domingo, 10 de abril de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Classificação dos Hidrocarbonetos – Química Orgânica no Enem

Posted: 09 Apr 2016 06:42 PM PDT

Veja aula gratuita com a classificação dos Hidrocarbonetos – É Química Orgânica no Enem! A primeira pergunta, bem direta, para você começar esta revisão de Química Orgânica, é se você sabe o que são os Hidrocarbonetos. – Você Sabe?

Vamos lá: Os Hidrocarbonetos são os compostos que contêm apenas hidrogênio e carbono. A fórmula geral, portanto, mostra as diversas quantificações entre os elementos C (Carbono) e H (Hidrogênio). Veja na ilustração a seguir o Carbono representado em cor vermelha, e o Hidrogênio em cor azul.

hidrocarbonetos blue

A Fórmula geral dos Hidrocarbonetos, portanto, é : CxHy   

Os principais Hidrocarbonetos são os Alcanos (ou parafinas), os Alcenos (ou alquenos), os Alcinos (ou alquinos). os Alcadienos (ou dienos), e os Ciclanos. Veja a seguir a classificação e as características dos principais Hidrocarbonetos.

Veja os Alcanos ou parafinas

Apresentam cadeia carbônica aberta e saturada. A sua fórmula geral é dada por CnH2n+2, onde n é o número de carbonos.

Ex:

6211.png

6224.png

Alcenos ou alquenos

Apresentam cadeia carbônica aberta contendo uma ligação dupla. Sua fórmula geral é dada por CnH2n.

Ex:

6351.png

6366.png

Alcinos ou alquinos

Apresentam cadeia carbônica aberta com um tripla ligação. A sua fórmula geral é dada por CnH2n-2

Ex:

CH3 – CH C – CH3

6410.png

 Curso Enem Gratuito

Complete a sua revisão de Química para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio com o Curso Enem Online Gratuito. Confira as dicas de Redação Enem nota 1000 e as aulas, exercícios e simulados para todas as matérias do Enem.

Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias
Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias

Alcadienos ou dienos

Apresentam cadeia carbônica aberta, contendo duas duplas ligações. A sua fórmula geral é dada por CnH2n-2

Ex:

6444.png

6462.png

Ciclanos

Apresentam cadeia carbônica fechada e saturada. Sua fórmula geral é dada por CnH2n.

Ex:

6481.png

6502.png

Dica 1 – Revise tudo sobre Química Orgânica, as principais características do carbono e suas classificações em mais uma aula de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/quimica-organica-quimica-enem/
Dica 2 – Você sabia que as soluções podem ser líquidas, sólidas e gasosas? Revise tudo sobre o Coeficiente de Solubilidade em mais uma aula de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/coeficiente-de-solutilidade-quimica-enem/
Dica 3 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Relembre sobre Medidas de Calor, Entalpia e Equação Termoquímica nesta aula de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/termoquimica-aula-revisao-quimica-enem/

A Nomenclatura dos Compostos Orgânicos

A nomenclatura oficial dos compostos orgânicos foi estabelecida em diversos congressos mundiais de química pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

Sendo assim os compostos orgânicos recebem seus nomes a partir de um prefixo que indica a quantidade de carbonos, um intermediário que caracteriza o tipo de ligação entre os átomos de carbono e o sufixo que vai depender da função orgânica. Analise a seguinte tabela:

Número de átomos de carbono

Prefixo

1

Met

2

Et

3

Prop

4

But

5

Pent

6

Hex

7

Hept

8

Oct

9

Non

10

Dec

Tipos de ligação

Intermediário

Simples (-)

an

Dupla (=)

en

Tripla ()

in

Exemplos:

CH3 – CH3

Et

+

an

+

o

=

Etano

(dois carbonos)

(ligação simples)

(terminação dos alcanos)

CH3 – CH2 – CH2 – CH3 But + an + o = Butano

C5H11 – CH2 – CH3 Hept + an + o = Heptano

Aula Gratuita

Saiba mais sobre Hidrocarbonetos nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Exercícios

Questão 01

De acordo com a IUPAC, o nome CORRETO do "Isopreno", o monômero básico dos polímeros, é

6685.png

a) 4-metil-1,3-butadieno

b) 2-metileno-1,3-butadieno

c) 4-vinil-1-penteno

d) 2-metil-1,3-butadieno

e) 2-metil-1,3-pentadieno

Questão 02

Sobre a substância decano, é INCORRETO afirmar que:

Dado: C (Z = 6) e H (Z = 1)

a) o número de carbonos em sua estrutura é igual a dez.

b) é um alcano.

c) o número de hidrogênios em sua cadeia é igual a 22.

d) deve ter fórmula molecular C4H10.

e) apresenta somente ligações covalentes em sua estrutura.

Questão 03

Assinale a única afirmativa correta, com relação ao composto que apresenta a estrutura a seguir:

6700.png

O composto:

a) é um alqueno;

b) apresenta um radical propila ligado ao carbono 4;

c) apresenta 2 radicais propila;

d) apresenta 3 radicais etila;

e) apresenta 2 radicais etila.

Questão 04

A qualidade uma gasolina pode ser expressa pelo seu índice de octanagem. Uma gasolina de octanagem 80 significa que ela se comporta, no motor, como uma mistura contendo 80% de isooctano e 20% de heptano. Observe a estrutura do isooctano:

6720.png

De acordo com a nomenclatura IUPAC, esse hidrocarboneto é o:

a) iso – propil – pentano.

b) n – propil – pentano.

c) 2,4,4 – trimetil – pentano.

d) 2,2,4 – trimetil – pentano.

e) trimetil – isopentano.

Questão 05

A estrutura a seguir:

6738.png

apresenta a seguinte nomenclatura oficial:

a) 3-fenil-5-isopropil-5-hepteno

b) 5-fenil-3-isopropil-2-hepteno

c) 3-isopropil-5-hexil-2-hepteno

d) 5-benzil-3-isopropil-2-hepteno

e) 5-fenil-3-etenil-2-metil-heptano

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

O post Classificação dos Hidrocarbonetos – Química Orgânica no Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Mitocôndria e Respiração Celular – Revisão de Biologia Enem. Confira!

Posted: 09 Apr 2016 03:55 AM PDT

Mitocôndria e Respiração Celular. Você tem estes conteúdos ‘na ponta da língua’? E do Ciclo de Krebs, de ADP e da ATP, você se recorda?

São conteúdos clássicos de Biologia, e que sempre estão nas questões mais difíceis nas provas do Enem e do Vestibular. Então, vamos revisar? Veja tudo sobre a Membrana externa, a Membrana interna, os Cristais mitocondriais, e a Matriz Mitocondrial nesta aula completa.

mitocÕndria

Mitocôndria – As Micotôndrias são organelas membranosa originadas a partir do processo de endossimbiose, entre um eucarionte ancestral e um procarionte aeróbio. Estão presentes em células eucariontes como protozoários, fungos, plantas, animais. A Mitocôndria realiza autoduplicação, dependendo da necessidade energética da célula. As mitocôndrias das células de um indivíduo, são sempre de origem materna.

A estrutura da Mitocôndria 

Você pode observar a Estrutura da Mitocôndria  na primeira imagem do post. A Estrutura é formada por:

– Membrana externa.

– Membrana interna.

– Matriz mitocondrial, apresentando DNA, RNA, ribossomos, proteínas.

– Cristas mitocondriais, dobras na membrana interna.

Função das Mitocôndrias: realizar respiração celular, produzindo ATP (que fornece energia para a célula).

Quantidade é variável dependendo da demanda energética da célula. Células musculares apresentam grande quantidade de mitocôndrias tendo em vista seu consumo energético.

Respiração celular (respiração aeróbica)

image002.jpg

Processo onde ocorre degradação do açúcar (glicose) em ATP: Faz parte do metabolismo de degradação de substâncias, o catabolismo. Ocorre fora e dentro da mitocôndria. Todos os seres vivos fazem respiração, aeróbica ou anaeróbica. A quebra da glicose ocorre para gerar ATP. Em organismos sem mitocôndria como bactéria, a respiração ocorre numa estrutura chamada mesossomo. Esse processo usa: glicose, oxigênio. E produz: ATP, gás carbônico, água.

Etapas da Respiração Celular: A respiração celular é dividida em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

a) Glicólise

Ocorre no citoplasma (hialoplasma) celular.

Nessa etapa ocorre a quebra de 1 molécula de glicose em 2 moléculas de piruvato (ácido pirúvico). Libera H+ que é captura por aceptores de hidrogênio (NAD) formando 2 NADH2. Produz 4 moléculas de ATP. A quebra da glicose consome 2 ATP, gerando um saldo energético de 2 ATP. É a única etapa da respiração que consome ATP.

image003.jpg

b) Ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico)

O Ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial. Cada ácido pirúvico combina-se com a coenzima A, formando acetil-coenzima A, entrando no ciclo. Durante o processo alguns intermediários são formados: acetil-coenzima A é convertido em ácido cítrico; o ácido cítrico é convertido em ácido oxalacético; ácido oxalacético é convertido em ácido cítrico novamente com a incorporação de outro acetil-coenzima A.

image004.jpg

Durante essas conversões são liberados por molécula de glicose, ou seja, 2 piruvatos: 6 NADH2, 2 FADH2, 2 CO2, 2 ATP. Gera um saldo energético de 2 ATP.

image005.jpg

c) Cadeia respiratória

Ocorre nas cristas mitocondriais. Os 8 NADH2 e os 2 FADH2, formados nas etapas anteriores, entram na cadeia respiratória. Esses H+ capturados são extremamente energéticos.

Nas cristas mitocondriais existem proteínas chamadas citocromos que capturam esses H+ e liberam sua energia gradativamente, armazenando-a. A medida que a energia vai sendo liberada, vão sendo formados ATP, ligando fosfato no ADP. A energia é armazenada no ATP.

O processo de união do fosfato com ADP é chamado fosforilação oxidativa. Ao final, o H+ não possui mais energia a ser aproveitada, então combina-se com o oxigênio, aceptor final de hidrogênio, formando água e sendo eliminado.  O Saldo Energético é de 34 ATP.

image006.jpg

O  saldo energético total, por molécula de glicose, é de: 2 ATP na glicólise + 2 TP no ciclo de Krebs, + 34 ATP na cadeia respiratória, gerando 38 ATP ao final do processo.

Podem entrar nessa rota energética açúcares, lipídios e proteínas. Vitaminas e ácidos nucleicos não participam desse processo. Quando o suprimento de oxigênio não é eficientez na célula, a mitocôndria para de trabalhar. Ocorre então um processo chamado respiração anaeróbica (ou fermentação).

image007.jpg

Respiração anaeróbica (fermentação)

Degradação parcial da glicose, em função da falta de oxigênio. Muita energia ainda fica armazenada nos compostos. Esse processo resume-se apenas à glicólise.

É produzido 4 ATP com o consume de 2 ATP. O saldo energético da fermentação é 2 ATP, porém produzidos de forma extremamente rápida. Existem 2 tipos de fermentação: alcoólica e lática.

a) Fermentação alcoólica

O subproduto do processo é o álcool etanol. É realizada por bactéria e fungos do gênero Saccharomycescerevisiae. O processo é utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas. Quando o açúcar da uva, cana-de-açúcar, cevada é fermentado produz-se, respectivamente, vinho, cachaça, cerveja. O que muda é o carboidrato que será substrato da fermentação.

Biologia Enem

image010.jpg
image009.jpg
image011.jpg

b) Fermentação lática

O subproduto é o ácido lático. Bactérias do gênero Lactobacillus, quando fermenta o açúcar do leite (lactose) e produz-se iogurte, coalhada, manteiga.

Também ocorre em animais, como na musculatura do ser humano. Quando a musculatura faz fermentação, produz ácido lático. Com o tempo esse ácido acumula-se no músculo podendo gerar fadiga muscular, se continuar por um período maior, pode causar cãibras.

image012.jpg

Curso Enem Gratuito Online

Aumente suas chances no próximo Enem e nos vestibulares com as aulas, exercícios e simulados do Curso Enem Online Gratuito. Dicas de Redação Nota 1000 e todas as matérias do Enem.

Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias
Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias

Dicas de Biologia do Blog do Enem: Revise Organelas aqui nesta aula sobre Lisossomo, Vacúolos e Centríolos.  E, Revise sobre Ribossomo, Retículo e Complexo de Golgi  aqui nesta aula de Revisão Enem.

Saiba mais sobre Mitocôndria e respiração celular nesta excelente aula  do canal Descomplica, que está disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios. Veja os exercícios depois do vídeo, e resolva para não esquecer mais o conteúdo de Mitocôndria e Respiração Celular!

Desafios para você resolver e compartilhar.

Questão 1 – (UFGD) As últimas Olimpíadas ficaram marcadas pelos sucessivos recordes alcançados em todas as áreas. O aumento gradativo do rendimento dos atletas mostrou claramente maior preparo físico. O sucesso deles está ligado à ciência e à tecnologia, que têm sido importantes aliadas na obtenção de melhores desempenhos. Fisiologistas esportivos num centro de treinamento olímpico monitoram os atletas para determinar a partir de que ponto seus músculos entram em processo de fadiga muscular. Eles fazem essa análise sob condições _______ e investigando o aumento, nos músculos, de _______. Assinale a alternativa que apresenta, pela ordem, informações adequadas para o preenchimento das lacunas.

a) aeróbicas e ácido láctico.

b) anaeróbicas e ácido acético.

c) anaeróbicas e ATP.

d) aeróbicas e ATP.

e) aneróbicas e ácido láctico.

Questão 2

(UEMS) A glicólise e o ciclo de Krebs funcionam em nosso corpo como uma encruzilhada metabólica, possibilitando que nossas células convertam algumas moléculas em outras à medida que o nosso corpo tenha necessidade. Em que locais ocorrem a glicólise e o ciclo de Krebs, respectivamente?

a) Nos cloroplastos e mitocôndria.

b) No citosol e no interior da mitocôndria.

c) No retículo endoplasmático e na mitocôndria.

d) No interior da mitocôndria.

e) No citosol e no cloroplasto.

Questão 3

Alguns processos industriais resultam da atividade fermentativa de microrganismos. Com relação a esse processo biológico, é incorreto afirmar que:

a) Na produção de iogurte, coalhadas e queijo, a lactose é fermentada por microrganismos, originando o ácido lático.

b) Na produção de vinhos, as leveduras presentes nas cascas das frutas convertem a glicose e a frutose em etanol.

c) Na produção do álcool etílico, utilizado como combustível, os açúcares da cana-de-açúcar são fermentados aerobicamente.

d) Na produção de pães, a fermentação do amido presente no trigo produz etanol e libera CO2, o que faz a massa crescer.

Questão 4

(PUC-RIO) O fermento biológico usado na fabricação de pães provoca o aumento do volume da massa como consequência da produção de:

a) CO2 , a partir da água acrescentada à massa do pão.

b) CO2 , a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão.

c) O2 , a partir da fermentação do amido existente na farinha do pão.

d) N2 , a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão.

e) O2 , a partir da respiração do açúcar acrescentado à massa do pão.

Questão 5

(FUVEST) Nas plantas, a respiração ocorre:

a) Somente nos tecidos em crescimento.

b) Somente em células que não estão realizando fotossíntese.

c) Somente nas células das folhas.

d) Em todas as células vivas, apenas durante a noite.

e) Em todas as células vivas, dia e noite.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

O post Mitocôndria e Respiração Celular – Revisão de Biologia Enem. Confira! apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!