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- Os Estados da Matéria: Sólido, Líquido, e Gasoso. É Química no Enem.
- Funções Orgânicas – Confira o básico para Química no Enem.
- Gametogênese – Revise a produção de Gametas – Biologia.
- Interpretação de textos – Português Enem
- Sufixos – Inglês Enem
- A Reprodução Assexuada – Biologia no Enem
- Proteínas (Polipeptídios) – Revisão de Biologia para o Enem
Os Estados da Matéria: Sólido, Líquido, e Gasoso. É Química no Enem. Posted: 26 Apr 2016 06:02 PM PDT Você lembra dos estados físicos da matéria e como são chamadas as suas mudanças? Não se preocupe! O blog do Enem te ajuda a relembrar. Cai nas provas dos vestibulares e do Enem! A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. Essa característica obedece a fatores como: Força de Coesão: faz com que as moléculas se aproximem umas das outras; e a Força de Repulsão: faz com que as moléculas se afastem umas das outras. Esses estados de agregação da matéria também são chamados de estados físicos da matéria Você não pode esquecer !O volume, a densidade e a forma de um composto podem variar com a temperatura, sendo assim, os compostos apresentam características de acordo com o estado físico em que se encontram. Mudanças de estado físico da materia Você lembra como são chamadas as mudanças de estado físico? Que tal relembrar e mandar ver nas provas de química dos próximos vestibulares e do Enem! As passagens entre os três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) têm o nome de mudanças de estado físico e você pode conferir o nome de cada um na figura abaixo: Fusão: Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. A temperatura não aumenta enquanto está acontecendo a fusão, isto é, somente depois que toda a substância passar para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar. Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de arrefecimento (resfriamento). Quando a substância líquida inicia a solidificação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado sólido, e só depois a temperatura continua a baixar. Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Durante a ebulição a temperatura da substância que está a passar do estado líquido para o estado gasoso permanece inalterada, só voltando a aumentar quando toda a substância estiver no estado gasoso. Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um arrefecimento (resfriamento). Quando a substância gasosa inicia a condensação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado líquido, e só depois a temperatura continua a baixar. Sublimação: Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por arrefecimento. Ex. Gelo seco, naftalina. Vamos relembrar mais sobre as mudanças de estado físico? Assista a vídeoaula do Kuatro e veja mais sobre esse assunto que cai bastante nas provas de química dos vestibulares e do Enem, não fique fora dessa! Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/ Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.htmlDica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.Aula GratuitaQue tal assistir a uma super videoaula totalmente gratuita do descomplica e ficar fera nesse assunto? Acesse já e não deixe de conferir! Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre estados físicos da matéria plana foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique . Agora que você já sabe tudo sobre Química, que tal conhecer nossa rede de blogs? Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais. Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem) O post Os Estados da Matéria: Sólido, Líquido, e Gasoso. É Química no Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Funções Orgânicas – Confira o básico para Química no Enem. Posted: 26 Apr 2016 04:55 PM PDT Você vai encarar vestibular ou Enem, e acha que não se lembra de mais nada sobre Funções Orgânicas? Não fique nessa! Vem com a gente. A professora Munique Dias preparou uma super-revisão com esse assunto para você gabaritar a prova de química. Aproveite!Então, vamos lá. O começo do começo para você entender as Funções Orgânicas começa na compreensão dos compostos orgânicos: Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Para uma cadeia carbônica ser inserida na classe de compostos orgânicos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional.
Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional são denominados Funções Orgânicas. Se você não lembra deste assunto, faça uma revisão rápida sobre Compostos Orgânicos aqui nesta aula gratuita da professora Munique Dias antes de continuar. Funções OrgânicasAs principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres e amidas. Nossa! Agora complicou! Vou ter que decorar todas estas funções orgânicas? Não, claro que não. Nada de decorar. O Barato é entender! O blog do Enem preparou uma tabela para que você lembre-se de uma forma bem simples as funções orgânicas. Não desista! Nitroglicerina– Veja os Compostos Orgânicos Nitrogenados. Eles são explosivos. A Dinamite é um composto orgânico nitrogenado. Veja aqui aula gratuita sobre a Nitroglicerina. Aula GratuitaAssista agora a uma videoaula de com o professor Paulo Valim, do site Química Total e saiba mais sobre as funções orgânicas. Não fique de fora! E a nomenclatura dos compostos orgânicos pertencentes a cada função você lembra? Não? Mas o blog do Enem não te deixa na mão! Separamos para você uma serie de links, onde você pode acessa-los e relembrar a nomenclatura de cada função orgânica. É para mandar bem na prova! Dica do Blog – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/Lista de Exercícios sobre Funções OrgânicasConfira aqui uma bateria de exercícios selecionados pelo professor Marcus Bandeira, do Instituto Federal de Educação da Bahia: Lista de Exercícios sobre Funções Orgânicas Nomenclatura IUPAC – Mas, antes de começar a dar "nome ao bois" conheça como foi criada a nomenclatura IUPAC, quais as suas principais finalidades e aprenda as regras básicas a serem seguidas para se nomear os compostos orgânicos. http://www.brasilescola.com/quimica/nomenclatura-iupac.htm Agora e só acessar os links abaixo e relembrar a nomenclatura dos compostos orgânicos. Saia na frente!
"A persistência é o menor caminho do êxito."
Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre equilíbrio químico foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .
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Gametogênese – Revise a produção de Gametas – Biologia. Posted: 26 Apr 2016 04:15 PM PDT Os gametas são essenciais para a reprodução sexuada. Através deles é possível misturar o material genético de dois indivíduos e, assim, aumentar a variabilidade genética da espécie.A gametogênese do sexo masculino é chamada de espermatogênese, já a gametogênese feminina é chamada deovulogênese. Você conhece esses processos? Sabe quais hormônios estão envolvidos na produção dos gametas humanos? Então revise a gametogênese aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares! Antes de continuar estudando a gametogênese, é importante conhecer as partes do sistema genital feminino. Para revisar este assunto, veja este post com aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: Veja o Sistema Genital Feminino Ovulogênese: A ovulogênese se inicia ainda durante a fase embrionária. Pode parecer estranho, mas os gametas de cada mulher começam a se diferenciar quando ainda estão dentro da barriga de suas mães. As células germinativas primordiais (2n) presentes nos ovários das meninas começam a se dividir através de mitoses, formando várias ovogônias, também diploides (2n). Em seguida, muitas dessas ovogônias começam a aumentar em tamanho, entrando na fase de crescimento. Formam-se, assim, os ovócitos primários. Esse crescimento é importante, pois corresponde ao armazenamento de substâncias nutritivas, formando o vitelo que, ainda que muito diminuto nos humanos, é essencial para nutrir o embrião enquanto os anexos embrionários ainda não estiverem formados. Estes ovócitos I iniciam então a meiose I, que logo é interrompida na metade da prófase I. Assim, quando a menina nasce, possui em torno de 400.000 ovócitos primários em seus ovários(dos quais pouco mais de 400 serão maturados ao longo da vida da mulher). A continuação da meiose só ocorrerá quando iniciar a puberdade da garota. Dica 1: Revise também o sistema endócrino humano e conheça mais sobre a hipófise neste super post com uma divertida aula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/sistema-endocrino-hormonios-biologia/A partir da primeira menstruação (menarca), a menina passa a apresentar ciclos menstruais que geralmente duram em torno de 28 dias. Em cada ciclo menstrual, em geral, um desses ovócitos I será amadurecido pela ação de hormônios que agirão no corpo feminino. Assim, sob a ação sob hormônio FSH (liberado pela hipófise), o ovócito I presente no útero completará a meiose I,formando um glóbulo polar (envoltório contendo metade da carga genética do gameta) e um ovócito secundário. Dica 2: Saiba mais sobre o ciclo menstrual neste post, com vídeo-aula do Professor Artur Ramos: http://blogdoenem.com.br/ciclo-menstrual-biologia-enem/É no estágio de ovócito II que o gameta é secretado pelo ovário, quando ocorre a "ovulação", por volta do 14º dia do ciclo menstrual. Porém como você já sabe, nesse momento, a mulher não está liberando um óvulo, mas sim, um ovócito II. Isso quer dizer que o gameta é uma célula n, porém com os cromossomos ainda duplicados, uma vez que não realizou a segunda fase da meiose. A segunda fase da meiose durante a gametogênese feminina só acontece quando o ovócito II é fecundado por um espermatozoide. Quando isso ocorre, há a finalização da meiose e forma-se um segundo glóbulo polar e, finalmente, o óvulo. Então, se levássemos "ao pé-da-letra" o termo ovulação, só teriam realmente ovulado as mulheres que já tiveram uma gravidez. Sendo assim, o termo correto para a liberação do gameta feminino seria então "ovocitação". Veja na imagem a seguir o "passo-a-passo" da ovulogênse humana:Dica 3: Revise também o sistema genital masculino! Veja este super post, com aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn: http://blogdoenem.com.br/biologia-sistema-reprodutor-masculino/Espermatogênese: Assim como nas mulheres, a gametogênese masculina inicia na fase embrionária. No embrião, as células primordiais dostestículos multiplicam-se através de mitoses, dando origem às espermatogônias. Essa divisão continua durante toda a vida do homem, sendo um processo lento até a puberdade, quando passa a ser estimulada por hormônios. A partir da puberdade, algumas dessas células se diferenciam, formando os espermatócitos primários (I). Os testículos são estimulados também pelos hormôniosFSH e LH, produzidos pela hipófise. OLH estimula as células intersticiais ou de Leydig a produzirem testosterona, que irá estimular o aparecimento das características sexuais secundárias. Já oFSH estimula os espermatócitosprimários, localizados nos túbulos seminíferos dos testículosa iniciarem a meiose. Após a meiose I, formam-se dois espermatócitos secundários (II), que são células haploides com os cromossomos duplicados. Quando a meiose II se completa, formam-se quatro espermátides. As espermátides são células arredondadas que passam por um processo de diferenciação. Nesse processo ocorre a formação do flagelo que caracteriza o espermatozoide.
Aula GratuitaPara continuar sua revisão, veja esta super vídeo-aula do professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total do Youtube: E aí, curtiu o vídeo? Legal, não é mesmo? Agora, para saber tudo sobre a gametogênese e se dar bem no Enem, veja o resumo que preparamos para você: Dica 2: Você não lembra das fases da meiose? Não se preocupe! Você pode revisar tudo sobre esse assunto no post a seguir (tem vídeo-aula da Khan Academy!): http://blogdoenem.com.br/biologia-meiose-aula-khan-academy/Dica 6: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcomeDica 7: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Gametogênese – Revise a produção de Gametas – Biologia. apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Interpretação de textos – Português Enem Posted: 26 Apr 2016 12:49 PM PDT Interpretação de textos: A etimologia da palavra texto está relacionada com o ato de tecer, entrelaçar, construir sobrepondo. Texto, portanto, é da mesma família de palavras como textura, tecido e tessitura. Mas, afinal, de que é constituído um texto? Será apenas de palavras?Texto verbal e texto não-verbalLeia o painel de textos a seguir: Texto I Texto II Cantiga pra não morrer ( Ferreira Gullar) Quando você for se embora, moça branca como a neve, me leve. Se acaso você não possa me carregar pela mão, menina branca de neve, me leve no coração. Se no coração não possa por acaso me levar, moça de sonho e de neve, me leve no seu lembrar. E se aí também não possa por tanta coisa que leve já viva em seu pensamento, menina branca de neve, me leve no esquecimento, me leve. Texto III Saudade (1899), de Almeida Júnior Vamos construir o conceito juntos?
Como vimos, um texto pode ser constituído apenas de linguagem verbal, como ocorre com a notícia, a carta ou a anedota; nesse caso, ele é chamado de texto verbal. Também pode ser constituído de linguagem visual, como a fotografia e a pintura; ou de linguagem musical, como uma música; ou da linguagem da dança, como um espetáculo de balé. Nesses casos, ele é chamado de texto não verbal. E pode, ainda, ser constituído pelo cruzamento de mais de uma linguagem, como, por exemplo, das linguagens verbal e musical, como a canção. Nesses casos, temos os textos em linguagem mista. O produto final de toda enunciação, feita em que linguagem for, é chamado de texto. Assim, são textos: um gráfico, um cartum, uma pintura, uma melodia, um poema, um filme, uma escultura, etc. em muitos casos, dependendo da situação, até mesmo o silêncio pode ser considerado um texto. Reforce o conteúdo assistindo esta super videoaula. Tenho certeza que você vai adorar! |
Posted: 26 Apr 2016 12:15 PM PDT Sufixos: A prova de inglês no Enem exige interpretação de textos. Portanto, o conhecimento de sufixos e prefixos te ajuda a interpretar muito melhor, aumentando em muito a sua chance de garantir sua vaga numa boa universidade. Eles podem te ajudar a descobrir a classe gramatical de um termo e deduzir o significado das palavras.Mas, o que são sufixos? Sufixos são partículas que colocamos nos finais das palavras para mudar a classe gramatical, por exemplo, transformar um substantivo num adjetivo. Veja um exemplo: COLOUR (COR, SUBSTANTIVO) →COLORFUL (COLORIDO, ADJETIVO).
Alguns sufixos importantes:
She is a very succesful woman. (Ela é uma mulher bem sucedida.)
Air pollution has reached dangerours levels in some cities. (Poluição do ar alcançou níveis perigosos em algumas cidades)
Heather's handwriting is not really readible. (A caligrafia da Heather não é muito legível.) Tap water in Brazil is drinkable. (Água da torneira no Brasil é potável.
Shouting is not so ladylike! (Gritar não é comportamento de uma dama!) Christmas always fills her with childlike excitement. (Natal sempre a deixa com um sentimento de criança.)
The lawyers said it was a hopeless case.(Os advogados disseram que era um caso sem esperança.)
Atenção:Quando acrescentamos o sufixo –ly aos adjetivos hard (difícil), high (alto) e late (tarde), o significado destas palavras é alterado.The bird flew high in the sky (O pássaro voou alto no céu.) His students spoke highly of the their teacher. (Seus alunos enalteceram seu professor.) SUFIXOS –ING E –ED:1- Quando acrescentamos –ed no final do verbo, estamos descrevendo o que a pessoa sente.
2- Quando acrescentamos –ing, é a situação, algo ou alguém que causa o sentimento na pessoa.
Aqui o filme causa o sentimento de tédio na pessoa.
Surprising (surpreendente) Exciting (excitante) Quer saber mais sobre sufixos? Assista essa videoaula e boa sorte! |
A Reprodução Assexuada – Biologia no Enem Posted: 26 Apr 2016 09:40 AM PDT O que é reprodução assexuada? Quais são os seus tipos? Revise este assunto aqui para se dar bem nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares! A reprodução é uma característica inerente a todos os seres vivos. É a característica que permite a continuidade das espécies e a transmissão de características hereditárias. Geneticamente falando, podemos agrupar todos os tipos de reprodução em dois tipos principais: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada. Simplificadamente, a reprodução sexuada é aquela em que ocorre mistura de material genético de dois indivíduos. Já a reprodução assexuada ocorre quando o indivíduo se reproduz sozinho, sem, portanto, misturar material genético. É um tipo de reprodução mais simples, mas não menos importante! Ela permite a rápida proliferação de seres vivos com baixo gasto energético. Por essas e por outras, a reprodução assexuada pode aparecer no Enem e nos Vestibulares. Então, vamos revisar? Dica 1: Antes de continuar estudando a reprodução assexuada, que tal estudar as características básicas dos seres vivos? Então, veja este super post com dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-caracteristicas-seres-vivos/Como dito anteriormente, a reprodução assexuada é uma reprodução em que o individuo se reproduz sozinho, sem misturar seu material genético com outro organismo. Por tal motivo, a reprodução assexuada é considerada uma reprodução agâmica, ou seja, ocorre sem a presença de gametas. Sendo assim, os indivíduos resultantes desse tipo de reprodução são geneticamente clones do indivíduo que iniciou a reprodução. Isso leva a uma baixa variabilidade genética. Vantagens da reprodução assexuada: A reprodução sexuada, por não exigir a busca por parceiros, na maioria das vezes, demanda menos tempo e energia do que a reprodução sexuada. Isso ocorre, pois o indivíduo que a pratica não precisa gastar energia e tempo para procurar um parceiro sexual e conquistá-lo. Essa economia de tempo e energia permite, por exemplo, que um indivíduo que pratique reprodução assexuada se reproduza mais vezes e produza mais descendentes ao longo de sua vida. Desvantagens da reprodução assexuada: Como os indivíduos produzidos por reprodução assexuada são clones de seus genitores, a população terá baixa variabilidade genética. Dessa maneira, a população terá menores chances de sobreviver a possíveis mudanças ambientais. Não entendeu? Então pense no seguinte exemplo: Você pega uma dor de garganta das bravas! Vai ao médico e descobre que a dor é causada por uma infecção de bactérias. Essas bactérias se reproduziram rapidamente em sua garganta através de reprodução assexuada. Logo, provavelmente todas as bactérias serão geneticamente iguais. Assim, se o antibiótico que seu médico receitou matar uma bactéria, todas elas morrerão, pois sendo todas geneticamente iguais, todas serão suscetíveis ao antibiótico. Dica 2: Unicelular, pluricelular, eucarionte, procarionte, autótrofo, heterótrofo… Isso é "grego"? Não! São termos da biologia essenciais para se dar bem no Enem e nos vestibulares! Que tal revisar? Então veja este super post: http://blogdoenem.com.br/biologia-termos/Há variabilidade genética em indivíduos que se reproduzem assexuadamente? Sim! Mas a variabilidade neste caso, não se deve à mistura de material genético de dois indivíduos, mas sim, à mutações que podem aparecer ao acaso. Então, pense no exemplo anterior: e se uma ou duas bactérias daquelas que estavam em sua garganta tivessem sofrido uma mutação que fizesse com que fossem resistentes ao antibiótico? Elas sobreviveriam e poderiam continuar a população! Depois de alguns dias, sua garganta poderia estar novamente colonizada e sua dor de garganta voltaria!. Tipos de reprodução assexuada: Cissiparidade, divisão binária ou bipartição:. É o meio de reprodução da maioria dos seres unicelulares, como as bactérias e protozoários. Para realizar esta reprodução, os unicelulares dividem suas células em duas menores, que posteriormente crescerão. Fragmentação ou fissão: Ocorre quando um animal se divide em dois, formando duas partes iguais que irão crescer ou se regenerar para formar dois novos indivíduos. Esse é o caso, por exemplo, das planárias (vermes do Filo dos Platelmintos) que se dividem ao meio e, por conta de seu alto poder de regeneração, formam dois novos indivíduos. Veja a imagem a seguir: Brotamento ou gemiparidade: Nesse tipo de reprodução, um pequeno broto se desenvolve e posteriormente se desprende, formando um novo indivíduo. Pode ocorrer tanto em seres unicelulares, como as leveduras (fungos unicelulares), como em pluricelulares, como as esponjas. É importante salientar que o brotamento favorece a formação de colônias. Gemulação: Ocorre em esponjas (poríferos) de água doce. Quando o animal se encontra em um ambiente desfavorável, ele forma uma gema (uma espécie de bolsa) que contém células que podem formar novas esponjas. Quando essa gema encontra um ambiente com condições favoráveis, ela libera as células que irão se fixar no substrato para formar novos indivíduos. Dica 3: Que tal estudar também os diferentes métodos científicos? Então veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-metodos-cientificos/Esporulação: Formação de esporos. Os esporos nada mais são que células resistentes, capazes de sobreviverem latentes em ambientes desfavoráveis. Quando encontram ambientes favoráveis os esporos germinam formando novos indivíduos. Pode ocorrer em fungos, briófitas e em pteridófitas. Estrobilização: Ocorre nos Cnidários (como os corais e águas vivas) durante a metagênese (ciclo reprodutivo que inclui fases sexuadas e assexuadas e alterna o formato do corpo do animal). Quando o animal está na forma de pólipo, ele pode liberar estróbilos – pedaços que formarão adultos natantes. Multiplicação ou propagação vegetativa: Nas plantas, os órgãos vegetativos (como raízes, caules e folhas) podem sofrer modificações que permitem que formem novos indivíduos. As bananeiras, por exemplo, podem formar novas plantas através do seu caule, o rizoma. Partenogênese: Processo através do qual um óvulo não fecundado se desenvolve em um indivíduo. Os zangões são um exemplo clássico para este tipo de reprodução. Aula GratuitaPara fixar bem o conteúdo, veja esta super vídeo-aula do professor Paulo Jubilut do canal "Biologia Total", sobre reprodução assexuada: E aí, gostou do vídeo? Beleza! Agora, para arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares, veja esta super resumo que preparamos para você: E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre reprodução assexuada? Belza! Agora, que tal testar seus conhecimentos? 1) (UFC-2002) Em relação à reprodução assexuada, é correto afirmar que: I. não ocorre em animais. II. ocorre em eucariontes e procariontes pluricelulares sendo denominada cissiparidade. III. pode ser desfavorável se ocorrerem mudanças ambientais bruscas. IV. representa um tipo de cruzamento entre plantas, denominado enxertia . V. em alguns casos, é de grande utilidade na agricultura. Assinale a alternativa correta. a) Somente I é verdadeiro. b) Somente II e III são verdadeiros. c) Somente III e V são verdadeiros. d) Somente II e IV são verdadeiros. e) Todos os itens são verdadeiros. Resposta: C 2) (PUC-RJ-2001) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto, destaque a afirmativa correta: a) A reprodução assexuada promove maior variabilidade genética e produz grande quantidade de descendentes. b) A reprodução assexuada se caracteriza pela presença de meiose, formação de gametas e fecundação. c) A reprodução sexuada, exceto quando ocorrem mutações, produz indivíduos geneticamente iguais. d) O brotamento é um tipo de reprodução assexuada, em que os descendentes são formados por mitoses. e) A reprodução assexuada permite uma evolução mais rápida das espécies. Resposta: D. Dica 4: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videosDica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos . Agora que você já sabe tudo sobre Biologia, que tal conhecer nossa rede de blogs? Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais. Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem) Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem
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Proteínas (Polipeptídios) – Revisão de Biologia para o Enem Posted: 26 Apr 2016 02:44 AM PDT Você lembra o que são as Proteínas (os Polipeptídios)? – Vamos lá, para você chegar em dia com estes conteúdos na prova do Enem e nos Vestibulares, é hora de revisar. As proteínas são a terceira opção energética da célula, sendo esta a última fonte de energia. Cerca de 70% do peso seco do corpo humano é proteína, sabia?As proteínas são produzidas pelo corpo, dependendo da necessidade do indivíduo. Sua produção ocorre pelo processo de síntese proteica, presente em todas as células. As proteínas são formadas pela união de vários aminoácidos, sendo um polímero de aminoácidos (monômero). Pode ser chamada de biopolímero. Veja os AminoácidosTodos são formados pelo grupo funcional amina (NH2) e o grupo ácido carboxílico (COOH), além de possuir um radical R, que é o resto da molécula e diferencia cada um dos aminoácidos. Existem 20 aminoácidos diferentes. Os tipos de aminoácidos estão agrupados em Aminoácidos Essenciais, e Aminoácidos não essenciais. Veja: • Aminoácidos Essenciais – são dez aminoácidos não produzidos pelo corpo, obtidos, portanto, através da alimentação (fenilalanina, valina, metionina). • Aminoácidos Não essenciais – são os outros dez aminoácidos sintetizados pelo próprio corpo (glicina, alanina, cisteína). A união dos aminoácidos dá-se por ligação peptídica, que ocorre por desidratação. OH da carboxila liga com H da amina, liberando uma molécula de água. A sequência de aminoácidos forma o polipeptídeo, a proteína. Para ocorrer a quebra da proteína, deve ocorrer o processo de hidrólise. Ocorre a adição da molécula de água, permitindo a separação dos aminoácidos. A hidrólise ocorre no processo digestivo, uma vez que o corpo absorve aminoácidos, para que possa mantar suas proteínas necessárias. Para que suas funções sejam realizadas corretamente, cada proteína deve apresentar uma estrutura espacial específica. As Estruturas de organização proteica são identificadas como Estrutura Primária, Estrutura Secundária, Estrutura Terciária, e Estrutura Quaternária. – A Estrutura primária é a sequência linear de aminoácidos. Caso um aminoácido da sequência mude, toda a estrutura pode ser comprometida. Essa mudança chama-se mutação. – Estrutura secundária – é a cadeia polipeptídica com forma espiralizada, helicoidal. – Estrutura terciária (ATIVA) – é a estrutura helicoidal dobrada sobre si mesma. É com essa estrutura que as proteínas executam suas funções. Isso ocorre em função da interação entre os aminoácidos, garantindo uma forma ativa específica para cada proteína. Pontes de hidrogênio e ligações dissulfeto mantêm a estrutura terciária estável. – Estrutura quaternária – é a junção de duas ou mais estruturas terciárias. Não são todas as proteínas que possuem essa estrutura A hemoglobina é uma proteína que apresenta quatro subunidades unidas por um núcleo de ferro, já o hormônio insulina apresenta duas subunidades. Desnaturação proteica – é a perda de sua forma espacial, com consequente perda de sua função. Fatores que podem levar à desnaturação são: temperatura e pH. Cada proteína trabalha em temperatura e pH específico, a alteração de um desses fatores pode levar à perda de função proteica pela desnaturação. O processo de renaturação é raro, mas pode ocorrer desde que a proteína não chegue à estrutura primária. As proteínas desempenham inúmeras funções no organismo, como por exemplo: 1) Estrutural – fazem parte da estrutura do corpo. – Colágeno garante resistência e flexibilidade a estruturas como pele, ossos, tendões, cartilagens. – Queratina – faz a impermeabilização de estruturas, como pele, unhas, garras, bicos, pelos. 2) Movimento – permitem o movimento de estruturas como o músculo (contração e relaxamento),por exemplo, actina e miosina. 3) Energética – a albumina, presente na clara do ovo, garante o suprimento alimentar do embrião; também presente no plasma sanguíneo, garante a viscosidade do sangue. 4) Transporte – hemoglobina, presente nas hemácias, transporta o oxigênio no sangue. A mal formação da hemoglobina leva à deformação da hemácia, ficando em forma de foice. Essa doença é conhecida como anemia falciforme ou ciclemia.
5) Hormonal – compõem a estrutura do hormônio, como é o caso da insulina e glucagon, que são hormônios que regulam a taxa de glicose no sangue. 6) Defesa – anticorpos são proteínas que fazem a defesa do organismo. Eles reagem contra partículas estranhas específicas (antígenos). São produzidos pelos leucócitos presentes no sangue. Soro é uma solução contendo anticorpos prontos contra determinado antígeno. É usado contra venenos de cobras e aranhas, e contra tétano. Produção de soro antiofídico
Veja o que são as EnzimasAs Enzimas são proteínas com a função de acelerar a velocidade de reações químicas. São catalisadores biológicos, ou biocatalizadores. Não são consumidas no processo e reagem com um substrato específico (sistema chave-fechadura). Exemplos: lactase é a enzima que quebra lactose em glicose e galactose; amilase quebra o amido em várias moléculas de glicose;protease ou peptidase quebra proteínas em aminoácidos.
Mas como qualquer proteína, as enzimas funcionam em temperatura e pH específico, pois também sofrem desnaturação, alterando a velocidade da reação. Fatores que alteram a velocidade de reações: – Temperatura: Existe um ponto em que a velocidade da reação é máxima, logo, a enzima está funcionando em sua temperatura ótima. Caso a temperatura aumente, a velocidade da reação cai, pois inicia o processo de desnaturação.
Como o fator ‘pH’ altera a velocidade das reações: – Existe também um pH ideal em que cada enzima funciona de forma mais eficiente. A alteração desse pH inicia o processo de desnaturação enzimática, alterando a velocidade da reação.
A Concentração de substrato também interfere na velocidade das reações: Não é um fator desnaturante. A partir de certo ponto, o aumento da concentração do substrato não interfere na velocidade da reação, já que todas as enzimas estão sendo utilizadas.
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A partir das informações contidas no texto e na tabela, conclui-se que a) os carboidratos contidos no arroz são mais nutritivos que os do feijão. b) o arroz é mais calórico que o feijão por conter maior quantidade de lipídios. c) as proteínas do arroz têm a mesma composição de aminoácidos que as do feijão. d) a combinação de arroz com feijão contém energia e nutrientes e é pobre em colesterol. e) duas colheres de arroz e três de feijão são menos calóricas que três colheres de arroz e duas de feijão.
Questão 2 – (UEFS 2011) As proteínas são nutrientes que participam da estrutura celular. Ao serem ingeridas por mamíferos, são degradadas sob ação de enzimas e do fluído gástrico e reaproveitadas pelo organismo. A partir dessas informações sobre o processo de aproveitamento desse nutriente, é correto afirmar: a) A ação enzimática aumenta a concentração de nutrientes no organismo. b) A alimentação proteica variada supre o organismo de aminoácidos essenciais. c) As enzimas promovem a condensação de carboidratos durante a formação de proteínas. d) As enzimas são incorporadas aos produtos finais da degradação de proteínas no organismo. e) As enzimas aumentam a energia de ativação e a velocidade de degradação de proteínas no organismo dos mamíferos.
Questão 3 – (PISM – UFJF) Leia os textos e complete as informações pedidas. TEXTO I – Após passar muito tempo sem se preocupar com sua saúde, o Sr. José resolveu ir ao médico e fazer uns exames de rotina. Em conversa com o médico, relatou seus hábitos alimentares, ressaltando a preferência por frituras e carnes gordurosas. O médico ficou alarmado ante as preferências alimentares de seu paciente, principalmente depois de ter analisado o resultado do seu exame de sangue e constatado um nível de colesterol muito alto. Recomendou-lhe, então, uma nova dieta composta de frutas, legumes e verduras. Analise a dieta recomendada pelo médico, apresentando argumentos que a justifiquem. TEXTO II – Depois de orientar o Sr. José quanto à alimentação, o médico explicou-lhe que uma dieta rica em gordura saturada e colesterol é um dos fatores que pode contribuir para o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Com isso, as artérias vão ficando endurecidas e estreitas, diminuindo o fornecimento de sangue para os órgãos do corpo. Além disso, aumenta a probabilidade de formação de coágulos, os quais podem obstruir artérias importantes, como as que alimentam o coração. Nesse caso, porções maiores ou menores do músculo cardíaco podem parar: é o infarto do miocárdio, que pode provocar a morte. Apesar dos malefícios causados por sua alta concentração, é correto afirmar que o colesterol não é importante para o funcionamento do organismo? Justifique sua resposta (escreva e publique).
Questão 4 – (PISM-UFJF-MG) A febre alta (acima de 40°) é muito perigosa para os seres humanos e pode ser fatal. Uma das causas desse problema é o fato da temperatura alta modificar as enzimas do sistema nervoso central. Como a febre alta pode modificar essas proteínas? a) Induzindo a modificação da sequência de aminoácidos das enzimas. b) Induzindo a autodigestão das enzimas. c) Quebrando as ligações covalentes entre os aminoácidos. d) Induzindo a desnaturação das enzimas. e) Induzindo a exocitose das enzimas. Questão 5 – (PISM-UFJF-MG) Os gráficos abaixo ilustram a influência da concentração do substrato, da temperatura e do pH na velocidade de reação enzimática. Analise-os e assinale a afirmativa incorreta: a) As enzimas 1 e 2 se encontram inativadas entre o pH 4 e o pH 5. b) O ótimo de atividade das enzimas 1 e 2 ocorre em pH diferentes. c) Ao atingir o ponto de saturação, a concentração do substrato não interfere na velocidade de reação. d) As enzimas 1 e 2 possuem a mesma temperatura ótima de ação. e) Quanto maior a temperatura, maior a velocidade da reação enzimática.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! O post Proteínas (Polipeptídios) – Revisão de Biologia para o Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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