sexta-feira, 29 de abril de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Realismo – Literatura Enem

Posted: 28 Apr 2016 05:11 PM PDT

Realismo: As grandes transformações vivenciadas pela sociedade europeia resultaram em transformações significativas em sua postura, diante da realidade. Na segunda metade do século XIX, a Europa passa pela segunda fase da Revolução Industrial, do pensamento científico e das doutrinas filosóficas e sociais.

Nessa época já não havia mais espaço para as exageradas idealizações românticas, pois o que estava tomando este espaço era o pensamento dialético de Hegel, o positivismo de Augusto Comte, o socialismo científico de Marx e Engels, o evolucionismo de Darwin.

Em Portugal, no fim da década de 60, o agito em relação à política, ao meio social e à cultura, estão em evidência, em reflexo ao forte sentimento contra ao clero e antimonárquico , que pertenciam aos grandes centros portugueses, inclusive nos meios acadêmicos de Coimbra.

Fonte: lasletrasdeyaz.blogspot.com
Fonte: lasletrasdeyaz.blogspot.com

Com isso, surgiu a polêmica Questão Coimbrã (1865). Foi um momento de enfrentamento das ideias dos jovens estudantes de Coimbra, aficionado pelo o que vinha da França, Inglaterra e Alemanha ao dos velhos românticos de Lisboa. Esse acontecimento é marcado como o inicio do Realismo em Portugal.

Nos anos 70, o antigo grupo de Coimbra promove, em Lisboa, um evento de palestras, que ficou conhecida como Conferências Democráticas dos Casino Lisbonense. Lá, participou quem viria a ser um dos destaques da literatura portuguesa: Eça de Queirós.

A Escola Realista em Portugal seguiu até o ano de 1890, quando foi publicado o livro de poesias Oaristos, escrito por Eugênio de Castro.

No Brasil, acompanhando as transformações em relação à política, ao meio social e à cultura que passam pela Europa, ainda que houvesse diferenças em relação aos materiais (na Europa se vivia o capitalismo industrial e, aqui, a sociedade vivia em organização da produção agrícola e do binômio aristocracia/mão de obra escrava), também passa por mudanças nesses setores, entre 1850 e 1900, como a campanha abolicionista intensificada a partir de 1850; a Guerra do Paraguai, de 1864 a 1870, que tem como consequência o pensamento republicano; a Monarquia que estava no poder há quarenta anos, vivenciando sua decadência; a Lei Áurea, de 1888, que cria uma nova realidade aos negros, passando a pertencer a uma classe assalariada.

O Realismo tem características relacionadas ao momento histórico em que está inserido o movimento literário. Assim, dessa forma, é refletida a postura do positivismo, do socialismo e do evolucionismo. O objetivismo nega o subjetivismo romântico e nos mostra o homem como algo que está voltado para fora e dentro dele. O materialismo se contrapõe ao sentimentalismo e à metafísica, assim como o nacionalismo e o retorno ao passado histórico são esquecidos. Assim sendo, o Realismo só se preocupa com o contemporâneo, com aquilo que acontece e é vivido no presente.

Produções literárias

Em Portugal, certamente, a obra de Eça de Queirós é a melhor prosa de todo o Realismo português. Primeiramente destacam-se as obras: O crime do padre Amaro, O primo Basílio, e Os Maias.

No Brasil, Machado de Assis, romancista, contista e poeta, foi um grande autor desse período em questão. Costuma-se dividir suas obras em duas fases: a primeira, ainda apresenta características românticas e a segunda que apresenta o autor totalmente definido dentro das ideias realistas. Na dita primeira fase, escreveu os romances Ressureição, A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia. Na segunda fase, Machado escreve as obras primas Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.

Assista ao vídeo do canal Stoodi, no YouTube, sobre o Realismo:

Não deixe de colocar em prática o que foi estudado! Abaixo seguem alguns exercícios pra você saber se conseguiu entender sobre o Realismo:

Exercícios

1- (ENEM 2001)

No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo.

"Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação."

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Rio de Janeiro: Jackson, 1957.

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:

a) … o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas…

b) … era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça…

c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, …

d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos…

e) … o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.

 

2- (PUC-PR 2007)

Sobre o Realismo, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo.

b) O Realismo e o Naturalismo têm as mesmas bases, embora sejam movimentos diferentes.

c) O Realismo surgiu como consequência do cientificismo do século XIX.

d) Gustave Flaubert foi um dos precursores do Realismo. Escreveu Madame Bovary.

e) Emile Zola escreveu romances de tese e influenciou escritores brasileiros.

 

Gabarito

1- A

2- A

O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular de ensino de Florianópolis e colaboradora do Blog do Enem. Facebook: http://www.facebook.com/analice.andrade

 

O post Realismo – Literatura Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

UFRJ – Notas de Corte Sisu 2016 na Federal do Rio de Janeiro

Posted: 28 Apr 2016 04:43 PM PDT

Não tem moleza para entrar na UFRJ. As Notas de Corte estão sempre entre as mais altas do país. Só entra 'cabeção' na Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Ninguém conseguiu entrar na 1ª Chamada com menos de 600 pontos no Enem. Medicina foi a 824 pontos. Veja a lista das Notas de Corte Sisu 2016 em todos os cursos.  ufrj 2016 

Os quatro cursos de graduação que foram os campeões nas disputas das Notas de Corte Sisu 2016 na UFRJ surpreenderam com indicadores muito altos, todos eles com mais de oitocentos pontos pelo Enem: Medicina (no Rio de Janeiro e em Macaé), Engenharia Química, e Ciências Econômicas.

O primeiro lugar geral foi para os candidatos ao curso de graduação em Medicina, no campus do Rio de Janeiro, com incríveis 824,74 pontos. Em seguida, a disputa do curso de graduação em Engenharia Química, também no Rio de Janeiro, com 811,94 pontos.

O terceiro e o quarto cursos com as mais altas notas de corte Sisu 2016 na UFRJ foram Ciências Econômicas, com 807,30 pontos, e o curso de graduação em Medicina, no campus de Macaé, no interior do Estado, com 804,57 pontos.  A quinta maior nota foi para o curso de graduação de Engenharia de Produção, com 797,11 pontos, no Rio de Janeiro.

Se você quer entrar na UFRJ, veja na lista completa logo abaixo que mesmo em cursos com menor número de candidatos por vagas, como nas carreiras de formação de professores, as Notas de Corte também são muito altas.

Curso Enem Gratuito

Aumente as suas chances na disputa das vagas estudando com as Aulas, Exercícios e Simulados Online do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e os fundamentos da Redação foram analisadas e transformadas em tópicos para você estudar.  Acesse o Curso Enem Gratuito.

curso enem gratuito blue fino
Aulas, Dicas, Exercícios e Simulados gratuitos. Veja.

Notas de Corte mais baixas na UFRJ

Os cursos de graduação com as menores notas de corte no Sisu 2016 na UFRJ foram:  Estatística, com 600,38 pontos; Ciências da Matemática e da Terra, com 614,41 pontos; Meteorologia,  com 615,15 pontos; E, o curso de graduação em Química, com 621,13 pontos.

Tabela Completa das Notas de Corte Sisu 2016 na UFRJ

Notas de Corte Sisu 2016 na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Câmpus Curso Turno Disputa – Janeiro Notas
Macaé Engenharia Int. Cota racial, renda livre 662,31
Macaé Engenharia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 644,39
Macaé Engenharia Int. Escola Pública, renda livre 684,77
Macaé Engenharia Int. Ampla Concorrência 717,28
Macaé Engenharia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 649,2
Macaé Ciências Biológicas Int. Cota racial, renda livre 674,1
Macaé Ciências Biológicas Int. Escola Pública, renda livre 648,1
Macaé Ciências Biológicas Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 667,55
Macaé Ciências Biológicas Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 689,89
Macaé Ciências Biológicas Int. Escola Pública, renda livre 665,36
Macaé Ciências Biológicas Int. Cota racial, renda livre 634,66
Macaé Ciências Biológicas Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 662,98
Macaé Ciências Biológicas Int. Ampla Concorrência 727,11
Macaé Ciências Biológicas Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 643,46
Macaé Ciências Biológicas Int. Ampla Concorrência 707,91
Macaé Enfermagem e Obstetrícia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 680,49
Macaé Enfermagem e Obstetrícia Int. Cota racial, renda livre 692,39
Macaé Enfermagem e Obstetrícia Int. Escola Pública, renda livre 672,81
Macaé Enfermagem e Obstetrícia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 670,71
Macaé Enfermagem e Obstetrícia Int. Ampla Concorrência 735,83
Macaé Farmácia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 638,21
Macaé Farmácia Int. Ampla Concorrência 700,07
Macaé Farmácia Int. Cota racial, renda livre 650,6
Macaé Farmácia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 646,54
Macaé Farmácia Int. Escola Pública, renda livre 667,45
Macaé Medicina Int. Cota racial, renda livre 763,12
Macaé Medicina Int. Escola Pública, renda livre 781,5
Macaé Medicina Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 754,96
Macaé Medicina Int. Ampla Concorrência 804,57
Macaé Medicina Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 764,51
Macaé Nutrição Int. Cota racial, renda livre 670,13
Macaé Nutrição Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 667,6
Macaé Nutrição Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 652,74
Macaé Nutrição Int. Escola Pública, renda livre 699,84
Macaé Nutrição Int. Ampla Concorrência 735,75
Macaé Química Int. Cota racial, renda livre 638,85
Macaé Química Int. Escola Pública, renda livre 674,07
Macaé Química Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 639,88
Macaé Química Int. Ampla Concorrência 683,3
Macaé Química Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 619,26
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Int. Ampla Concorrência 761,98
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Int. Escola Pública, renda livre 746,46
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 649,28
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 692,16
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Int. Cota racial, renda livre 697,73
Rio de Janeiro Letras – Português – Árabe Int. Cota racial, renda livre 643,7
Rio de Janeiro Letras – Português – Árabe Int. Escola Pública, renda livre 660,03
Rio de Janeiro Letras – Português – Árabe Int. Ampla Concorrência 691,3
Rio de Janeiro Letras – Português – Árabe Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 629,42
Rio de Janeiro Letras – Português – Árabe Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 631,06
Rio de Janeiro Letras – Português – Espanhol Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 647,03
Rio de Janeiro Letras – Português – Espanhol Int. Ampla Concorrência 709,21
Rio de Janeiro Letras – Português – Espanhol Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 663,21
Rio de Janeiro Letras – Português – Espanhol Int. Escola Pública, renda livre 685,64
Rio de Janeiro Letras – Português – Espanhol Int. Cota racial, renda livre 680,12
Rio de Janeiro Letras – Português – Francês Int. Escola Pública, renda livre 704,71
Rio de Janeiro Letras – Português – Francês Int. Ampla Concorrência 725,13
Rio de Janeiro Letras – Português – Francês Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 647,73
Rio de Janeiro Letras – Português – Francês Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 664,96
Rio de Janeiro Letras – Português – Francês Int. Cota racial, renda livre 669,38
Rio de Janeiro Letras – Português – Grego Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 641,51
Rio de Janeiro Letras – Português – Grego Int. Ampla Concorrência 693,26
Rio de Janeiro Letras – Português – Grego Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 663,87
Rio de Janeiro Letras – Português – Grego Int. Cota racial, renda livre 660,17
Rio de Janeiro Letras – Português – Hebraico Int. Ampla Concorrência 682,4
Rio de Janeiro Letras – Português – Hebraico Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 635,21
Rio de Janeiro Letras – Português – Hebraico Int. Escola Pública, renda livre 682,73
Rio de Janeiro Letras – Português – Hebraico Int. Cota racial, renda livre 636,6
Rio de Janeiro Letras – Português – Hebraico Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 637,18
Rio de Janeiro Letras – Português – Inglês Int. Cota racial, renda livre 684,96
Rio de Janeiro Letras – Português – Inglês Int. Ampla Concorrência 726,97
Rio de Janeiro Letras – Português – Inglês Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 669,32
Rio de Janeiro Letras – Português – Inglês Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 677,56
Rio de Janeiro Letras – Português – Inglês Int. Escola Pública, renda livre 721,92
Rio de Janeiro Letras – Português – Italiano Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 632,46
Rio de Janeiro Letras – Português – Italiano Int. Cota racial, renda livre 631,52
Rio de Janeiro Letras – Português – Italiano Int. Ampla Concorrência 702,31
Rio de Janeiro Letras – Português – Italiano Int. Escola Pública, renda livre 681,08
Rio de Janeiro Letras – Português – Italiano Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 668,61
Rio de Janeiro Letras – Português – Japonês Int. Ampla Concorrência 710,04
Rio de Janeiro Letras – Português – Japonês Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 648,22
Rio de Janeiro Letras – Português – Japonês Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 695,06
Rio de Janeiro Letras – Português – Japonês Int. Cota racial, renda livre 658,73
Rio de Janeiro Letras – Português – Japonês Int. Escola Pública, renda livre 695,19
Rio de Janeiro Letras – Português – Latim Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 644,67
Rio de Janeiro Letras – Português – Latim Int. Cota racial, renda livre 653,59
Rio de Janeiro Letras – Português – Latim Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 645,26
Rio de Janeiro Letras – Português – Latim Int. Escola Pública, renda livre 656,22
Rio de Janeiro Letras – Português – Latim Int. Ampla Concorrência 695,18
Rio de Janeiro Letras – Português – Russo Int. Ampla Concorrência 694,3
Rio de Janeiro Letras – Português – Russo Int. Cota racial, renda livre 647,39
Rio de Janeiro Letras – Português – Russo Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 659,72
Rio de Janeiro Letras – Português – Russo Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 635,42
Rio de Janeiro Letras – Português – Russo Int. Escola Pública, renda livre 663,98
Rio de Janeiro Letras – Português – Alemão Int. Cota racial, renda livre 657,78
Rio de Janeiro Letras – Português – Alemão Int. Escola Pública, renda livre 667,72
Rio de Janeiro Letras – Português – Alemão Int. Ampla Concorrência 706,44
Rio de Janeiro Letras – Português – Alemão Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 668,59
Rio de Janeiro Letras – Português – Alemão Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 667,74
Rio de Janeiro Letras – Literatura – Português Int. Escola Pública, renda livre 691,89
Rio de Janeiro Letras – Literatura – Português Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 651,19
Rio de Janeiro Letras – Literatura – Português Int. Cota racial, renda livre 663,11
Rio de Janeiro Letras – Literatura – Português Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 665,71
Rio de Janeiro Letras – Literatura – Português Int. Ampla Concorrência 719,88
Rio de Janeiro Artes Visuais – Escultura Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 651,5
Rio de Janeiro Artes Visuais – Escultura Int. Cota racial, renda livre 662,01
Rio de Janeiro Artes Visuais – Escultura Int. Escola Pública, renda livre 707,8
Rio de Janeiro Artes Visuais – Escultura Int. Ampla Concorrência 721,99
Rio de Janeiro Artes Visuais – Escultura Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 683,87
Rio de Janeiro Ciência da Computação Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 706,73
Rio de Janeiro Ciência da Computação Int. Escola Pública, renda livre 753,33
Rio de Janeiro Ciência da Computação Int. Ampla Concorrência 770,04
Rio de Janeiro Ciência da Computação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 682,83
Rio de Janeiro Ciência da Computação Int. Cota racial, renda livre 719,07
Rio de Janeiro Ciências Atuariais Int. Cota racial, renda livre 697,56
Rio de Janeiro Ciências Atuariais Int. Escola Pública, renda livre 738,38
Rio de Janeiro Ciências Atuariais Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 667,19
Rio de Janeiro Ciências Atuariais Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 639,35
Rio de Janeiro Ciências Atuariais Int. Ampla Concorrência 760,89
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Int. Escola Pública, renda livre 711,57
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Int. Cota racial, renda livre 688,47
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 668,47
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 649,08
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Int. Ampla Concorrência 730,55
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 653,05
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 630,26
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Not. Escola Pública, renda livre 687,16
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Not. Ampla Concorrência 710,91
Rio de Janeiro Ciências Biológicas Not. Cota racial, renda livre 665,47
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Biofísica Int. Escola Pública, renda livre 711,25
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Biofísica Int. Ampla Concorrência 728,13
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Biofísica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 670,57
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Biofísica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 641,89
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Biofísica Int. Cota racial, renda livre 654,51
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Microciências e Imunologia Int. Cota racial, renda livre 681,07
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Microciências e Imunologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 660,48
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Microciências e Imunologia Int. Escola Pública, renda livre 710,14
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Microciências e Imunologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 685,96
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Microciências e Imunologia Int. Ampla Concorrência 735,76
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Modalidade Médica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 680,57
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Modalidade Médica Int. Ampla Concorrência 757,94
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Modalidade Médica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 709,34
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Modalidade Médica Int. Escola Pública, renda livre 746,08
Rio de Janeiro Ciências Biológicas: Modalidade Médica Int. Cota racial, renda livre 712,71
Rio de Janeiro Ciências e Matemáticas e da Terra Int. Escola Pública, renda livre 660,72
Rio de Janeiro Ciências e Matemáticas e da Terra Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 626,26
Rio de Janeiro Ciências e Matemáticas e da Terra Int. Cota racial, renda livre 622,28
Rio de Janeiro Ciências e Matemáticas e da Terra Int. Ampla Concorrência 680,37
Rio de Janeiro Ciências e Matemáticas e da Terra Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 614,41
Rio de Janeiro Conservação e Restauração Int. Ampla Concorrência 723,88
Rio de Janeiro Conservação e Restauração Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 660,13
Rio de Janeiro Conservação e Restauração Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 667,11
Rio de Janeiro Conservação e Restauração Int. Escola Pública, renda livre 720,02
Rio de Janeiro Conservação e Restauração Int. Cota racial, renda livre 677,71
Rio de Janeiro Dança Not. Ampla Concorrência 706,2
Rio de Janeiro Dança Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 669,29
Rio de Janeiro Dança Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 649,53
Rio de Janeiro Dança Not. Cota racial, renda livre 661,11
Rio de Janeiro Dança Not. Escola Pública, renda livre 688,83
Rio de Janeiro Defesa e Gestão Estratégica Internacional Not. Escola Pública, renda livre 716,54
Rio de Janeiro Defesa e Gestão Estratégica Internacional Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 683,03
Rio de Janeiro Defesa e Gestão Estratégica Internacional Not. Ampla Concorrência 727,29
Rio de Janeiro Defesa e Gestão Estratégica Internacional Not. Cota racial, renda livre 674,59
Rio de Janeiro Defesa e Gestão Estratégica Internacional Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 655,53
Rio de Janeiro Desenho Int. Escola Pública, renda livre 782,81
Rio de Janeiro Desenho Int. Ampla Concorrência 710,54
Rio de Janeiro Desenho Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 657,6
Rio de Janeiro Desenho Int. Cota racial, renda livre 688,57
Rio de Janeiro Desenho Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 631,79
Rio de Janeiro Artes Plásticas Int. Escola Pública, renda livre 711,06
Rio de Janeiro Artes Plásticas Int. Ampla Concorrência 719,03
Rio de Janeiro Artes Plásticas Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 674,12
Rio de Janeiro Artes Plásticas Int. Cota racial, renda livre 671,24
Rio de Janeiro Artes Plásticas Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 645,84
Rio de Janeiro Educação Física Int. Escola Pública, renda livre 656,5
Rio de Janeiro Educação Física Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 669,36
Rio de Janeiro Educação Física Int. Escola Pública, renda livre 696,99
Rio de Janeiro Educação Física Int. Cota racial, renda livre 668,51
Rio de Janeiro Educação Física Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 641,83
Rio de Janeiro Educação Física Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 643,48
Rio de Janeiro Educação Física Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 637,87
Rio de Janeiro Educação Física Int. Cota racial, renda livre 641,46
Rio de Janeiro Educação Física Int. Ampla Concorrência 680,24
Rio de Janeiro Educação Física Int. Ampla Concorrência 709,76
Rio de Janeiro Educação Física Not. Cota racial, renda livre 666,79
Rio de Janeiro Educação Física Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 655,59
Rio de Janeiro Educação Física Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 661,1
Rio de Janeiro Educação Física Not. Escola Pública, renda livre 680,61
Rio de Janeiro Educação Física Not. Ampla Concorrência 696
Rio de Janeiro Enfermagem e Obstetrícia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 698,33
Rio de Janeiro Enfermagem e Obstetrícia Int. Ampla Concorrência 745,24
Rio de Janeiro Enfermagem e Obstetrícia Int. Escola Pública, renda livre 721,76
Rio de Janeiro Enfermagem e Obstetrícia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 692,96
Rio de Janeiro Enfermagem e Obstetrícia Int. Cota racial, renda livre 693,36
Rio de Janeiro Engenharia Ambiental Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 685,99
Rio de Janeiro Engenharia Ambiental Int. Ampla Concorrência 752,11
Rio de Janeiro Engenharia Ambiental Int. Cota racial, renda livre 698,97
Rio de Janeiro Engenharia Ambiental Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 668,29
Rio de Janeiro Engenharia Ambiental Int. Escola Pública, renda livre 720,31
Rio de Janeiro Engenharia (básico) Int. Ampla Concorrência 770,8
Rio de Janeiro Engenharia (básico) Int. Escola Pública, renda livre 739,15
Rio de Janeiro Engenharia (básico) Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 689,79
Rio de Janeiro Engenharia (básico) Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 662,81
Rio de Janeiro Engenharia (básico) Int. Cota racial, renda livre 715,96
Rio de Janeiro Engenharia Civil Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 733,23
Rio de Janeiro Engenharia Civil Int. Escola Pública, renda livre 768,91
Rio de Janeiro Engenharia Civil Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 712,81
Rio de Janeiro Engenharia Civil Int. Cota racial, renda livre 733,32
Rio de Janeiro Engenharia Civil Int. Ampla Concorrência 786,65
Rio de Janeiro Engenharia de Alimentos Int. Cota racial, renda livre 680,45
Rio de Janeiro Engenharia de Alimentos Int. Ampla Concorrência 763,91
Rio de Janeiro Engenharia de Alimentos Int. Escola Pública, renda livre 740,27
Rio de Janeiro Engenharia de Alimentos Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 659,63
Rio de Janeiro Engenharia de Alimentos Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 673,67
Rio de Janeiro Engenharia de Bioprocessos Int. Cota racial, renda livre 716,38
Rio de Janeiro Engenharia de Bioprocessos Int. Ampla Concorrência 770,22
Rio de Janeiro Engenharia de Bioprocessos Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 681,23
Rio de Janeiro Engenharia de Bioprocessos Int. Escola Pública, renda livre 726,53
Rio de Janeiro Engenharia de Bioprocessos Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 732,28
Rio de Janeiro Engenharia de Computação E INFORMAÇÃO Int. Cota racial, renda livre 697,73
Rio de Janeiro Engenharia de Computação E INFORMAÇÃO Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 699,05
Rio de Janeiro Engenharia de Computação E INFORMAÇÃO Int. Ampla Concorrência 783,51
Rio de Janeiro Engenharia de Computação E INFORMAÇÃO Int. Escola Pública, renda livre 775,81
Rio de Janeiro Engenharia de Computação E INFORMAÇÃO Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 665,28
Rio de Janeiro Eng. de Controle e Automação Int. Escola Pública, renda livre 736,28
Rio de Janeiro Eng. de Controle e Automação Int. Ampla Concorrência 767,97
Rio de Janeiro Eng. de Controle e Automação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 664,84
Rio de Janeiro Eng. de Controle e Automação Int. Cota racial, renda livre 708,27
Rio de Janeiro Eng. de Controle e Automação Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 698,19
Rio de Janeiro Engenharia de Materiais Int. Ampla Concorrência 750,13
Rio de Janeiro Engenharia de Materiais Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 654,01
Rio de Janeiro Engenharia de Materiais Int. Cota racial, renda livre 672,6
Rio de Janeiro Engenharia de Materiais Int. Escola Pública, renda livre 730,81
Rio de Janeiro Engenharia de Materiais Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 680,52
Rio de Janeiro Engenharia de Petróleo Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 692,39
Rio de Janeiro Engenharia de Petróleo Int. Ampla Concorrência 754,53
Rio de Janeiro Engenharia de Petróleo Int. Cota racial, renda livre 682,43
Rio de Janeiro Engenharia de Petróleo Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 686,87
Rio de Janeiro Engenharia de Petróleo Int. Escola Pública, renda livre 728,44
Rio de Janeiro Engenharia de Produção Int. Ampla Concorrência 797,11
Rio de Janeiro Engenharia de Produção Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 703,95
Rio de Janeiro Engenharia de Produção Int. Cota racial, renda livre 737,16
Rio de Janeiro Engenharia de Produção Int. Escola Pública, renda livre 762,96
Rio de Janeiro Engenharia de Produção Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 713,97
Rio de Janeiro Engenharia Elétrica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 711,43
Rio de Janeiro Engenharia Elétrica Int. Cota racial, renda livre 714,6
Rio de Janeiro Engenharia Elétrica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 685,28
Rio de Janeiro Engenharia Elétrica Int. Ampla Concorrência 778,87
Rio de Janeiro Engenharia Elétrica Int. Escola Pública, renda livre 749,15
Rio de Janeiro Engenharia Eletrônica e de Computação Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 706,77
Rio de Janeiro Engenharia Eletrônica e de Computação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 664,88
Rio de Janeiro Engenharia Eletrônica e de Computação Int. Ampla Concorrência 767,09
Rio de Janeiro Engenharia Eletrônica e de Computação Int. Cota racial, renda livre 700,04
Rio de Janeiro Engenharia Eletrônica e de Computação Int. Escola Pública, renda livre 766,59
Rio de Janeiro Engenharia Mecânica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 714,17
Rio de Janeiro Engenharia Mecânica Int. Cota racial, renda livre 730,53
Rio de Janeiro Engenharia Mecânica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 700,59
Rio de Janeiro Engenharia Mecânica Int. Escola Pública, renda livre 765,56
Rio de Janeiro Engenharia Mecânica Int. Ampla Concorrência 795,44
Rio de Janeiro Engenharia Metalúrgica Int. Escola Pública, renda livre 720,76
Rio de Janeiro Engenharia Metalúrgica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 673,28
Rio de Janeiro Engenharia Metalúrgica Int. Ampla Concorrência 744,61
Rio de Janeiro Engenharia Metalúrgica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 655,12
Rio de Janeiro Engenharia Metalúrgica Int. Cota racial, renda livre 671,88
Rio de Janeiro Engenharia Naval e Oceânica Int. Ampla Concorrência 775,65
Rio de Janeiro Engenharia Naval e Oceânica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 706,79
Rio de Janeiro Engenharia Naval e Oceânica Int. Cota racial, renda livre 706,32
Rio de Janeiro Engenharia Naval e Oceânica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 665,05
Rio de Janeiro Engenharia Naval e Oceânica Int. Escola Pública, renda livre 740
Rio de Janeiro Engenharia Nuclear Int. Escola Pública, renda livre 743,31
Rio de Janeiro Engenharia Nuclear Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 682,8
Rio de Janeiro Engenharia Nuclear Int. Cota racial, renda livre 710,89
Rio de Janeiro Engenharia Nuclear Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 708,05
Rio de Janeiro Engenharia Nuclear Int. Ampla Concorrência 773,6
Rio de Janeiro Engenharia Química Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 704,37
Rio de Janeiro Engenharia Química Int. Cota racial, renda livre 748,72
Rio de Janeiro Engenharia Química Int. Escola Pública, renda livre 792,58
Rio de Janeiro Engenharia Química Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 741,28
Rio de Janeiro Engenharia Química Int. Ampla Concorrência 811,94
Rio de Janeiro Engenharia Química Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 733,65
Rio de Janeiro Engenharia Química Not. Escola Pública, renda livre 766,91
Rio de Janeiro Engenharia Química Not. Ampla Concorrência 789,41
Rio de Janeiro Engenharia Química Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 713,52
Rio de Janeiro Engenharia Química Not. Cota racial, renda livre 746,58
Rio de Janeiro Estatística Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 626,31
Rio de Janeiro Estatística Int. Escola Pública, renda livre 600,38
Rio de Janeiro Estatística Int. Ampla Concorrência 734,06
Rio de Janeiro Estatística Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 776,84
Rio de Janeiro Estatística Int. Cota racial, renda livre 684,09
Rio de Janeiro Farmácia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 658,18
Rio de Janeiro Farmácia Int. Ampla Concorrência 725,2
Rio de Janeiro Farmácia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 659,9
Rio de Janeiro Farmácia Int. Cota racial, renda livre 667,4
Rio de Janeiro Farmácia Int. Escola Pública, renda livre 709,06
Rio de Janeiro Farmácia Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 640,04
Rio de Janeiro Farmácia Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 659,41
Rio de Janeiro Farmácia Not. Ampla Concorrência 705,66
Rio de Janeiro Farmácia Not. Cota racial, renda livre 660,42
Rio de Janeiro Farmácia Not. Escola Pública, renda livre 683,2
Rio de Janeiro Física Int. Cota racial, renda livre 708,86
Rio de Janeiro Física Int. Escola Pública, renda livre 750,27
Rio de Janeiro Física Int. Ampla Concorrência 769,82
Rio de Janeiro Física Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 659,53
Rio de Janeiro Física Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 705,02
Rio de Janeiro Física Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 650,56
Rio de Janeiro Física Not. Ampla Concorrência 721,19
Rio de Janeiro Física Not. Escola Pública, renda livre 714,42
Rio de Janeiro Física Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 692,93
Rio de Janeiro Física Not. Cota racial, renda livre 663,93
Rio de Janeiro Física Médica Int. Ampla Concorrência 767,56
Rio de Janeiro Física Médica Int. Cota racial, renda livre 684,39
Rio de Janeiro Física Médica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 653,71
Rio de Janeiro Física Médica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 688,71
Rio de Janeiro Física Médica Int. Escola Pública, renda livre 684,09
Rio de Janeiro Fisioterapia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 690,13
Rio de Janeiro Fisioterapia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 679,14
Rio de Janeiro Fisioterapia Int. Escola Pública, renda livre 696,59
Rio de Janeiro Fisioterapia Int. Ampla Concorrência 735,17
Rio de Janeiro Fisioterapia Int. Cota racial, renda livre 679,3
Rio de Janeiro Fonoaudiologia Int. Escola Pública, renda livre 676,72
Rio de Janeiro Fonoaudiologia Int. Cota racial, renda livre 663,85
Rio de Janeiro Fonoaudiologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 657,51
Rio de Janeiro Fonoaudiologia Int. Ampla Concorrência 704,9
Rio de Janeiro Fonoaudiologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 657,86
Rio de Janeiro Gastronomia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 695,23
Rio de Janeiro Gastronomia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 671,8
Rio de Janeiro Gastronomia Int. Escola Pública, renda livre 751,17
Rio de Janeiro Gastronomia Int. Ampla Concorrência 762,9
Rio de Janeiro Gastronomia Int. Cota racial, renda livre 691,71
Rio de Janeiro Geografia Int. Ampla Concorrência 734,9
Rio de Janeiro Geografia Int. Escola Pública, renda livre 709,6
Rio de Janeiro Geografia Int. Cota racial, renda livre 712,06
Rio de Janeiro Geografia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 691,33
Rio de Janeiro Geografia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 658,18
Rio de Janeiro Geologia Int. Cota racial, renda livre 700,51
Rio de Janeiro Geologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 678,77
Rio de Janeiro Geologia Int. Escola Pública, renda livre 743,22
Rio de Janeiro Geologia Int. Ampla Concorrência 750,77
Rio de Janeiro Geologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 695,36
Rio de Janeiro Gestão Pública Int. Escola Pública, renda livre 678,47
Rio de Janeiro Gestão Pública Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 651,57
Rio de Janeiro Gestão Pública Int. Ampla Concorrência 702,87
Rio de Janeiro Gestão Pública Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 642,91
Rio de Janeiro Gestão Pública Int. Cota racial, renda livre 654
Rio de Janeiro História da Arte Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 673,88
Rio de Janeiro História da Arte Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 657,21
Rio de Janeiro História da Arte Int. Cota racial, renda livre 672,49
Rio de Janeiro História da Arte Int. Ampla Concorrência 736,32
Rio de Janeiro História da Arte Int. Escola Pública, renda livre 728,59
Rio de Janeiro Letras Português e Literatura Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 670,83
Rio de Janeiro Letras Português e Literatura Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 663,63
Rio de Janeiro Letras Português e Literatura Not. Cota racial, renda livre 671,92
Rio de Janeiro Letras Português e Literatura Not. Escola Pública, renda livre 718,08
Rio de Janeiro Letras Português e Literatura Not. Ampla Concorrência 713,09
Rio de Janeiro Matemática Int. Escola Pública, renda livre 749,11
Rio de Janeiro Matemática Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 637,72
Rio de Janeiro Matemática Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 687,64
Rio de Janeiro Matemática Int. Cota racial, renda livre 687,76
Rio de Janeiro Matemática Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 651,64
Rio de Janeiro Matemática Int. Ampla Concorrência 782,96
Rio de Janeiro Matemática Int. Escola Pública, renda livre 736,45
Rio de Janeiro Matemática Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 691,17
Rio de Janeiro Matemática Int. Ampla Concorrência 743,6
Rio de Janeiro Matemática Int. Cota racial, renda livre 684,74
Rio de Janeiro Matemática Not. Cota racial, renda livre 663,53
Rio de Janeiro Matemática Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 650,97
Rio de Janeiro Matemática Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 660,77
Rio de Janeiro Matemática Not. Ampla Concorrência 715,33
Rio de Janeiro Matemática Not. Escola Pública, renda livre 700,79
Rio de Janeiro Matemática Aplicada Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 720,68
Rio de Janeiro Matemática Aplicada Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 635,48
Rio de Janeiro Matemática Aplicada Int. Escola Pública, renda livre 782,03
Rio de Janeiro Matemática Aplicada Int. Ampla Concorrência 775,71
Rio de Janeiro Matemática Aplicada Int. Cota racial, renda livre 728
Rio de Janeiro Medicina Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 766,9
Rio de Janeiro Medicina Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 778,84
Rio de Janeiro Medicina Int. Escola Pública, renda livre 801,19
Rio de Janeiro Medicina Int. Ampla Concorrência 824,74
Rio de Janeiro Medicina Int. Cota racial, renda livre 787,64
Rio de Janeiro Metereologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 631,58
Rio de Janeiro Metereologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 615,15
Rio de Janeiro Metereologia Int. Escola Pública, renda livre 672,18
Rio de Janeiro Metereologia Int. Ampla Concorrência 692,28
Rio de Janeiro Metereologia Int. Cota racial, renda livre 635,53
Rio de Janeiro Nanotecnologia Int. Ampla Concorrência 747,67
Rio de Janeiro Nanotecnologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 684,35
Rio de Janeiro Nanotecnologia Int. Escola Pública, renda livre 723,81
Rio de Janeiro Nanotecnologia Int. Cota racial, renda livre 671,08
Rio de Janeiro Nanotecnologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 655,52
Rio de Janeiro Nutrição Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 677,75
Rio de Janeiro Nutrição Int. Ampla Concorrência 759,53
Rio de Janeiro Nutrição Int. Cota racial, renda livre 699,18
Rio de Janeiro Nutrição Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 696,05
Rio de Janeiro Nutrição Int. Escola Pública, renda livre 726,09
Rio de Janeiro Odontologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 734,58
Rio de Janeiro Odontologia Int. Cota racial, renda livre 740,3
Rio de Janeiro Odontologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 763,11
Rio de Janeiro Odontologia Int. Escola Pública, renda livre 761,69
Rio de Janeiro Odontologia Int. Ampla Concorrência 793,64
Rio de Janeiro Química Int. Escola Pública, renda livre 720
Rio de Janeiro Química Int. Cota racial, renda livre 681,88
Rio de Janeiro Química Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 645,58
Rio de Janeiro Química Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 691,14
Rio de Janeiro Química Int. Ampla Concorrência 736,23
Rio de Janeiro Química Not. Cota racial, renda livre 668,45
Rio de Janeiro Química Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 621,13
Rio de Janeiro Química Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 650,2
Rio de Janeiro Química Not. Ampla Concorrência 703,89
Rio de Janeiro Química Not. Escola Pública, renda livre 673,83
Rio de Janeiro Química Industrial Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 655,6
Rio de Janeiro Química Industrial Int. Escola Pública, renda livre 741,02
Rio de Janeiro Química Industrial Int. Ampla Concorrência 761,34
Rio de Janeiro Química Industrial Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 666,35
Rio de Janeiro Química Industrial Int. Cota racial, renda livre 714,85
Rio de Janeiro Química Industrial Not. Ampla Concorrência 743,75
Rio de Janeiro Química Industrial Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 686,56
Rio de Janeiro Química Industrial Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 684,57
Rio de Janeiro Química Industrial Not. Cota racial, renda livre 704,71
Rio de Janeiro Química Industrial Not. Escola Pública, renda livre 724,09
Rio de Janeiro Relações Internacionais Not. Escola Pública, renda livre 733
Rio de Janeiro Relações Internacionais Not. Cota racial, renda livre 712,75
Rio de Janeiro Relações Internacionais Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 708,52
Rio de Janeiro Relações Internacionais Not. Ampla Concorrência 760,49
Rio de Janeiro Relações Internacionais Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 686,48
Rio de Janeiro Saúde Coletiva Int. Ampla Concorrência 693,43
Rio de Janeiro Saúde Coletiva Int. Cota racial, renda livre 641,54
Rio de Janeiro Saúde Coletiva Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 635,78
Rio de Janeiro Saúde Coletiva Int. Escola Pública, renda livre 648,08
Rio de Janeiro Saúde Coletiva Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 640,87
Rio de Janeiro Teoria da Dança Not. Ampla Concorrência 702,49
Rio de Janeiro Teoria da Dança Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 666,52
Rio de Janeiro Teoria da Dança Not. Cota racial, renda livre 644,11
Rio de Janeiro Teoria da Dança Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 634,41
Rio de Janeiro Terapia Ocupacional Int. Ampla Concorrência 702,97
Rio de Janeiro Terapia Ocupacional Int. Escola Pública, renda livre 687,68
Rio de Janeiro Terapia Ocupacional Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 662,18
Rio de Janeiro Terapia Ocupacional Int. Cota racial, renda livre 663,1
Rio de Janeiro Terapia Ocupacional Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 631,07
Rio de Janeiro Direito Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 727,98
Rio de Janeiro Direito Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 720,28
Rio de Janeiro Direito Int. Escola Pública, renda livre 765,26
Rio de Janeiro Direito Int. Cota racial, renda livre 731,62
Rio de Janeiro Direito Int. Ampla Concorrência 789,68
Rio de Janeiro Direito Not. Ampla Concorrência 780,77
Rio de Janeiro Direito Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 719,1
Rio de Janeiro Direito Not. Escola Pública, renda livre 759,58
Rio de Janeiro Direito Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 723
Rio de Janeiro Direito Not. Cota racial, renda livre 744,01
Rio de Janeiro Filosofia Int. Cota racial, renda livre 674,74
Rio de Janeiro Filosofia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 673,23
Rio de Janeiro Filosofia Int. Escola Pública, renda livre 696,62
Rio de Janeiro Filosofia Int. Ampla Concorrência 742,72
Rio de Janeiro Filosofia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 657,1
Rio de Janeiro História Int. Cota racial, renda livre 690,64
Rio de Janeiro História Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 680,17
Rio de Janeiro História Int. Escola Pública, renda livre 732,53
Rio de Janeiro História Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 709,44
Rio de Janeiro História Int. Ampla Concorrência 753,13
Rio de Janeiro História Not. Escola Pública, renda livre 728,98
Rio de Janeiro História Not. Cota racial, renda livre 686,96
Rio de Janeiro História Not. Ampla Concorrência 737,36
Rio de Janeiro História Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 678,24
Rio de Janeiro História Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 686,33
Rio de Janeiro Ciências Sociais Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 690,73
Rio de Janeiro Ciências Sociais Int. Escola Pública, renda livre 726,8
Rio de Janeiro Ciências Sociais Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 655,2
Rio de Janeiro Ciências Sociais Int. Ampla Concorrência 742,24
Rio de Janeiro Ciências Sociais Int. Cota racial, renda livre 685,46
Rio de Janeiro Ciências Sociais Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 684,53
Rio de Janeiro Ciências Sociais Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 662,47
Rio de Janeiro Ciências Sociais Not. Escola Pública, renda livre 702,28
Rio de Janeiro Ciências Sociais Not. Ampla Concorrência 730,64
Rio de Janeiro Ciências Sociais Not. Cota racial, renda livre 684,24
Rio de Janeiro Astronomia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 708,21
Rio de Janeiro Astronomia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 660,71
Rio de Janeiro Astronomia Int. Ampla Concorrência 764,7
Rio de Janeiro Astronomia Int. Escola Pública, renda livre 744,52
Rio de Janeiro Astronomia Int. Cota racial, renda livre 693,35
Rio de Janeiro Nanotecnologia Int. Ampla Concorrência 722,29
Rio de Janeiro Nanotecnologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 630,18
Rio de Janeiro Nanotecnologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 655,77
Rio de Janeiro Nanotecnologia Int. Escola Pública, renda livre 708,59
Rio de Janeiro Nanotecnologia Int. Cota racial, renda livre 661,95
Rio de Janeiro Comunicação Social Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 726,16
Rio de Janeiro Comunicação Social Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 702,12
Rio de Janeiro Comunicação Social Not. Cota racial, renda livre 714,81
Rio de Janeiro Comunicação Social Not. Escola Pública, renda livre 743,3
Rio de Janeiro Comunicação Social Not. Ampla Concorrência 762,34
Rio de Janeiro Comunicação Social Vesp. Cota racial, renda livre 720,83
Rio de Janeiro Comunicação Social Vesp. Cota racial, renda até 1,5 SM 696,46
Rio de Janeiro Comunicação Social Vesp. Escola Pública, renda livre 756,83
Rio de Janeiro Comunicação Social Vesp. Esc. Pública, renda 1,5 SM 712,04
Rio de Janeiro Comunicação Social Vesp. Ampla Concorrência 768,4
Rio de Janeiro Administração Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 674,71
Rio de Janeiro Administração Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 679
Rio de Janeiro Administração Int. Cota racial, renda livre 691,55
Rio de Janeiro Administração Int. Escola Pública, renda livre 736,62
Rio de Janeiro Administração Int. Ampla Concorrência 759,47
Rio de Janeiro Biblioteconomia e Gestão de Informação Vesp. Esc. Pública, renda 1,5 SM 659,9
Rio de Janeiro Biblioteconomia e Gestão de Informação Vesp. Cota racial, renda livre 639,7
Rio de Janeiro Biblioteconomia e Gestão de Informação Vesp. Ampla Concorrência 685,24
Rio de Janeiro Biblioteconomia e Gestão de Informação Vesp. Cota racial, renda até 1,5 SM 632,74
Rio de Janeiro Biblioteconomia e Gestão de Informação Vesp. Escola Pública, renda livre 672,46
Rio de Janeiro Ciências Contábeis Int. Escola Pública, renda livre 711,56
Rio de Janeiro Ciências Contábeis Int. Ampla Concorrência 733,78
Rio de Janeiro Ciências Contábeis Int. Cota racial, renda livre 684,43
Rio de Janeiro Ciências Contábeis Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 676,06
Rio de Janeiro Ciências Contábeis Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 654,55
Rio de Janeiro Ciências Econômicas Int. Cota racial, renda livre 728,51
Rio de Janeiro Ciências Econômicas Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 692,49
Rio de Janeiro Ciências Econômicas Int. Ampla Concorrência 807,3
Rio de Janeiro Ciências Econômicas Int. Escola Pública, renda livre 776,23
Rio de Janeiro Ciências Econômicas Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 705,21
Rio de Janeiro Ciências Econômicas Not. Ampla Concorrência 793,77
Rio de Janeiro Ciências Econômicas Not. Cota racial, renda livre 706,91
Rio de Janeiro Ciências Econômicas Not. Escola Pública, renda livre 756,55
Rio de Janeiro Ciências Econômicas Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 691,06
Rio de Janeiro Ciências Econômicas Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 723,77
Rio de Janeiro Pedagogia Mat. Esc. Pública, renda 1,5 SM 677,37
Rio de Janeiro Pedagogia Mat. Cota racial, renda até 1,5 SM 665,47
Rio de Janeiro Pedagogia Mat. Ampla Concorrência 715,13
Rio de Janeiro Pedagogia Mat. Cota racial, renda livre 666,81
Rio de Janeiro Pedagogia Mat. Escola Pública, renda livre 697,16
Rio de Janeiro Pedagogia Vesp. Cota racial, renda livre 652,09
Rio de Janeiro Pedagogia Vesp. Cota racial, renda até 1,5 SM 652,51
Rio de Janeiro Pedagogia Vesp. Ampla Concorrência 706,06
Rio de Janeiro Pedagogia Vesp. Escola Pública, renda livre 681,43
Rio de Janeiro Pedagogia Vesp. Esc. Pública, renda 1,5 SM 663,37
Rio de Janeiro Psicologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 726
Rio de Janeiro Psicologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 701,74
Rio de Janeiro Psicologia Int. Escola Pública, renda livre 746,83
Rio de Janeiro Psicologia Int. Ampla Concorrência 769,32
Rio de Janeiro Psicologia Int. Cota racial, renda livre 718,96
Rio de Janeiro Serviço Social Mat. Cota racial, renda livre 682,89
Rio de Janeiro Serviço Social Mat. Ampla Concorrência 718,44
Rio de Janeiro Serviço Social Mat. Cota racial, renda até 1,5 SM 667,81
Rio de Janeiro Serviço Social Mat. Esc. Pública, renda 1,5 SM 665,69
Rio de Janeiro Serviço Social Mat. Escola Pública, renda livre 694,14
Rio de Janeiro Serviço Social Not. Ampla Concorrência 704,98
Rio de Janeiro Serviço Social Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 655,14
Rio de Janeiro Serviço Social Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 671,69
Rio de Janeiro Serviço Social Not. Cota racial, renda livre 663,06
Rio de Janeiro Serviço Social Not. Escola Pública, renda livre 676,84

 

O post UFRJ – Notas de Corte Sisu 2016 na Federal do Rio de Janeiro apareceu primeiro em Blog do Enem.

A Reprodução Sexuada – Revisão de Biologia no Enem

Posted: 28 Apr 2016 01:16 PM PDT

A reprodução sexuada garante a continuidade das espécies e aumenta a variabilidade genética das populações. Cai no Enem e nos vestibulares. Vamos revisar?

A reprodução é uma característica básica dos seres vivos. Ela permite a transmissão das características hereditárias e a continuidade das espécies. Podemos classificar os variados tipos de reprodução em dois tipos básicos: reprodução assexuada e reprodução sexuada.   reprodução humana

A reprodução assexuada não envolve mistura de material genético, uma vez que o indivíduo se reproduz sozinho. Já na reprodução sexuada, assunto deste post, ocorre a mistura de material genético de dois indivíduos. Sendo assim, os filhotes resultantes dessa reprodução não são clones de seus pais (como ocorre na reprodução assexuada), mas sim indivíduos diversos, resultados da interação do DNA de seus genitores.

Sendo assim, os diferentes tipos de reprodução sexuada aumentam muito a variabilidade genética das populações em que ocorrem, aumentando também sua adaptabilidade às mudanças que possam ocorrer no ambiente.

A reprodução sexuada, como você sabe, é o tipo de reprodução que nós, humanos, realizamos. Portanto, querido(a) candidato(a), é imprescindível que você conheça bem os processos que ocorrem durante esta reprodução para você se dar bem nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares. Então, vamos revisar?

Dica 1: Antes de continuar a estudar a reprodução sexuada, que tal revisar também a reprodução assexuada? Para isso, veja este super post com vídeo-aula do professor Paulo Jubilut do canal Biologia Total e dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-reproducao-assexuada/

 Como dito anteriormente, na reprodução sexuada há a mistura de material genético de dois indivíduos. Sendo assim, se faz necessária a presença de células especiais que vão carregar as características genéticas dos genitores – os gametas. Por tal motivo, a reprodução sexuada é considerada como uma reprodução gâmica, uma vez que envolve gametas.

Nos animais, os gametas são produzidos pelas gônadas. Nos machos as gônadas são os testículos, responsáveis pela produção de espermatozoides e de hormônios. Já nas fêmeas, as gônadas são os ovários, responsáveis pela produção de óvulos e também de hormônios.

Desvantagens da reprodução sexuada:

Como a reprodução sexuada envolve dois indivíduos, há um maior gasto de energia e tempo para que este tipo de reprodução ocorra.

Nos animais, por exemplo, muitas espécies têm rituais sexuais para a conquista de parceiros, logo, há maior demanda de energia. Além disso, a geração de seres mais complexos também demanda mais tempo na especialização e formação dos diferentes tipos de células.

10 temas de Biologia
Veja os 10 Temas de Biologia que mais caem no Enem

Se você gosta dos temas de genética e de reprodução, veja os 10 Temas de Biologia que mais caem no Enem para mandar bem nas provas do Exame.

Vantagens da reprodução sexuada:

Apesar de ser dispendiosa energeticamente, a reprodução sexuada tem um grande valor adaptativo, uma vez que aumenta consideravelmente a variabilidade genética. Esse aumento de variações entre os indivíduos de uma população torna mais fácil a sobrevivência da mesma caso ocorram mudanças no ambiente.

Como os indivíduos dessa população são diferentes entre si, uma mudança ambiental pode afetar a todos, como também pode não afetar um peuqueno grupo que tenha alguma característica que lhe permita sobreviver a esta mudança. Desta maneira, este grupo sobrevivente poderá perpetuar aquela população.

Aula Gratuita

Para fixar bem o conteúdo, veja esta vídeo-aula bacaninha do Professor Paulo Jubilut do canal Biologia Total sobre reprodução sexuada:

E aí, gostou do vídeo? Beleza! Agora, para arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares, fique ligado no resumo que preparamos para você:

Dica 2: Que tal dar uma revisada também em evolução? Então veja neste post a importância da reprodução sexuada para os processos evolutivos (tem vídeo-aulas do professor Paulo Jubilut e da Khan Academy!): http://blogdoenem.com.br/darwin-evolucao-neodarwinismo/

Agora que você já sabe as principais características, vantagens e desvantagens da reprodução sexuada, fique ligado em alguns termos relacionados a este assunto que podem aparecer no Enem e nos vestibulares:

Fecundação:

A fecundação é o processo de união de dois gametas, misturando o material genético presente neles. É importante lembra que os gametas são células haploides que ao se juntarem formam o zigoto, uma célula diploide. A fecundação pode ocorrer no ambiente, sendo considerada como fecundação externa (bastante comum em animais aquáticos).

Pode ocorrer também internamente a um ou aos dois indivíduos que participam da reprodução, sendo considerada como fecundação interna (como ocorre nos mamíferos).

Monoico: São classificados como monoicos os seres que possuem ambos os sexos, ou seja, possuem tanto gônadas masculinas quanto femininas em um único organismo.  Os seres monoicos são também conhecidos como hermafroditas. Exemplo: Minhocas.

Dioico: São classificados como dioicos os seres que possuem sexos separados, ou seja, o indivíduo possui gônadas masculinas OU gônadas femininas. Exemplo: Seres humanos.

Desenvolvimento direto: O desenvolvimento de um ser vivo é considerado como "direto" quando ele não passa por um estágio intermediário de larva ou ninfa. Isso quer dizer que o filhote ao nascer é muito semelhante aos seus genitores, necessitando apenas crescer. Exemplo: seres humanos.

Dica 3: Antes de continuar estudando a reprodução sexuada, que tal estudar as características básicas dos seres vivos? Então, veja este super post com dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-caracteristicas-seres-vivos/

Desenvolvimento indireto: O desenvolvimento de um ser vivo é considerado como "indireto" quando o ser passa pelo estágio intermediário de larva ou ninfa. Nestes casos, geralmente o filhote é bastante diferente de seus pais, necessitando desenvolver órgãos e estruturas para se transformar em um adulto. Exemplo: Borboletas.

 Ovulíparo: Os seres ovulíparos são os aqueles produzidos a partir de fecundação externa e desenvolvimento do embrião em ovos fora do corpo dos genitores. Exemplo: a maioria dos peixes ósseos.

Ovíparo: Os seres ovíparos são aqueles produzidos a partir de fecundação interna e desenvolvimento do embrião fora do corpo  dos genitores dentro de ovos. Exemplo: aves e o mamífero ornitorrinco.

Ovovivíparo: Os seres ovovivíparos são aqueles produzidos a partir de fecundação interna e desenvolvimento em um ovo dentro do organismo da fêmea. Apesar de o desenvolvimento ocorrer dentro da fêmea, não há troca de nutrientes entre a mãe e o embrião. Exemplo: Algumas serpentes e peixes cartilaginosos como os tubarões.

Vivíparo: São considerados vivíparos os seres vivos produzidos a partir de fecundação interna e desenvolvimento dentro da mãe. Nos indivíduos vivíparos a mãe troca nutrientes e excretas com o embrião durante seu desenvolvimento. Exemplo: a maior parte dos mamíferos.

Dica 4: Unicelular, pluricelular, eucarionte, procarionte, autótrofo, heterótrofo… Isso é "grego"?  Não! São termos da biologia essenciais para se dar bem no Enem e nos vestibulares! Que tal revisar? Então veja este super post: http://blogdoenem.com.br/biologia-termos/

Agora que você já se familiarizou com alguns termos comumente utilizados quando tratamos de reprodução sexuada, veja alguns tipos especiais de reprodução:

Conjugação: Troca de material genético entre seres unicelulares através de uma ponte citoplasmática, chamada de pili. Esse processo ocorre comumente em bactérias. Nessa relação, não há produção de novos indivíduos, porém, há a mistura de material genético de dois indivíduos, aumentando a variabilidade genética das populações envolvidas.

Pedogênese: Quando uma larva de algum animal produz um óvulo que pode dar origem a um novo indivíduo. Exemplo: verme causador da esquistossomose.

Neotenia: Quando uma larva é capaz de se reproduzir sexuadamente. Exemplo: alguns anfíbios urodelos.

Poliembrionia: Quando um óvulo e um espermatozoide se unem e dão origem a mais de um embrião. Isto ocorre quando o zigoto sofre mitose e suas células se separam em grupos ao invés de permanecerem juntas, formando dois ou mais embriões. Esse é o caso da formação de gêmeos idênticos / univitelinos / monozigóticos. Como os gêmeos univitelinos são formados a partir da mesma célula-ovo, eles possuirão o mesmo DNA e, portanto, serão obrigatoriamente do mesmo sexo.

Poliovulação: Quando uma fêmea produz dois ou mais óvulos que são fecundados, gerando uma gestação múltipla. Esse é o caso da formação de gêmeos fraternos / bivitelinos / dizigóticos. Como estes gêmeos são formados por células-ovo diferentes, terão também DNAs diferentes.

Reprodução Sexuada

Dica 5: está com dúvidas sobre mitose, meiose e termos relacionados às divisões celulares? Então de uma olhadinha neste super post com aula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-introducao-mitose-meiose-aula-khan-academy/

Agora que você já sabe as principais características da reprodução sexuada, que tal testar seus conhecimentos?

1)    (Fuvest-1996) Os gêmeos univitelinos e os gêmeos fraternos originam-se, respectivamente:

a) de um óvulo fecundado por um espermatozoide e de um óvulo fecundado por dois espermatozoides.

b) de um óvulo fecundado por um espermatozoide e de dois óvulos fecundados por dois espermatozoides.

c) da fusão de dois óvulos com dois corpúsculos polares e de um óvulo fecundado por dois espermatozoides.

d) de um óvulo fecundado por dois espermatozoides e de dois óvulos fecundados por dois espermatozoides.

e) da fusão de dois óvulos com dois corpúsculos polares e de dois óvulos fecundados por dois espermatozoides.

Resposta: B.

2)    (Fuvest-2003) Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada?

a) Diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.

b) Formação de células reprodutivas dotadas de flagelos.

c) Formação de testículos e de ovários.

d) Fusão de núcleos celulares haploides.

e) Cópula entre macho e fêmea.

Resposta: D.

3)     (PUC-RS-2003) I. Fenômeno pelo qual indivíduos atingem a fase adulta reprodutiva mantendo características juvenis.

II. Estratégia reprodutiva na qual o gameta feminino se desenvolve em um novo indivíduo sem que tenha sido fecundado.

III. Processo pelo qual se originam os gêmeos monozigóticos na espécie humana, caracterizado pela formação de dois ou mais embriões a partir de um único zigoto.

 As afirmativas acima se referem, respectivamente, à

a) pedogênese, reprodução gâmica e neotenia.

b) neotenia, partenogênese e poliembrionia.

c) pedogênese, partenogênese e poliespermia.

d) partenogênese, ovogênese e poliembrionia.

e) neotenia, pedogênese e reprodução in vitro

Resposta: B.

Dica 6: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 7: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos .

Juliana Biologia Enem - Reprodução Sexuada

Agora que você já sabe tudo sobre Biologia, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)

Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

O post A Reprodução Sexuada – Revisão de Biologia no Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

PROUNI – Veja como funciona o Programa Universidade para Todos

Posted: 28 Apr 2016 12:15 PM PDT

Todo ano o MEC abre duas rodadas  de inscrições para as Bolsas de Estudo do PROUNI. Veja como funciona o programa e quem pode concorrer às Bolsas de 100% ou de 50% da mensalidade. E tem vaga para todos os cursos, inclusive Medicina.

Veja o que é o Prouni 2016, como funciona o programa, e como serão as inscrições: Se você é aluno de Ensino Médio em uma Escola Pública, e tiver uma boa nota no Enem, todas estas dificuldades podem ser superadas com apoio do Programa Universidade Para TodosProuni.  As Bolsas de Estudo Prouni 2016 cobrem 100% ou 50% da mensalidade, em todos os cursos.

É aí que entram as Inscrições do Prouni 2016, exatamente na chance de cursar uma universidade ou faculdade particular com bolsa de 100% ou de 50%. Desde 2004 o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo para formação superior em instituições particulares.

Para participar do programa não tem nenhum segredo, se liga aqui em como fazer. Só a bolsa de estudos para Medicina vale mais de R$ 600.000,00. Confira abaixo os cursos mais procurados e depois veja ‘Quem pode’ e ‘Quem não pode’ concorrer às bolsas do Prouni.

Edital do Prouni 2016

– As Bolsas de Estudos Prouni 2016 podem ser o seu caminho. A primeira rodada de inscrições, no 1º semestre, foi de 19 a 22 de janeiro. A segunda rodada para o 2º semestre ocorre no mês de junho. As vagas valem para todos os cursos, e são mais de 200 mil chances no começo do ano, e 115 mil (aproximadamente) no segundo semestre. Veja o Edital do Prouni 2016 do 1º semestre.

quero bolsa logo

Bolsas de Estudo como Alternativa ao Prouni:  Se você não estiver entre os contemplados, há novas chances na Lista de Espera; Há também milhares de vagas abertas nas faculdades particulares com Bolsas de Estudo e descontos de até 70%, para começar agora. Confira as ofertas de Bolsas de Estudo.

Uma boa alternativa, portanto, para não deixar para depois é começar a estudar com Bolsas de Estudo concedidas diretamente pelas Faculdades e Universidades privadas conveniadas à Rede Alumni,que mantém o Programa Quero Bolsa.

Veja aqui uma lista de cursos com Bolsas de Estudo em 396 universidades para quem pretende começar neste semestre ou no próximo. É mais uma porta que se abre, e que pode ser o seu caminho para o futuro.

Veja como ter uma Bolsa de Estudos de até 70%
Veja como ter uma Bolsa de Estudos de até 70%

 

Vagas Remanescentes no  Prouni

Se você concorrer às Bolsas do Prouni 2016 e não estiver entre os  nomes selecionados na 1ª Chamada ou na Lista de Espera, a dica do Blog do Enem é para se manter conectado no Prouni, pois depois vêm as Vagas Remanescentes!

As vagas aparecem, pois nem sempre podem se mudar para perto de uma Instituição Federal e aproveitar a gratuidade, ou arcar com um financiamento estudantil, como o Fies. A seleção é pela nota do Enem.

Veja os 10 maiores cursos em número de Bolsas do Prouni 2016.

10 maiores cursos Prouni 2016

Confira aqui as Notas de Corte do Prouni, para calibrar o seu lance e fazer a melhor escolha. Inscrições para o Prouni aqui Mas, só na éoca das inscrições.

Veja as Notas de Corte para Medicina no Prouni 2016

Resultado publicado pelo MEC mostra a disputa pelas vagas de Medicina. Pontuação nas capitais chega a até 791 pontos no primeiro dia de disputa. Mas, há vagas a partir de 707 pontos. Veja a seleção do Blog do Enem com pelo menos uma instituição em cada capital onde há oferta de vagas:

 

Cidade

 

Instituição

Nota de Corte  

Cidade

 

Instituição

Nota de Corte
Ampla Cotas Ampla Cotas
São Paulo São Camilo 738,58 712,76 Aracaju Unit 763,38 726,40
2º dia 745,54 736,36 2º dia 763,38 756,18
Rio de Janeiro Estácio 746,42 733,46 Porto Velho São Lucas 742,40 726,18
2º dia 753,00 733,46 2º dia 732,98 729,20
Fortaleza Christus 791,66 757,68 Rio Branco Rio Branco 719,56 707,30
2º dia 791,66 763,10 2º dia 742,40 726,24
3º dia 791,66 763.10 3º dia 779,68 728,70
Salvador Unifacs 775,18 724,92 Maceió Fit 751,22 725,94
2º dia 775,18 732,26 2º dia 751,22 727,94
Goiânia Católica 785,72 764,36 Brasília Faciplac 746,94 748,14
2º dia 785,72 767,72 2º dia 761,58 748,14
São Luís Uniceuma 757,58 741,08 Vitória Santa Casa 765,10 746,76
2º dia 761,10 745,44 2º dia 772,72 751,52
Belo Horizonte Uni-BH 744,94 751,70 Campo Grande Uniderp 768,08 728,46
2º dia 747,46 745,44 2º dia 768,08 728,46
Porto Alegre PUC 755,50 741,52 João Pessoa FCM 750,10 726,56
2º dia 773,98 741,52 2º dia 763,50 739,80
Teresina Facid 771,62 742,24 Curitiba PUC 774,84 730,56
2º dia 770,86 751,68 2º dia 790,52 752,50
Recife Católica 757,74 738,98 Natal UnP 779,28 739,62
2º dia 761,30 752,12 2º dia 764,96 755,96
Belém Cesupa 764,36 739,98 Cuiabá Unic 762,38 717,60
2] dia 766,98 744,60 2º dia 762,78 761,14

 

lista de bolsas prouni

 

Os 10 cursos mais procurados no Prouni e no Sisu, e as Notas  de Corte
Veja como é o curso e o mercado de trabaho As Notas de Corte
1 Administração http://goo.gl/FkLnk0
2 Ciências Contábeis http://goo.gl/f0bNUm
3 Direito http://goo.gl/3HComc
4 Educação Física http://goo.gl/12yVJG
5 Enfermagem http://goo.gl/SsLkkE
6 Engenharia Civil http://goo.gl/GoIf65
7 Fisioterapia http://goo.gl/KeOi8D
8 Medicina http://goo.gl/0gnDks
9 Pedagogia http://goo.gl/R9qOXZ
10 Psicologia http://goo.gl/mQGecU
Confira. Um destes cursos de graduação pode ser o do seu sonho

Inscrição no Prouni: Veja quem pode, e quem não pode.

– A inscrição no Prouni só pode ser feita por quem já concluiu o Ensino Médio e já fez o Enem. A nota do Enem é obrigatória e funciona como critério de classificação para definir a ordem de quem entra ou quem fica de fora nos cursos que escolher. Funciona como no Sisu, com a nota de corte sendo utilizada para selecionar os alunos.

A inscrição é feita somente pela internet, nos sites http://prounialuno.mec.gov.br/   ou http://prouniportal.mec.gov.br/ Não vale para quem  zerou na redação ou ficou abaixo de 450 pontos de média nas provas objetivas. É preciso também preencher os critérios socioeconômicos de carência e de Renda Familiar per capta de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer às bolsas de 100% de gratuidade, e de Renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos para bolsas de 50%.

Ali você deve informar o número de inscrição e sua senha do Enem (só para quem já fez o exame). Se você vai fazer o Enem pela primeira vez neste ano, então no ano que vem já poderá concorrer às bolsas do Prouni. Quer ver o edital completo do Prouni 2016? Entre no site do MEC, aqui:

cálculo da renda familiar
veja como calcular

Veja como calcular a renda familiar: Veja quem pode e quem não pode concorrer às Bolsas de Estudo do Prouni

–  Você pode participar do Prouni? – Tem gente que pode e nem sabe! Confira aqui os critérios de Renda Familiar Bruta Mensal Per Capita, que dividem quem pode e quem não pode concorrer às bolsas do Prouni. Vale até meio milhão de reais uma bolsa integral para Medicina. Vale a pena conferir todos os  critérios e aprender em cinco minutos a fazer o cálculo da Renda Familiar Per Capita. Pode ser a sua chance. Veja aqui.

compartilhe

Cotas no Prouni. Aluno de Escola Publica sai em vantagem.  Entenda aqui o que são e como funcionam as Cotas e as notas de Corte no Prouni.

Na hora de se inscrever, você deve escolher até duas opções que você gostaria de cursar. Por exemplo, você adora Jornalismo e História, mas gosta mais de Jornalismo. Sendo assim, como primeira opção você vai selecionar um curso de Jornalismo, na Instituição que você preferir, mas pense bem se pode arcar com o transporte ou uma mudança de cidade, então dê preferência para o curso de Jornalismo em uma faculdade perto de onde você mora. Como segunda opção, escolha então o curso de História, também na faculdade particular que você preferir.

Liberdade para escolher o curso – Mas você pode estar aí pensando, "não gosto de mais nada não, só quero Jornalismo mesmo". Sem problema! Como segunda opção você pode escolher um curso de jornalismo em outra faculdade, por exemplo. Sacou?

inscrições ProuniDurante a fase de  inscrição no Prouni você pode alterar os seus dados, se ficar indeciso. Mas atenção, quando encerrarem os prazos para se inscrever, vai ficar valendo no sistema do Prouni as últimas informações que você confirmou no cadastro!

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções de curso e suas notas no Enem no ano anterior.  Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, levando em conta a ordem escolhida na hora da inscrição e o limite de bolsas disponíveis para aquele curso, naquela instituição.

Veja como funcionam a primeira e a segunda chamada no Prouni – Se você já for selecionado para a primeira chamada, fique atento aos prazos que você possui para ir até a faculdade em que quer fazer o curso, e então apresentar seus documentos comprovando sua situação financeira.

A segunda chamada é para preencher as vagas que sobraram da primeira, seja porque alguns selecionados não apareceram ou porque não conseguiram comprovar a renda que informaram durante a inscrição. Então, se você não foi chamado na primeira chamada, calma que ainda há a possibilidade de ser chamado na segunda!

Bolsa para Medicina vale R$ 500 mil Veja aqui quanto vale em dinheiro uma Bolsa de Estudos Prouni para o curso de Medicina. É uma verdadeira fortuna que você e sua família economizam. R$ 500 mil.

 lista de espera prouni Quando o Ministério da Educação divulga o resultado dos  candidatos que foram classificados para as Bolsas do Prouni  o sentimento da maioria dos participantes é de frustração: Há muito mais gente querendo do que a quantidade de bolsas disponíveis. Na 1ª edição de 2015 foram 1.523.878 candidatos para 213 mil bolsas. Resultado: 1,3 milhão sem bolsa!

Mas, se o seu nome não aparecer ali, não é hora ainda de abandonar a disputa. Há 2ª chamada, e depois Lista de Espera. Isto ocorre porque muitos classificados não fazem a matrícula. Veja aqui todas as dicas de como funciona a Lista de Espera do Prouni.

Veja os 10 cursos mais procurados e os cursos com mais bolsas no Proun

O curso de graduação em Administração foi o mais procurado, com 303.845 inscrições, seguido do curso de Direito, 252.391;  Pedagogia, 161.938; e Engenharia Civil, 140.305. Medicina ficou de fora dos 10 cursos mais procurados, e teve  um total de 68.891 inscrições. Como cada candidato podia fazer a pré-inscrição para até dois cursos, a soma de ‘inscrições em cursos’ é maior do que o total de candidatos.  

10 cursos com maior número de candidatos Prouni 2015-1   10 azul free flickr

As mulheres dominaram a concorrência, com 58% das inscrições. Foram 889.398 candidatas contra 634.480  candidatos. Outro fenômeno importante é que o Prouni atrai candidatos cada vez mais jovens. Foram 71,3% candidatos com idade até 24 anos. Se  incluir na conta os candidatos de 24 a 29 anos são mais 12,8%, alcançando 84,2% do público total participante. O MEC classificou os candidatos pela cor da pele. Os dados mostram que o Brasil é mesmo a terra da mistura: 47% são Pardos, 36,2% Brancos, e 14% Pretos. Os Amarelos são 2,4%, e ainda 0,1% de Indígenas. Veja os quadros:

sexo no Prouni  cor da pele no prouni 2015

compartilhe

     Cursos  e Bolsas na 1ª edição de 2015. 

A disputa envolveu 213 mil vagas, sendo 135.616 para bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade, e mais 77.497 de bolsas parciais,de 50% do valor.  Foram 788 para Medicina, e 26 mil para engenharias. Veja os 10 cursos com maior número de bolsas de estudo, e logo a seguir a tabela com as inscrições por Estado.

10 cursos com maior número de Bolsas de Estudo no Prouni 2015

Bolsas do Prouni 2015 –  10 Cursos com maior número de bolsas
Curso Bolsas   Curso Bolsas
Administração 22.050 Educação Física 8.181
Pedagogia 15.562 Gestão de Rec. Humanos 6.854
Direito 15.010 Enfermagem 6.801
Ciências Contábeis 11.917 Psicologia 5.307
Engenharia Civil 8.405 Engenharia de Produção 5.284

Inscrições Prouni 2015 por Unidade da Federação. Veja os campeões.

Candidatos inscritos no Prouni 2015 – parcial do dia 29 de janeiro.
Estado Inscritos Estado Inscritos Estado Inscritos
AC              8.790 MA              42.383 RJ               98.172
AL            19.604 MG            185.763 RN               230.957
AM             25.281 MS               18.606 RO               17.048
AP               8.690 MT               20.972 RR                 3.025
BA             100.151 PA               59.520 RS               91.034
CE            69.655 PB               34.615 SC               28.258
DF             29.682 PE               70.297 SE               16.787
ES              31.175 PI               25.028 SP            247.282
GO              41.535 PR               74.884 TO                9.750

   Medicina notas de corte Prouni Resultado Prouni  e Notas de Corte Medicina

Medicina – Notas de Corte no Prouni 2015http://blogdoenem.com.br/notas-de-corte-prouni-medicina/

Cursos de graduação com Fies, Prouni, Bolsas de Estudo ou Financiamento por Crédito Universitário:

Você pode acessar uma lista nacional de cursos de graduação e de instituições em todo o País que têm vagas com acesso por Bolsas de Estudo ou descontos oferecidos pelas próprias institutições. Na listagem estão ainda  vagas em Universidades, Centros Universitários e Faculdades através de Bolsas de Estudo do Prouni, vagas pelo Fies, e também vagas com financiamento estudantil por meio de Crédito Universitário direto pela universidade ou de organizações especializadas conveniadas.
São vagas para todos os cursos: Medicina, Direito, Administração, Engenharias, Odontologia, Licenciaturas e mais.
Prouni
Você encontra no site da Pravaler Bolsas e Financiamentos Estudantis uma ferramenta de busca que mostra cursos de graduação em todas as capitais e principais cidades do País.
Para cada curso há uma indicação apontando se têm vagas para alunos com Bolsa de Estudo, com Bolsas do Prouni, com FIES, ou com financiamento por Crédito Universitário da instituiçao ou da Pravaler. Veja.
               Confira aqui 
 edital 2015 e dicas de inscrição

Dica 4 – Consulte aqui a lista de documentos que você deve apresentar na sua faculdade para validar a inscrição no Prouni e o recebimento da bolsa.

Se a instituição achar que precisa, ela irá pedir mais alguns documentos para comprovar as informações que você forneceu na hora da inscrição. Aliás, é permitido que cada instituição de ensino possa realizar um processo seletivo próprio para os candidatos pré-selecionados pelo Prouni. Se for o caso da sua faculdade, você será informado sobre esta diferença na hora da inscrição na internet e, nesses casos, sua faculdade deve lhe informar com antecedência quais são critérios desta seleção "própria".

prouni notas de corte horizontal  Notas de Corte Prouni.

Veja aqui as notas de Corte do Prouni para Medicina, Direito, Odonto, Engenharias, Psicologia e todos os cursos.

fies pequeno Dica 5 – Fies, o que é? – Veja aqui como fazer faculdade agora e pagar depois. 

prouni Veja como se inscrever no Prouni!

Dica 6- Consulte o cronograma oficial de inscrições e as regras oficiais na página oficial do Prouni, no site do MEC: http://siteprouni.mec.gov.br/

Você vai fazer o próximo Enem ou Vestibular? Aumente as suas chances e melhores o seu desempenho estudando com as apostilas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você. Dicas para todas as matérias. Veja aqui as Apostilas Gratuitas.

Post escrito por Carol Grechi.

O post PROUNI – Veja como funciona o Programa Universidade para Todos apareceu primeiro em Blog do Enem.

Introdução ao Átomo, com aulas Enem gratuitas da Khan Academy

Posted: 28 Apr 2016 08:08 AM PDT

Olá, que tal rever sobre o Átomo de Dalton, de Thomson, de Rutherford, e de Niels Bohr? – É conteúdo muito cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares. O átomo ainda é um assunto que confunde muitos alunos na hora das provas de Química. Mas, não se preocupe!  Com as vídeo-aulas da Khan Academy e as explicações da professora Munique Dias você chega mandando bem nas questões de Química do Enem.   A estrutura do átomo 

A origem do termo ‘Átomo’

O termo átomo tem origem no grego ἄτομος (atomos, “indivisível”), indicando que seria a menor partícula capaz de identificar um elemento químico,  e de participar de uma reação química.

O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo de Mileto de Dera e seu discípulo Demócrito (460 a 360 a.C.). Há 2.400 anos eles apontaram que o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividi-lo em partes menores.

Porém, ao desenrolar da história da ciência a partir do final da Idade Média e início da Era Moderna diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os seguintes Modelos Atômicos: 1 – Em 1803, o modelo de John Dalton; 2 – Em  1903 o modelo de John Thomson; 3 – Em 1911, o modelo de Ernest Rutherford; e, em 1913, o modelo atômico de Niels Bohr, denominado Bohr-Rutherford. Veja a História destes Modelos Atômicos.

Vamos entender mais um pouco sobre os átomos?

Estrutura de um átomo: Os átomos são compostos de, pelo menos, um próton, um elétron e um nêutron.  Veja na imagem, considerando que prótons e nêutrons formam o núcleo do átomo.

Química Átomo

Os prótons e os nêutrons formam o núcleo do átomo, enquanto os elétrons estão distribuídos no espaço em torno do núcleo. Veja na tabela abaixo algumas características das partículas que compõem o átomo.

Partícula

Símbolo

Carga

Massa, Kg

Elétron

e-

-1

9,109×10-31

Próton

p

+1

1,673×10-27

Nêutron

n

0

1,675×10-27

O número de prótons de um átomo é chamado de número atômico e é representado pela letra Z. O número de massa de um átomo corresponde à soma do número de prótons (Z) com o número de neutros (n), e é representada pela letra A. Assim temos: A=Z+n .

Química Átomo

Vamos deixar mais claro? Então veja o exemplo:

Se o átomo de potássio (K) apresenta número de massa 39, qual é o seu número de nêutrons, sabendo que o seu número atômico é igual a 19?

Dados:

A=39

Z = 19

Então: A=Z+n → 39 = 19 + n →n=39-19 → n=20

Portanto o número de neutros é igual a 20.

Os átomos podem possuir o mesmo número de massa, de elétrons, de prótons e de nêutrons veja a seguir, como cada uma dessas situações é chamada:

  • Isoeletrônicos: São os átomos que possuem a mesma quantidade de elétrons;
  • Isóbaros: São os átomos que possuem o mesmo número de massa;
  • Isótonos: São os átomos que possuem o mesmo número de neutros;
  • Isótopos: São os átomos que possuem o mesmo número de prótons, mas, diferem na quantidade de nêutrons.
Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem, e as principais dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Aula Gratuita sobre a Estrutura do Átomo

Quer saber mais sobre os Modelos Atômicos? Assista o vídeo produzido pela PUC Rio em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e saiba como os cientistas chegaram ao modelo de átomo aceito atualmente. 

Vamos revisar e saber agora como o Átomo ele é formado:

Assista agora ao vídeo da Khan Academy em que o professor Salman Khan ministra uma aula sobre Introdução ao átomo e saia na frente nas questões do Enem e dos vestibulares.

Quer sair na frente nas provas do Enem e dos vestibulares? Saiba mais sobre elementos e átomos assistindo agora a outro vídeo da Khan Academy com o professor Salman Khan.

Dica 2 – Faça revisão Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Gostou dos vídeos? Que tal um desafio?

Encontre os valores que completam a tabela, e responda quais partículas são isótopos.

Partícula

Z

Partículas por átomo

A

Prótons

Elétrons

Nêutrons

A

#

83

83

126

#

D

#

55

54

#

133

E

16

#

18

16

#

G

#

56

54

#

137

J

55

#

55

82

#

Resposta:

Partícula

Z

Partículas por átomo

A

Prótons

Elétrons

Nêutrons

A

83

83

83

126

209

D

55

55

54

78

133

E

16

16

18

16

32

G

56

56

54

81

137

J

55

55

55

82

137

São isótopos: D e J, pois possuem o mesmo número de prótons.

Dica 3 – Veja os vídeos da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 4 – Veja as notas de corte dos cursos mais disputados nas melhores universidades públicas que participam do Sisu: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

O post Introdução ao Átomo, com aulas Enem gratuitas da Khan Academy apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!