quarta-feira, 6 de abril de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Platão: Justiça e Política na Filosofia do Enem

Posted: 05 Apr 2016 05:40 PM PDT

Filosofia Enem:Aristocles, mais conhecido como Platão por causa de seus “ombros largos”, era o nome verdadeiro do jovem discípulo de Sócrates, que nasceu e morreu em Atenas (428, 347 a.C). Platão é um dos pilares da filosofia, e criou o clássico do ‘Mito da Caverna’.

Platão foi o responsável pela preservação das ideias socráticas. Graças às suas anotações ficamos conhecendo os pensamentos de Sócrates e suas teorias. Platão fez de Sócrates o personagem principal de seus diálogos, forma como estruturou suas obras. Veja a ilustração de Platão (Fonte: http://nomesdopensamento.folha.com.br/images/platao-09.jpg).

Platão

Platão foi o filósofo grego responsável pela fundação do primeiro espaço fechado destinado para o conhecimento: a Academia. O nome foi dado em homenagem ao herói grego Academus, e foi construída nos jardins de Academus.

Um dos escritos mai famosos de Platão é "O Mito da Caverna". Veja uma aula especial sobre o Mito da Caverna. É conteúdo clássico de filosofia para o Enem.

É possível haver justiça? Platão acreditava que sim…

Depois da morte de seu mestre Sócrates, Platão ficou  desgostoso com a forma como a democracia ateniense estava se desenhando, o que o motivou a iniciar uma reflexão crítica sobre a forma como a política em Atenas era feita, sobretudo em relação à administração da polis ( cidade-Estado em grego) e dos interesses da comunidade.

Dos seus livros publicados, três são voltados aos problemas políticos; A República, O Político e As Leis.

No livro A República fala sobre a organização da polis. Já no livro O Político, descreve as qualidades intelectuais necessárias ao governante para exercer sua função dentro do bom e do justo. No livro As leis, chama a atenção para o exercício da cidadania por parte dos cidadãos e como as leis são feitas.

Platão acreditava que o governante ideal deveria ser alguém dotado de conhecimento (Rei-Filósofo), pois só o conhecimento garante o agir corretamente e a aplicação da justiça, advertia ainda, que essa função não era para todos.

Desenvolveu a teoria da cidade ideal, onde há três classes e que a cada uma corresponde uma função específica, o que por consequência favorecia a justiça.

Platão acreditava que as qualidades de cada classe da sociedade estavam relacionadas a três virtudes da alma (alma tripartite): a racionalidade(sabedoria, comando e ordem), a irascibilidade(coragem, vontade) e a concupiscência( suprir as necessidades), que estavam associadas respectivamente à cabeça, ao tronco e ao baixo ventre.

Os comerciantes, artesãos e o povo estão na base da sociedade, responsáveis pelo seu desenvolvimento econômico. Os guerreiros são fundamentais para a proteção do rei e a ordem da sociedade. Por fim, o Rei-Filósofo fica no topo, pois é ele quem deve guiar a sociedade, já que detém o conhecimento do que é bom e justo para o seu povo. Como você pode notar, Platão acreditava que a organização da sociedade se dá pela justiça, que leva por consequência à felicidade do povo.

Aula Gratuita

Antes de fazer os exercício sobre Platão, assista a este vídeo com cinco minutos de aula de Carlos Nougué sobre a concepção platônica de Estado:

Veja agora A Tripartição da Alma segundo Platão:

Exercícios:

Agora que você já sabe tudo sobre as ideias políticas de Platão, vamos exercitar?

Questão 1 (Uenp 2011) Platão foi um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental. Para ele, a filosofia tem um fim prático e é capaz de resolver os grandes problemas da vida. Considera a alma humana prisioneira do corpo, vivendo como se fosse um peregrino em busca do caminho de casa. Para tanto, deveria transpor os limites do corpo e contemplar o inteligível. Assinale a alternativa correta.

a) A teoria das ideias não pode ser considerada uma chave de leitura aplicável a todo pensamento platônico.

b) Como Sócrates, Platão desenvolveu uma ética racionalista que desconsiderava a vontade como elemento fundamental entre os motivadores da ação. Ele acreditava que o conhecimento do bem era suficiente para motivar a conduta de acordo com essa ideia (agir bem).

c) Platão propõe um modelo de organização política da sociedade que pode ser considerado estamental e antidemocrático. Para ele, o governo não deveria se pautar pelo princípio da maioria. As almas têm natureza diversa, de acordo com sua composição, isso faz com que os homens devam ser distribuídos de acordo com essa natureza, divididos em grupos encarregados do governo, do controle e do abastecimento da polis.

d) Platão chamava o conhecimento da verdade de doxa e o contrapõe a uma outra forma de conhecimento (inferior) denominada episteme.

e) Para Platão, a essência das coisas é dada a partir da análise de suas causas material e final.

 

Questão 2 (Uncisal 2011) Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia

a) transmitia conhecimentos de natureza científica.

b) baseava-se em uma contemplação passiva da realidade.

c) transmitia conhecimentos exclusivamente sob a forma escrita entre a população ateniense.

d) ficou consagrada sob a forma de diálogos, posteriormente redigidos pelo filósofo Platão.

e) procurava transmitir às pessoas conhecimentos de natureza mitológica.

 

Gabarito:  Questão 1: C  Questão 2: D

Paula Filosofia
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o Blog  do  Enem. Paula Pille  é  formada  em  Filosofia  pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da  Grande  Florianópolis  desde  2004.  Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1.

O post Platão: Justiça e Política na Filosofia do Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Sócrates e o Oráculo de Delfos – Filosofia Enem

Posted: 05 Apr 2016 12:55 PM PDT

Filosofia Enem: "Nosce te ipsum" ou "Temet nosce" – "Conhece-te a ti mesmo."

“Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum.”

Essa mensagem encontra-se na entrada do Oráculo de Delfos e foi adotada por Sócrates como um dos pilares da sua filosofia

 

Oráculo de Delfos

O Oráculo de Delfos, foi construído em homenagem ao deus Apolo, deus da luz, das profecias e da verdade, na cidade de Delfos, que se encontrava localizada na região central da Grécia.

 

1
Fonte: www.antoniohernandez.es

 

2
Fonte: https://upload.wikimedia.org

 

Os gregos antigos procuravam o Oráculo para receberem conselhos acerca das mais diversas situações e assuntos. A resposta era dada através da Pitonisa (sim, o Oráculo era uma mulher) em nome do deus Apolo.

A Pitonisa era escolhida através de um longo processo, que era assistido pelas mulheres de Delfos, responsáveis em preservar o fogo divino aceso.

3

A ÚNICA REPRESENTAÇÃO da sacerdotisa.

 

O teatrólogo trágico grego, Sófocles, escreveu a tragédia "Édipo Rei", onde relata a importância dada aos oráculos, em especial ao de Delfos, pelo povo grego.

"A revelia de minha mãe, e de meu pai, fui ao templo de Delfos; mas, às perguntas que propus, Apolo nada respondeu, limitando-se a anunciar-me uma série de desgraças, horríveis e dolorosas; que eu estava fadado a unir-me em casamento com minha própria mãe, que apresentaria aos homens uma prole malsinada, e que seria o assassino de meu pai, daquele a quem devia a vida."

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/edipo.html

 

E o que isso tem a ver com Sócrates? Tudo!

4
Fonte: https://opiniaocentral.files.wordpress.com

 

Tudo começa quando Sócrates foi ao templo consultar a Sacerdotisa, e seu amigo Querofonte fez a tradução da inscrição que se apresentava na entrada do templo "Nosce te ipsum"- "Conheça-te a ti mesmo." A sacerdotisa afirma para Sócrates, que ele é o homem mais sábio de toda a Grécia. Intrigado com a revelação, Sócrates faz um mergulho interior e constata que a única coisa que sabia era que nada sabia –"Só sei, que nada sei".  

Sócrates passou então a adotar a inscrição como parte de sua filosofia como forma de lembrar os atenienses, principalmente sobre a necessidade de se autoconhecer, sobre as consequências que essa ação poderia trazer ao ser humano de forma geral, e principalmente aos atenienses, que não tinham o hábito de se questionarem e questionarem o seus governantes, o que levava ao equívoco  O " Conheça-te a ti mesmo" é um chamada à humildade, começo de todo conhecimento, pois ao sermos humildes quanto ao  que ignoramos, já estamos no caminho do conhecimento.

Para Sócrates o autoconhecimento é o início do caminho para o verdadeiro saber, acreditava que a sabedoria dependia do conhecimento e do controle de seus próprios limites, assim estariam mais propensos a fazer o bem, uma vez que a ignorância leva ao erro e ao mal, e ter conhecimento é uma virtude.

Pena, que desde aquela época pensar sobre si mesmo parece ser algo doloroso e de tão pouca importância.

5

Dica: Saiba um pouco mais sobre Sócrates com este super post: http://blogdoenem.com.br/socrates-filosofia-enem-2/

 

Fica o conselho de Sócrates "Uma vida sem reflexão não merece ser vivida"

Vamos exercitar mais um pouco?!

 

1- (UFF – 2011) A Apologia de Sócrates é relato da defesa de Sócrates, escrito pelo seu discípulo Platão, diante do tribunal de Atenas. Um dos assuntos abordados nessa obra é a relação entre ignorância e conhecimento. Sócrates sentiu-se constrangido quando o oráculo de Delfos o proclamou como o "mais sábio dos homens", já que ele se achava, ao contrário, muito pouco sábio. Mas, ao conversar com pessoas que atribuíam a si mesmas muita sabedoria, e ao constatar que elas eram tão ou mais ignorantes que ele, concluiu mesmo que deveria ser o mais sábio, pois, ao menos, ele tinha consciência de sua própria ignorância.

 

Comente a declaração de Sócrates de que a pior ignorância é não ter consciência dela e de que o primeiro passo no caminho do conhecimento é reconhecer a própria ignorância.

  1. (UFU – MG 2007) O trecho seguinte, do diálogo platônico Górgias, refere-se ao modo de filosofar de Sócrates.

 

"Assim, Cálicles, desmanchar o nosso convênio e te desqualificas para investigar comigo a verdade, se externares algo com tua maneira de pensar"

PLATÃO. Górgias. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2002, p. 198, 495a.

 

Marque a alternativa que expressa corretamente o procedimento empregado por Sócrates.

 

a) A base da filosofia socrática é a procura da perfeição da alma, mediante o exame de si mesmo e dos concidadãos, que é a condição da excelência moral. A refutação socrática é, sobretudo, um modo de testar a verdade da excelência da vida.

b) A base da filosofia socrática é a procura da verdade acerca do conhecimento da Natureza e da maneira de pensar sobre os princípios racionais que governam o cosmos a partir do conhecimento acumulado pelos filósofos anteriores.

c) A base da filosofia socrática é a refutação, a partir de um convênio em busca da verdade, de todas as proposições de seus interlocutores com o intuito de demonstrar que o conhecimento das questões morais é impossível.

d) A base da filosofia socrática é a educação mediante os discursos políticos e jurídicos encenados nos tribunais atenienses. Sócrates parte das proposições dos adversários para encontrar um discurso oposto que seja retoricamente persuasivo.

 

2- Um discípulo de Sócrates foi até o Oráculo de Delfos perguntar à Pitonisa (sacerdotisa do templo de Apolo) quem era o homem mais sábio de Atenas. A sacerdotisa disse que o homem mais sábio de Atenas era Sócrates. Entretanto, ao saber da revelação do oráculo, Sócrates ficou surpreso, pois não se considerava um sábio. Depois de muito refletir, o filósofo compreendeu o anúncio dos deuses. Assinale a alternativa que corresponda a conclusão que o filósofo chegou com a afirmação divina:

 

A) Sócrates era pretensioso, e como sábio que era, reconhecia a ignorância dos outros.

B) Sócrates concluiu que era o mais sábio de Atenas, pois os seus interlocutores nunca conseguiam responder adequadamente aos seus questionamentos.

C) Sócrates concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois talvez fosse o único que reconhecia a sua ignorância e buscava constantemente a sabedoria.

D) Sócrates concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois acreditava nos deuses totalmente, não admitindo que eles tenham se enganado ou mentido

 

3- Marque a alternativa que expressa corretamente o pensamento de Sócrates.

 

A) Sócrates estabelece uma ligação muito estreita entre o conhecimento da virtude e a ação humana, a ponto de sustentar que aquele que conhece o que é o correto não pode agir erroneamente, visto que o erro de conduta é fruto da ignorância sobre a verdade.

B) O fim último do método dialético socrático era a refutação do seu interlocutor. Assim sendo, é legítimo afirmar que o reconhecimento da própria ignorância equivale à constatação de que a verdade é relativa a cada indivíduo.

C) Sócrates é considerado um divisor de águas na Filosofia graças a sua teoria ética sobre a imobilidade do Ser. Por isso, sua missão sempre foi a investigação de um fundamento absoluto da moral.

D) Sócrates fazia uso de um método refutativo de investigação, o que significa que seu principal intento era levar o interlocutor à contradição, independentemente se o último estivesse ou não com a razão

 

GABARITO:

1=A  2= C  3= A

Paula Filosofia
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o Blog  do  Enem. Paula Pille  é  formada  em  Filosofia  pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da  Grande  Florianópolis  desde  2004.  Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1.

O post Sócrates e o Oráculo de Delfos – Filosofia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

MEC lança Simulado Enem 2016 Gratuito – Veja os testes online.

Posted: 05 Apr 2016 09:05 AM PDT

O Ministério da Educação criou um Simulado Enem 2016 Online e Gratuito. A novidade para o Enem 2016 se chama ‘Hora do Enem’, e reúne aulas gratuitas, exercícios, e simulados Enem online para você fazer durante a sua preparação. Inscrições Abertas. Confira as informações.

O Blog do Enem reuniu para você todas as dicas para participar dos Simulados do MEC, de mais nove iniciativas gratuitas de Simulados Enem 2016, e ainda do Curso Enem 2016 Gratuito. Fazer revisões online e exercícios é uma excelente estratégia para aprender de fato e chegar tinindo para a prova do Enem no final do ano. 

curso enem gratuito blue fino
Veja aulas de todas as matérias do Exame no Curso Enem Online

  Antes de fazer os simulados a recomendação do Blog do Enem é você revisar com o Curso Enem 2016 Gratuito: uma coleção completa de aulas, exercícios de todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio, e as Dicas de Redação Enem Nota 1000.  Confira as aulas que já estão no ar no Curso Enem Gratuito. Aqui você encontra Listas de Exercícios, com gabarito. E, a seguir, veja as inscrições do Simulado Enem 2016 gratuito do Ministério da Educação e os outros testes também.

1 – Simulado Enem 2016 do Ministério da Educação – A iniciativa é do MEC e de instituições selecionadas pelo Ministério para formar uma parceria de conteúdos e simulados no programa Hora do Enem. Veja mais abaixo o link direto para fazer sua inscrição no Simulado.

 A Ferramenta de simulado Enem 2016 é da Geekie Games. Para as aulas online gratuitas o MEC fez também uma parceria com o QG do Enem, o Descomplica, a Rede Pitágoras e o canal TV Escola. Inscrições grátis de 5 a 29 de abril no Programa Hora do Enem. As provas serão no dia 30. Veja as inscrições:

Inscrições Gratuitas aqui para o Simulado Enem do MEC

simulado geekie mec
Simulado Enem 2016 MEC Geekie – Inscrições aqui

 

2 – Simulado online EstudaVest. Provas online todos os dias para vocês testar o seu conhecimento. Você escolhe as questões que prefere resolver e tem os gabaritos no mesmo dia. Além das respostas você fica sabendo como está o seu desempenho comparado com os demais participantes. Não dá para não testar: http://www.estudavest.com.br/

3 – Simulado Gratuito com questões do Enem e Vestibulares– O site Estudantes fez uma seleção de provas inteiras de vestibulares de universidades federais e estaduais, de universidades católicas e de exames do Enem. Todas as questões de todas as matérias disponíveis para você testar o seu nível de preparação: Acesse aqui.

10 piores salários
Veja os piores salários

Dica do Blog: Veja os 10 piores salários do mercado!

 Você já escolheu o seu curso? Pense bem para não se arrepender depois. Uma escolha deixa você na universidade por dois, três, quatro ou até seis anos.

Antes de confirmar a sua opção veja aqui as 10 Piores Profissões do mercado de trabalho para conseguir empregos e bons salários. Em tempos de crise no Brasil, o melhor é  ficar logo de olho.

4 – Simulado Enem Gratuito Brasil Escola. Testes completos para as quatro áreas do Enem. Você escolhe quantas questões quer fazer em Linguagens, Ciências da Natureza, Humanidades ou Matemática. Questões selecionadas de provas dos vestibulares mais disputados do País e das provas do Enem. Acesse aqui.

5 – Simulado Enem da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Provas completas para todas as áreas do Enem. Totalmente gratuito. Arquivos que você pode baixar com as questões para resolver. Depois você confere o gabarito nas questões comentadas e pode aprender o que ainda não sabia ou revisar o que errou na hora de resolver as questões. O site tem ainda apostilas gratuitas para você baixar: Acesse aqui.

medicina l Notas de Corte para Medicina. Dica do Blog – Veja aqui as notas de corte para Medicina no Sisu.

 6 – Simulado Enem para Matemática, do Colégio Anchieta, da Bahia – Uma prova completa de Matemática com exercícios no estilo do Enem selecionados em provas de vestibulares de todo o Brasil. Já vem com o gabarito. Seleção de questões pelos professores Adriano Caribé e Walter Porto. Resolução pela professora Maria Antônia C. Gouveia. Está disponível gratuitamente na internet Acesse aqui

7 – Simulado Enem Professor Cardy, com tempo cronometrado. Criado pelo Professor Cardy o simulado tem dez questões para você se preparar para o Enem. Há também questões com o padrão da FUVEST, e diversas vídeo-aulas. Vale a pena. Acesse aqui. :

compartilhe

8 – Simulado Enem Gratuito do Super Vestibular – Você escolher a quantidade de questões para cada área do conhecimento. A seleção vai de um a dez exercícios em cada prova. As questões forem selecionadas em vestibulares e no Enem. Acesse aqui.

9 – Cem questões resolvidas e comentadas no Simulado Enem do cursinho COC. Simulado completo com 25 questões de cada uma das quatro áreas do Enem. Você pode testar quantas vezes quiser e depois conferir as respostas comentadas. Acesse aqui.

10 – Simulado Enem do Colégio Elite, de Campinas (SP).  Exame preparado por um dos cursinhos mais puxados do Estado de São Paulo, e que aprova alunos nos primeiros lugares nos vestibulares das universidades públicas mais disputadas, e que fica sempre bem colocado no Enem. Está no ar gratuitamente no site do Colégio Elite um simulado para Ciências da Natureza e para Matemáticas. Provas e gabaritos. Entre e faça aqui o simulado Enem para continuar a sua preparação.

Apostilas Enem Gratuitas

apostilas_enem_gratuitas_400x500Aumente suas chances no Enem e no Vestibular estudando e fazendo suas revisões com Apostilas Pré-Enem e Pré-Vestibular Gratuitas do Blog do Enem.

Dicas, aulas e exercícios para todas as matérias. Apostilas Aqui.

O post MEC lança Simulado Enem 2016 Gratuito – Veja os testes online. apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!