quinta-feira, 7 de abril de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Locuções adjetivas – Gramática Enem

Posted: 06 Apr 2016 05:57 PM PDT

Gramática Enem: Você já sabe que adjetivo é a classe gramatical que serve para caracterizar, qualificar o substantivo, certo? Já a locução é a união de duas ou mais palavras em uma mesma "expressão" que possui valor semântico próprio, comportando-se como uma palavra só e exercendo a função de um único termo. Ficou complicado? Que nada! Vem com a gente apender mais sobre Gramática para o Enem!

 

Dica 1: Não lembra o que são adjetivos? Não esquenta! Veja este post com dicas da professora Gisele Garcez e arrebente em gramática no Enem! http://blogdoenem.com.br/adjetivos-gramatica-enem/

 

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Agora que você já sabe o que são os adjetivos e as locuções separadamente, fica fácil de entender o que é uma locução adjetiva, não é mesmo? Locução adjetiva é uma expressão formada por duas ou mais palavras, com valor de adjetivo.
Vejamos alguns exemplos de locuções, com seus adjetivos correspondentes:

  • amor de mãe = amor materno
  • comportamento de criança = comportamento infantil
  • objetos de decoração = objetos decorativos
  • plano de governo = plano governamental

A maioria das locuções adjetivas é formada por PREPOSIÇÃO + SUBSTANTIVO, como nos exemplos acima.

Pode também ser formada por PREPOSIÇÃO + ADVÉRBIO, como nos exemplos abaixo:

  • cardápio de hoje = cardápio hodierno
  • pneus de trás = pneus traseiros

Há ainda locuções adjetivas que correspondem a adjetivos eruditos, vejamos os exemplos:

  • de abelha = apícola
  • de abóbora  =  cucurbitáceo
  • de fábrica = fabril
  • de abutre  =   vulturino
  • de açúcar =  sacarino
  • e águia   =  aquilino
  • de aluno   =  discente
  • de fera = beluíno, feroz, ferino
  • da chuva = pluvial
  • do lago = lacustre

As locuções adjetivas, evidentemente, possuem também a função de enriquecer o léxico do discurso, fazendo com que o texto se torne mais dinâmico, mais objetivo, mais poético… dependendo do uso que se faz das mesmas.

Fique ligado(a): as locuções adjetivas não são formadas por verbos, pois neste caso seriam orações.

Atenção mais uma vez: Nem sempre o significado da locução adjetiva corresponde ao significado do adjetivo a que ela se refere. por exemplo: "Os pensamentos de Fernando eram infantis." Neste caso, o adjetivo infantis não quer dizer que são pensamentos "da infância", mas que são pensamentos imaturos, ou "sem maturidade".

Veja, abaixo, outros exemplos de locução adjetiva:

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Para "clarear" ainda mais estas dicas, assista a videoaula da professora Keyse Carvalho:
https://www.youtube.com/watch?v=ic_OhTHWNwQ

 

Ficou muito mais fácil, não é mesmo? Por isso, tenho certeza que você conseguirá gabaritar todos os exercícios a seguir, testando seus conhecimentos sobre as locuções adjetivas.

 

Exercícios de fixação:

 

1- (UPM) Aponte a alternativa incorreta quanto à correspondência entre a locução adjetiva e o adjetivo:

 

a) glacial (de gelo); ósseo (de osso)

b) fraternal (de irmão); argênteo (de prata)

c) farináceo (de farinha); pétreo (de pedra)

d) viperino (de vespa); ocular (de olho)

e) ebúrneo (de marfim); insípida (sem sabor)

 

2- Estabeleça a correspondência adequada, levando em consideração os adjetivos destacados na primeira coluna e as locuções adjetivas, expressas na segunda:

 

(A) " A chuva, em gotas glaciais,
Chora monotonamente" (Manuel Bandeira)

(B) "(…) a criancinha é um boneca de olhos cerúleos, mas já careca, que atende pelo nome de Rosinha(…)" (Paulo Mendes Campos)

(C) "No céu plúmbeo
a Lua baça
Paira(…)" (Manuel Bandeira)

(D) "Não havia uma flor nas roseiras desertas,
e esse riso estival dos púrpuros  gerânios(…)" (Manuel Bandeira)

 

( ) de verão
( ) da cor do céu
( ) de gelo
( ) de chumbo

 

3- (TFF)

Os acordos ———– dispensam interpretações de natureza —————-.

 

a) lusos-brasileiros – filosófico-científica
b) lusos-brasileiros – filosófica-científicas
c)  luso-brasileiros – filosófico-científica
d)  lusos-brasileiros – filosófica-científica
e)  luso-brasileiros – filosófica-científicas

 

4- Faça como no modelo:

a) Dores no estômago – dores estomacais
b) Instinto de irmão –
c) Campo da audição –
d) Olhar de gato –
e) Armamentos de guerra –
f) Faixa de idade –
g) Toque de mestre –
h) Protetor de orelha –
i) Grupo de professores –
j) Doença no pulmão –
k) Carências de proteína –

 

Gabarito:

 

1: D

 

2: D; B; A; C

 

3: C

 

4:

b – instinto fraternal
c – campo auditivo
d – olhar felino
e – armamentos bélicos
f – faixa etária
g – toque magistral
h – protetor auricular
i – grupo de docentes
j – doença pulmonar
k – carências proteicas

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook: https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

 

 

 

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Barroco em Portugal – Literatura Enem

Posted: 06 Apr 2016 04:37 PM PDT

Literatura Enem: O Barroco é um termo que indica, genericamente, as várias manifestações artísticas que foram importantes e, dessa maneira, marcaram o século XVII e o começo do século XVIII.

Em Portugal, o Barroco iniciou-se em 1580, com a unificação da Península Ibérica, o que fez com que grande influência de origem espanhola repercutisse, em suas mais variadas formas. Por conta disso, "Escola Espanhola" também foi um nome dado ao Barroco lusitano, que se estenderá até 1756, ano em que se funda a Arcádia Lusitana. O movimento árcade ganhará força sustentado pela ideologia iluminista, dando fins aos valores defendidos pelo Barroco.

Uma das características mais significativas dessa época é o intento de unir valores medievais, revitalizados pela Contrarreforma, aos valores da cultura greco-latina, trazidos pelo movimento renascentista.

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Crucifixão de São Pedro. (1600-02) Caravaggio (Fonte: wikipédia) Conflito Barroco na pintura: pode-se perceber o conflito através do tratamento dado ao tema. O jogo de claro e escuro, contraste das linhas que se opõem, a brutalidade e a inocência, o humano e o divino.

 

O homem retratado pelo barroco é um ser angustiado, dividido entre santos católicos e santos pagãos, entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão. Os textos literários refletem esses dois pontos, um tanto rebuscados, extravagantes, valorizando os detalhes, em um interrupto jogo de contrastes. Assim sendo, é nesse momento que entra o jogo de palavras e figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, alegoria, inversões).

Há dois estilos que se nota no Barroco literário: o Cultismo, aquele que tem sua linguagem rebuscada, culta e extravagante, junto da valorização do pormenor através de um jogo de palavras, influenciado fortemente pelo poeta espanhol Luís de Góngora, e o Conceptismo, que fazia alusão ao uso de expressões indecisas, de conclusões paradoxais e frases ambíguas.

Nesse sentido, ao mesmo tempo em que o Barroco possuía um embasamento racional (renascentista), reproduzia, também, filosofias cristãs (medievais). Isso deu sob a influência por fatos que mudaram a concepção de mundo dos homens: a fundação Companhia de Jesus (1540), o Concílio de Trento (1545) e a Contrarreforma.

O maior nome da época é o do Padre Antônio Vieira, grande orador e epistológrafo português, que participa tanto da história da literatura portuguesa quanto da literatura brasileira. Seus sermões mais populares são:

 

Sermão da Sexágésima (1655): Ecce exiit qui seminat, seminare. Diz Cristo que “saiu o pregador evangélico a semear” a palavra divina. Bem parece este texto dos livros de Deus ão só faz menção do semear, mas também faz caso do sair: Exiit, porque no dia da messe hão-nos de medir a semeadura e hão-nos de contar os passos. (…) Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair, são os que se contentam com pregar na Pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura e hão-lhes de contar os passos. Ah Dia do Juízo! Ah pregadores! Os de cá, achar-vos-eis com mais paço; os de lá, com mais passos: Exiit seminare. (…) Ora, suposto que a conversão das almas por meio da pregação depende destes três concursos: de Deus, do pregador e do ouvinte, por qual deles devemos entender a falta? Por parte do ouvinte, ou por parte do pregador, ou por parte de Deus? (…)

 

Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda (1640): Se acaso for assim — o que vós não permitais — e está determinado em vosso secreto juízo, que entrem os hereges na Bahia, o que só vos represento humildemente, e muito deveras, é que, antes da execução da sentença, repareis bem, Senhor, no que vos pode suceder depois, e que o consulteis com vosso coração enquanto é tempo, porque melhor será arrepender agora, que quando o mal passado não tenha remédio. Bem estais na intenção e alusão com que digo isto, e na razão, fundada em vós mesmo, que tenho para o dizer. Também antes do dilúvio estáveis vós mui colérico e irado contra os homens, e por mais que Noé orava em todos aqueles cem anos, nunca houve remédio para que se aplacasse vossa ira. Romperam-se enfim as cataratas do céu, cresceu o mar até os cumes dos montes, alagou-se o mundo todo: já estaria satisfeita vossa justiça, senão quando ao terceiro dia começaram a boiar os corpos mortos, e a surgir e aparecer em multidão infinita aquelas figuras pálidas, e então se representou sobre as ondas a mais triste e funesta tragédia que nunca viram os anjos, que homens que a vissem, não os havia.

 

Agora, olha só, que legal o vídeo do professor Bira, do canal Aula De, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=N6jXwPXGTeM

 

Vamos colocar todo esse conteúdo em prática? Não deixe de ler e responder, atentamente, algumas questões que separei pra você, estudante!

 

Exercícios

 

1 – (UFSM 2007) 

Leia o trecho a seguir.

Por isto são maus ouvintes os de entendimentos agudos. Mas os de vontades endurecidas ainda são piores, porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quando as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra. Oh! Deus nos livre de vontades endurecidas, que ainda são piores que as pedras.

(Sermão da Sexagésima, de Pe. Antônio Vieira.)

Pelo trecho reproduzido, pode-se concluir que o Sermão da Sexagésima trata da

 

a) problemática da pregação religiosa, considerando as figuras dos pregadores e dos fiéis.

b) necessidade do engajamento dos fiéis nas batalhas contra os holandeses.

c) perseguição sofrida pelo pregador em função do apoio que emprestava a índios e negros.

d) exortação que o pregador fazia em favor de seu projeto de criar a Campanha das Índias Ocidentais.

e) condenação aos governantes locais que desobedeciam aos princípios do mercantilismo seiscentista.

 

2 – (UFPB-PSS) "Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome; os senhores nadando em ouro e prata, os escravos carregados de ferros; os senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os como deuses; os senhores em pé apontando para o açoite, como estátuas da soberba e da tirania, os escravos prostrados com as mãos atadas atrás como imagens vilíssimas da servidão e espetáculos da extrema miséria." (VIEIRA, Pe. Antônio. Sermão vigésimo sétimo. In: AMORA, Antônio Soares, org. Sermões, 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1981, p. 58.)

 

No texto, verificam-se os seguintes traços do barroco:

 

I – A presença de um grande número de antíteses.

II – A predominância dos aspectos denotativos da linguagem.

III – A utilização do recurso da hipérbole para melhor traduzir o sofrimento dos escravos.

IV – O envolvimento político do jesuíta.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

 

a) I e II.

b) III e IV.

c) II e III.

d) I e IV.

e) I e III.

 

Gabarito

 

1 – A

2 – D

Analice Literatura
O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular e colaboradora do Blog do Enem. Facebook.

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ADVÉRBIOS INTERROGATIVOS OU WH-WORDS – Inglês Enem

Posted: 06 Apr 2016 04:03 PM PDT

Inglês Enem: Em inglês, quando fazemos as perguntas, temos que colocar o verbo antes do sujeito.

Veja no exemplo a seguir:

Is Isabel a teacher?

"Is" é o verbo e significa "é".

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Quando se trata de qualquer outra forma verbal, sem ser o verbo TO BE, usamos o auxiliar ou o verbo modal antes do sujeito para fazermos uma pergunta:

 

Do you live in Florianopolis?

Would you like some water?

Can I go out this evening?

Will you give me the answers?

Did you go out last night?

 

Usamos também os advérbios interrogativos, ou WH-words para fazermos perguntas. Os mais comuns são:

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Exemplos:

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Não podemos esquecer a ordem das palavras na oração. Perguntas feitas com os advérbios interrogativos seguem sempre essa ordem:

 

Advérbio interrogativo + auxiliar ou verbo to be + sujeito + complemento.

 

Veja os exemplos:

Why do you study English? → adverbio interrogativo + auxiliar do + sujeito + verbo + complemento.

How old are you? à advérbio interrogativo + verbo TO BE are + sujeito

 

Para finalizar sua revisão, assista a esta videoaula do professor Wiliam Rossi, https://www.youtube.com/watch?v=24vALAyd214  e turbine os seus conhecimentos!!!

Agora vamos praticar para ver se você entendeu tudo! A seguir, algumas questões de vestibulares sobre WH-words:

 

Questão 1- (PUC – PR) Mark the only alternative for which the underscored words are the answer

He goes fishing every Friday

 

a)     How will does he go fishing ?

b)     How often does he go fishing ?

c)     Who does he go fishing ?

d)     Where does he go fishing ?

e)     Why does he go fishing ?

 

Questão 2  – (UFSC) Select the correct proposition(s) to complete the following sentence:

"_________ did they go to the Tropical Hotel ?"

 

1)     who

2)     why

4)  how

8)  when

16) what

32) where

 

Questão 3 – (FAC. DIREITO DE CURITIBA – PR) Uma das alternativas preenche corretamente os espaços em branco. Assinale-a:

 

I.______ did you stay here ? Six hours

II.______ milk do you drink a day ? 4 glasses

III.              ______ is your house ? It's six miles from here.

IV.______ glasses of water do you drink a day ? Eleven glasses

 

a)     How far – how long – how much – how often

b)     How long – how much – how far – how many

c)     How long – how many – how far – how often

d)     How often – how many – how far – how long

e)     How many – how far – how long – how much

 

GABARITO:

 

Questão 1= B

Questão 2 = 2 + 4 + 8 = 14

Questão 3 = B

 

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Veja os Métodos Científicos ‘Indutivo’ e ‘Dedutivo’ para o Enem

Posted: 06 Apr 2016 02:30 PM PDT

Você sabe o que é método científico? Não? Não se preocupe! Nós vamos te ajudar a revisar os diferentes métodos científicos para você se dar bem na prova de biologia do Enem e nos vestibulares!

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos ou, mais especificamente, as características dos seres vivos e a maneira como eles interagem entre si e com o meio. Através da Biologia podemos compreender as mudanças lentas na anatomia dos seres vivos através dos processos evolutivos.

Com a Biologia você estuda e aprende sobre o funcionamento dos organismos, a transmissão das características hereditárias e até mesmo os grandes problemas e desafios que a humanidade enfrenta atualmente: a fome, a degradação ambiental, o crescimento populacional exagerado e as pandemias (como a Aids).

Porém, para estudar tudo isso não podemos nos tornar cientistas errantes, como dos filmes e desenhos animados, que simplesmente "descobrem" uma série de novidades. Há que se ter método, descrição e organização classificatória para que o conhecimento adquirido tenha validade científica.

Por isso, querido(a) candidato(a), é importante que você conheça os procedimentos dos diferentes métodos científicos para conseguir estudar a Biologia sem dificuldades. Isso te ajudará a "tirar de letra" as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares. Então, vamos revisar?

Método científico, resumidamente falando, pode ser definido como uma rotina de procedimentos para averiguar uma ideia e chegar a uma conclusão cientificamente aceita. Existem vários tipos de métodos, mas podemos classificá-los em dois grupos principalmente: métodos dedutivos e métodos indutivos.

Veja o Método Dedutivo

No método dedutivo, o indivíduo faz uma série de observações sobre determinada ocorrência e deduz uma conclusão a partir dessas observações. Neste método, o pesquisador observa generalidades para chegar a conclusões para casos particulares. Podemos exemplificar os passos do método dedutivo da seguinte maneira: "todas as aves possuem penas, as galinhas têm penas, logos elas são aves."

Você deve estar pensando "tudo bem, a conclusão está correta". Mas, veja, se observação sobre as aves fosse a seguinte: "todas as aves voam, as galinhas não voam, logo elas não são aves". Observe que a partir dessa observação generalizada chegamos a uma conclusão errônea sobre um caso em particular, pois as galinhas são aves, apesar de não voarem.

Sendo assim, o método dedutivo tem caído em desuso, uma vez que a dedução de uma conclusão a partir de observações depende da interpretação de cada indivíduo.

Dica 1: Que tal revisar também taxonomia e as principais regras de nomenclatura científica? Então veja este super post com vídeo-aulas da Khan Academy e dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-taxonomia-nomenclatura/

Para continuar  esta revisão, veja esta vídeo-aula do professor Rubens Oda, do canal Descomplica, e depois veja o resumo sobre o Método Indutivo:

E aí, gostou do vídeo? Beleza! Agora, para completar os seus estudos sobre métodos científicos, veja o resumo que preparamos para você sobre o Método Indutivo.

Biologia - Métodos CientíficosO Método indutivo:

Esse método é praticamente o oposto do método dedutivo. No método indutivo várias hipóteses são testadas, observando um número razoável de casos particulares para chegar a uma conclusão generalizada.

No Método Indutivo a hipótese é testada a partir de uma série de etapas e experimentos controlados para chegar a determinada conclusão.

As principais etapas do método indutivo são: observação de um fato; formulação de um problema ou uma "pergunta" para algo que precisa ser explicado; elaboração de hipóteses ou respostas possíveis para o problema levantado; realização de experimentos para testar a hipótese ou as diferentes hipóteses; análise dos resultados seguida de conclusão a partir dos dados coletados.

Dessa maneira, segue-se um certo padrão, que valida os resultados e coleta uma série de dados que podem corroborar para comprovar as conclusões. Por tal motivo, o método indutivo é o mais utilizado atualmente.

Atenção: Para explicar suas conclusões a partir de fenômenos observados, os cientistas utilizam leis e teorias. É importante saber as principais diferenças entre esses termos, veja só:

Leis: As leis são generalizações que descrevem fenômenos regulares que se repetem sob determinadas condições. Podemos ter como exemplo as Leis de Mendel, que descrevem mecanismo de hereditariedade.

Teorias: Muitas pessoas utilizam o termo "teoria" como sinônimo para "hipótese", o que está errado – cientificamente falando. Hipótese é o termo utilizado para uma possível resposta, não necessariamente correta, para explicar determinado fenômeno. Já o termo "teoria", cientificamente falando, é utilizado para designar um conjunto de leis, conceitos e modelos para explicar variados fenômenos. Um exemplo de teoria é o conjunto de conhecimentos obtidos por Darwin para explicar a evolução.

É sempre bom salientar, querido(a) candidato(a), que as teorias e leis postuladas por diferentes cientistas não são verdades absolutas, uma vez que, com os avanços científicos e tecnológicos podem, estas teorias e leis podem novamente ser testadas e reformuladas.

Dica 2: Que tal revisar a teoria evolutiva mais aceita atualmente? Então veja este post com vídeo aulas da Khan Acedemy e do professor Paulo Jubilut: http://blogdoenem.com.br/darwin-evolucao-neodarwinismo/

Exercícios

Agora que você já conhece os principais métodos científicos, que tal testar seus conhecimentos?

1) ( BiologiaFuvest) No texto a seguir, reproduzido do livro Descobertas acidentais em ciências, de Royston M. Roberts (Campinas, Papirus, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento cientifico foram grifadas e identificadas por um numeral romano:

"Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph Von Mering e Oscar Minkowski, removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão.

(I) Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar.

(II) Açúcar na urina é um sinal comum de diabetes. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal.

(III) O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a relação entre esse órgão e o diabetes. […] Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Bating, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. MacLeod, n Universidade de Toronto. Eles extraíam a secreção do pâncreas de cães.

(IV) Quando injetaram os extratos (secreção do pâncreas) nos cães tornados diabéticos pela remoção de seu pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltou ao normal, e a urina não apresentava mais açúcar".

A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases grifadas com cada uma das etapas de construção do conhecimento cientifico é:

Biologia - Métodos Científicos

Resposta: E.

2)    Observa-se que as bananeiras inibem o crescimento de outras espécies de vegetais plantadas próximo a elas. Para verificar se essa inibição é provocada por uma substância produzida pelas bananeiras, o melhor procedimento será

a) comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extrato de bananeiras, em ambiente com a mesma intensidade luminosa.

b) comparar o crescimento das outras espécies em cultivos com e sem aplicação de extrato de bananeiras.

c) comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extratos de bananeiras, em diferentes temperaturas.

d) analisar quimicamente extratos das bananeiras e de outras espécies.

Resposta: B.

3) (Biologia – UFMG) Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pelos. Sobre essa experiência podemos afirmar:
a) A experiência obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira.
b) A experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas do método científico adequadamente.
c)  A experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.
d) O estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados.
e) A experiência não foi correta porque a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente.

Resposta: C.

Dica 3: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/

Juliana Biologia Enem - Métodos Científicos Os textos e exemplos acima sobre Métodos Científicos foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos

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