sábado, 2 de abril de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


A Lei de Proust: revise a Lei das Proporções Constantes na química

Posted: 01 Apr 2016 02:29 PM PDT

É hora de relembrar uma lei muito importante nas reações químicas. É isso mesmo, estamos falando da Lei de Proust! Cai nas provas dos vestibulares e no Enem também.  Vamos lá: comece observando com calma a imagem a seguir. Ela diz muito sobre as Proporções Constantes.  Em seguida, veja a aula completa.

lei de proust

A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.

Através de análises de inúmeras substâncias adquiridas por diferentes processos foi possível verificar que uma mesma substância tem sempre a mesma composição qualitativa e quantitativa. Por exemplo, qualquer amostra de água apresenta sempre 11,1 % em massa de hidrogênio e 88,9 % de oxigênio combinados na mesma proporção, ou seja, 1:8, respectivamente.

Veja como ocorrem as Proporções Constantes:

A definição da Lei de Proust você já viu logo no começo desta aula. Agora é hora de sair da teoria e ir para a prática. Assim você aprende melhor e não esquece mais. Confira no quadro a seguir e veja se você decifra como as proporções se mantêm:

Lei de Proust

Observe que não importa a quantidade de massa dos elementos usada, a proporção sempre será a mesma! Esta foi a grande descoberta que gerou a Lei de Proust, a Lei das Proporções Constantes.Química - Lei de Proust

A lei de Proust e a Lei de Lavoisier (Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma) são denominadas Leis Ponderais, porque falam em massas das substâncias envolvidas.

Lembra-se da lei de Lavoisier? Que tal relembrar? Acesse o nosso blog do Enem e relembre essa lei muito importante para as reações químicas.  Não fique fora dessa! http://blogdoenem.com.br/quimica-lei-conservacao-massas-lavoisier/

Proust

Veja agora um exemplo sobre a Lei de Proust

Sabe-se que 28 g de nitrogênio reagem completamente com 6 g de hidrogênio, formando amônia. Qual será a massa, em gramas de amônia formada, quando 140 g de nitrogênio reagir com hidrogênio suficiente para completar a reação?

Resolução:

Utilizando a Lei de Lavoisier, sabemos que a massa dos produtos é igual à soma das massas dos reagentes, assim, temos:

quimica

x = 28 g + 6g = 34 g

Agora utilizaremos a Lei de Proust, que nos diz que a proporção das massas dos reagentes e dos produtos deve ser mantida constante. Assim, se a massa do nitrogênio passou de 28 g para 140 g, quer dizer que ela aumentou 5 vezes, por isso, as outras massas também terão que aumentar 5 vezes:

química

Portanto a massa da amônia formada nesse caso é 170 g.

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Aula Gratuita

Saiba mais sobre a lei de Proust assistindo a vídeoaula  do Química total com o professor Paulo Valim. Não deixe de conferir!

Agora é a sua vez! Vamos lá! Um desafio para você!

(UEL-PR) 46,0 g de sódio reagem com 32,0 goxigênio formando peróxido de sódio. Quantos gramas de sódio serão necessários para obter 156 g de peróxido de sódio?

a)      23,0

b)      32,0

c)      69,0

d)     78,0

e)      92,0Resposta: E 

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Lei de Proust foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química - Proust

 

 

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Escalas de temperatura – Revisão para você mandar bem no Enem!

Posted: 01 Apr 2016 12:50 PM PDT

Você lembra das Escalas de Temperatura? Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição? Quanto vale o ‘Zero Grau Célsius’ na escala de Graus Kelvin? É hora de relembrar! O Blog do Enem preparou um super-resumo para você!

Quando queremos medir a temperatura de um corpo, precisamos usar uma escala termométrica, isto é, uma forma de relacionar o conjunto de números associados às temperaturas. As três escalas de temperatura mais comuns são Celsius (C), Fahrenheit (F) e Kelvin (K).

escalas de temperatura

Mas, antes de falar das três escalas de temperatura vamos relembrar um pouquinho sobre temperatura? Vem com a gente!

Temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos. Quando falamos de temperatura, podemos dizer se um corpo está muito quente ou frio, mas um modo de afirmar exatamente qual é o grau de agitação das moléculas de um corpo ou meio é utilizando um termômetro.

Termômetro nada mais é, que um aparelho capaz de informar o grau de agitação de um determinado corpo ou meio. No entanto os termômetros podem utilizar escalas diversas para tal informação.

  • Escala Celsius

A escala Celsius é usada oficialmente no Brasil e na maior parte dos países, oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala tem como pontos de referência a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C).

  • Escala Fahrenheit

Outra escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa, criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100°F).

Escala Fahrenheit em comparação com a escala Celsius:

0°C = 2°F

100°C = 212°F

  • Escala Kelvin

Também conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo físico inglês William Thompson (1824-1907), também conhecido como Lorde Kelvin. Esta escala tem como referência a temperatura do menor estado de agitação de qualquer molécula (0K) e é calculada apartir da escala Celsius.

Por convenção, não se usa “grau” para esta escala, ou seja 0 K, lê-se zero kelvin e não zero grau kelvin. Em comparação com a escala Celsius:

-273°C = 0K

0°C = 273K

100°C = 373K

Conversão de Temperatura

Mas, como você pode converter uma temperatura para outra?

Se quisermos relacionar todas as temperaturas e converter uma temperatura de uma escala para outra, é só  utilizar a seguinte equação:

escalas de temperatura

Vamos ver um exemplo:

A preocupação com o efeito estufa tem sido cada vez mais notada. Em alguns dias do verão de 2009, a temperatura na cidade de São Paulo chegou a atingir 34 ºC. O valor dessa temperatura em escala Kelvin é:

a)      239,15      b)      307,15        c)       273,15                  d)      1,91       e)      – 307,15

TK =TºC +273,15
TK =34ºC+273,15
TK = 307,15 k                                                        Resposta: B

 

Aula Gratuita

Veja mais como transformar as temperaturas assistindo a videoaula do Kuatro. Fique fera nesse assunto!

Agora é a sua vez! Resolva esse desafio!

Maria usou um livro de receitas para fazer um bolo de fubá. Mas, ao fazer a tradução do livro do inglês para o português, a temperatura permaneceu em Fahrenheit (ºF). A receita disse que o bolo deve ser levado ao forno a 392 ºF e permanecer nessa temperatura por 30 minutos. Qual é a temperatura em graus Celsius que Maria deve deixar o forno para não errar a receita?

Resposta: 200oC

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 2 – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! http://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/.

Saiba mais sobre as escalas termométricas assistindo a vídeoaula totalmente gratuita do professor André Luiz e mande bem nas questões de química dos vestibulares e também no Enem. http://www.youtube.com/watch?v=dsSRAGopAAY

Dica 3 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Densidade. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? http://blogdoenem.com.br/revisao-quimica-revisar-densidade/.
Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química
Os textos e exemplos de apresentação desta aula sobre Escalas de Temperatura foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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Classificação dos Compostos Orgânicos – Química Enem

Posted: 01 Apr 2016 11:43 AM PDT

Química Enem: Por causa de algumas características peculiares, os átomos de carbono combinam-se com átomos de outros elementos químicos, formando grande quantidade de diferentes cadeias carbônicas, que dão origem a uma grande variedade de substâncias orgânicas.

A Química orgânica separa as substâncias orgânicas por classes de acordo com a semelhança entre seus comportamentos químicos. Essas classes são chamadas de Funções Orgânicas.

 

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

 

Mas como reconhecer essas funções orgânicas?

Cada função orgânica possui um conjunto de elementos característicos, que são átomos ou grupos de átomos responsáveis pelas propriedades químicas e físicas comuns das substâncias em cujas moléculas estão presentes, conhecidos como grupos funcionais.

 

Grupo funcional é o tipo de átomo ou grupo de átomos que caracteriza uma função química

 

Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

 

Ainda de acordo com os grupos funcionais, podemos classificar as funções orgânicas em:

Hidrocarbonetos

São bastante numerosos, encontrados principalmente no petróleo.

 

  • Alcanos
  • Alcenos
  • Alcinos
  • Ciclano
  • Aromático

 

Funções Halogenadas

  • Haletos de alquila
  • Haletos de arila

 

Funções oxigenadas

São as funções orgânicas representadas pelos grupos funcionais que contêm oxigênio:

 

  • Álcoois
  • Fenol
  • Eter
  • Adeídos
  • Cetona
  • Ácido Carboxílico
  • Éster

 

Funções nitrogenadas

As funções nitrogenadas possuem átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, e, às vezes, oxigênio.

 

· Aminas

· Amidas

· Nitrilas

· Nitrocompostos.

 

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é a Nomenclatura dos compostos orgânicos.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? http://blogdoenem.com.br/nomenclatura-compostos-organicos-quimica-enem/

 

Muitas substâncias orgânicas apresentam dois ou mais grupos funcionais em suas moléculas, essas substâncias são classificadas como funções mistas.

Um exemplo de composto de função mista é o aspartame, um adoçante que é 200 vezes mais doce que o açúcar.

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Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/nomenclatura-compostos-com-funcoes-mistas.htm

Aspartame: exemplo de composto orgânico de função mista

 

 

Quer saber mais sobre a classificação dos compostos orgânicos? Então assista a vídeo aula do Química em ação com o professor Valim e fique fera!

https://www.youtube.com/watch?v=906fMHE5ovI

 

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

(UESPI) Os representantes dos compostos dessa função orgânica são oxigenados. Têm caráter relativamente ácido, porém, menos ácido que os ácidos carboxílicos. Em geral, eles são pouco solúveis ou insolúveis em água, mas os seus sais são bem mais solúveis. Alguns são utilizados como desinfetantes e na produção de resinas. As características apontadas anteriormente estão associadas à função:

a) álcool.

b) aldeído.

c) cetona.

d) éter.

e) fenol.

 

Resposta: e

 

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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Íons – Química Enem

Posted: 01 Apr 2016 11:20 AM PDT

Química Enem: Confira o resumo que o Blog do Enem preparou para você e arrase nas questões de Química do Enem e dos vestibulares de todo Brasil. Estude com a gente!

Os átomos são eletricamente neutros no estado fundamental, pois a quantidade de prótons no núcleo (partículas positivas) é igual ao número de elétrons presentes na eletrosfera (partículas negativas), sendo assim essas cargas se anulam.

Número de prótons = Número de elétrons = Átomo neutro

E quando o número de protons é diferente do número de elétrons?

Os átomos ou grupo de átomos que possuem número de elétrons diferente do de prótons são chamados de Íons.

 

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

 

Os íons se classificam em:

 

  • Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente.

 

Exemplos: N-3, Cl, F-1, O-2.

 

  • Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.

 

Exemplos: Al+3, Na+, Mg+2, Pb+4.

 

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Fonte: http://www.resumoescolar.com.br/quimica/cations-e-anions/

Figura 1. Ânion e cátion

 

Mas porque os átomos se tornam íons? Vamos ver?

Isso pode ser esclarecido através da Teoria do octeto. Segundo esta teoria, todo o átomo tende a buscar um estado de neutralidade. Isto significa que a quantidade de prótons e de elétrons deverá ser a mesma. Para isto, o número de elétrons na última camada eletrônica, denominada camada de valência, deverá ser de oito elétrons.

Veja um exemplo para você entender melhor:

O átomo de oxigênio no estado fundamental (neutro) possui 8 prótons e 8 elétrons.

 

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Fonte: http://ofcircuitos.blogspot.com.br/2014_05_01_archive.html

Figura 2. Átomo de oxigênio no estado fundamental

 

Observe que o oxigênio possui seis elétrons na camada de valência (última camada eletrônica), assim, para ficar mais estável, esse elemento pode ganhar de outro átomo mais dois elétrons, ficando com um total de oito elétrons na camada de valência. O resultado é a formação do íon O2-, pois, visto que ele ganhou dois elétrons, o oxigênio ficou com duas cargas negativas a mais.

Outros exemplos de íons são: K+, Ag+, Ca2+, Al3+, Pb4+, F, O2-, N3-, C4-.

 

Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

 

Os casos citados são exemplos de íons simples, formados por apenas um elemento. Entretanto, quando os íons são formados por grupos de átomos de elementos químicos que ganharam ou perderam elétrons, diz-se que são íons compostos.

Exemplos de cátions compostos:

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Exemplos de ânions compostos:

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Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é o histórico da química orgânica.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? http://blogdoenem.com.br/historico-da-quimica-organica-revisao-para-o-enem-e-vestibular/

 

Quer entender ainda mais sobre cátions e ânios? Então assista a vídeo aula do Marcelão da Química e arrase na prova do ENEM e dos vestibulares de todo Brasil! Não deixe de conferir! https://www.youtube.com/watch?v=OouXz2fOLZI

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

(PUC RS, 2015) Durante o verão, verificam-se habitualmente tempesta­des em muitas regiões do Brasil. São chuvas intensas e de curta duração, acompanhadas muitas vezes de raios. No litoral, essas tempestades constituem um risco para os banhistas, pois a água salgada é eletricamente condutora. Isso se explica pelo fato de a água salgada conter grande quantidade de _________, como Na+ e Cl−, livres para transportar carga elétrica no meio. Uma maneira de liberar essas partículas é dissolver sal de cozinha em um copo de água. Nesse processo, os _________ existentes no sal sofrem _________.

 

As expressões que completam corretamente o texto são respectivamente:

 

a) átomos – cátions e ânions – ionização

b) átomos – átomos e moléculas – dissociação

c) íons – elétrons livres – hidrólise

d) íons – cátions e ânions – dissociação

e) moléculas – átomos e moléculas – ionização

 

Resposta: d

 

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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Pré-História da América – História Enem

Posted: 01 Apr 2016 10:43 AM PDT

História Enem: Um dos maiores desafios da arqueologia é explicar com eficiência o longo processo de ocupação do planeta pela espécie humana. Sabemos que pelo grande número e, principalmente, enorme variedade de fósseis de humanóides encontrados no continente africano os pesquisadores situaram a África como local de origem da humanidade.

Ora, a partir do desenvolvimento das espécies, seja biológico ou cultural, com o aumento gradativo da população de hominídeos, nossos antepassados foram deixando a África e iniciaram o longo processo de ocupação da Terra, até finalmente chegar às Américas.

Todavia, haja vista a inexistência de tantos sítios arqueológicos como no continente africano, por exemplo, as teorias quanto ao processo de ocupação das Américas não possuem subsídios irrefutáveis, o que coloca toda a questão em constante especulação. Desta forma, nesta oportunidade vamos discutir as possibilidades e teorias mais aceitas, abordando desde a pesquisa genética até teorias embasadas nos troncos linguísticos utilizados para o desenvolvimento de idiomas dos ditos "nativo americanos".

Conforme já explicitado, a maior dificuldade para as pesquisas arqueológicas acerca da Pré-História da América é a falta de fósseis em grande quantidade. A priore, os fósseis encontrados nas Américas pertencem à espécie Homo sapiens, única encontrada em todos os continentes habitados. As datações mais antigas são de fósseis com 15 mil anos, o que sugere uma ocupação americana relativamente recente, se considerarmos os demais continentes. Outro fator interessante quanto ao continente americano é sua grande variedade de climas, relevos, latitudes e coberturas vegetais, e, considerando que o homem habita em praticamente todos esses nichos, esta devidamente comprovada a sua capacidade de adaptação aos mais variados ambientes e complexidade social.

Ora, tudo isso se explica pela enorme diversidade social praticada por um verdadeiro mosaico de povos. Quando da chegada dos europeus no período das grandes navegações era possível encontrar nas Américas desde caçadores e coletores nômades até grandes impérios que já praticavam economia comercial de excedentes.

Cultura de Clóvis:

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Fonte: http://pt.slideshare.net/zeknust/os-povos-nativos-da-amrica

Descrição da Imagem: A imagem retrata o que chamamos de Beríngia, que consiste na ligação terrestre entre Sibéria e Alasca durante a ultima glaciação do nosso planeta.

 

Dica 1: Este conjunto de slides trás um visão bastante interessante quanto as teorias de ocupação humana da América: http://pt.slideshare.net/zeknust/os-povos-nativos-da-amrica

 

A chamada Cultura de Clóvis, ou mesmo, Teoria de Clóvis é, atualmente, a teoria mais aceita quando a ocupação das Américas. Esta hipótese trabalha com a ideia de que todos os americanos descendem de um grande grupo que teria vindo da Ásia para a América a partir da ultima era glacial, por volta de 18 mil anos atrás, quando ocorreu o congelamento dos mares e conseqüente formação de uma grande ponte natural no estreito de Behring. Ou seja, em suma a teoria postula que essas populações humanas atravessaram da Sibéria para o Alasca. Todavia, conforme já citado, outras teorias, mesmo anteriores a esta glaciação, não estão descartadas.

Uma das formas para corroborar a cultura de Clóvis foi a análise comparativa das técnicas líticas de confecção de ferramentas. Verificou-se que artefatos de pedra encontrados nos sítios arqueológicos americanos foram feitos com base nas mesmas técnicas utilizadas por povos asiáticos, sobremaneira os siberianos.

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Fonte: http://lithiccastinglab.com/gallery-pages/2000decemberwenatcheeclovis.htm

Descrição da Imagem: Pontas de objetos perfuro cortantes datadas do período de Clóvis na América. A mesma técnica, sobremaneira a caneladura da parte inferior dos instrumentos é típica desta técnica, que encontramos também em vestígios arqueológicos encontrados na região da Sibéria.

 

Entretanto, pesquisas mais recentes e baseadas em outras técnicas de análise bem como outros objetos e culturas analisadas, por vezes sugerem outras teorias de ocupação da América.

 

Códigos Genéticos

Do ponto de vista genético, análises feitas a partir do DNA de nativo americanos sugerem uma origem asiática, conforme postula a Teoria de Clóvis e a ocupação sentido Norte – Sul. Entretanto, estudos quanto a morfologia craniana e dentição de fósseis encontrados no Brasil sugerem maior semelhança biológica com habitantes da África do que com habitantes da Ásia. Porém, mais uma vez a escassez de fósseis prejudicam melhor analise.

 

Idiomas

Do ponto de vista linguístico, embora os povos americanos apresentem grande diversidade, pesquisas recentes, datadas da década de 60 apontam um único estoque ou matriz linguística para todos os idiomas falados pelos americanos nativos, com exceção apenas dos Na-Dene e Esquimós.

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Fonte: http://www.proel.org/index.php?pagina=mundo/amerindia

Descrição da Imagem: No mapa acima encontramos uma grande variedade das línguas de matriz ameríndia e os locais onde esses idiomas eram comum no século XVI.

 

Por volta da década de 90, uma nova pesquisa buscou datar o período de chegada dos seres humanos às Américas considerando o tempo necessário para que tantas línguas com origem em apenas uma matriz levariam para se diversificar. Chocando-se essas duas pesquisas estipulou-se que os seres humanos teriam chegado e espalhado pelo continente americano por volta de 50 mil anos atrás. Outra conclusão dessas pesquisas nos diz que em caso de maior variedade de estoques lingüísticos acarretariam em menor tempo para diferenciação e ocupação territorial, no caso, 20 mil anos.

Para se ter uma ideia da grande diversidade lingüística das Américas, quando os portugueses chegaram ao Brasil em no século XVI somente aqui existiam cerca de 200 povos falando até 180 idiomas diferentes.

Todavia, a certeza quanto as datações carecem de teorias inquestionáveis quanto a presença humana nas Américas. Porém, haja vista a escassez de sítios arqueológicos e registros fósseis, a comprovação das teorias torna-se tarefa árdua. Por exemplo, a cultura de Clóvis situa a chegada dos hominídeos por volta de 18 mil anos, na ultima era glacial. Porém, registros de fogo e artefatos de pedra encontrados no Piauí possuem datação de até 40 mil anos atrás. Ou seja, embora não seja possível comprovar presença humana nesses vestígios, a comunidade científica crê que esses vestígios tenham sido produzidos por mãos humanas, levantando um novo leque de perguntas a serem respondidas no que tange o processo de ocupação da América.

 

Outras Teorias:

Existem outras teorias que tratam de uma migração transoceânica a partir das ilhas do pacífico, bem como da Oceania. Porém, essas pesquisas esbarram ainda mais na falta de elementos comprobatórios, embora não sejam descartadas. É importante frisar que o objetivo não é definir apenas uma teoria como verdadeira. Ora, o sucesso e comprovação de uma não invalida a outra, ou seja, existe a possibilidade de que o homem tenha chegado às Américas por mais de uma rota e em momentos históricos diferentes. A teoria de Clóvis é atualmente a mais aceita em razão da grande quantidade de vestígios fósseis, todavia, ela não invalida as outras teorias.

 

Dica 2: Assista esta vídeo aula da professora Elizabete Guilherme a respeito da Pré-História americana: https://www.youtube.com/watch?v=jMVl-o_vjg4

 

Exercícios:

 

1. A chegada do Homem à América é cercada de controvérsias e teorias. Nosso continente teria tido seu inicio de povoamento entre 100.000 e 10.000 a.C. Sobre o Homem na América é correto afirmarmos.

a) Hoje sabemos que os primeiros hominídeos que vieram para a América foram os Australophitecus, que vieram da África através de séculos, passando pelo Oceano Atlântico.

b) Uma das teorias mais aceitas da chegada do Homem à América é a teoria Clóvis, que diz que os primeiros grupamentos humanos teriam chegado à América pelo Estreito de Bering, entre o final do período Paleolítico e início do Neolítico.

c) Esta comprovado pelo fóssil humano encontrado em Lagoa Santa, Minas Gerais, a "Luzia", que os humanos americanos não são descendentes de outros continentes, mas sim, teriam tido sua própria linha evolutiva na América.

d) É impossível o ser humano ter chegado às Américas por outra via que não o estreito de Bering, devendo algumas teorias que pregam sua vinda pelo Oceano Atlântico ou Pacífico serem ignoradas.

e) Os primeiros hominídeos que vieram para nosso continente teriam vindo em busca de novas áreas agricultáveis, devido à escassez de terras no "Velho Mundo" quando da criação da propriedade privada.

 

Resposta: B

 

2. (Enem 2007)

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A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa

 

a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.

b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.

c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.

d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.

e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

 

Resposta: C

Bruno História
Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter.

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