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- Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 9ª Semana
- Hidrocarbonetos: Alcenos ou oleofinas – Química Enem
- Modelos Atômicos: as características da Estrutura do Átomo. Química Enem.
- Locução adverbial – Gramática Enem
- Definição e Propriedades da Matéria – Revisão de Química Enem.
- Características dos Compostos Orgânicos: Pontos de fusão e de ebulição – Química Enem
- Introdução ao Átomo – Revisão de Química para o Enem
- 10 exemplos de Redação Enem nota 1000. Textos nota máxima.
Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 9ª Semana Posted: 25 Apr 2016 04:30 PM PDT Curso Enem Gratuito: Acesse as aulas desta semana feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio! Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito. É para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem. O detalhe deste ano é que a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Exame. É um Curso Enem Online gratuito. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito! Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016. Curso Enem Online Gratuito – Nona semana de revisão de conteúdoNesta nona semana os professores prepararam as seguintes aulas para você fazer a sua revisão. Veja e estude: Literatura:Matemática:
Biologia:
Química:
Física:
Geografia:
História:Redação:
Filosofia:Inglês:Gramática:Curso Enem GratuitoQuer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online. Dica 1: Estude com as listas de exercícios que o Blog do Enem preparou para você: http://blogdoenem.com.br/exercicios-resolvidos-enem-vestibular/Dica 2: Veja aqui todo o conteúdo do Curso Enem Gratuito: http://blogdoenem.com.br/apostilas-enem/. É gratuito, aproveite para revisar todo o conteúdo do Enem com as nossas apostilas!Dica 3: Saiba tudo para o Enem no blog: http://blogdoenem.com.br/Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 9ª Semana apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||||
Hidrocarbonetos: Alcenos ou oleofinas – Química Enem Posted: 25 Apr 2016 04:00 PM PDT O que são os Alcenos? Os alcenos correspondem a um grupo funcional que faz parte da função orgânica dos Hidrocarbonetos. Difere-se dos Alcanos pelo número de ligações duplas (os Alcenos possuem pelo menos uma ligação dupla entre carbonos, portanto insaturada, enquanto que os Alcanos não apresentam esse tipo de ligação), e, consequentemente, na proporcionalidade entre átomos de Carbono e Hidrogênio.Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/A formula geral dos Alcenos é: CnH2n Os Alcenos se apresentam na natureza da seguinte forma: os de cadeia normal de dois a quatro carbonos são gases, de cinco a dezesseis carbonos são líquidos e de dezessete carbonos em diante são sólidos, na temperatura ambiente. Esses compostos são mais reativos que os alcanos, pois a ligação pi (da dupla ligação) é mais fácil de ser rompida, realizando principalmente reações de adição. Uma dessas reações é a hidratação do eteno, que produz o etanol, sendo muito usada em países em que o cultivo da cana-de-açúcar ou do milho não é economicamente viável: Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.htmlVocê sabe para que servem os Alcenos? O principal representante dos Alcenos é o etileno, muito utilizado como matéria prima para o polietileno, através de uma reação de polimerização (Figura 1) e para propiciar o amadurecimento de frutos, dentre outros. Figura 1. Reação de polimerização do etileno Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é a Classificação dos compostos orgânicos. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? http://blogdoenem.com.br/compostos-organicos-quimica-enem/Que tal relembrar como os Alcenos são nomeados? O Blog do Enem te ajuda, veja a seguir… Os Alcenos recebem a nomenclatura seguindo as normas da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry – União Internacional de Química Pura e Aplicada): Figura 2. Esquema para a nomeação dos Alcenos Seguem-se as seguintes regras:
Portanto se fossemos nomear o etileno de acordo com as regras da IUPAC, ficaria: 1-eteno ou et-1-eno. Saiba mais sobre a nomenclatura dos Alcenos, assistindo a vídeo aula do Renato Almeida e fique fera no assunto. Não deixe de conferir! | ||||||||||||||||
Modelos Atômicos: as características da Estrutura do Átomo. Química Enem. Posted: 25 Apr 2016 02:23 PM PDT Você lembra de bate-pronto o que é um átomo? E sobre os Modelos Atômicos, você lembra?– Se uma das respostas foi ‘Não,’ é hora de revisar. Mas, se as duas foram ‘Não’, então é urgente correr atrás do prejuízo, porque cai no Enem e no Vestibular. Vamos lá: O estudo sobre os Modelos Atômicos começa naturalmente pela recuperação do que o Átomo: é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química. A origem do estudo do átomo está na Grécia antiga, com a proposição inicial do filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividi-lo em partes menores, pensavam os gregos. Ao desenrolar da história da ciência diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto à sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os Modelos Atômicos. Os Modelos AtômicosModelo de Dalton – Após as formulações iniciais dos gregos Leucipo e Demócrito vieram as contribuições de John Dalton, na Inglaterra, em 1808, destacando no ‘Modelo Dalton’ que a Matéria seria formada por partículas muito pequenas, os ‘átomos’; Estes átomos seriam esféricos, maciços, e indivisíveis; Os átomos com as mesmas propriedades seriam parte de um ‘elemento químico’; Os elementos diferentes, portanto, seriam formados por diferentes átomos; E, ainda, que as reações químicas seriam formas de unir, separar ou de rearranjar os átomos. Modelo de Thomson – No final do século XIX o pesquisador inflês Joseph John Thomson derrubou a concepção de que o átomo era uma esfera indivisível, e que estava no modelo de Dalton. Para chegar a esta conclusão ele produziu um experimento om a emissão de raios catódicos, tendo como resultado a atração de partículas negativas em direção ao polo positivo de um campo elétrico externo. Ele batizou estas partículas de ‘elétrons’. Thomson sugeriu, então, o átomo esférico em equilíbrio elétrico, com cargas positivas e negativas. Modelo de Rutherford – No início do Século XX o neozelandês Ernest Rutherford derrubou os conceitos anteriores ao demonstrar através de um experimento de que o átomo não era ‘maciço’. Ele bombardeou lâminas finíssimas de ouro com partículas alfa, e verificou que algumas passavam ‘direto’ e que outras eram desviadas. Assim, Rutherford deduziu que os átomos teriam um ‘núcleo’ mais consistente e de carga positiva, e que em torno dele orbitavam os elétrons em movimento circular, e de carga negativa (veja a imagem). Bohr-Rutherford – Em 1913 o cientista dinamarquês aperfeiçoou o modelo de Rutherford ao propor que os átomos realizavam seus movimentos em diferentes órbitas em torno do núcleo, podendo, inclusive, ‘subir’ ou ‘descer’ de órbitas em torno do núcleo. Bohr inovou na ciência do átomo com três postulados que se tornaram clássicos: 1 – As diferentes orbitas circulares em torno do Núcleo consistiam-se em ‘camadas eletrônicas’, sendo cada uma delas com o seu próprio nível de energia. Ou seja, uma órbita tem diferente nível energia em relação às demais. 2- Quando os elétrons se movimentam numa mesma camada eletrônica eles não absorvem nem emitem energia espontaneamente. 3- Ao receber energia, o elétron pode saltar para outra órbita, mais energética. Dessa forma, o átomo fica instável, pois o elétron tende a voltar à sua orbita original. Quando o átomo volta à sua órbita original, ele devolve a energia que foi recebida em forma de luz ou calor. Veja na ilustração a seguir (fonte e imagem: Globo Educação). Infográfico sobre a História e Estrutura do ÁtomoQue tal dar uma recapitulada de um modo rápido e fácil? Siga com a gente!
Esfera de carga elétrica positiva, não maciça; Núcleo carregado positivamente e uma nuvem eletrônica carregada negativamente. Essa nuvem eletrônica é composta por elétrons que giram em órbitas elípticas ao redor do núcleo (assim como os planetas ao redor do sol). Os elétrons só se movem ao redor do núcleo quando estão alocados em certos níveis de energia. Dessa forma, um elétron só poderia mudar de nível de energia se ganhasse ou perdesse energia.
Aula Gratuita sobre Modelos AtômicosConfira aqui esta super aula do Professor Maurício Monteiro, do Química Interativa, e depois resolva os exercícios abaixo. Dica 1 – Quer saber como memorizar melhor os conteúdos? Acesse o link e veja 8 dicas para melhorar a concentração e a memória. http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/8-dicas-para-melhorar-a-concentracao-e-a-memoria/154/ Dica 2 – Veja dicas de revisão para o vestibular em 4 semanas! No site http://www.examtime.com.br/revisao-para-o-vestibular/Dica 3 -Prepare-se para o ENEM resolvendo questões da Fuvest, Unicamp, Unesp e do próprio Enem. Acesse o site http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/revisao-para-vestibular-647127.shtml, nele você pode montar a sua própria prova,colocando as matérias que mais tem dificuldade, testando o tempo que demora para resolver cada questão.Você consegue resolver estes exercícios abaixo? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! As afirmativas a seguir descrevem estudos sobre modelos atômicos, realizados por Niels Bohr, John Dalton e Ernest Rutherford.
III. Os elétrons movem-se em órbitas, em torno do núcleo, sem perder ou ganhar energia. Assinale a alternativa que indica a sequência correta do relacionamento desses estudos com seus autores.
Resposta: A Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias . O post Modelos Atômicos: as características da Estrutura do Átomo. Química Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||||
Locução adverbial – Gramática Enem Posted: 25 Apr 2016 01:07 PM PDT A locução adverbial é um dos termos que podem constituir a oração, por isso, é fundamental que você entenda para que ela serve e como ela é formada.São expressões muito utilizadas não só na modalidade escrita, mas também na modalidade oral. Chamamos de locução adverbial um conjunto de duas ou mais palavras que, quando agrupadas, desempenham função de advérbio, podendo alterar o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. A maioria das locuções adverbiais é formada por uma preposição e um substantivo. Algumas são formadas também por adjetivos ou advérbios. Quer ver alguns exemplos? Preposição + substantivo: de novo Preposição + adjetivo: em breve Preposição + advérbio: por ali Veja como essas locuções adverbiais podem aparecer nas orações: Professora, você pode me explicar a matéria de novo? (de novo = novamente) Em breve o filme estará em cartaz nos cinemas. (em breve = brevemente) Acho que eles foram por ali. Agora, veja só a classificação das locuções adverbiais: ♦ Locução adverbial de tempo: São aquelas que indicam a passagem do tempo. Exemplo: em breve, logo mais, à tarde, à noite, pela manhã, por vezes, de tempos em tempos etc. À tarde passearemos no parque com as crianças. ♦ Locução adverbial de lugar: Indicam um lugar. Exemplos: em cima, por perto, ao lado, à direita, à esquerda, para dentro, para fora etc. Os pais querem os filhos sempre por perto. ♦ Locução adverbial de afirmação: Ajudam a confirmar ou reforçar uma ideia. Exemplos: por certo, sem dúvida, com certeza, na verdade, de fato etc. Com certeza ele trará vários presentes da viagem! ♦ Locução adverbial de negação: Ajudam a enfatizar a negação de uma ideia. Exemplos: de forma alguma, de modo algum, de maneira nenhuma etc. De forma alguma tivemos a intenção de magoar você. ♦ Locução adverbial de modo: Indicam a maneira como os eventos descritos estão ocorrendo. Exemplo: às pressas, ao contrário, em silêncio, de cor, às claras, à toa, em geral etc. O suspeito permaneceu em silêncio durante todo o interrogatório. ♦ Locução adverbial de quantidade: Indicam quantias generalizadas. Exemplos: de muito, de pouco, de todo, em excesso etc. O atleta passou mal porque fez atividade física em excesso. Dica: Revise também as locuções adjetivas! http://blogdoenem.com.br/locucoes-adjetivas-revisao-de-gramatica-enem/Atenção: Muitas pessoas, por desconhecerem que as locuções adverbiais são formadas por duas ou mais palavras, escrevem-nas como se fossem uma única palavra. Esse deslize gramatical é mais comum do que você imagina, quer ver só? Com certeza = Concerteza De repente = Derrepente De novo = Denovo Você não pode, jamais, cometer um deslize destes em uma redação Enem! Fique ligdo(a)! Agora que você revisou o conceito de locução adverbial, fixe ainda mais o conteúdo assistindo a videoaula. | ||||||||||||||||
Definição e Propriedades da Matéria – Revisão de Química Enem. Posted: 25 Apr 2016 12:59 PM PDT Matéria é tudo que tem massa e que ocupa lugar no espaço, e que desse modo possui volume.Compreendeu ‘de primeira’? – Se não percebeu ainda ‘a matéria’, vamos a uma complementação: Matéria é tudo o que tem massa e ocupa espaço. Ou seja, toda e qualquer coisa que possua existência física ou real é considerada como matéria. Assim, todas as coisas que existem no no universo conhecido manifesta-se como matéria ou energia (fonte: Só Química). A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. Pense em papel, pensou matéria. Pense em madeira, pensou matéria. Pense no ar, pensou matéria. Pense na água ou em pedras, você pensou matéria. Veja a seguir as Propriedades da Matéria. O que define a matéria são suas propriedades. Existem as propriedades gerais e as propriedades específicas. As propriedades gerais são comuns para todo tipo de matéria e não permitem diferenciar uma da outra. São elas: massa, peso, inércia, elasticidade, compressibilidade, extensão, divisibilidade, impenetrabilidade. As Propriedades da MatériaMassa – medida da quantidade de matéria de um corpo. Determina a inércia e o peso. Inércia – resistência que um corpo oferece a qualquer tentativa de variação do seu estado de movimento ou de repouso. O corpo que está em repouso, tende a ficar em repouso e o que está em movimento tende a ficar em movimento, com velocidade e direção constantes. Peso – é a força gravitacional entre o corpo e a Terra. Elasticidade – propriedade onde a matéria tem de retornar ao seu volume inicial após cessar a força que causa a compressão. Compressibilidade – propriedade onde a matéria tem de reduzir seu volume quando submetida a certas pressões. Extensão – propriedade onde a matéria tem de ocupar lugar no espaço. Divisibilidade – a matéria pode ser dividida em porções cada vez menores. A menor porção da matéria é a molécula, que ainda conserva as suas propriedades. Impenetrabilidade – dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. As propriedades específicas são próprias para cada tipo de matéria, diferenciando-as umas das outras. Podem ser classificadas em organolépticas, físicas e químicas. Saiba mais sobre os estados físicos da matéria assistindo a uma supervideoaula do Descomplica com o professor Carlos Vitorino. Não deixe de conferir logo depois As Propriedades Físicas da Matéria! As Propriedades Físicas da MatériaAs propriedades físicas são: ponto de fusão e ponto de ebulição, solidificação, liquefação, calor específico, densidade absoluta, propriedades magnéticas, maleabilidade, ductibilidade, dureza e tenacidade. Ponto de fusão e ebulição – são as temperaturas onde a matéria passa da fase sólida para a fase líquida e da fase líquida para a fase sólida, respectivamente. Ponto de ebulição e de liquefação – são as temperaturas onde a matéria passa da fase líquida para a fase gasosa e da fase gasosa para a líquida, respectivamente. Calor específico – é a quantidade de calor necessária para aumentar em 1 grau Celsius (ºC) a temperatura de 1grama de massa de qualquer substância. Pode ser medida em calorias. Densidade absoluta – relação entre massa e volume de um corpo. d = m : V Propriedade magnética – capacidade que uma substância tem de atrair pedaços de ferro (Fe) e níquel (Ni). Maleabilidade – é a propriedade que permite à matéria ser transformada em lâmina. Característica dos metais. Ductibilidade – capacidade que a substância tem de ser transformada em fios. Característica dos metais. Dureza – é determinada pela resistência que a superfície do material oferece ao risco por outro material. O diamante é o material que apresenta maior grau de dureza na natureza. Tenacidade – é a resistência que os materiais oferecem ao choque mecânico, ou seja, ao impacto. Resiste ao forte impacto sem se quebrar. As propriedades químicas são as responsáveis pelos tipos de transformação que cada substância é capaz de sofrer. Estes processos são as reações químicas. As Transformações da MatériaVocê sabia que a matéria sofre transformações? Vamos saber mais? A transformação da matéria é qualquer processo (ou conjunto de processos) pelo qual as propriedades de determinado material são modificadas. Por exemplo, um cubo de gelo quando derrete se transforma em água líquida, se essa água for aquecida a temperaturas superiores a 1000C, ao nível do mar, ela passa para o estado gasoso. Na análise das transformações da matéria, os químicos procuram identificar as propriedades que foram mantidas e as que sofreram modificações, constatando se um novo material foi obtido ou não. Dica 2– Saiba mais sobre as soluções químicas acessando o nosso Blog do Enem. Não deixe de conferir! http://blogdoenem.com.br/quimica-solucoes-quimicas/Agora vamos entender um pouco mais sobre as propriedades da matéria, assistindo a uma videoaula do videoseducativos, não deixe de estudar! Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é indicadores. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? http://blogdoenem.com.br/quimica-acido-base/Agora um desafio para você sobre a matéria! 1.(UNB-DF) Julgue os itens abaixo, indicando aqueles que se referem a propriedades químicas das substâncias e aqueles que se referem a propriedades físicas das substâncias. 1) A glicose é um sólido branco. 2.(Fuvest-SP) Quais propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?
Resposta: Questão 1. 1) Propriedade Física, 2) Propriedade física, 3) Propriedade química, 4) Propriedade Física, 5) Propriedade Química. Questão 2. Alternativa C. Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias . O post Definição e Propriedades da Matéria – Revisão de Química Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||||
Características dos Compostos Orgânicos: Pontos de fusão e de ebulição – Química Enem Posted: 25 Apr 2016 11:52 AM PDT Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono e hidrogênio, podendo também conter elementos como o oxigênio, o azoto, o enxofre, o fósforo, o boro e os halogênios.As principais características desses compostos que os diferem dos compostos inorgânicos são: composição (C, H, O, N); número de compostos; freqüência dos fenômenos de isomeria e polimeria; natureza dos compostos; ponto de fusão e ebulição; densidade; condutividade elétrica; solubilidade; velocidade das reações; resistência ao aquecimento e inflamabilidade dos compostos. Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/Vamos estudar a temperatura de fusão e ebulição? À temperatura ambiente, podemos encontrar os compostos orgânicos em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Isso prova que seus pontos de fusão e ebulição são menores do que em substâncias de origem inorgânica, uma vez que a maioria dos compostos inorgânicos se encontra no estado sólido. As propriedades de um material ou substância dependem de seu conjunto de características. Para facilitar seu trabalho, os químicos observam o comportamento variando uma característica de cada vez. Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.htmlVamos ver como varia a temperatura de fusão e ebulição de uma substância em função da massa molar? Então como exemplo, vamos comparar os valores de temperatura de fusão e ebulição de alguns alcanos. Veja que à medida que aumenta o número de átomos da cadeia, os pontos de fusão e ebulição também aumentam. Fique ligado(a)! A variação do ponto de fusão e de ebulição com a massa molar, não é uma característica somente dos alcanos, ela se aplica a todas as outras funções orgânicas. Pois na verdade, isso é uma característica geral dos compostos orgânicos! Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é a Nomenclatura dos compostos orgânicos. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? http://blogdoenem.com.br/nomenclatura-compostos-organicos-quimica-enem/ O principal responsável pelas propriedades das substâncias orgânicas como o ponto de fusão e ebulição, é a natureza das forças intermoleculares, a qual está relacionada com a organização da molécula e com os seus grupos funcionais. Como os átomos de diferentes elementos químicos presentes nas moléculas orgânicas interferem nas propriedades das substâncias? Os hidrocarbonetos são moléculas apolares, portanto as forças interativas entre as suas moléculas são fracas. Já as interações das funções oxigenadas são mais fortes, o que altera as suas propriedades físicas. Se você observar na tabela, as moléculas apresentam três átomos de carbono cada. As de aldeído, cetona e álcool apresentam um átomo de oxigênio cada. As de ácido apresentam dois átomos de oxigênio. A presença desses átomos nas moléculas orgânicas as torna polares, aumentando consequentemente as forças interativas entre elas. Assim como se pode constar na tabela, a presença dos átomos de oxigênio nas moléculas altera bastante as propriedades das respectivas substâncias. Preste atenção!! No caso do álcool e do ácido carboxílico, a presença do oxigênio e de átomos de hidrogênio ligados ao oxigênio formam as ligações de hidrogênio. Essa interação mais forte dificulta a separação das moléculas, elevando as temperaturas de fusão e ebulição. Assim, podemos observar a seguinte ordem crescente de temperaturas de fusão e ebulição, entre substâncias orgânicas com massa molecular próxima: hidrocarboneto, éter, aldeído, cetona, éster, amina, amida, álcool, ácido carboxílico. R-H < R-O-R < R < CHO < R-CO < R-COOR < R-NH-R < R-NH2 < R-OH < COOH Estude mais sobre as propriedades físicas dos compostos orgânicos: ponto de fusão e ebulição, com o professor Wagner Oliveira do Desenrolado.com e fique fera no assunto. Não deixe de assistir! | ||||||||||||||||
Introdução ao Átomo – Revisão de Química para o Enem Posted: 25 Apr 2016 11:45 AM PDT O termo átomo tem origem no grego ἄτομος (atomos, “indivisível”), é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química. O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividi-lo em partes menores. Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os modelos atômicos. A Classificação dos ÁtomosOs átomos podem possuir o mesmo número de massa, de elétrons, de prótons e de nêutrons veja a seguir, como cada uma dessas situações é chamada:
A Estrutura do ÁtomoEntenda mais um pouco sobre a Estrutura do átomo: Os átomos são compostos de, pelo menos, um próton, um elétron e um nêutron. Os prótons e os nêutrons formam o núcleo do átomo, enquanto os elétrons estão distribuídos no espaço em torno do núcleo. Veja na tabela abaixo algumas características das partículas que compõem o átomo.
O número de prótons de um átomo é chamado de número atômico e é representado pela letra Z. O número de massa de um átomo corresponde à soma do número de prótons (Z) com o número de neutros (n), e é representada pela letra A. Assim temos: A=Z+n Vamos deixar mais claro? Então veja o exemplo: Se o átomo de potássio (K) apresenta número de massa 39, qual é o seu número de nêutrons, sabendo que o seu número atômico é igual a 19? Dados: A=39 Z = 19 Então: A=Z+n → 39 = 19 + n →n=39-19 → n=20 Portanto o número de neutros é igual a 20. Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem, e as principais dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/ Dica 2 – Veja também outro assunto de química bastante cobrado no enem e nos vestibulares que ligações químicas. Não deixe essa chance passar! http://blogdoenem.com.br/enem-ligacoes-quimicas/Vídeo-aula gratuita – Vamos revisar o que é um átomo e como ele é formado?Assista agora ao vídeo da Khan Academy em que o professor Salman Khan ministra uma aula sobre Introdução ao átomo e saia na frente nas questões do Enem e dos vestibulares. Quer sair na frente nas provas do Enem e dos vestibulares? Saiba mais sobre elementos e átomos assistindo agora ao vídeo da Khan Academy com o professor Salman Khan.Dica 3 – Veja os vídeos da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videosExercícioGostou? Que tal um desafio? (UFRJ) Alguns estudantes de Química, avaliando seus conhecimentos relativos a conceitos básicos para o estudo do átomo, analisam as seguintes afirmativas: I. Átomos isótopos são aqueles que possuem mesmo número atômico e números de massa diferentes. Esses estudantes concluem, corretamente, que as afirmativas verdadeiras são as indicadas por: a) I, III e V Resposta: B II. (INCORRETA) O número atômico de um elemento corresponde ao número de prótons. III. (INCORRETA) O número de massa de um átomo é resultante da soma do número de prótons e nêutrons, dado pela fórmula A = p + n . Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias . O post Introdução ao Átomo – Revisão de Química para o Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||||
10 exemplos de Redação Enem nota 1000. Textos nota máxima. Posted: 25 Apr 2016 09:35 AM PDT 10 Exemplos de Redação Nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio em 2014, no Enem 2013, e também no Enem 2012.Conhecer o que já foi avaliado como uma Redação Enem nota 1000 pode ajudar você na elaboração de suas redações ao longo da preparação para o Enem e o Vestibular. Copiar não vale, e nem adianta. Veja neste post 10 exemplos de Redação Enem corrigidas com nota máxima. O fundamental para você chegar lá é ler o enunciado com atenção e capacidade para entender o tema e a proposição, e fazer o texto dissertativo argumentativo observando bem a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. Fazer redações é fundamental para exercitar! E você pode também fazer o Curso Enem Online, gratuito do Blog do Enem, com aulas completas sobre Redação. Ler é o melhor remédio para mandar bem na Redação do Enem – A melhor vacina para fazer uma boa redação é ler, compreender o que se lê, saber reelaborar argumentar e contra argumentar em relação ao que se leu, e ainda conseguir colocar o seu posicionamento na forma de um texto escrito dentro das normas da língua portuguesa como é corrente no Brasil. Confira todas as dicas de Redação para o Enem aqui. Parece piada que muita gente ‘lê mas não entende’, só que é mesmo verdade. Na real, uma grande parte dos estudantes brasileiros termina a Educação Básica sem saber "ler" e "escrever". E, vivendo assim, na ilusão de ter alcançado o conhecimento, fica mesmo difícil fazer uma redação Enem nota 1000. Veja aqui revisão completa de Interpretação de Texto. Confira a seguir exemplos de Redação Enem Nota 1000 no Exame 2014, no Enem 2013, e no Enem 2012. Leia uma, duas, três, mil vezes se for preciso uma Redação Enem corrigida com nota 1000. Uma boa dica é levar os textos para seu Colégio de Ensino Médio e pedir para o seu (ou a sua) professor(a) de redação explicar para a turma por que fatores o texto mereceu Nota 1000. Redação Enem nota 1000 – Ano 2014 – Veja os exemplos:1 – Candidato: Carlos Eduardo Lopes Marciano, 19 anos (RJ). O verdadeiro preço de um brinquedo É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam? Há quem duvide da capacidade de convencimento dos meios de comunicação. No entanto, tais artifícios já foram responsáveis por mudar o curso da História. A imprensa, no século XVIII, disseminou as ideias iluministas e foi uma das causas da queda do absolutismo. Mas não é preciso ir tão longe: no Brasil redemocratizado, as propagandas políticas e os debates eleitorais são capazes de definir o resultado de eleições. É impossível negar o impacto provocado por um anúncio ou uma retórica bem estruturada. O problema surge quando tal discurso é direcionado ao público infantil. Comerciais para essa faixa etária seguem um certo padrão: enfeitados por músicas temáticas, as cenas mostram crianças, em grupo, utilizando o produto em questão.Tal manobra de "marketing" acaba transmitindo a mensagem de que a aceitação em seu grupo de amigos está condicionada ao fato dela possuir ou não os mesmos brinquedos que seus colegas. Uma estratégia como essa gera um ciclo interminável de consumo que abusa da pouca capacidade de discernimento infantil. Fica clara, portanto, a necessidade de uma ampliação da legislação atual a fim de limitar, como já acontece em países como Canadá e Noruega, a propaganda para esse público, visando à proibição de técnicas abusivas e inadequadas. Além disso, é preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas, com professores que abordem esse assunto de forma compreensível e responsável. Só assim construiremos um sistema que, ao mesmo tempo, consiga vender seus produtos sem obter vantagem abusiva da ingenuidade infantil.
Quer mandar bem no próximo Enem?Aumente suas chances para uma Redação Enem nota 1000 e para os pontos nas Provas Objetivas com as Apostilas Pré-Enem Gratuitas do Blog do Enem. Dicas de Redação e de todas as matérias. Aulas gratuitas, exercícios e vídeos selecionados para o Enem e os vestibulares. Confira aqui. Veja mais uma Redação Enem Nota 1000 no Exame 20142 – Candidato: João Pedro Maciel Schlaepfer, 19 anos (RJ). Quem Sabe o que é Melhor Para Ela? Desde o final de 1991, com a extinção da antiga União Soviética, o capitalismo predomina como sistema econômico. Diante disso, os variados ramos industriais pesquisam e desenvolvem novas formas e produtos que atinjam os mais variados nichos de mercado. Esse alcance, contudo, preocupa as famílias e o Estado quando se analisa a publicidade voltada às crianças em contraponto à capacidade de absorção crítica das propagandas por parte desse público-alvo. Por ser na infância que se apreende maior quantidade de informações, a eficiência da divulgação de um bem é maior. O interesse infantil a determinados produtos é aumentado pela afirmação do desejo em meios de comunicação, sobretudo ao se articular ao anúncio algum personagem conhecido. Assim, a ânsia consumista dos mais jovens é expandida. Além disso, o nível de criticidade em relação à propaganda é extremamente baixo. Isso se deve ao fato de estarem em fase de composição da personalidade, que é pautada nas experiências vividas e, geralmente, espelhada em um grupo de adultos-exemplo. Dessa forma, o jovem fica suscetível a aceitar como positivo quase tudo o que lhe é oferecido, sem necessariamente avaliar se é algo realmente imprescindível. Com base nisso, o governo federal pode determinar um limite, desassociando personagens e figuras conhecidas aos comerciais, sejam televisivos, radiofônicos, por meios impressos ou quaisquer outras possibilidades. A família, por outro lado, tem o dever de acompanhar e instruir os mais novos em como administrar seus desejos, viabilizando alguns e proibindo outros. Nesse sentido, torna-se evidente, portanto, a importância do acessoria parental e organização do Estado frente a essa questão. Não se pode atuar com descaso, tampouco ser extremista. A criança sabe o que é melhor para ela? Talvez saiba, talvez não. Até que se descubra (com sua criticidade amadurecida), cabe às entidades superiores auxiliá-la nesse trajeto. Temas para Redação Enem. Confira aqui as sugestões para A Crise da Água, e para O Casamento Gay. Os dois temas estão cotados para a Redação Enem.
Veja mais exemplos de Redação Enem nota 1000 no Exame 2014. Redação 3 – Candidato: José Querino de Macêdo Neto, 17 anos (AL). Se o conceito censitário de publicidade entende o uso de recursos estilísticos da linguagem, a exemplo da metáfora e das frases de efeito, como atrativo na vendagem de produtos, a manipulação de instrumentos a serviço da propaganda infantil produz efeitos que dão margem mais visível ao consumo desnecessário. Com base nisso, estabelecem-se propostas de debate social acerca do limite de conteúdos designados a comerciais televisivos que se dirigem a tal público. Faz-se preciso, no entanto, que se ressaltem as intenções das grandes empresas de comércio: o lucro é, sobretudo, ditador das regras morais e decisivo na escolha das técnicas publicitárias. Para Marx, por exemplo, o capital influencia, através do acúmulo de riquezas, os padrões que decidem a integração de um indivíduo no meio em que ele se insere — nesse caso, possuir determinados produtos é chave de aceitação social, principalmente entre crianças de cuja inocência se aproveita ao inferir importâncias na aquisição. Em contraposição a esses avanços econômicos e aos interesses dos grandes setores nacionais de mercado infanto-juvenil, os órgãos de ativismo em proteção à criança utilizam-se do Estatuto da Criança e do Adolescente para defender os direitos legítimos da não-ludibriação, detidos por indivíduos em processo de formação ética. Não obstante, a regulamentação da propaganda tende a equilibrar os ganhos das empresas com o crescente índice de consumo desenfreado. Cabe, portanto, ao governo, à família e aos demais segmentos sociais estimular o senso crítico a partir do debate em escolas e creches, de forma a instruir que as necessidades individuais devem se sobrepor às vontades que se possuem, a fim de coibir o abuso comercial e o superconsumo. Notas de Corte Sisu e ProuniConfira quantos pontos você precisa para ‘passar no Enem’ e conquistar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada – Sisu, ou no Programa Universidade Para Todos, o Prouni. Você têm disputa pelas cotas ou pela Ampla Concorrência. O que define mesmo que passa e quem fica pelo caminho é a nota do Enem. Veja aqui as notas de corte no Sisu e no Prouni para calcular suas chances. Mais uma Redação Enem corrigida com nota 1000. Veja. Esta é do Enem 20144 – Candidato: Juan Costa da Costa, 16 anos (PA). Muito se discute acerca dos limites que devem ser impostos à publicidade e propaganda no Brasil – sobretudo em relação ao público infantil. Com o advento do meio técnico-científico informacional, as crianças são inseridas de maneira cada vez mais precoce ao consumismo imposto por uma economia capitalista globalizada – a qual preconiza flexibilidade de produção, adequando-se às mais diversas demandas. Faz-se necessário, portanto, uma preparação específica voltada para esse jovem público, a fim de tornar tal transição saudável e gerar futuros consumidores conscientes. Um aspecto a ser considerado remete à evolução tecnológica vivenciada nas últimas décadas. Os carrinhos e bonecas deram lugar aos “smartphones”, videogames e outros aparatos que revolucionaram a infância das atuais gerações. Logo, tornou-se essencial a produção de um marketing voltado especialmente para esse consumidor mirim – objetivando cativá-lo por meio de músicas, personagens e outras estratégias persuasivas. Tal fator é corroborado com a criação de programas e até mesmo canais voltados para crianças (como Disney, Cartoon Network e Discovery Kids), expandindo o conceito de Indústria Cultural (defendido por filósofos como Theodor Adorno) – o qual aborda o uso dos meios de comunicação de massa com fins propagandísticos. Somado a isso, o impasse entre organizações protetoras dos direitos das crianças e os grandes núcleos empresariais fomenta ainda mais essa pertinente discussão. No Brasil, vigoram os acordos isolados com o Poder Público – sem a existência de leis específicas. Recentemente, a Conanda (Comissão Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente) emitiu resolução condenando a publicidade direcionada ao público infantil, provocando o repúdio de empresários e propagandistas – que não reconhecem autoridade dessa instituição para atuar sobre o mercado. Diante desses posicionamentos antagônicos, o debate persiste. Com o intuito de melhor adequar os “consumidores do futuro” a essa realidade, e não apenas almejar o lucro, é preciso prepará-los para absorver as muitas informações. Isso pode ser obtido por meio de campanhas promovidas pelo Poder Público nas escolas (com atividades lúdicas e conscientizadoras) e na mídia (TV, rádio, jornais impressos, internet), bem como a criação de uma legislação específica sobre marketing infantil no Brasil – fiscalizando empresas (prevenindo possíveis abusos) – além de orientação aos pais para que melhor lidem com o impulso de consumo dos filhos (tornando as crianças conscientes de suas reais necessidades). Dessa forma, os consumidores da próxima geração estarão prontos para cumprirem suas responsabilidades quanto cidadãos brasileiros (preocupados também com o próximo) e será promovido o desenvolvimento da nação. Bolsas de Estudo pela Nota do Enem – Cadastro Gratuito:Muita gente perde a chance de começar a faculdade porque não enxerga além do Sisu, do Fies e do Prouni. Mas, há uma grande oferta de Bolsas de Estudo de até 70% do valor das mensalidades em oferta no país. As promoções são das próprias faculdades e universidades em parceria com o Programa Quero Bolsa. Confira como fazer o cadastro gratuito aqui. Vale para o ano inteiro. Confira: Aprenda a ter mais foco nos estudos para garantir o seu melhor desempenho nesse momento de preparação para o Enem e os Vestibulares.Redação Enem nota 1000. Exame 2014 5 – Candidata: Maria Eduarda de Aquino Correa Ilha, 18 anos (RJ). Consumidores do futuro De acordo com o movimento romântico literário do século XIX, a criança era um ser puro. As tendências do Romantismo influenciavam a temática poética brasileira através da idealização da infância. Indo de encontro a essa visão, a sociedade contemporânea, cada vez mais, erradica a pureza dos infantes através da influência cultural consumista presente no cotidiano. Nesse contexto, é preciso admitir que a alegação de uma sociedade conscientizada se tornou uma maneira hipócrita de esconder os descaso em relação aos efeitos da publicidade infantil no país. Em primeiro plano, deve-se notar que o contexto brasileiro contemporâneo é baseado na lógica capitalista de busca por lucros e de incentivo ao consumo. Esse comportamento ganancioso da iniciativa privada é incentivado pelos meios de comunicação, que buscam influenciar as crianças de maneira apelativa no seu dia-a-dia. Além disso, a ausência de leis nacionais acerca dos anúncios infantis acaba por proporcionar um âmbito descontrolado e propício para o consumo. Desse modo, a má atuação do governo em relação à publicidade infantil resulta em um domínio das influências consumistas sobre a geração de infantes no Brasil. Por trás dessa lógica existe algo mais grave: a postura passiva dos principais formadores de consciência da população. O contexto brasileiro se caracteriza pela falta de preocupação moral nas instituições de ensino, que focam sua atuação no conteúdo escolar em vez de preparar a geração infantil com um método conscientizador e engajado. Ademais, a família brasileira pouco se preocupa em controlar o fluxo de informações consumistas disponíveis na televisão e internet. Nesse sentido, o despreparo das crianças em relação ao consumo consciente e às suas responsabilidades as tornam alvos fáceis para as aquisições necessárias impostas pelos anúncios publicitários. Torna-se evidente, portanto, que a questão da publicidade infantil exige medidas concretas, e não um belo discurso. É imperioso, nesse sentido, uma postura ativa do governo em relação à regulamentação da propaganda infantil, através da criação de leis de combate aos comerciais apelativos para as crianças. Além disso, o Estado deve estimular campanhas de alerta para o consumo moderado. Porém, uma transformação completa deve passar pelo sistema educacional, que em conjunto com o âmbito familiar pode realizar campanhas de conscientização por meio de aulas sobre ética e moral. Quem sabe, dessa forma, a sociedade possa tornar a geração infantil uma consumidora consciente do futuro, sem perder a pureza proposta pelo Movimento Romântico. Você também quer fazer uma Redação Nota 1000? O segredo é contemplar as estratégias de estrutura de texto cobradas pelos avaliadores. É a orientação básica dos professores do Blog do Enem para você Escrever um Texto Dissertativo Argumentativo. E, aqui, veja 10 Dicas de Redação Enem. Estas dicas foram preparadas pelos professores do QH do Enem. Redação nota 1000. Enem 2014 6 – Candidata: Mariana Pereira Pimenta, 17 anos (RJ). A publicidade vem sendo valorizada com a constante globalização, onde o marketing se apropria em atingir diferentes parcelas populacionais. A questão da publicidade infantil vem ganhando destaque no cenário mundial, sendo criticadas suas grandes demandas dirigidas à criança, persuadindo-as em favor do consumismo. Com a crescente classe média do país, onde milhares de brasileiros são favorecidos pelos créditos governamentais, o consumismo vem afetando toda essa parcela populacional, deixando no passado a falta de eletrodomésticos e a participação social favorecida as elites. Com participação das principais mídias, agrava o abuso do imaginário infantil ao mesmo tempo em que favorece na distinção do benéfico e maléfico ao padrão de vida individual. É cabível que a anulação da publicidade infantil põe em xeque os ideais democráticos, confrontando tanto as famílias como o mercado publicitário, discriminando tal faixa etária ao mesmo tempo prejudicando o mercado consumidor, fator que pode levar a uma crise interna e abdicar do desenvolvimento comercial de um país subdesenvolvido. Portanto, a busca da comercialização muitas vezes abrange seu favorecimento através do imaginário infantil com os ideais seguidos por seus ídolos. Entretanto, é de responsabilidade dos pais na conscientização do bom e/ou ruim, em conjunto com a escolaridade infantil na abdicação do consumismo ao mesmo tempo em que o governo estude medidas preventivas que busquem o controle da exploração publicitária sem que atrapalhe o andar econômico do país. (Redação corridiga com nota 1000) Redação nota 1000. Enem 2014 7 – Candidata: Nathalia Cardozo, 19 anos (RJ). Produtos e serviços são necessários a qualquer sociedade. Dentre eles, estão serviços de planos de saúde, financiamento de moradias, compra de roupas e alimentos, entre outros elementos presentes no âmbito social. A publicidade e a propaganda exercem papel essencial na divulgação desses bens. No entanto, é preciso atenção por parte dos consumidores para analisar e selecionar que tipos de propagandas são fidedignas, e no caso de publicidade direcionada a crianças e adolescentes, essa medida nem sempre é possível. Em um primeiro plano, é importante constatar que as crianças não possuem capacidade de analisar os prós e contras da compra de um produto. Nesse sentido, os elementos persuasivos da propaganda têm grande influência no pensamento dos indivíduos da Primeira Idade, já que personagens infantis, brinquedos e músicas conhecidas por eles estimulam uma ideia positiva sobre o produto ou serviço anunciado, mas não uma análise do mesmo. Infere-se, assim, que a utilização desses recursos é abusiva, uma vez que vale-se do fato de a criança ser facilmente induzida e do apego às imagens de caráter infantil, considerando apenas o êxito do objetivo da propaganda: persuadir o possível consumidor. Além disso, observa-se que as ações do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) são importantes, porém insuficientes nesse quesito. O Conar busca, entre outros aspectos, impedir a veiculação de propagandas enganosas, porém respeita o uso da persuasão. Assim, ao longo dos anos, pode-se perceber que o Conar não considera o apelo infantil abusivo e permitiu a transmissão de propagandas destinadas ao público infantil, já que essas permanecem na mídia. Diante desse raciocínio, é possível considerar a resolução do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) válida e necessária para a contenção dos abusos propagandísticos evidenciados. Tendo em vista a realidade abusiva da propaganda infantil, é necessário que o Conar e o Conanda trabalhem juntos para providenciar uma análise ainda mais criteriosa dos anúncios publicitários dirigidos à primeira infância, a fim de verificar as técnicas de indução utilizadas. Ademais, a família e o sistema educacional brasileiro devem proporcionar às crianças uma educação relacionada a questões analíticas e argumentativas para que, já na adolescência, possam distinguir de maneira cautelosa as intenções dos órgãos publicitários e a validez das propagandas. Dessa forma, será possível conter os abusos e estabelecer justiça nesse contexto. Veja as notas de corte no Sisu e no Prouni. Todas as instituições e cursos:.Redação nota 1000. Enem 2014 8 – Candidata: Rosely Costa Sousa, 28 anos (MA). A grande preocupação hoje, nas políticas públicas, é propiciar um melhor atendimento integral à criança, principalmente no que se refere ao desenvolvimento moral, social, político e cultural enquanto sujeito ativo e participante dos plenos direitos e deveres na sociedade, conforme as normas declaradas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sabe-se que a educação, tanto nas escolas quanto no lar, é a melhor opção para se chegar a um objetivo promissor, além de promover o desenvolvimento integral da criança, porém tal fato tem sofrido mudanças ultimamente decorrentes do avanço tecnológico e de inovações ideológicas quanto à forma de aprimorar e preparar a criança, desde o nascimento, para receber as informações que há no mundo exterior. Diante disso, as escolas e os pais devem preocupar-se em desenvolver na criança, o seu lado consumidor, através de situações do dia a dia, auxiliando-a e orientando-a a se tornar um bom consumidor, sendo necessário e importante para se obter uma aprendizagem significativa da sua realidade. Em relação à publicidade infantil, percebe-se que a tendência das empresas e fabricantes de produtos infantis é aumentar seus negócios e divulgar seus produtos infantis tendo como alvo, o universo infantil, o que isso, sobretudo, recai nas responsabilidades dos adultos que acabam cedendo-a a adquirir, de forma compulsiva, o produto anunciado. No Brasil, a publicidade infantil é comum, principalmente em datas comemorativas tais como Dia das Crianças e Natal, porém defende e apoia a legislação que controla e evita abusos do setor que realiza tal publicidade. No entanto, espera-se que a publicidade infantil assuma um caráter educativo, apesar de ser persuasivo, não afetando os direitos e os deveres da criança, dentro das normas contidas na legislação do país. As escolas e, sobretudo os pais, devem orientar as crianças a tornarem-se bons consumidores, realizando a escolha certa do produto, conscientes de suas atitudes na sociedade em adquirir tal produto a fim de não tornarem-se consumidoras compulsivas. Dicas de Redação do Blog do Enem: – Agora você têm uma área especial para as Dicas de Redação Enem nota 1000 aqui no Blog. Todas as aulas gratuitas, os textos de apoio e as orientações para uma boa dissertação argumentativa estão reunidos aqui para você: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-aulas/ Clique nos links abaixo e confira algumas redações do Enem 2012 que tiraram a nota máxima, 1000 pontos. Yárina Range, 20 anos, estudou no _A_Z Lívia Marotta, 17 anos, estudou no _A_Z Isabelle Wauters, 17 anos, estudou no _A_Z Luisa Borges, 18 anos, estudou no Colégio Pitágoras Cidade Jardim, em Belo Horizonte Thamires Rocha, 19 anos, estudou no pH Gabriela Antonini, 18 anos, estudou no pH Igor Cavalcanti, 17 anos, estudou no pH Juliana Sousa, 19 anos, estudou no Miguel Couto Maria Margarida Canan Drehmer, 23 anos, estudou no Positivo, de Curitiba Eudes Wélber Inácio Santos, 21 anos, estudou no Poliedro, de São José dos Campos O que achou das redações, mereceram nota 1000?
Daniela Peccin, 16 anos, estudou no Curso Fator no Rio de Janeiro Larissa Gama de Paula, 16 anos, estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro Flávia Campos Sardinha, 29 anos, se formou no Colégio Cruzeiro do Rio de Janeiro em 2001 Amanda Cristina do Santos, 16 anos, do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, Barra Mansa- RJ
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