muito pequenos e invisíveis a olho nu, o Reino das Bactérias ou Reino Monera possui seres extremamente curiosos que podem aparecer no Enem e nos vestibulares. Vamos revisar? Dica 1: Antes de continuar estudando o Reino das Bactérias, que tal estudar as características básicas dos seres vivos? Então, veja este super post com dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-caracteristicas-seres-vivos/O Reino das Bactérias:No sistema de cinco Reinos, proposto por Whittaker (que mais aparece nos vestibulares e no Enem), pertencem ao Reino Monera ou Reino das Bactérias, seres vivos unicelulares e procariontes. Dessa maneira, dentro desse grupo, estariam as bactérias, as cianobactérias e as arqueobactérias. Em uma classificação mais atual, as cianobactérias e as bactérias fariam parte do Domínio Bacteria e as arqueobactérias pertenceriam ao domínio Archea. (Lembre-se de que existem 3 domínios, ou "super reinos": Archae – arqueobactérias, Bacteria – bactérias e cianobactérias, Eukarya – protistas, fungos, plantas e animais). Estrutura das Bactérias: As bactérias são seres extremamente diminutos, possuem entre 0,5 µm e 1 µm, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio. São procariontes, ou seja, não possuem núcleo ou organelas membranosas delimitando espaços e funções dentro delas. Além da membrana plasmática, possuem também uma parede celular composta por polissacarídeos e polipeptídios, que auxilia na proteção do organismo. O RNA nas Bactérias:A única organela que as bactérias possuem é o ribossomo, composto de RNA ribossômico, cuja função é a produção de proteínas. Algumas podem ter flagelos para locomoção e suas células podem ter diferentes formatos. Veja a imagem a seguir: Além dos flagelos, algumas bactérias podem ter outro prolongamento de membrana: as fímbrias ou pili. Estas estruturas servem principalmente para a realização da conjugação, uma espécie de reprodução sexuada em que duas bactérias se conectam através do pili e trocam entre eles pedaços de DNA aumentando a variabilidade genética de populações diferentes. O DNA das bactérias é circular. Algumas bactérias possuem um DNA circular central e também moléculas menores de DNA, os plasmídeos, que podem ser trocados durante a conjugação. Boa parte das mutações que ocorrem em bactérias acontece nestes plasmídeos. Quer recuperar o conteúdo sobre DNA e RNA? Veja aqui uma aula de revisão completa sobre DNA e RNA. Por tal motivo, muitas vezes há referências a esses pequenos pedaços de DNA como contendo informações de resistência a alguma característica nociva do meio, como os antibióticos, por exemplo. Para continuar a sua revisão sobre o Reino das Bactérias, veja esta super vídeo-aula da Khan Academy sobre o Reino Monera: E aí, gostou do vídeo? Legal, não é? Beleza! Agora, para ficar fera nesse conteúdo e arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares, veja este resumo que preparamos para você: Dica 2: Antes de continuar a estudar o Reino das Bactérias que tal revisar também a reprodução assexuada? Para isso, veja este super post com vídeo-aula do professor Paulo Jubilut do canal Biologia Total e dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-reproducao-assexuada/Estrutura das cianobactérias: as cianobactérias são autótrofas. Por tal motivo, além da estrutura descrita para as bactérias, elas terão pedaços de membrana (que não delimitam compartimentos) dentro da célula onde estão aderidos vários pigmentos, como a clorofila, para a captação da energia do Sol e realização da fotossíntese.. Bactérias Gram-positivas e Gram-negativas: Talvez você já tenha visto em alguma bula de remédio que aquele medicamento tinha efeito em bactérias Gram-positivas ou Gram-negativas. E aí você se perguntou: "mas que diabos é isso?" Pois bem, a biologia parece adorar inventar nomes complicados! Mas, não se preocupe, isso é bem fácil! Em 1984, um bioquímico dinamarquês chamado Hans C. Gram descobriu que algumas bactérias que não tinham lipídeos associados aos açúcares da parede celular coravam-se facilmente com violeta genciana (aquele remedinho roxo que sua mãe insiste em colocar em suas afitas). Já as bactérias que possuíam estes lipídios associados aos polissacarídeos da parede, não ficavam coloridas, por mais corante que se colocasse sobre elas. Assim, as bactérias que não ficavam coloridas pela coloração de Gram passaram a ser chamadas de Gram-negativas e as que absorviam corantes foram classificadas como Gram-positivas. A presença destes lipídios torna as bactérias Gram-negativas mais resistentes a antibióticos. Tanto que medicamentos como a penicilina funcionam com mais eficácia nas bactérias Gram-positivas. Reprodução: As bactérias, na maior parte das vezes, realizam reprodução assexuada por cissiparidade, também chamada de bipartição. Neste tipo de reprodução, a célula sofre mitose, dividindo-se em duas células menores, porém, geneticamente iguais à célula mãe. Por tal motivo, em uma população de bactérias geralmente a grande maioria dos indivíduos são clones uns dos outros. A variabilidade genética nestes casos, está relacionada às mutações que ocorrem ao acaso. Assim, para aumentar a variabilidade genética das populações, as bactérias também podem realizar um tipo especial de reprodução sexuada: a conjugação. Como dito anteriormente, duas bactérias da mesma espécie mas de populações diferentes, que tenham informações genéticas diferentes podem estabelecer pontes citoplasmáticas entre si (pili) e trocar pedaços de material genético, misturando seu DNA. Veja que na conjugação há mistura de material genético, porém não há produção de descendentes. A produção de descendentes ocorrerá posteriormente a esta troca, por meio de cissiparidade, onde o DNA adquirido irá ser transmitido aos descendentes. As cianobactérias, além de realizarem a bipartição, poderão também produzir esporos (células resistentes) quando o ambiente apresentar condições desfavoráveis. Bactérias e arqueobactérias extremófilas: Algumas espécies de bactérias e arqueobactérias são consideradas extremófilas por viverem em ambientes de condições extremas, inóspitos para outros seres vivos. Há, por exemplo, as arqueobactérias metagênicas, que vivem em pântanos sem oxigênio livre e utilizam o hidrogênio para produzir metano e gás carbônico. Há também as termófilas, que vivem em fontes hidrotermais no fundo do oceano, onde as temperaturas alcançam 100ºC. Ou ainda as halobactérias, que vivem em condições de alta salinidade. Na imagem a seguir, você pode ver uma foto que tirei de um dos gêiseres em El Tatio, no deserto do Atacama, no Chile. Repare que nas bordas do gêiser há uma camada laranja, formada por bactérias extremófilas, que conseguem suportar as altas temperaturas do local. Dica 3: Unicelular, pluricelular, eucarionte, procarionte, autótrofo, heterótrofo… Isso é "grego"? Não! São termos da biologia essenciais para se dar bem no Enem e nos vestibulares! Que tal revisar? Então veja este super post: http://blogdoenem.com.br/biologia-termos/Importância ecológica e industrial:A maioria das pessoas, quando ouve falar de bactérias, logo pensa em contaminação e transmissão de doenças. Porém, os hábitos das bactérias não se resumem ao parasitismo. A maioria das espécies do Reino Monera é de organismos de vida livre. Muitas atuam na decomposição de matéria orgânica, ajudando na reciclagem de materiais. Outras estão associadas às plantas em relações mutualísticas, ajudando na absorção de nitrogênio. Outras Bactérias ainda vivem no intestino de animais, auxiliando na digestão, como a Escherichia coli em nossos intestinos. Há ainda as que são utilizadas na indústria na produção de derivados do leite, como os iogurtes e queijos, produzidos com o auxílio dos lactobacilos. Podemos citar também as bactérias modificadas geneticamente utilizadas na produção de medicamentos como a insulina, utilizada no tratamento de diabéticos. E aí, conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o Reino Monera? Beleza! Agora, para se dar bem nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares, que tal testar seus conhecimentos? Selecionamos exercícios bacaninhas para você: Exercícios1) (Enem) Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo: "O medicamento atua por inibição da síntese proteica bacteriana." Essa afirmação permite concluir que o antibiótico: a) Impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem. b) Altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses organismos. c) Dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas. d) Elimina vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas produzidas pelas bactérias que parasitam. e) Interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede a sua multiplicação pelo bloqueio das funções vitais. Resposta: E. 2) (UFSC-2007) Em relação aos desenhos acima, é CORRETO afirmar que: 01. o desenho A representa uma célula animal, o desenho B representa uma célula vegetal e o desenho C representa uma bactéria. 02. a seta 1 indica o local de produção de ATP; a seta 2 indica a organela responsável pela produção de enzimas digestivas e a seta 3 indica elementos responsáveis pela síntese de polipeptídios. 04. a seta 4 indica o local de produção de proteínas, que poderão ser transportadas para o local indicado pela seta 5, estrutura responsável por liberar as proteínas no meio extracelular. 08. apesar de sua diversidade, todas as células apresentam membrana plasmática, citoplasma, núcleo e carioteca. 16. os ribossomos são elementos complexos que aparecem somente nas células eucariotas. 32. a membrana plasmática da célula animal é frágil e flexível, ao passo que a membrana plasmática da célula vegetal é espessa e rígida, devido à celulose. 64. a clorofila é um pigmento apresentado apenas por células vegetais. Resposta: 05 3) (PUC – RJ-2007) Durante um exame de uma criança enferma, o médico explica aos pais que o paciente tem uma doença causada por um organismo, unicelular, procarionte e que pode ser combatido com uso de medicamento conhecido genericamente como um antibiótico. O médico descreveu um organismo classificado como: a) Fungi. b) Animal. c) Protista. d) Vírus. e) Monera. Resposta: E. 4) (PUC – RJ-2007) Um grupo de pessoas deu entrada em um Hospital, após ingerirem um bolo de aniversário comprado em estabelecimento comercial. O diagnóstico foi intoxicação por uma bactéria do gênero Salmonella. Marque a alternativa que indica a descrição correta de uma bactéria. a) Um organismo macroscópico, unicelular, eucarionte. b) Um organismo microscópico, unicelular, procarionte. c) Um organismo microscópico, unicelular, eucarionte. d) Um organismo macroscópico, pluricelular, procarionte. e) Um organismo microscópico, unicelular, heterotérmico. Resposta: B. Dica 4: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videosDica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos O post O Reino das Bactérias – Revise Biologia com a Khan Academy apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||
Conjuntos numéricos: Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais Posted: 20 Jun 2016 02:40 PM PDT Conjuntos numéricos: Conhecer e compreender os diferentes tipos de números é importante para que seja possível entender diversas situações do dia a dia.Nesta aula, serão apresentados os conceitos e formas operacionais dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais assim como as suas relações. Conjunto dos Números NaturaisEm algum momento da sua vida você passou a se interessar por contagens e quantidades. Talvez a primeira ocorrência desta necessidade, tenha sido quando lá pelos seus dois ou três anos de idade algum coleguinha foi lhe visitar e começou a mexer em seus brinquedos. Provavelmente, neste momento mesmo sem saber, você começou a se utilizar dos números naturais, afinal de contas era necessário garantir que nenhum dos seus brinquedos mudasse de proprietário e mesmo desconhecendo a existência dos números, você já sentia a necessidade de um sistema de numeração. Em uma situação como esta você precisa do mais básico dos conjuntos numéricos, que é o conjunto dos números naturais. Com a utilização deste conjunto você pode enumerar brinquedos ou simplesmente registrar a sua quantidade, por exemplo. As chaves são utilizadas na representação para dar ideia de conjunto. Os pontos de reticência dão a ideia de infinidade, já que os conjuntos numéricos são infinitos. Este conjunto numérico inicia-se em zero e é infinito, no entanto podemos ter a representação de apenas um subconjunto dele. A seguir temos um subconjunto do conjunto dos números naturais formado pelos quatro primeiro múltiplos de sete: Conjunto dos Números InteirosMais adiante na sua vida em uma noite muito fria você tomou conhecimento da existência de números negativos, ao lhe falarem que naquele dia a temperatura estava em dois graus abaixo de zero. Curioso você quis saber o que significava isto, então alguém notando o seu interesse, resolveu lhe explicar: Hoje no final da tarde já estava bastante frio, a temperatura girava em torno dos 3° C, aí ela desceu para 2° C, continuou esfriando e ela abaixou para 1° C e uma hora atrás chegou a 0° C. Se a temperatura continuava a abaixar e já havia atingido o menor dos números naturais, como então representar uma temperatura ainda mais baixa? Com exceção do zero, cada um dos números naturais possui um simétrico ou oposto. O oposto do 1 é o -1, do 2 o -2 e assim por diante. O Sinal “-” indica que se trata de um número negativo, portanto menor que zero. Os números naturais a partir do 1 são por natureza positivos e o zero é nulo. Dica 1: Quer saber mais sobre matemática básica para se dar bem no Enem? Então veja este post da professora Jaceli sobre notação científica: http://blogdoenem.com.br/notacao-cientifica-matematica-enem/Conjunto dos Números RacionaisEsperto por natureza você percebeu que havia mais alguma coisa, além disto. No termômetro você viu que entre um número e outro existiam várias marcações. Qual a razão disto? Foi-lhe explicado então que a temperatura não muda abruptamente de 20° C para 21° C ou de -3° C para -4° C, ao invés disto, neste termômetro as marcações são de décimos em décimos. Para passar de 20° C para 21° C, por exemplo, primeiro a temperatura sobe para 20,1° C, depois para 20,2° C e continua assim passando por 20,9° C e finalmente chegando em 21° C. Estes são números pertencentes ao conjunto dos números racionais. Números racionais são todos aqueles que podem ser expressos na forma de fração. O numerador e o denominador desta fração devem pertencer ao conjunto dos números inteiros e obviamente o denominador não poderá ser igual a zero, pois não há divisão por zero. Para melhor compreender este estudo, assista a aula selecionada abaixo:Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/JacelieccherO post Conjuntos numéricos: Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||
As quatro estações do ano e o desenvolvimento das atividades humanas Posted: 20 Jun 2016 02:10 PM PDT Primavera, Verão, Outono, e Inverno – As Quatro Estações você sabe de cor. Mas, veja aqui como as Estações refletem o movimento da Terra ao redor do Sol, e como ocorre a inversão entre os Hemisférios Norte e Sul.Você já estudou aqui no nosso blog como acontece o movimento de rotação e translação. E este último, é o responsável pela mudança climática em nosso planeta. Isso acontece porque a Terra gira em torno do Sol, e leva 365 dias para dar essa volta completa. À medida que ela se aproxima, as temperaturas ficam mais elevadas, e a incidência de raios solares é maior. E consequentemente, à medida que ela se afasta as temperaturas são mais baixas e a iluminação menor. Entenda as Quatro Estações do ano. Vamos entender melhor? Acompanhe a figura, que traz a representação das Quatro Estações! Conforme o movimento de rotação aliado ao de translação, obviamente as estações ficarão invertidas em cada hemisfério. Dica 1- Vamos revisar um outro assunto também muito cobado no Enem e vestibulares? Então acesse nosso blog e saiba mais sobre O Derretimento das Calotas Polares! Não perca! http://blogdoenem.com.br/geografia-derretimento-calotas-polares/As Quatro Estações do Ano.De acordo com a inclinação do eixo terrestre, e da rotação da Terra, os hemisférios irão receber quantidades diferentes de luz. A intensidade do calor também irá diferenciar durante as quatro estações. Os chamados solstícios e equinócios marcam o inicio de cada estação. Quando os raios solares estão mais fortes num dos hemisférios caracteriza-se o inicio do verão: solstício. E quando os hemisférios recebem a mesma incidência de raios solares caracteriza-se os equinócios. Acompanhe:
Ainda não entendeu? Olhe a figura 2 (abaixo) e compreenda, lembre que em vermelho estão as estações do hemisfério norte e em azul as do hemisfério sul. Confira as datas de solstício e de equinócio em cada hemisfério.
Você já parou para pensar que a nossa vida é guiada e pelas estações do ano?Elas influenciam o nosso ritmo de vida. Vamos usar o inverno com exemplo onde a temperatura do ar é mais baixa, a temperatura cai, portanto o frio intenso traz uma série de complicações. Pessoas tem problemas com doenças respiratórias, aeroportos complicam-se com a sua rotina em função das tempestades, ocorrencia de nevascas, as plantações são prejudicadas e as colheitas reduzidas. Com o frio as pessoas se isolam mais, não praticam atividades ao ar livre. É comprovado que as pessoas ingerem mais comida nesta estação. Ou seja o nosso ritmo social e biológico se altera. Assista agora um documentário sobre as "As Estações do Ano". Imperdível. Está esperando o que? Acesse! Dica 2 – Você sabia que a região centro-oeste cresce a cada ano. Então não perca as dicas sobre essa região aqui no nosso blog! Cai no Enem e vestibulares. Revise! http://blogdoenem.com.br/geografia-regiao-centro-oeste/
Agora é com você! O blog selecionou um desafio! Está preparado? Vamos lá! (Ucpel) Com relação a figura, podemos afirmar que: 1. O movimento de translação é aquele que a terra realiza ao redor do sol, junto com os outros Estão corretas: a) 2, 3 e 5. Resposta correta letra "A". Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis. O post As quatro estações do ano e o desenvolvimento das atividades humanas apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário