segunda-feira, 25 de abril de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Fotossíntese: veja a Fase Escura, o Ciclo de Calvin. É Biologia no Enem.

Posted: 24 Apr 2016 04:10 PM PDT

Graças à Fotossíntese você está aqui lendo este post! É óbvio que você não é verde e se alimenta de luz, mas, ainda assim, é totalmente dependente dos seres autótrofos fotossintéticos. Sem eles e sem a Fase Clara e a Fase Escura da Fotossíntese, nada de termos a vida como nós a experimentamos.

A capacidade que alguns seres vivos (como as plantas) têm de realizar Fotossíntese é o que possibilita o retorno do oxigênio para a atmosfera e a produção de moléculas orgânicas energéticas cuja energia será transferida ao longo das cadeias alimentares. Veja no diagrama a Fase Escura da Fotossíntese.  bio-3

Para que a fotossíntese ocorra, são necessárias duas etapas no Cloroplasto: a fase clara e a fase escura. Neste post iremos falar exclusivamente sobre a fase escura da fotossíntese, também chamada de Ciclo de Calvin, em homenagem ao químico estadunidense que o descreveu. Veja antes a aula sobre a Fase Clara da Fotossíntese aqui. Tem aula da professora Juliana Evelyn Santos,e vídeo do Paulo Jubilut.

Você sabe como ocorre a fase escura da fotossíntese? Não? Então vem com a gente e saiba tudo sobre o ciclo de Calvin para arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

 

A Fase Escura da Fotossíntese: Ciclo de Calvin e ciclo das pentoses

A Fase Escuta também é chamada derfase independente de luz. Mas, apesar de receber esses nomes é uma fase da fotossíntese que depende indiretamente da luz. Assim ocorre, pois, para que o ciclo de Calvin ocorra, o cloroplasto necessita dos produtos liberados ao fim da fase clara da fotossíntese: o ATP e o NADPH.

Então, não se confunda, querido (a) candidato (a): a fase escura não ocorre sem a presença de luz como, por exemplo, durante a noite. Como o ATP e o NADPH são muito instáveis, a fase escura precisa ocorrer concomitantemente à fase clara.

Durante a fase independente de luz ou química, que acontece no estroma do cloroplasto, ocorrerá o processo que chamamos de fixação do carbono.

Na fixação do carbono, o carbono presente na molécula de gás carbônico (que foi capturado pelos estômatos da planta, no caso dos organismos do Reino Plantae) será reorganizado para formar moléculas orgânicas energéticas, cujas bases são cadeias carbônicas, como a glicose. Veja na Figura 2: Cloroplasto. No tilacoides ocorre a fase clara da fotossíntese e a fase escura ocorre no estroma. Créditos da imagem: Encyclopaedia Britannica, Inc.

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O Ciclo de Calvin

No início do ciclo de Calvin, seis moléculas de gás carbônico (CO2) se ligam a seis diferentes moléculas de um composto de cinco carbonos chamado de ribulose difosfato ou ribulose bifosfato (RuBP), que irá funcionar como uma espécie de "suporte" para o transporte do carbono proveniente do gás carbônico no estroma do cloroplasto.

Essa ligação é proporcionada por uma enzima chamada de RuBisCo (ribulose bifosfato carboxilase). A partir dessa ligação, desencadeia-se um ciclo de várias reações químicas em que diversos compostos intermediários de carbono são formados.

A energia necessária para a realização dessas ligações químicas que formam estas cadeias carbônicas intermediárias vem da fase clara da fotossíntese (um total de 12 ATPs que fornecerão energia e 12 NADPH que irão fornecer os elétrons). Da união de um carbono com cada molécula de RuBP, irá ser formado um composto de seis carbonos.

Estas moléculas de seis carbonos logo são quebradas, formando compostos com apenas três carbonos e um grupamento fosfato (PGA). Os PGAs serão fosforilados e reduzidos através da utilização de 12 moléculas de ATP, formando compostos de 3 carbonos e dois grupamentos fosfato – o PGAL.

Dez dessas moléculas de PGAL serão "desfosforiladas" (perderão seus grupamentos fosfatos), reconstituindo as RuBP para o ciclo e formando 6 ATPs. As duas moléculas PGAL restantes serão utilizadas para a produção de uma molécula de glicose. Veja na Figura 3: Esquema demonstrando as transformações do carbono ao longo do ciclo de Calvin (fase escura da fotossíntese).

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A glicose formada poderá ser oxidada e utilizada como fonte de energia na respiração celular, pode acumular-se na forma de amido ou ainda transformada em celulose que será incorporada à paredes celulares.

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Exercícios

Agora que você já sabe tudo sobre a fase escura da fotossíntese, que tal testar os seus conhecimentos?

01 – (PUC SP/2013)   Nos ecossistemas, o carbono é incorporado por organismos fotossintetizantes para a síntese de compostos orgânicos, que podem ser utilizados

a) apenas por organismos consumidores no processo de respiração celular, sendo o carbono devolvido ao ambiente na forma de CO2.

b) apenas por organismos clorofilados no processo de respiração celular, a partir do qual o carbono não é devolvido ao ambiente.

c) apenas por organismos anaeróbicos no processo de fermentação, sendo o carbono devolvido ao ambiente na forma de CO2.

d) por organismos clorofilados e por animais no processo de respiração celular, a partir do qual o carbono não é devolvido ao ambiente.

e) por organismos clorofilados, por animais e por decompositores, sendo o carbono devolvido ao ambiente na forma de CO2.

Gab: E

 

02 – (UFU MG/2013)   A fotossíntese das plantas pode ser dividida em quatro etapas: absorção de luz, transporte de elétrons, produção de ATP e fixação de carbono.

Sobre essas etapas da fotossíntese, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

 

  1. A fotossíntese tem início com a absorção de energia luminosa por moléculas de clorofila presentes na membrana tilacoide do cloroplasto.
  2. Os elétrons da clorofila, ao serem excitados pela luz, saem da clorofila e são capturados por uma substância aceptora de elétrons (aceptor Q), que os transfere para outro aceptor e assim por diante, estabelecendo-se uma cadeia transportadora de elétrons.
  3. A energia que os elétrons liberam, ao passarem pelas cadeias transportadoras, bombeia íons H+ do estroma do cloroplasto para o lúmen do tilacoide, produzindo ATP.
  4. O NADPH e o ATP produzidos nas etapas iniciais da fotossíntese fornecem, respectivamente, energia e hidrogênios, para a produção de glicídios a partir do gás carbônico, exclusivamente na presença de luz solar.

Gab: VVVF

 

03 – (UNIUBE MG/2013)   A figura abaixo ilustra o processo conhecido como "fase escura" da fotossíntese, também conhecido como Ciclo de Calvin. Analise-a e, juntamente com os conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que contenha todas as afirmações CORRETAS.

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Fonte: LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando.
Biologia Hoje. v. I. 2000. São Paulo: Ed. Ática, p. 182.

I. A realização da "fase escura" da fotossíntese independe totalmente das reações da "fase clara" da fotossíntese.

II. A cada rodada do Ciclo de Calvin, 3 moléculas de CO2 se unem entre si para formar um composto de 3 carbonos que irá gerar glicose.

III.   A molécula de 6 carbonos formada na primeira reação do Ciclo de Calvin será quebrada em 2 moléculas de 3 carbonos cada uma, para dar prosseguimento ao ciclo.

IV. Pode-se dizer que, para formar uma molécula de glicose, o Ciclo de Calvin deve "rodar" duas vezes, cada uma delas utilizando 3 moléculas de CO2.

Estão CORRETAS as afirmações contidas em:

a) I e II, apenas

b) I e IV, apenas

c) II e III, apenas

d) III e IV, apenas

e) II, III e IV, apenas

Gab: D

 

04 – (PUC RJ/2013)   A fotossíntese é um processo complexo que ocorre em duas fases: fase luminosa e Ciclo de Calvin.

Sobre as duas etapas da fotossíntese, foram feitas as seguintes afirmativas:

I. Na fase luminosa, ocorre a conversão da energia solar em energia química.

II. Na fase luminosa, ocorre liberação de oxigênio, produção de NADPH e consumo de ATP.

III.   No Ciclo de Calvin, o CO2 atmosférico é incorporado em moléculas orgânicas do cloroplasto.

IV. O Ciclo de Calvin necessita indiretamente da luz, pois a produção de açúcar depende do ATP e NADPH produzidos na fase luminosa.

Estão corretas:

a) Somente I, II e III.

b) Somente II, III e IV.

c) Somente I, III e IV.

d) Somente I, II e IV.

e) Todas as afirmativas.

Gab: C

 

05 – (ACAFE SC/2012)   A vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do sol. A fotossíntese é o único processo de importância biológica que pode aproveitar essa energia, sendo responsável pela produção de grande parte dos recursos genéticos do planeta.

Sobre o tema é correto afirmar, exceto:

a) As reações dependentes de luz ocorrem na membrana dos tilacóides e as reações independentes de luz ocorrem no estroma do cloroplasto, sendo também fundamental a presença de luz para que seja mantido um pH alcalino e ocorra a ativação da enzima Rubisco na etapa de carboxilação da fotossíntese.

b) Plantas C3 e C4 não diferem nas etapas da fotossíntese, mas apresentam especificidades em relação aos fatores limitantes água, nutrientes e luz.

c) O ATP e o NADPH2 produzidos na fase dependente de luz são utilizados na fase independente de luz, no Ciclo de Calvin, para a síntese de carboidrato a partir do CO2.

d) Na fase dependente de luz a água é oxidada, com a liberação de gás oxigênio para o meio e os prótons e elétrons de hidrogênio contribuem para o potencial eletroquímico que irá operar na formação de ATP e NADPH2.

Gab: B

 

06 – (UEFS BA/2012)   O esquema ilustra, de forma simplificada, as etapas do processo de fotossíntese presente nas células vegetais.

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AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto.
Biologia: Suplemento de revisão. Moderna Plus. São Paulo: Moderna, 2009, p. 15.

Com base na análise da ilustração e nos conhecimentos atuais a respeito dos processos bioenergéticos, é correto afirmar:

a) A fotofosforilação é uma reação dependente da enzima ATPsintase presente nas estruturas membranosas dos tilacoides, que favorece uma intensa produção de moléculas de ATP.

b) O ATP, NADPH e O2 são os produtos da etapa fotoquímica que serão utilizados como reagentes para a ocorrência da etapa química ou enzimática.

c) A etapa fotoquímica é responsável na conversão da energia luminosa em energia química, ao produzir moléculas orgânicas de glicose.

d) A etapa fotoquímica da fotossíntese ocorre exclusivamente durante a exposição da planta à luz solar, enquanto a etapa química ocorre preferencialmente durante a noite.

e) A etapa química se caracteriza pela oxidação completa da molécula de glicose até a formação das moléculas de dióxido de carbono.

Gab: A

 

07 – (UFT/2012)   O conceito de sequestro de carbono abrange mecanismos de absorção e transformação do gás carbônico atmosférico, através da fotossíntese, em estoques de carbono na biomassa terrestre. Nesse processo, as reações responsáveis pela fixação do carbono durante a fotossíntese ocorrem:

a) Na fase de Fotofosforilação.

b) Durante a fotólise da água.

c) No ciclo das pentoses.

d) Durante as reações de Hill.

e) Nos complexos de antena.

 

Gab: C

 

08 – (UNESP SP/2011)   Em comemoração aos cinco séculos do descobrimento do País, em 21 de setembro de 2000 foi inaugurado no Horto Florestal da cidade de São Paulo o Arboreto 500 anos. No local foram plantadas 500 mudas de 24 espécies de árvores nativas do Brasil.

Em 2008, aos 8 anos, a área possuía exemplares com altura de até 26 metros, como o mutambo e o ingá. Nesse ano, os organizadores do Arboreto 500 anos resolveram calcular o sequestro de CO2 pelas árvores plantadas. Para isso, calcularam o volume dos troncos, ramos, raízes e densidade da madeira das árvores do local.

Estimaram que, em oito anos, o Arboreto absorveu 60 toneladas de CO2.

Contudo, os pesquisadores acreditam que este número esteja subestimado, pois, ao longo dos oito anos de crescimento das árvores, o total de carbono sequestrado teria sido maior que aquele presente quando do cálculo do volume dos troncos, ramos e raízes. Outro importante fator deveria ter sido considerado.

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Arboreto 500 anos, Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal),
São Paulo. (www.abjica.org.br)

Que processo fisiológico permitiu às árvores o acúmulo de 60 toneladas de carbono e que fator deveria ter sido considerado no cômputo do total de carbono sequestrado pelas árvores do Arboreto ao longo dos oito anos? Justifique suas respostas.

Gabarito:

O processo fisiológico que permitiu às árvores a absorção de 60 toneladas de gás carbônico (CO2) ao longo desses oito anos foi a fotossíntese. O principal fator que deveria ter sido considerado no cômputo do total de carbono sequestrado pelas árvores é a respiração celular. Devemos considerar, ainda, que ao longo desse período houve a produção de flores, frutos e sementes, somada à queda de ramos e folhas, que certamente também eram dotados da matéria orgânica produzida pela fotossíntese. Tais estruturas foram perdidas, portanto não puderam ser consideradas.

 

TEXTO: 1 – Comum à questão: 9

Toda vez que expiramos, damos partida no automóvel, acendemos uma lâmpada, ou fazemos qualquer coisa, lançamos dióxido de carbono na atmosfera. O carvão, o petróleo e o gás natural que movimentam a economia dos países industrializados contêm todos eles carbono incorporado a plantas há centenas de milhões de anos, e esse carbono agora está voltando à atmosfera através das chaminés, dos canos de escapamento e das queimadas. O CO2 é o principal, dentre os diversos gases gerados por atividade humana, que aumenta a capacidade da atmosfera em reter calor. O metano emitido por rebanhos de gado e aterros sanitários, assim como os clorofluorcarbonos, CFCs, usados em alguns modelos de geladeira e aparelho de ar condicionado, são outros desses gases.

Por ano, a humanidade despeja na atmosfera cerca de 9 bilhões de toneladas de carbono. Desse total, 88% vêm da queima de combustíveis fósseis e da fabricação de cimento. O resto é de reflorestamento. No entanto, menos da metade dessa emissão bruta permanece na atmosfera e contribui para o aquecimento do Planeta. A estação de pesquisa na floresta Harvard, no estado de Massachusetts, não é o único local em que a natureza está respirando fundo. Pois são as florestas, os campos e os oceanos que funcionam como sorvedouros de carbono. Eles reabsorvem metade de CO2 que emitimos, freando o seu acúmulo na atmosfera e adiando os efeitos no clima. (APPENZELLER, 2011, p. 44-47 – APPENZELLER, Tim. O ciclo da vida. National Geographic, Edição Especial, out. 2011).

09 – (Unifacs BA/2013)   A incorporação de carbono pelas plantas ocorreu no passado remoto e ainda ocorre por um processo

01. bioenergético em que moléculas de CO2 são quebradas e as de O2 liberadas para a atmosfera.

02. fotoquímico que converte energia luminosa em energia química, contida nos carboidratos.

03. respiratório, realizado nas mitocôndrias que atuam como sorvedouros de carbono.

04. anaeróbico, dependente de enzimas que catalisam a fermentação de açúcares.

05. quimiossintético, transformador de glicose em oxigênio e moléculas de ATP.

Gab: 02

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Fotossíntese – Veja a ‘Fase Clara’ do processo no Cloroplasto

Posted: 24 Apr 2016 02:15 PM PDT

A fotossíntese é um processo essencial para a vida na Terra. A partir dela o oxigênio retorna à atmosfera na forma gasosa e há a produção de matéria orgânica a partir de energia luminosa. Neste post veja a Fase Clara da Fotossíntese. Para ver uma apresentação à transformação da energia luminosa (luz) em Energia Química, veja aqui uma revisão especial: Introdução à Fotossíntese

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Para que o Processo da Fotossíntese ocorra são necessárias duas fases dentro do cloroplasto das células eucariontes fotossintéticas: a fase clara (imagem) e a fase escura. Neste post vamos tratar da fase clara da fotossíntese.Você sabe como a fase clara da fotossíntese acontece?

Não? Então saiba tudo sobre a fase clara da fotossíntese com este super post e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares! Importante: Dica 1: Antes de continuar sua revisão, estude os conceitos básicos da fotossíntese com uma divertidíssima videoaula da Khan Academy e resumo preparado pela professora Juliana Evelyn clicando aqui!

A fase clara da fotossíntese ocorre dentro dos tilacoides do cloroplastos.

Veja na imagem a seguir um esquema de um cloroplasto e localize os tilacoides:

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Figura 2: Cloroplasto. No tilacoides ocorre a fase clara da fotossíntese e a fase escura ocorre no estroma. Créditos da imagem: Encyclopaedia Britannica, Inc

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Figura 3: Fotomicrografia de dois cloroplastos feita com microscópio eletrônico de transmissão e colorida artificialmente. Em amarelo podemos ver vários "risquinhos" empilhados – são as bolsas membranosas que contêm clorofila, as quais chamamos de tilacoides. Créditos da imagem: DR KARI LOUNATMAA / SCIENCE PHOTO LIBRARY

Dentro dos tilacoides está o pigmento fundamental para que a fotossíntese ocorra: a clorofila. A clorofila está associada à proteínas e outros pigmentos. Esses pigmentos absorvem outras faixas de comprimentos de onda que a clorofila não consegue absorver, melhorando o aproveitamento da energia luminosa. Esse conjunto de pigmentos e proteínas é chamado de fotossistema e é encarregado de absorver a energia luminosa e transformá-la em energia química que será utilizada para fazer a ligação entre átomos.

Quando recebem energia luminosa, os elétrons presentes nas últimas camadas dos átomos que compõem o fotossistema irão ficar muito agitados e se desprenderão deles. Assim, a molécula de clorofila perde elétrons que poderão seguir por dois caminhos:

a) Transporte cíclico: Nesta parte da fotossíntese, os elétrons que se desprenderam da molécula de clorofila irão passar por vários transportadores, liberando energia. A energia liberada é utilizada na produção de ATP. Quando voltam a ter a quantidade de energia original, estes elétrons voltam para a clorofila da qual saíram. Esta síntese de ATP é chamada de fotofosforilação, pois a energia da luz é utilizada para adicionar um fosfato (fosforilação) à molécula de ADP (adenosina difosfato), formando ATP (adenosina trifosfato).

b) Transporte acíclico e fotólise da água: Neste ciclo, ocorre a participação de dois fotossistemas (complexo de pigmentos e proteínas) e de moléculas de água. Incialmente, a molécula de água é quebrada por fotólise (quebra através da luz). Isto libera prótons de hidrogênio (H+), oxigênio (que irá formar oxigênio gasoso e será liberado para a atmosfera) e elétrons.

Os íons H+ e os elétrons liberados serão utilizados ao longo do transporte acíclico. Veja o resumo da fotólise da água na equação química a seguir:

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Como disse acima, no transporte acíclico temos dois fotossistemas atuando: o fotossistema I e o fotossistema II. O fotossistema II captura a energia luminosa, fazendo com que perca elétrons (que ficam muito energizados e saem das últimas camadas eletrônicas de seus átomos). Estes elétrons serão transportados por vários compostos até serem capturados pelo fotossistema I.

Ao longo desse transporte, os elétrons vão perdendo energia e essa energia é utilizada para transportar íons H+ para dentro dos tilacoides. Ao passarem pela membrana dos tilacoides através de um complexo transmembrana chamado de ATPsintase, ocorrerá a produção de ATP (fotofosforilação).

Já os elétrons recebidos pelo fotossistema I serão capturados por moléculas transportadoras de elétrons: as NADPs. Ganhando elétrons, elas reagem com íons H+ (provenientes da quebra da água), formando NADPH. Como você pôde perceber, neste caso, os elétrons não retornam para a clorofila de origem como no transporte cíclico. Assim, para reiniciar o ciclo, o fotossistema II recebe elétrons provenientes da quebra da água.

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Figura 4: Esquema representando  transporte acíclico da fase clara da fotossíntese.

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Exercícios

Agora que você já sabe tudo sobre a fase clara da fotossíntese, que tal testar seus conhecimentos?

01 – (UEL PR/2014)  Leia o texto a seguir.

O químico estadunidense Daniel Nocera anunciou o desenvolvimento de um dispositivo conhecido como "folha artificial", capaz de produzir energia elétrica a partir de luz solar e água sem gerar poluentes. A "folha artificial" utiliza a luz solar para quebrar moléculas de água (H2O), de forma semelhante ao que ocorre nas plantas durante o processo de fotossíntese. Entretanto, na "folha artificial", os átomos de hidrogênio e de oxigênio são armazenados em uma célula combustível que poderá produzir energia elétrica imediatamente ou ser utilizada mais tarde. Nunca uma fonte de energia limpa esteve tão associada ao termo "verde".

(Adaptado de: Ciência Hoje. abr. 2011. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/
noticias/2011/04/fotossintese-sintetica>. Acesso em: 18 maio 2013.)

a) No processo realizado pela "folha artificial", são formados átomos de hidrogênio e de oxigênio.

Cite os produtos formados ao final da fase fotoquímica (fase clara) da fotossíntese vegetal.

b) O principal objetivo do desenvolvimento da "folha artificial" é a produção de energia elétrica.

Qual a principal utilização da energia armazenada ao final da fase fotoquímica, no caso da fotossíntese vegetal?

Gab:

a) Ao final da fase fotoquímica da fotossíntese vegetal, têm-se como produtos NADPH, ATP e gás oxigênio (O2).

b) A energia armazenada ao final da fase fotoquímica na forma de ATP e NADPH é utilizada principalmente para a síntese de carboidratos a partir de CO2 durante a etapa química da fotossíntese.

 

02 – (Unifacs BA/2013)  Sobre o processo bioquímico ao qual o texto, em seu último parágrafo, faz alusão, é correto afirmar:

01. Realiza uma fase fotoquímica em que a energia luminosa é convertida em energia química do ATP e NADPH2, essenciais à fixação do carbono.

02. Absorve dióxido de carbono, que, sob a ação da luz solar, é degradado, liberando O2 para a atmosfera.

03. Armazena, sob a forma de polissacarídeos complexos, átomos de carbono que, dessa forma, ficam indisponíveis para o ciclo do carbono na natureza.

04. Decompõe a biomassa, liberando parte do CO2 que penetra no solo e, assim, diminui a concentração atmosférica desse gás.

05. Contribui para a elevação da temperatura nas florestas, porque aumenta os estoques de carbono.

Gab: 01

 

03 – (UEM PR/2013)   Analise as duas reações abaixo, que ocorrem no processo de fotossíntese, e assinale o que for correto.

I. 2H2O   O2 + 4H+ + 4e

II. 6CO2 + 6H2O   C6H12O6 + 6O2

01. A reação I descreve a fotólise da água, que é uma das etapas fotoquímicas da fotossíntese.

02. Os elétrons liberados na reação I são capturados pela molécula de clorofila para recuperar os elétrons que são perdidos quando essa absorve a energia luminosa.

04. A reação I é uma reação de decomposição.

08. O processo de fotossíntese pode ser realizado pelas plantas, mas não por algas e por bactérias.

16. O produto da reação II (C6H12O6) é encontrado na natureza como um composto de cadeia aberta, normal e homogênea.

Gab: 07

 

04 – (UFU MG/2013)   A fotossíntese das plantas pode ser dividida em quatro etapas: absorção de luz, transporte de elétrons, produção de ATP e fixação de carbono.

Sobre essas etapas da fotossíntese, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. A fotossíntese tem início com a absorção de energia luminosa por moléculas de clorofila presentes na membrana tilacoide do cloroplasto.

2. Os elétrons da clorofila, ao serem excitados pela luz, saem da clorofila e são capturados por uma substância aceptora de elétrons (aceptor Q), que os transfere para outro aceptor e assim por diante, estabelecendo-se uma cadeia transportadora de elétrons.

3. A energia que os elétrons liberam, ao passarem pelas cadeias transportadoras, bombeia íons H+ do estroma do cloroplasto para o lúmen do tilacoide, produzindo ATP.

4. O NADPH e o ATP produzidos nas etapas iniciais da fotossíntese fornecem, respectivamente, energia e hidrogênios, para a produção de glicídios a partir do gás carbônico, exclusivamente na presença de luz solar.

Gab: VVVF

 

05 – (UNIFICADO RJ/2013)   A superfamília dos afídeos, que inclui os pulgões, apresenta características no mínimo desconcertantes. Além da suspeição de captar DNA de outros seres, os pulgões são capazes de realizar partenogênese. Agora, essa insólita superfamília figura também na galeria dos seres autotróficos. Em outras palavras, são capazes de realizar a elaboração de nutrientes, de maneira muito similar à das plantas.

Disponível em: <http://hypescience.com/e-descoberta-
-superfamilia-de-insetos-que-realiza-fotossintese/>.
Acesso em: 3 out. 2012. Adaptado.

Sabendo-se que os pulgões são seres autotróficos, isso significa que, diferentes de seres heterotróficos, são capazes de realizar um processo bioquímico a mais. Tal processo bioquímico nas plantas, ocorre numa determinada subestrutura de uma organela.

Esse processo bioquímico e a sublocalização na organela são, respectivamente, a

a) respiração e as cristas dos cloroplastos

b) respiração e o estroma dos cloroplastos

c) fotossíntese e o estroma das mitocôndrias

d) fotossíntese e os tilacoides dos cloroplastos

e) fotossíntese e a membrana externa das mitocôndrias

Gab: D

 

06 – (PUC MG/2013)   O desenvolvimento de uma planta depende do processo fotossintético, associado a outros metabolismos existentes no vegetal.

Sobre a fotossíntese na planta representada, é INCORRETO afirmar que:

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a) as fotofosforilações cíclica e acíclica ocorrem na fotólise da água, nos grana.

b) normalmente é na folha que há produção de substratos que serão usados no ciclo das pentoses.

c) frutos presentes na planta são constituídos de produtos diretos ou indiretos da fotossíntese.

d) as folhas recebem ou liberam substâncias que participam tanto da fase clara como da fase escura da fotossíntese.

Gab: C

 

07 – (UEMG/2013)   Considere a imagem a seguir:

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(www.biomania.com.br. Acesso:1O/8/2012. Adaptado.)

Conforme mostrado no esquema, a assimilação de energia pelos organismos autótrofos está ligada ao processo

a) fermentativo.

b) fotossintético.

c) oxidativo.

d) respiratório.

Gab: B

08 – (UEL PR/2013)   Leia o texto a seguir.

Elysia chlorotica (um tipo de lesma-do-mar) é um molusco híbrido de animal e vegetal, considerado o primeiro animal autotrófico. Cientistas identificaram que o Elysia incorporou o gene das algas Vaucheria litorea – o psbO – das quais ele se alimentava, por isso desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese por aproximadamente nove meses. Os últimos estudos revelam que o molusco marinho também desenvolveu capacidades químicas, permitindo-lhe sintetizar clorofila, produzindo, assim, seu alimento. Essa capacidade é a mais nova proeza do Elysia, cujas habilidades evolutivas têm chamado a atenção da comunidade científica.

(Adaptado de: Super Interessante. mar.2010. Disponível em:

<http://super.abril.com.br/mundo-animal/criatura-fusao-animal-vegetal-
543145.shtml>. Acesso em: 20 jun. 2012.)

a) Explique a função da clorofila na fotossíntese.

b) Pelo fato de realizar fotossíntese, qual seria uma possível vantagem adaptativa do Elysia chlorotica em relação a outros moluscos que são heterotróficos?

Gab:

Conteúdo: Biologia Celular e Genética e Evolução.

a) A função da clorofila é absorver a energia luminosa transferindo-a para a reação da fotossíntese. A fotossíntese é um processo celular que consiste na produção de moléculas orgânicas (principalmente glicose), a partir de substâncias inorgânicas simples, em geral, água e gás carbônico, por meio da clorofila e da presença de energia luminosa.

b) Uma possível vantagem adaptativa da Elysia chlorotica seria viver em ambientes com luz, mas com pouca disponibilidade de alimento, pois ela pode produzir seu próprio alimento.

 

09 – (UDESC SC/2012)   Analise as proposições abaixo, em relação às plantas:

I. São seres autótrofos e produzem seus alimentos.

II. As plantas fazem fotossíntese através dos leucoplastos, como os amiloplastos que armazenam amido.

III.   A clorofila é responsável pela absorção de energia luminosa indispensável à fotossíntese.

IV. Na fotossíntese ocorre a transformação do gás carbônico e da água em açúcar.

V. A fotossíntese consome oxigênio e produz gás carbônico.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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10 Temas de Física que mais caem no Enem e no Vestibular

Posted: 24 Apr 2016 09:25 AM PDT

Física Enem: O Portal Universia Brasil fez uma pesquisa e identificou os conteúdos que mais caem na prova de Física para o Enem desde  1998.  Veja abaixo os 10 temas que mais caem no Enem e as dicas com aulas gratuitas do Blog do Enem para todos eles.

A pesquisa feita pelo Portal Universia garimpou todas as questões e levantou os temas de Física nas questões interdisciplinares e também nas questões das provas de Ciências e suas Tecnologias: Energia, Eletricidade, Mecânica, Termologia, 

Então, agora você pode conferir com segurança o que mais cai em Física no Enem. Assim como os anteriores, o estudo tem como base todas as provas do Enem. O Blog do Enem tem um acervo completo de Física para você!. Que tal? Vamos dar uma espiada?

Abaixo você pode conferir os principais assuntos que podem cair em Física Enem!

Energia – Eletricidade e Mecânica

O assuntos mais frequentes envolvendo Energia, Eletricidade e Mecânica são os tipos de energia, fontes, consumo, cálculo e transformações. Como grande parte das questões de Física Enem, as questões deste ano tendem a ter temas do dia a dia e aplicações práticas.

energia potencial elétrica
Energia Potencial Elétrica. Veja aqui.

As fontes de Energia são um elemento importante para o estudo da Física. Veja sobre energia elétrica, sobre as usinas nucleares, sobre a energia do carvão, do petróleo e dos ventos. Cai no Enem. Revisão aqui sobre Fontes de Energia

Dica 1 – Apostila Gratuita de Física – 12 Aulas e 113 questões grátis para você.

Dica 2  – Enem e a Energia Nuclear. Veja aqui aula gratuita sobre a Teoria da Relatividade. Albert Einsteins criou a equação total de que Energia é igual à Massa vezes a Velocidade da Luz ao Quadrado.

Dica 3 –  As Três Leis de Newton

Todo ano caem questões envolvendo os conceitos e as aplicações das 3 Leis de Isaac Newton. Ele criou a Lei da Inércia, a Lei da Ação e Reação, e o princípio da Dinâmica. Veja Revisão completa das Três Leis de Newton.

as três leis de newton destacada
veja as Três Leis de Newton

 

 Dica 4 – Termologia ou Calorimetria

A Universia Brasil, por meio de sua professora Mônica, revela que assuntos relacionados a calorimetria, temperatura média, calor específico, isolante térmico e transformações térmicas, são temas que devem ser estudados mais a fundo para a prova de Física Enem. Outro destaque importante (e básico) é a diferença entre temperatura e calor. Fique ligado =)

Veja Escalas Termométricas – Você lembra sobre o ponto de ebulição da água em Graus Célsius, em Graus Kelvin, e em Graus Fahrenheit? Revise aqui nesta aula de Escalas Termométricas. É Física no Enem.

escalas termométricas destaque

Dica  5 Calor sensível e Calor Latente – Revisão de Física Enem.

 Veja sobre Hidrostática

Os assuntos campeões quando se trata de hidrostática são massa, densidade e empuxo. O conceito básico de cada um desses três assuntos é super importante para você matar qualquer questão de Física Enem quando for de hidrostática.

Dica 6 –  Dilatação térmica dos líquidos – Veja como a variação da temperatura interfere nos líquidos. Aula sobre Dilatação Térmica dos Líquidos.

dilatação térmica dos líquidos

 Dica 7 – Ondulatória e Fenômenos Ondulatórios

Fique ligado em ondas magnéticas, esse assunto pode cair em Física Enem. LEMBRE-SE da principal regra de ondulatória: no vácuo, a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas é igual à velocidade da luz. Veja aqui aula gratuita sobre Ondulatória.

fenômenos ondulatórios

Dica extra – Movimentos Circulares – Física Enem:  http://blogdoenem.com.br/movimentos-circulares-fisica-enem/

 Revisão sobre Cinemática

Aqui o leque de opções é maior, mas também é tido como mais simples: velocidade média, linear, escalar, distância e aceleração são os assuntos que também aparecer na prova de Física Enem deste ano. A palavra-chave quando o assunto é cinemática é MOVIMENTO.

Dica 8 – Física Enem – Revise Cinemática com videoaulas e arrase na prova:  http://blogdoenem.com.br/fisica-enem-revise-cinematica/

movimentos notáveis destacada

A Teoria da Gravitação Universal  – A Mecânica Celeste de Johanes Kepler

Dica 9 -Aprenda sobre o equilíbrio e a trajetória dos astros. Quem decifrou este mistério foi o matemático e astrônomo  Johannes Kepler. E quando ele fez isso não existia computador, máquina de calcular e muito menos eletricidade. Foi tudo no olho, na mão, e na cabeça, com muita inteligência e precisão científica. Veja aqui aula sobre As Leis de Kepler.

mecÂNICA CELESTE destacada
Veja as Leis de Kepler

Dica 10 – Termodinâmica – Veja aulas completas sobre as Leis da Termodinâmica

1ª Lei da Termodinâmica – Em qualquer processo termodinâmico, a energia pode ser transferida de um sistema para outro sob duas formas: sob a forma de calor Q ou sob a forma de trabalho τ. Ficou difícil 'matar de primeira'?  Então é porque você precisa mesmo revisar a 1ª Lei da Termodinâmica.

1ª lei termodinâmica destacada
revise aqui

A 2ª Lei da Termodinâmica

O princípio da conservação da energia estabelece que as conversões de energia de uma forma em outra devem ocorrer de modo que a energia total permaneça constante. Veja aqui a 2ª Lei da Termodinâmica.

2ª Lei da Termodinâmica
revise aqui

Fique de olho!!!

Obviamente você não deve focar apenas nesses 10 assuntos para a prova de Física Enem  neste ano. A parte básica, como interpretar gráficos e tabelas também é algo presente em muitas questões do Enem. Uma boa olhada no enunciado e nas informações que a própria questão te dá pode te trazer muitas facilidades.

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