quarta-feira, 27 de abril de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Os Estados da Matéria: Sólido, Líquido, e Gasoso. É Química no Enem.

Posted: 26 Apr 2016 06:02 PM PDT

Você lembra dos estados físicos da matéria e como são chamadas as suas mudanças? Não se preocupe! O blog do Enem te ajuda a relembrar. Cai nas provas dos vestibulares e do Enem!  Química - Estados Fìsicos 

A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso.  Química - Estados Fìsicos

O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. Essa característica obedece a fatores como:   Força de Coesão: faz com que as moléculas se aproximem umas das outras; e a Força de Repulsão: faz com que as moléculas se afastem umas das outras. 

 Esses estados de agregação da matéria também são chamados de estados físicos da matéria

Você não pode esquecer !

O volume, a densidade e a forma de um composto podem variar com a temperatura, sendo assim, os compostos apresentam características de acordo com o estado físico em que se encontram.

Química - Estados Fìsicos

Química - Estados Fìsicos

Mudanças de estado físico da materia

Você lembra como são chamadas as mudanças de estado físico? Que tal relembrar e mandar ver nas provas de química dos próximos vestibulares e do Enem!

As passagens entre os três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) têm o nome de mudanças de estado físico e você pode conferir o nome de cada um na figura abaixo:

Química - Mudança de Estados Fìsicos

Fusão: Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. A temperatura não aumenta enquanto está acontecendo a fusão, isto é, somente depois que toda a substância passar para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar.

Química - Fusão

Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de arrefecimento (resfriamento). Quando a substância líquida inicia a solidificação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado sólido, e só depois a temperatura continua a baixar.

Química - Solidificação

Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Durante a ebulição a temperatura da substância que está a passar do estado líquido para o estado gasoso permanece inalterada, só voltando a aumentar quando toda a substância estiver no estado gasoso.

Química - Ebulição

Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um arrefecimento (resfriamento). Quando a substância gasosa inicia a condensação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado líquido, e só depois a temperatura continua a baixar.

Química - Condensação

Sublimação: Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por arrefecimento. Ex. Gelo seco, naftalina.

Química - Sublimação

Vamos relembrar mais sobre as mudanças de estado físico? Assista a vídeoaula do Kuatro e veja mais sobre esse assunto que cai bastante nas provas de química dos vestibulares e do Enem, não fique fora dessa!

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html
Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Ayrton Senna

Aula Gratuita

Que tal assistir a uma super videoaula totalmente gratuita do descomplica e ficar fera nesse assunto? Acesse já e não deixe de conferir!

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre estados físicos da matéria plana foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

Agora que você já sabe tudo sobre Química, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

O post Os Estados da Matéria: Sólido, Líquido, e Gasoso. É Química no Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Funções Orgânicas – Confira o básico para Química no Enem.

Posted: 26 Apr 2016 04:55 PM PDT

Você vai encarar vestibular ou Enem, e acha que não se lembra de mais nada sobre Funções Orgânicas? Não fique nessa! Vem com a gente. A professora Munique Dias preparou uma super-revisão com esse assunto para você gabaritar a prova de química. Aproveite!

Então, vamos lá. O começo do começo para você entender as Funções Orgânicas começa na compreensão dos compostos orgânicos:

Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Para uma cadeia carbônica ser inserida na classe de compostos orgânicos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional.

quimica-estudante

Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional são denominados Funções Orgânicas. Se você não lembra deste assunto, faça uma revisão rápida sobre Compostos Orgânicos aqui nesta aula gratuita da professora Munique Dias antes de continuar.

Funções Orgânicas

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres e amidas.

Nossa! Agora complicou! Vou ter que decorar todas estas  funções orgânicas?

Não, claro que não. Nada de decorar. O Barato é entender! O blog do Enem preparou uma tabela para que você lembre-se de uma forma bem simples as funções orgânicas. Não desista!

Química Funções Orgânicas

Nitroglicerina

– Veja os Compostos Orgânicos Nitrogenados. Eles são explosivos. A Dinamite é um composto orgânico nitrogenado.  Veja aqui aula gratuita sobre a Nitroglicerina.

Aula Gratuita

Assista agora a uma videoaula de com o professor Paulo Valim, do site Química Total e saiba mais sobre as funções orgânicas. Não fique de fora!

E a nomenclatura dos compostos orgânicos pertencentes a cada função você lembra? Não? Mas o blog do Enem não te deixa na mão! Separamos para você uma serie de links, onde você pode acessa-los e relembrar a nomenclatura de cada função orgânica. É para mandar bem na prova!

Dica do Blog  O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Lista de Exercícios sobre Funções Orgânicas

Confira aqui uma bateria de exercícios selecionados pelo professor Marcus Bandeira, do Instituto Federal de Educação da Bahia:  Lista de Exercícios sobre Funções Orgânicas

Nomenclatura IUPAC – Mas, antes de começar a dar "nome ao bois" conheça como foi criada a nomenclatura IUPAC, quais as suas principais finalidades e aprenda as regras básicas a serem seguidas para se nomear os compostos orgânicos. http://www.brasilescola.com/quimica/nomenclatura-iupac.htm

Agora e só acessar os links abaixo e relembrar a nomenclatura dos compostos orgânicos.  Saia na frente!

"A persistência é o menor caminho do êxito."

Charles Chaplin

 

Munique Química Fuvest Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre equilíbrio químico foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

 

O post Funções Orgânicas – Confira o básico para Química no Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Gametogênese – Revise a produção de Gametas – Biologia.

Posted: 26 Apr 2016 04:15 PM PDT

Os gametas são essenciais para a reprodução sexuada. Através deles é possível misturar o material genético de dois indivíduos e, assim, aumentar a variabilidade genética da espécie.

A gametogênese do sexo masculino é chamada de espermatogênese, já a gametogênese feminina é chamada deovulogênese. Você conhece esses processos? Sabe quais hormônios estão envolvidos na produção dos gametas humanos? Então revise a gametogênese aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!  Biologia 

Antes de continuar estudando a gametogênese, é importante conhecer as partes do sistema genital feminino. Para revisar este assunto, veja este post com aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: Veja o Sistema Genital Feminino

 Ovulogênese: A ovulogênese se inicia ainda durante a fase embrionária. Pode parecer estranho, mas os gametas de cada mulher começam a se diferenciar quando ainda estão dentro da barriga de suas mães. As células germinativas primordiais (2n) presentes nos ovários das meninas começam a se dividir através de mitoses, formando várias ovogônias, também diploides (2n).

Em seguida, muitas dessas ovogônias começam a aumentar em tamanho, entrando na fase de crescimento. Formam-se, assim, os ovócitos primários. Esse crescimento é importante, pois corresponde ao armazenamento de substâncias nutritivas, formando o vitelo que, ainda que muito diminuto nos humanos, é essencial para nutrir o embrião enquanto os anexos embrionários ainda não estiverem formados.

Estes ovócitos I iniciam então a meiose I, que logo é interrompida na metade da prófase I. Assim, quando a menina nasce, possui em torno de 400.000 ovócitos primários em seus ovários(dos quais pouco mais de 400 serão maturados ao longo da vida da mulher). A continuação da meiose só ocorrerá quando iniciar a puberdade da garota.

Dica 1: Revise também o sistema endócrino humano e conheça mais sobre a hipófise neste super post com uma divertida aula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/sistema-endocrino-hormonios-biologia/

A partir da primeira menstruação (menarca), a menina passa a apresentar ciclos menstruais que geralmente duram em torno de 28 dias. Em cada ciclo menstrual, em geral, um desses ovócitos I será amadurecido pela ação de hormônios que agirão no corpo feminino. Assim, sob a ação sob hormônio FSH (liberado pela hipófise), o ovócito I presente no útero completará a meiose I,formando um glóbulo polar (envoltório contendo metade da carga genética do gameta) e um ovócito secundário.

Dica 2: Saiba mais sobre o ciclo menstrual neste post, com vídeo-aula do Professor Artur Ramos: http://blogdoenem.com.br/ciclo-menstrual-biologia-enem/

É no estágio de ovócito II que o gameta é secretado pelo ovário, quando ocorre a "ovulação", por volta do 14º dia do ciclo menstrual. Porém como você já sabe, nesse momento, a mulher não está liberando um óvulo, mas sim, um ovócito II. Isso quer dizer que o gameta é uma célula n, porém com os cromossomos ainda duplicados, uma vez que não realizou a segunda fase da meiose. A segunda fase da meiose durante a gametogênese feminina só acontece quando o ovócito II é fecundado por um espermatozoide.

Quando isso ocorre, há a finalização da meiose e forma-se um segundo glóbulo polar e, finalmente, o óvulo. Então, se levássemos "ao pé-da-letra" o termo ovulação, só teriam realmente ovulado as mulheres que já tiveram uma gravidez. Sendo assim, o termo correto para a liberação do gameta feminino seria então "ovocitação".

Veja na imagem a seguir o "passo-a-passo" da ovulogênse humana:

Biologia

Dica 3: Revise também o sistema genital masculino! Veja este super post, com aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn: http://blogdoenem.com.br/biologia-sistema-reprodutor-masculino/

Espermatogênese: Assim como nas mulheres, a gametogênese masculina inicia na fase embrionária. No embrião, as células primordiais dostestículos multiplicam-se através de mitoses, dando origem às espermatogônias. Essa divisão continua durante toda a vida do homem, sendo um processo lento até a puberdade, quando passa a ser estimulada por hormônios.

A partir da puberdade, algumas dessas células se diferenciam, formando os espermatócitos primários (I). Os testículos são estimulados também pelos hormôniosFSH e LH, produzidos pela hipófise. OLH estimula as células intersticiais ou de Leydig a produzirem testosterona, que irá estimular o aparecimento das características sexuais secundárias. Já oFSH estimula os espermatócitosprimários, localizados nos túbulos seminíferos dos testículosa iniciarem a meiose.

Após a meiose I, formam-se dois espermatócitos secundários (II), que são células haploides com os cromossomos duplicados. Quando a meiose II se completa, formam-se quatro espermátides. As espermátides são células arredondadas que passam por um processo de diferenciação. Nesse processo ocorre a formação do flagelo que caracteriza o espermatozoide.

 

Aula Gratuita

Para continuar sua revisão, veja esta super vídeo-aula do professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total do Youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Legal, não é mesmo? Agora, para saber tudo sobre a gametogênese e se dar bem no Enem, veja o resumo que preparamos para você:

Dica 2: Você não lembra das fases da meiose? Não se preocupe! Você pode revisar tudo sobre esse assunto no post a seguir (tem vídeo-aula da Khan Academy!): http://blogdoenem.com.br/biologia-meiose-aula-khan-academy/
Dica 6: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 7: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Gametogênese – Revise a produção de Gametas – Biologia. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Interpretação de textos – Português Enem

Posted: 26 Apr 2016 12:49 PM PDT

Interpretação de textos: A etimologia da palavra texto está relacionada com o ato de tecer, entrelaçar, construir sobrepondo. Texto, portanto, é da mesma família de palavras como textura, tecido e tessitura. Mas, afinal, de que é constituído um texto? Será apenas de palavras?

Texto verbal e texto não-verbal

português

Leia o painel de textos a seguir:

Texto I

1

Texto II

Cantiga pra não morrer ( Ferreira Gullar)

Quando você for se embora,

moça branca como a neve,

me leve.

Se acaso você não possa

me carregar pela mão,

menina branca de neve,

me leve no coração.

Se no coração não possa

por acaso me levar,

moça de sonho e de neve,

me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa

por tanta coisa que leve

já viva em seu pensamento,

menina branca de neve,

me leve no esquecimento,

me leve.

22

Texto III

Saudade (1899), de Almeida Júnior

33

Vamos construir o conceito juntos?

  • O texto I é organizado em sete cenas.
  1. Por que, supostamente, o marido se levantou da cama, na 2ª cena? Para reclamar do barulho da música que vinha do andar de cima.
  2. O que sugere a expressão da mulher, na 5ª cena? Sugere que ela está satisfeita pelo fato de a música ter parado.
  3. Compare a expressão do marido na 1ª e na 6ª cenas. Em que diferem? Na 1ª cena, ele estava zangado; na 6ª cena, ele está feliz, pois está sorrindo.
  4. Levante hipóteses: Aonde o marido está indo? O que teria acontecido no apartamento de cima? Ele está se mudando para o apartamento de cima, provavelmente porque lá é mais divertido ou porque conheceu alguém interessante.

 

  • O texto "Cantiga pra não morrer" diz respeito a relacionamento amoroso.
  1. Que tipo de situação é imaginada pelo eu lírico do texto? Uma situação de separação entre o eu lírico e a "menina branca de neve", provavelmente a mulher amada.
  2. Que apelo o eu lírico faz à "moça branca como a neve"? O eu lírico faz um apelo para não ser esquecido, ou para ela, de alguma forma, leve-o consigo.
  3. Dê ao menos duas interpretações ao título do texto. Entre outras possibilidades, o texto seria uma forma de canto, e cantar seria uma maneira de não morrer, talvez porque o canto possa aliviar a dor do eu lírico; o texto constitui um pedido insistente do eu lírico para não ser esquecido pela amada, o que para ele seria morrer.

 

  • O texto 3 é uma obra do pintor brasileiro Almeida Junior (1850-1899). Nela uma mulher olha uma fotografia. Observe o título do quadro e responda:
  1. Que sentimentos a postura física da mulher e sua expressão facial expressam? Sentimentos de tristeza e saudade.
  2. Por que a mulher está vestida de negro? Provavelmente porque está de luto, pois deve ter perdido alguém querido.
  3. De quem você acha que é a foto? Pode ser do marido, do pai, de um filho ou de alguém que a mulher amava.

 

  • Compare os textos.
  1. O que eles têm em comum? Os três textos abordam a separação de pessoas queridas, voluntária ou involuntariamente.
  2. Em qual(is) dos textos o fim do relacionamento provoca sentimento de tristeza, saudade ou dor? Nos textos 2 e 3.
  3. Em qual(is) deles provoca alegria? No texto I.

 

  • Há textos que são constituídos apenas de imagem, outros apenas de palavras, outros de palavras e imagens.
  1. Quais dos textos são constituídos basicamente de imagens? Os textos I e II.
  2. Qual é constituído apenas de palavras? No texto II.
  3. Qual deles sugere a presença da música, por meio de notas musicais? O texto I.

 

Como vimos, um texto pode ser constituído apenas de linguagem verbal, como ocorre com a notícia, a carta ou a anedota; nesse caso, ele é chamado de texto verbal. Também pode ser constituído de linguagem visual, como a fotografia e a pintura; ou de linguagem musical, como uma música; ou da linguagem da dança, como um espetáculo de balé. Nesses casos, ele é chamado de texto não verbal. E pode, ainda, ser constituído pelo cruzamento de mais de uma linguagem, como, por exemplo, das linguagens verbal e musical, como a canção. Nesses casos, temos os textos em linguagem mista.

O produto final de toda enunciação, feita em que linguagem for, é chamado de texto. Assim, são textos: um gráfico, um cartum, uma pintura, uma melodia, um poema, um filme, uma escultura, etc. em muitos casos, dependendo da situação, até mesmo o silêncio pode ser considerado um texto.

Reforce o conteúdo assistindo esta super videoaula. Tenho certeza que você vai adorar!

Os exercícios sobre linguagem verbal e linguagem não verbal vão ajudar você a entender as diferentes linguagens utilizadas na comunicação.

Questão 01

2
Mineiro de Araguari, o cartunista Caulos já publicou seus trabalhos em diversos jornais, entre eles o Jornal do Brasil e o The New York Times

No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:

a) dificuldade de conexão entre as pessoas

b) aceleração da vida na contemporaneidade

c) desconhecimento das possibilidades de diálogo

d) desencontro de pensamentos sobre um assunto

 

Questão 02

3

Nos quadrinhos, o uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal contribui para a construção de sentidos do texto

Na tira do cartunista argentino Quino, utilizam-se recursos gráficos que lembram o cinema.
A associação com a linguagem artística do cinema, que lida com o movimento e com o instrumento da câmera, é garantida pelo procedimento do cartunista demonstrado a seguir:

a) ressaltar o trabalho com a vassoura para sugerir ação.

b) ampliar a imagem da mulher para indicar aproximação.

c) destacar a figura da cadeira para indiciar sua importância.

d) apresentar a sombra dos personagens para sugerir veracidade.

 

Questão 03

4
Tirinha Garfield, de Jim Davis

Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:

a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.

b) O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.

c) O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.

d) A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.

 

Questão 04

Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:

a) A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.

b) São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.

c) A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação.

d) Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto.

 

Questão 05

5
Gráficos são exemplos de utilização simultânea das linguagens verbal e não verbal. É preciso analisar as duas ocorrências para a compreensão do texto

Nos gráficos, os elementos visuais e os elementos textuais são fundamentais para o entendimento total da mensagem transmitida. No gráfico em questão, a linguagem verbal e a linguagem não verbal têm como intenção mostrar ao leitor que:

a) O número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos diminuiu em um período de cinco anos.

b) O número de pessoas acima de 60 anos que estão inseridas no mercado de trabalho é proporcionalmente inverso à quantidade de pessoas que se casam nessa faixa etária.

c) Apresenta dados para o leitor que comprovam o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos, assim como o aumento da inserção de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho.

d) Apresenta a preocupação com a diminuição no número de casamentos entre pessoas de várias faixas etárias da população brasileira, assim como a dificuldade dessas pessoas para conseguir emprego no mercado de trabalho.

 

Gabarito:

Questão 01 –  Alternativa "a". Observe que no cartum os elementos visuais e textuais estão combinados, portanto, ambos são necessários para a sua compreensão. As letras da palavra "solidão" aparecem em diferentes balões pertencentes a personagens também distintos, reforçando a ideia de que nenhum tipo de comunicação é estabelecido entre eles. Os personagens caminham em sentidos opostos, o que denota a dificuldade que os seres humanos têm de se conectarem.

Questão 02 – Alternativa "b". Para o melhor entendimento da questão, é preciso observar todos os elementos presentes nos quadrinhos, entre eles, as linguagens verbal e não verbal. A linguagem não verbal é representada pelos recursos gráficos utilizados pelo cartunista, com destaque para a imagem da mulher que, à medida que a história é contada, sofre ampliação, simulando o efeito de close muito utilizado no cinema.

Questão 03 – Alternativa "c". Apesar da predominância da linguagem não verbal, a linguagem verbal colabora para a construção de sentidos da tirinha.

Questão 04 – Alternativa “a”.

Questão 05 –  Alternativa "c". A intenção do gráfico é demonstrar o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos em relação ao número de casamentos da população brasileira fora dessa faixa etária, assim como o aumento da população acima de 60 anos no mercado de trabalho.

 

Espero que você tenha gostado destas super dicas! Aproveite-as bem. Bom estudo!

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O post Interpretação de textos – Português Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Sufixos – Inglês Enem

Posted: 26 Apr 2016 12:15 PM PDT

Sufixos: A prova de inglês no Enem exige interpretação de textos. Portanto, o conhecimento de sufixos e prefixos te ajuda a interpretar muito melhor, aumentando em muito a sua chance de garantir sua vaga numa boa universidade. Eles podem te ajudar a descobrir a classe gramatical de um termo e deduzir o significado das palavras.

Mas, o que são sufixos? Sufixos são partículas que colocamos nos finais das palavras para mudar a classe gramatical, por exemplo, transformar um substantivo num adjetivo.

Veja um exemplo: COLOUR (COR, SUBSTANTIVO) →COLORFUL (COLORIDO, ADJETIVO).

 

Sufixos

Alguns sufixos importantes:

  1. –ful: (full + cheio). Quando acrescentamos o sufixo –ful, transformamos a palavra num adjetivo.

1
The Internet is a very helpful tool.
(A internet é uma ferramenta útil.)

She is a very succesful woman.  (Ela é uma mulher bem sucedida.)

 

  1. -ish (similar)

2
He is such a childish man.
 (Ele é uma criança.)

 

  1. –ous

3
This area is very montainous.
 (Esta área é muito montanhosa.)

Air pollution has reached dangerours levels in some cities. (Poluição do ar alcançou níveis perigosos em algumas cidades)

 

  1. -able/-ible (que pode ser/quem tem as características)

4
Mr. Smith is a very reliable man.
(Sr. Smith é um homem bastante confiável.)

Heather's handwriting is not really readible. (A caligrafia da Heather não é muito legível.)

Tap water in Brazil is drinkable. (Água da torneira no Brasil é potável.

 

  1. -like (similar)

5

Shouting is not so ladylike! (Gritar não é comportamento de uma dama!)

Christmas always fills her with childlike excitement. (Natal sempre a deixa com um sentimento de criança.)

 

  1. -less (sem, com nada)

6
The chances were endless.
(As chances eram sem fim.)

The lawyers said it was a hopeless case.(Os advogados disseram que era um caso sem esperança.)

 

  1. -al (relacionado com)

7
This plant has magical powers.
(Esta planta tem poderes mágicos.

 

  1. –ly O sufixo –ly é um sufixo formador de advérbios.

8
It's exactly three o'clock.
(São exatamente três horas.)

 

Atenção:

Quando acrescentamos o sufixo –ly aos adjetivos hard (difícil), high (alto) e late (tarde), o significado destas palavras é alterado.

The bird flew high in the sky (O pássaro voou alto no céu.)

His students spoke highly of the their teacher. (Seus alunos enalteceram seu professor.)

SUFIXOS –ING E –ED:

1- Quando acrescentamos –ed no final do verbo, estamos descrevendo o que a pessoa sente.

  • I have nothing to do. I'm (Não tenho nada para fazer, estou entendiada)
  • Sufixes are difficult. I am (Sufixos são difíceis). Estou confusa).

2- Quando acrescentamos –ing, é a situação, algo ou alguém que causa o sentimento na pessoa.

  • This film is boring. (Este filme é chato).

Aqui o filme causa o sentimento de tédio na pessoa.

  • This book is so interesting. (Este livro é tão interessante).
  • Outros exemplos:

Surprising (surpreendente)

Exciting (excitante)

Quer saber mais sobre sufixos? Assista essa videoaula e boa sorte!

Agora, vamos praticar alguns exercícios para estudarmos mais a fundo essa parte tão importante da gramática da língua inglesa!

QUESTÃO 1 (FGV -2007)

In the sentence “Brazil’s strong currency will likely also lead to a loosening of foreign exchange restrictions”, the word LIKELY indicates a:

a) comparison.

b) conclusion.

c) probability.

d) preference.

e) certainty.

 

QUESTÃO 2 ( EFOMM 2010)

In the sentence “There was a lengthy pursuit, over seven  hours”, there is a word formed by the suffix “y”. In which option below the word is formed by the same suffix?

a) lately

b) mostly

c) fury

d) ally

e) healthy

 

QUESTÃO 3  (EFOMM 2008) The lecture we've attended was not good. It was quite __________, and the audience was __________.

a) amusing – amused

b) bored – boring

c) amused – amusing

d) boring – bored

e) interesting – interested

 

QUESTÃO 4 (UEL 1998 – ADAPTED)

A lacuna é corretamente preenchida pela alternativa:

We’ve been working __________ to ensure all wood comes from well managed forests.

a) lot.

b) hardly.

c) hard.

d) very.

e) many.

 

QUESTÃO 5 (EFOMM 2007)

'In London there are lots of streets with the same name and it's very __________ if you are a tourist. Another problem is that it's a huge place. We walked everywhere on our last trip and we were __________ at the end of each day. But it's an __________ city, with so much to do.'

a) confused – exhaust – excited

b) confusing – exhausted – exciting

c) confuse – exhausting – exciting

d) confusing – exhaust – excited

e) confused – exhausted – excited

 

GABARITO:

QUESTÃO 1- C

QUESTÃO 2- E

QUESTÃO 3- D

QUESTÃO 4 – C

QUESTÃO 5 – C

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

O post Sufixos – Inglês Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

A Reprodução Assexuada – Biologia no Enem

Posted: 26 Apr 2016 09:40 AM PDT

O que é reprodução assexuada? Quais são os seus tipos? Revise este assunto aqui para se dar bem nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares!

A reprodução é uma característica inerente a todos os seres vivos. É a característica que permite a continuidade das espécies e a transmissão de características hereditárias.

Geneticamente falando, podemos agrupar todos os tipos de reprodução em dois tipos principais: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada. Simplificadamente, a reprodução sexuada é aquela em que ocorre mistura de material genético de dois indivíduos.

Já a reprodução assexuada ocorre quando o indivíduo se reproduz sozinho, sem, portanto, misturar material genético. É um tipo de reprodução mais simples, mas não menos importante! Ela permite a rápida proliferação de seres vivos com baixo gasto energético.

Por essas e por outras, a reprodução assexuada pode aparecer no Enem e nos Vestibulares. Então, vamos revisar?

Dica 1: Antes de continuar estudando a reprodução assexuada, que tal estudar as características básicas dos seres vivos? Então, veja este super post com dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-caracteristicas-seres-vivos/

Como dito anteriormente, a reprodução assexuada é uma reprodução em que o individuo se reproduz sozinho, sem misturar seu material genético com outro organismo. Por tal motivo, a reprodução assexuada é considerada uma reprodução agâmica, ou seja, ocorre sem a presença de gametas. Sendo assim, os indivíduos resultantes desse tipo de reprodução são geneticamente clones do indivíduo que iniciou a reprodução. Isso leva a uma baixa variabilidade genética.

Vantagens da reprodução assexuada: A reprodução sexuada, por não exigir a busca por parceiros, na maioria das vezes, demanda menos tempo e energia do que a reprodução sexuada. Isso ocorre, pois o indivíduo que a pratica não precisa gastar energia e tempo para procurar um parceiro sexual e conquistá-lo. Essa economia de tempo e energia permite, por exemplo, que um indivíduo que pratique reprodução assexuada se reproduza mais vezes e produza mais descendentes ao longo de sua vida.

Desvantagens da reprodução assexuada: Como os indivíduos produzidos por reprodução assexuada são clones de seus genitores, a população terá baixa variabilidade genética. Dessa maneira, a população terá menores chances de sobreviver a possíveis mudanças ambientais.

Não entendeu? Então pense no seguinte exemplo:  Você pega uma dor de garganta das bravas! Vai ao médico e descobre que a dor é causada por uma infecção de bactérias. Essas bactérias se reproduziram rapidamente em sua garganta através de reprodução assexuada.

Logo, provavelmente todas as bactérias serão geneticamente iguais. Assim, se o antibiótico que seu médico receitou matar uma bactéria, todas elas morrerão, pois sendo todas geneticamente iguais, todas serão suscetíveis ao antibiótico.

Dica 2: Unicelular, pluricelular, eucarionte, procarionte, autótrofo, heterótrofo… Isso é "grego"?  Não! São termos da biologia essenciais para se dar bem no Enem e nos vestibulares! Que tal revisar? Então veja este super post: http://blogdoenem.com.br/biologia-termos/

Há variabilidade genética em indivíduos que se reproduzem assexuadamente? Sim! Mas a variabilidade neste caso, não se deve à mistura de material genético de dois indivíduos, mas sim, à mutações que podem aparecer ao acaso.

Então, pense no exemplo anterior: e se uma ou duas bactérias daquelas que estavam em sua garganta tivessem sofrido uma mutação que fizesse com que fossem resistentes ao antibiótico? Elas sobreviveriam e poderiam continuar a população! Depois de alguns dias, sua garganta poderia estar novamente colonizada e sua dor de garganta voltaria!.

Tipos de reprodução assexuada:

Cissiparidade, divisão binária ou bipartição:. É o meio de reprodução da maioria dos seres unicelulares, como as bactérias e protozoários. Para realizar esta reprodução, os unicelulares dividem suas células em duas menores, que posteriormente crescerão.

Cissiparidade, divisão binária ou bipartição

Fragmentação ou fissão: Ocorre quando um animal se divide em dois, formando duas partes iguais que irão crescer ou se regenerar para formar dois novos indivíduos. Esse é o caso, por exemplo, das planárias (vermes do Filo dos Platelmintos) que se dividem ao meio e, por conta de seu alto poder de regeneração, formam dois novos indivíduos. Veja a imagem a seguir:

Fragmentação ou fissão

Brotamento ou gemiparidade: Nesse tipo de reprodução, um pequeno broto se desenvolve e posteriormente se desprende, formando um novo indivíduo. Pode ocorrer tanto em seres unicelulares, como as leveduras (fungos unicelulares), como em pluricelulares, como as esponjas. É importante salientar que o brotamento favorece a formação de colônias.

Brotamento ou gemiparidade

Gemulação: Ocorre em esponjas (poríferos) de água doce. Quando o animal se encontra em um ambiente desfavorável, ele forma uma gema (uma espécie de bolsa) que contém células que podem formar novas esponjas. Quando essa gema encontra um ambiente com condições favoráveis, ela libera as células que irão se fixar no substrato para formar novos indivíduos.

Dica 3: Que tal estudar também os diferentes métodos científicos? Então veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-metodos-cientificos/

Esporulação: Formação de esporos. Os esporos nada mais são que células resistentes, capazes de sobreviverem latentes em ambientes desfavoráveis. Quando encontram ambientes favoráveis os esporos germinam formando novos indivíduos. Pode ocorrer em fungos, briófitas e em pteridófitas.

Esporulação

Estrobilização: Ocorre nos Cnidários (como os corais e águas vivas) durante a metagênese (ciclo reprodutivo que inclui fases sexuadas e assexuadas e alterna o formato do corpo do animal). Quando o animal está na forma de pólipo, ele pode liberar estróbilos – pedaços que formarão adultos natantes.

Estrobilização

Multiplicação ou propagação vegetativa: Nas plantas, os órgãos vegetativos (como raízes, caules e folhas) podem sofrer modificações que permitem que formem novos indivíduos. As bananeiras, por exemplo, podem formar novas plantas através do seu caule, o rizoma.

Multiplicação ou propagação vegetativa

Partenogênese: Processo através do qual um óvulo não fecundado se desenvolve em um indivíduo. Os zangões são um exemplo clássico para este tipo de reprodução.

Partenogênese

Aula Gratuita

Para fixar bem o conteúdo, veja esta super vídeo-aula do professor Paulo Jubilut do canal "Biologia Total", sobre reprodução assexuada:

E aí, gostou do vídeo? Beleza! Agora, para arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares, veja esta super resumo que  preparamos para você:

E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre reprodução assexuada? Belza! Agora, que tal testar seus conhecimentos?

1) (UFC-2002) Em relação à reprodução assexuada, é correto afirmar que:

 I. não ocorre em animais.

II. ocorre em eucariontes e procariontes pluricelulares sendo denominada cissiparidade.

III. pode ser desfavorável se ocorrerem mudanças ambientais bruscas.

IV. representa um tipo de cruzamento entre plantas, denominado enxertia .

V. em alguns casos, é de grande utilidade na agricultura.

 Assinale a alternativa correta.

 a) Somente I é verdadeiro.

b) Somente II e III são verdadeiros.

c) Somente III e V são verdadeiros.

d) Somente II e IV são verdadeiros.

e) Todos os itens são verdadeiros.

Resposta: C

2) (PUC-RJ-2001) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto, destaque a afirmativa correta:

a) A reprodução assexuada promove maior variabilidade genética e produz grande quantidade de descendentes.

b) A reprodução assexuada se caracteriza pela presença de meiose, formação de gametas e fecundação.

c) A reprodução sexuada, exceto quando ocorrem mutações, produz indivíduos geneticamente iguais.

d) O brotamento é um tipo de reprodução assexuada, em que os descendentes são formados por mitoses.

e) A reprodução assexuada permite uma evolução mais rápida das espécies.

Resposta: D.

Dica 4: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos .

Juliana Biologia Enem - Reprodução Assexuada

Agora que você já sabe tudo sobre Biologia, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)

Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

 

O post A Reprodução Assexuada – Biologia no Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Proteínas (Polipeptídios) – Revisão de Biologia para o Enem

Posted: 26 Apr 2016 02:44 AM PDT

Você lembra o que são as Proteínas (os Polipeptídios)? – Vamos lá, para você chegar em dia com estes conteúdos na prova do Enem e nos Vestibulares, é hora de revisar.

Proteínas

As proteínas são a terceira opção energética da célula, sendo esta a última fonte de energia.  Cerca de 70% do peso seco do corpo humano é proteína, sabia?As proteínas são produzidas pelo corpo, dependendo da necessidade do indivíduo. Sua produção ocorre pelo processo de síntese proteica, presente em todas as células.

As proteínas são formadas pela união de vários aminoácidos, sendo um polímero de aminoácidos (monômero). Pode ser chamada de biopolímero.

Veja os Aminoácidos

aula_03_img01.jpg

Todos são formados pelo grupo funcional amina (NH2) e o grupo ácido carboxílico (COOH), além de possuir um radical R, que é o resto da molécula e diferencia cada um dos aminoácidos. Existem 20 aminoácidos diferentes. Os tipos de aminoácidos estão agrupados em Aminoácidos Essenciais, e Aminoácidos não essenciais. Veja:

• Aminoácidos Essenciais – são dez aminoácidos não produzidos pelo corpo, obtidos, portanto, através da alimentação (fenilalanina, valina, metionina).

• Aminoácidos Não essenciais – são os outros dez aminoácidos sintetizados pelo próprio corpo (glicina, alanina, cisteína).

A união dos aminoácidos dá-se por ligação peptídica, que ocorre por desidratação. OH da carboxila liga com H da amina, liberando uma molécula de água. A sequência de aminoácidos forma o polipeptídeo, a proteína.

Para ocorrer a quebra da proteína, deve ocorrer o processo de hidrólise. Ocorre a adição da molécula de água, permitindo a separação dos aminoácidos. A hidrólise ocorre no processo digestivo, uma vez que o corpo absorve aminoácidos, para que possa mantar suas proteínas necessárias.

aula_03_img02.jpgPara que suas funções sejam realizadas corretamente, cada proteína deve apresentar uma estrutura espacial específica. As Estruturas de organização proteica são identificadas como Estrutura Primária, Estrutura Secundária, Estrutura Terciária, e Estrutura Quaternária.

– A Estrutura primária é a sequência linear de aminoácidos. Caso um aminoácido da sequência mude, toda a estrutura pode ser comprometida. Essa mudança chama-se mutação.

– Estrutura secundária – é a cadeia polipeptídica com forma espiralizada, helicoidal.

– Estrutura terciária (ATIVA) – é a estrutura helicoidal dobrada sobre si mesma. É com essa estrutura que as proteínas executam suas funções. Isso ocorre em função da interação entre os aminoácidos, garantindo uma forma ativa específica para cada proteína. Pontes de hidrogênio e ligações dissulfeto mantêm a estrutura terciária estável.

– Estrutura quaternária – é a junção de duas ou mais estruturas terciárias. Não são todas as proteínas que possuem essa estrutura A hemoglobina é uma proteína que apresenta quatro subunidades unidas por um núcleo de ferro, já o hormônio insulina apresenta duas subunidades.

aula_03_img03.jpg

Desnaturação proteica – é a perda de sua forma espacial, com consequente perda de sua função. Fatores que podem levar à desnaturação são: temperatura e pH. Cada proteína trabalha em temperatura e pH específico, a alteração de um desses fatores pode levar à perda de função proteica pela desnaturação.

O processo de renaturação é raro, mas pode ocorrer desde que a proteína não chegue à estrutura primária. As proteínas desempenham inúmeras funções no organismo, como por exemplo:

1) Estrutural – fazem parte da estrutura do corpo.

– Colágeno garante resistência e flexibilidade a estruturas como pele, ossos, tendões, cartilagens.

– Queratina – faz a impermeabilização de estruturas, como pele, unhas, garras, bicos, pelos.

2) Movimento – permitem o movimento de estruturas como o músculo (contração e relaxamento),por exemplo, actina e miosina.

3) Energética – a albumina, presente na clara do ovo, garante o suprimento alimentar do embrião; também presente no plasma sanguíneo, garante a viscosidade do sangue.

aula_03_img04.jpg

4) Transporte – hemoglobina, presente nas hemácias, transporta o oxigênio no sangue. A mal formação da hemoglobina leva à deformação da hemácia, ficando em forma de foice. Essa doença é conhecida como anemia falciforme ou ciclemia.

 

aula_03_img05.jpg

5) Hormonal – compõem a estrutura do hormônio, como é o caso da insulina e glucagon, que são hormônios que regulam a taxa de glicose no sangue.

6) Defesa – anticorpos são proteínas que fazem a defesa do organismo. Eles reagem contra partículas estranhas específicas (antígenos). São produzidos pelos leucócitos presentes no sangue. Soro é uma solução contendo anticorpos prontos contra determinado antígeno. É usado contra venenos de cobras e aranhas, e contra tétano.

Produção de soro antiofídico

aula_03_img06.jpg

 

Veja o que são as Enzimas

As Enzimas são proteínas com a função de acelerar a velocidade de reações químicas. São catalisadores biológicos, ou biocatalizadores. Não são consumidas no processo e reagem com um substrato específico (sistema chave-fechadura). Exemplos: lactase é a enzima que quebra lactose em glicose e galactose; amilase quebra o amido em várias moléculas de glicose;protease ou peptidase quebra proteínas em aminoácidos.

 

aula_03_img07.jpg

Mas como qualquer proteína, as enzimas funcionam em temperatura e pH específico, pois também sofrem desnaturação, alterando a velocidade da reação. Fatores que alteram a velocidade de reações: – Temperatura: Existe um ponto em que a velocidade da reação é máxima, logo, a enzima está funcionando em sua temperatura ótima. Caso a temperatura aumente, a velocidade da reação cai, pois inicia o processo de desnaturação.

aula_03_img08.jpg

 

Como o fator ‘pH’ altera a velocidade das reações: – Existe também um pH ideal em que cada enzima funciona de forma mais eficiente. A alteração desse pH inicia o processo de desnaturação enzimática, alterando a velocidade da reação.

 

aula_03_img08.jpg

A Concentração de substrato também interfere na velocidade das reações: Não é um fator desnaturante. A partir de certo ponto, o aumento da concentração do substrato não interfere na velocidade da reação, já que todas as enzimas estão sendo utilizadas.

 

aula_03_img08.jpg

 

Saiba mais sobre Proteínas nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos exercícios-desafios no final do post, e compartilhe as respostas!

Desafios para você responder e compartilhar a solução:

Questão 1 – (ENEM 2009) Arroz e feijão formam um "par perfeito", pois fornecem energia, aminoácidos e diversos nutrientes. O que falta em um deles pode ser encontrado no outro. Por exemplo, o arroz é pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão, e o aminoácido metionina é abundante no arroz e pouco encontrado no feijão. A tabela seguinte apresenta informações nutricionais desses dois alimentos.

aula_03_img10.jpg

 

A partir das informações contidas no texto e na tabela, conclui-se que

a) os carboidratos contidos no arroz são mais nutritivos que os do feijão.

b) o arroz é mais calórico que o feijão por conter maior quantidade de lipídios.

c) as proteínas do arroz têm a mesma composição de aminoácidos que as do feijão.

d) a combinação de arroz com feijão contém energia e nutrientes e é pobre em colesterol.

e) duas colheres de arroz e três de feijão são menos calóricas que três colheres de arroz e duas de feijão.

 

Questão 2 – (UEFS 2011) As proteínas são nutrientes que participam da estrutura celular. Ao serem ingeridas por mamíferos, são degradadas sob ação de enzimas e do fluído gástrico e reaproveitadas pelo organismo. A partir dessas informações sobre o processo de aproveitamento desse nutriente, é correto afirmar:

a) A ação enzimática aumenta a concentração de nutrientes no organismo.

b) A alimentação proteica variada supre o organismo de aminoácidos essenciais.

c) As enzimas promovem a condensação de carboidratos durante a formação de proteínas.

d) As enzimas são incorporadas aos produtos finais da degradação de proteínas no organismo.

e) As enzimas aumentam a energia de ativação e a velocidade de degradação de proteínas no organismo dos mamíferos.

 

Questão 3 – (PISM – UFJF) Leia os textos e complete as informações pedidas.

TEXTO I – Após passar muito tempo sem se preocupar com sua saúde, o Sr. José resolveu ir ao médico e fazer uns exames de rotina. Em conversa com o médico, relatou seus hábitos alimentares, ressaltando a preferência por frituras e carnes gordurosas. O médico ficou alarmado ante as preferências alimentares de seu paciente, principalmente depois de ter analisado o resultado do seu exame de sangue e constatado um nível de colesterol muito alto. Recomendou-lhe, então, uma nova dieta composta de frutas, legumes e verduras.

Analise a dieta recomendada pelo médico, apresentando argumentos que a justifiquem.

TEXTO II – Depois de orientar o Sr. José quanto à alimentação, o médico explicou-lhe que uma dieta rica em gordura saturada e colesterol é um dos fatores que pode contribuir para o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Com isso, as artérias vão ficando endurecidas e estreitas, diminuindo o fornecimento de sangue para os órgãos do corpo. Além disso, aumenta a probabilidade de formação de coágulos, os quais podem obstruir artérias importantes, como as que alimentam o coração. Nesse caso, porções maiores ou menores do músculo cardíaco podem parar: é o infarto do miocárdio, que pode provocar a morte.

Apesar dos malefícios causados por sua alta concentração, é correto afirmar que o colesterol não é importante para o funcionamento do organismo? Justifique sua resposta (escreva e publique).

 

Questão 4 – (PISM-UFJF-MG) A febre alta (acima de 40°) é muito perigosa para os seres humanos e pode ser fatal. Uma das causas desse problema é o fato da temperatura alta modificar as enzimas do sistema nervoso central. Como a febre alta pode modificar essas proteínas?

a) Induzindo a modificação da sequência de aminoácidos das enzimas.

b) Induzindo a autodigestão das enzimas.

c) Quebrando as ligações covalentes entre os aminoácidos.

d) Induzindo a desnaturação das enzimas.

e) Induzindo a exocitose das enzimas.

Questão 5 – (PISM-UFJF-MG) Os gráficos abaixo ilustram a influência da concentração do substrato, da temperatura e do pH na velocidade de reação enzimática. Analise-os e assinale a afirmativa incorreta:

aula_03_img08.jpg

a) As enzimas 1 e 2 se encontram inativadas entre o pH 4 e o pH 5.

b) O ótimo de atividade das enzimas 1 e 2 ocorre em pH diferentes.

c) Ao atingir o ponto de saturação, a concentração do substrato não interfere na velocidade de reação.

d) As enzimas 1 e 2 possuem a mesma temperatura ótima de ação.

e) Quanto maior a temperatura, maior a velocidade da reação enzimática.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

O post Proteínas (Polipeptídios) – Revisão de Biologia para o Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!