terça-feira, 5 de abril de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Curso Enem Gratuito – 6ª Semana

Posted: 04 Apr 2016 06:48 PM PDT

Curso Enem Gratuito: Confira as aulas desta semana feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio!

Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito. É para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem.

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O detalhe deste ano é que  a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Exame. É um Curso Enem Online gratuito. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito!

Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016.

Curso Enem Online Gratuito – Sexta semana de revisão de conteúdo

Nesta sexta semana os professores prepararam as seguintes aulas para você fazer a sua revisão. Veja e estude:

 

Biologia:

Biologia Enem: Introdução à fotossíntese (Post 1)

Biologia Enem – Introdução à fotossíntese. Revise os cloroplastos!

Biologia Enem: Revise a fase clara da fotossíntese (Post 2)

Biologia Enem – Revise a fase escura (ciclo de Calvin) da fotossíntese (Post 3)

Biologia Enem: Fatores que influenciam a fotossíntese – temperatura e CO2

 

Química:

Classificação dos Compostos Orgânicos – Química Enem

Íons – Revisão de Química para o Enem

 

Literatura:

Metalinguagem – Revisão completa de Literatura Enem

 

Matemática:

Progressão Aritmética (PA) – Revisão de Matemática Enem e Vestibular

 

Inglês:

Scanning como técnica de interpretação de textos – Inglês Enem

Prepositions of place: at, in e on – Inglês Enem

 

Gramática:

Domine o uso do verbo ‘haver’ em sua Redação do Enem e vestibular.

Pronomes e elementos de coesão – Gramática Enem

 

Física:

LEI ZERO DA TERMODINÂMICA – Física Enem

As Cores dos Corpos: refração, refringência e velocidade da luz. É Física Enem.

 

Geografia:

Fusos horários – Revisão de Geografia para Enem e Vestibular

Resolução de problemas com Fusos horários – Geografia Enem

Fusos Horários do Brasil e Horário de Verão – Geografia Enem

 

História:

Periodização da Pré-História e modo de produção asiático – História Enem

Pré-História da América – História Enem

Administração Colonial (Parte 1): Capitanias Hereditárias – História Enem

 

Redação:

7 passos para você estruturar bem a sua dissertação na Redação Enem

Redação: Como fazer uma boa dissertação para vestibular ou Enem

 

Filosofia:

Platão e o mundo das ideias – Filosofia Enem

O Mito da Caverna: Entenda esta passagem de Platão – Filosofia Enem

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

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Dica 1: Estude com as listas de exercícios que o Blog do Enem preparou para você: http://blogdoenem.com.br/exercicios-resolvidos-enem-vestibular/
Dica 2: Veja aqui todo o conteúdo do Curso Enem Online: http://blogdoenem.com.br/apostilas-enem/. É gratuito, aproveite para revisar todo o conteúdo do Enem com as nossas apostilas!
Dica 3: Saiba tudo para o Enem no blog: http://blogdoenem.com.br/

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

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Prepositions of place: at, in e on – Inglês Enem

Posted: 04 Apr 2016 06:21 PM PDT

Inglês Enem: Um dos pontos mais difíceis da gramática da língua inglesa é o estudo das preposições. Vários estudantes "se enrolam", até mesmo aqueles bem fluentes, quando o assunto é a tão temerosa preposição. Afinal, quando usar at, in e on? Saiba tudo sobre as preposições de lugar com este super post de Inglês e arrase nas questões dos vestibulares e do Enem! Vem com a gente!

Vamos ver as regras básicas sobre AT/IN/ON.

Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração.  Por isso elas são muito importantes na construção de um enunciado, oração e texto. Entre os elementos ligados pela preposição não há sentido separado, individualizado.

As preposições de lugar mais importantes em inglês são IN, ON, AT.

 

IN é uma preposição de lugar, que significa em. In é usada para espaços onde alguém ou algo está contido.

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(Essential Grammar in Use)

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Veja os exemplos:

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A preposição in também é usada antes de ruas, cidades, distritos, regiões e países. Veja:

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AT também significa em. Então, você deve se perguntar? Se in significa em e at também, qual a diferença entre os dois? A diferença está no uso. AT é usada antes de endereços específicos, antes de lugares onde ocorre um serviço ou antes de um ponto de referência:

At the bus stop. – No ponto de ônibus.

At the traffic lights. – No sinal.

At the door. – Na porta.

At the airport. – No aeroporto.

At home. – Em casa.

At school. – Na escola.

At university. – Na universidade.

At a party. – Na festa.

ON também é uma preposição de lugar. Ela indica contato (sobre, em cima, acima de). Veja os exemplos:

 

  • On a shelf.

The box is on the shelf. (A caixa está na prateleira)

 

  • On a plate. (no prato)

There is some food on the plate. (Tem um pouco de comida no prato).

 

  • On a balcony. (na sacada)

The chairs are on the balcony. (As cadeiras estão na sacada).

 

  • On a wall (na parede)

 

  • On a door. (na porta)

 

  • On a bycicle. (na bicicleta)

 

  • On a motorbike. (na moto)

 

  • On a bus. (no ônibus)

 

  • On a train. (no trem)

 

  • On a plane. (no avião)

 

  • On the first floor. (no primeiro andar)
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(Essential Grammar in Use)


Outras preposições de lugar:
 

Além de at, in e on, há também outras preposições de lugar que você precisa aprender para se dar bem em inglês:

 

  • next – A is next B. – A está do lado de B.
  • beside – A is beside B. – A está do lado de B.
  • in front of – D  is in front of B – D está na frente de B.
  • behind – E is behind B. – E está atrás de B.

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Between = entre

By = next to = beside = do lado

Under = embaixo de

Above = acima

Below = abaixo

 

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I live between a bakery shop and a drugstore. (Eu moro entre uma padaria e uma farmácia).Veja como aplicar estes exemplos nas frases:

The cat is under the table. ( O gato está embaixo da mesa)

The shelves are above the table. (As prateleiras estão acima da mesa)

The table is below the pictures. ( a mesa está embaixo dos quadros).

 

Quer saber mais sobre preposições de lugar da língua inglesa? Então assista a esta videoaula do professor Paulo e fique fera! https://www.youtube.com/watch?v=TAUzNIrup4c

 

Agora que você já sabe tudo obre as preposições de lugar, que tal testar seus conhecimentos?

 

QUESTÃO 1 (JFS 2000)

The cat jumped __________ the table in order __________

get the food that was __________ it.

 

a) up – to – on

b) about – for – up

c) over – for – about

d) on – to – on

e) onto – to – on

 

QUESTÃO 2 (EEAR 2007)

Choose the best alternative to complete the blanks:

Julie was born __________ July 3, __________ night

__________ New York.

 

a) in / at / at

b) on / at / in

c) in / at / in

d) on / in / at

 

QUESTÃO 3 (EFOMM 2006)

Choose the only option with the correct preposition:

The man jumped __________ the horse and went away.

 

a) of

b) under

c) out of

d) into

e) onto

 

QUESTÃO 4 (UNESP 1986)

Assinale a alternativa correta:

Fried potatoes are called “French Fries” __________ the United States.

 

a) on

b) about

c) of

d) from

e) in

 

QUESTÃO 5 (UNESP 1993)

He walked __________ the room.

 

a) at

b) on

c) between

d) into

e) among

 

GABARITO

 

QUESTÃO 1 – E

 

QUESTÃO 2- B

QUESTÃO 3 – E

QUESTÃO 4 – E

QUESTÃO 5 – D

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Scanning como técnica de interpretação de textos – Inglês Enem

Posted: 04 Apr 2016 04:16 PM PDT

Inglês Enem: Para otimizar o tempo na prova do Enem, temos que utilizar estratégias para que o nosso objetivo seja alcançado sem desperdiçar o nosso precioso tempo de prova. Afinal, são apenas aproximadamente três minutos para resolver cada questão!

A técnica do scanning é uma forma de leitura superficial e rápida. O objetivo é se concentrar em palavras chaves ou ideias. Como o próprio nome sugere scanning, é a varredura do texto.

Alguns exemplos práticos dessa técnica seriam quando lemos rapidamente a primeira página de um jornal, damos uma espiada em algumas páginas da internet, quando procuramos uma palavra no dicionário, entre outros. Em todos estes casos estamos fazendo um rastreamento, procurando por algo que nos interesse.

Inglês Enem

Quando estamos lendo, estamos continuamente selecionando partes do texto até chegarmos na informação desejada.

Assim, para utilizarmos o scanning, fazemos uma espécie de leitura dinâmica como a do nosso dia-a-dia: nós não voltamos ao texto lido, a ideia geral é que é o objetivo.

Observe o esquema para melhor entender o que seria o scanning:

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Veja o passo a passo desta técnica e gabarite as questões de interpretação de textos em Inglês no Enem:

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Dica: Veja também outra técnica para interpretar textos em inglês – o skimming: http://blogdoenem.com.br/skimming-ingles-enem/

 

1º passo: ler o texto superficialmente e raciocinar sobre a mensagem principal.

2º passo: analisar o texto que estamos lendo, palavras chaves e ideia principal.

 

Quando lemos o texto, vemos as palavras "dying", "die", "coronary disease" e "heart".  Dying vem do verbo "die" que significa morrer, então há uma repetição de ideia nesse texto, que é a morte. Mas, morrer do quê? Então, identificamos as palavras "coronary disease" e "heart". "Disease" significa doença, "coronary disease" então, seria doença coronária, ou seja, do coração, que inglês é a palavra "heart"!

Também lemos as palavras "university", "school", "university graduates". Como elas estão relacionadas no texto? "University" e "university graduates" estão bem encaixadas, já que são a universidade e as pessoas que estudam nela, que são  os "university graduates". Para ir a uma Universidade, você antes tem que se formar na escola, ou seja, antes da universidade, a escola.

E os números? Não podemos esquecê-los! 10.000 se referem ao número de pessoas envolvidas no estudo. E 16 é a idade de uma pessoa que frequenta a escola e não a universidade. O que isso significa? Das 10.000 pessoas que participaram do estudo, aquelas que saíram ("leave" em inglês) da escola antes dos 16 têm cinco vezes mais chances ("five times") de sofrer um ataque do coração e morrer do que aquelas que estão na universidade.

Fechamos o texto? Acho que sim! Qual é a resposta? A letra E com certeza!

Depois dessa, o  melhor que se faz e estudar para o Enem para não virar estatística, não é mesmo!

Para finalizar sua revisão, veja esta videoaula do canal Evolucional sobre scanning: https://www.youtube.com/watch?v=hDlTq96sSK8

Boa sorte!

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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As Cores dos Corpos: refração, refringência e velocidade da luz. É Física Enem.

Posted: 04 Apr 2016 01:54 PM PDT

Revisão de Física Enem: Veja o comportamento da luz, entenda o que provoca a percepção das cores, e veja os fenômenos da refração e da refringência.

De acordo com sua cor, a luz pode ser classificada como Monocromática ou Policromática. Chama-se luz monocromática aquela composta de apenas uma cor, como por exemplo, a luz amarela emitida por lâmpadas de sódio. Veja!

Denomina-se luz policromática aquela constituída por uma combinação de duas ou mais cores monocromáticas. Um exemplo disso é a luz branca emitida pelo sol ou por lâmpadas comuns.

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Usando-se um prisma é possível decompor a luz policromática nas luzes monocromáticas que a formam, o que não é possível para as cores monocromáticas, como o vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Veja um exemplo abaixo:

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Fonte: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=667&q=cores+do+arco+iris&oq=cores+do+ar&gs_l=img.3.0.0l10.21.627.0.2754.4.4.0.0.0.0.181.478.0j3.3.0….0…1ac.1.64.img..1.3.475.M8Inn6XsPZg#hl=pt-BR&tbm=isch&q=prisma+decompondo+a+luz&imgrc=lTadUFI-bxM0SM%3A

Um exemplo da composição das cores monocromáticas que formam a luz branca é o disco de Newton, que é uma experiência composta de um disco com as sete cores do espectro visível, que ao girar em alta velocidade, “recompõe” as cores monocromáticas, formando a cor policromática branca.

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Cor de um corpo

Ao nosso redor é possível distinguir várias cores, mesmo quando estamos sob a luz do Sol, que é branca.

Esse fenômeno acontece, pois quando é incidida luz branca sobre um corpo de cor verde, por exemplo, este absorve todas as outras cores do espectro visível, refletido de forma difusa apenas o verde, o que torna possível distinguir sua cor.

Por isso, um corpo de cor branca é aquele que reflete todas as cores, sem absorver nenhuma, enquanto um corpo de cor preta absorve todas as cores sobre ele incididas, sem refletir nenhuma, o que causa aquecimento. É isso mesmo, a sensação de aquecimento em um corpo com a cor preta é justamente devido a esta absorção.

Luz – Velocidade

Há muito tempo é conhecido que a luz faz parte de um grupo de ondas, chamado de ondas eletromagnéticas, sendo uma das características que reúne este grupo a sua velocidade de propagação.

A velocidade da luz no vácuo, mas que na verdade se aplica a diversos outros fenômenos eletromagnéticos como raios-x, raios gama, ondas de rádio e tv, é caracterizada pela letra c, e tem um valor aproximado de 300 mil quilômetros por segundo, ou seja:

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No entanto, nos meios materiais, a luz se comporta de forma diferente, já que interage, ou seja,   a matéria existente no meio provoca alterações em sua ação. Em qualquer um destes meios a velocidade da luz v é menor que c.

Em meios diferentes do vácuo também diminui a velocidade conforme aumenta a frequência. Assim a velocidade da luz vermelha é maior que a velocidade da luz violeta, por exemplo.

Índice de refração absoluto

Para o entendimento completo da refração convém a introdução de uma nova grandeza que relacione a velocidade da radiação monocromática no vácuo e em meios materiais, esta grandeza é o índice de refração da luz monocromática no meio apresentado, e é expressa por:

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Onde é o índice de refração absoluto no meio, sendo uma grandeza adimensional.

É importante observar que o índice de refração absoluto nunca pode ser menor do que 1, já que a maior velocidade possível em um meio é c, se o meio considerado for o próprio vácuo.

Para todos os outros meios materiais n é sempre maior que 1.

Alguns índices de refração muito utilizados e que podem te ajudar a entender o tema:

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Índice de Refração Relativo entre dois meios

Denomina-se índice de refração relativo entre dois meios, a relação entre os índices de refração absolutos de cada um dos meios, assim podemos concluir que:

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Mas, como sabemos:

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A partir disto, podemos unir as relações matemáticas e escrever:

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Portanto:

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Veja que o índice de refração relativo, entre dois meios, pode ter qualquer valor positivo, inclusive menores ou iguais a 1.

Refringência

Dizemos que um meio é mais refringente que outro quando seu índice de refração é maior que do outro. Ou seja, podemos concluir que o etanol é mais refringente que a água.

De outra maneira, podemos dizer que um meio é mais refringente que outro quando a luz se propaga por ele com velocidade menor que no outro.

Veja um pequeno vídeo no youtube, para você fixar o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=_vHZXviitJk

 

Agora abaixo você tem exercícios sobre as Cores do Corpo. Eles já possuem as respostas, mas eu desafio você. Tente encontrar outras formas de resolver as questões, compare as duas, verifique as diferenças e post aqui no Blog. Tenho absoluta certeza de que você irá aprender muito mais assim. Um abração e nos encontramos aqui no Blog do ENEM.

 EXERCÍCIOS

 1 – (UEL-PR-09) A faixa de radiação eletromagnética perceptível dos seres humanos está compreendida entre o intervalo de 400 a 700 nm.

Considere as afirmativas a seguir.

I – A cor é uma característica somente da luz absorvida pelos objetos;

II – Um corpo negro ideal absorve toda a luz incidente, não refletindo nenhuma onda eletromagnética;

III – A frequência de uma determinada cor (radiação eletromagnética) é sempre a mesma;

IV – A luz ultravioleta tem energia maior do que a luz infravermelha.

 

Assinale a alternativa CORRETA:

 

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 

2 – (ENEM 2014) É comum aos fotógrafos tirar fotos coloridas em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, que contêm uma forte composição de luz verde. A consequência desse fato na fotografia é que todos os objetos claros, principalmente os brancos, aparecerão esverdeados. Para equilibrar as cores, deve-se usar um filtro adequado para diminuir a intensidade da luz verde que chega aos sensores da câmera fotográfica. Na escolha desse filtro, utiliza-se o conhecimento da composição das cores-luz primárias: vermelho, verde e azul; e das cores-luz secundárias: amarelo = vermelho + verde, ciano = verde + azul e magenta = vermelho + azul.

Na situação descrita, qual deve ser o filtro utilizado para que a fotografia apresente as cores naturais dos objetos?

 

a) Ciano. b) Verde. c) Amarelo.   d) Magenta.   e) Vermelho.

 

3 – (ENEM 2014) As lentes fotocromáticas escurecem quando expostas à luz solar por causa de reações químicas reversíveis entre uma espécie incolor e outra colorida. Diversas reações podem ser utilizadas, e a escolha do melhor reagente para esse fim se baseia em três principais aspectos: (i) o quanto escurece a lente; (ii) o tempo de escurecimento quando exposta à luz solar; e (iii) o tempo de esmaecimento em ambiente sem forte luz solar. A transmitância indica a razão entre a quantidade de luz que atravessa o meio e a quantidade de luz que incide sobre ele. Durante um teste de controle para o desenvolvimento de novas lentes fotocromáticas, foram analisadas cinco amostras que utilizam reagentes químicos diferentes. No quadro, são apresentados os resultados.

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Considerando os três aspectos, qual é a melhor amostra de lente fotocromática para se utilizar em óculos?

 

a) 1 b) 2                 c) 3                 d) 4                e) 5

 

4 – (ENEM-MEC-2014) Alguns sistemas de segurança incluem detectores de movimento. Nesses sensores, existe uma substância que se polariza na presença de radiação eletromagnética de certa região de frequência, gerando uma tensão que pode ser amplificada e empregada para efeito de controle. Quando uma pessoa se aproxima do sistema, a radiação emitida por seu corpo é detectada por esse tipo de sensor.

WENDLlNG. M. Sensores. Disponível em: www2.feg.unesp.br.Acesso em: 7 maio 2014 (adaptado).

A radiação captada por esse detector encontra-se na região de frequência:

 

a) da luz visível

b) do ultravioleta.

c) do infravermelho.

d) das micro-ondas.

e) das ondas longas de rádio.

 

GABARITO

 

1 – E              2 –  D             3 – C              4 –  C

 

Os textos e imagens acima, foram elaborados, pelo Professor Wesley Oliveira, para o Blog do Enem. Wesley é formado em Física, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Matemática pela UNISA – Universidade de Santo Amaro – São Paulo. Ministra aulas de Física e Matemática em escolas de São Paulo e da grande Florianópolis desde 2000. Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100011187033321

 

 

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LEI ZERO DA TERMODINÂMICA – Física Enem

Posted: 04 Apr 2016 12:19 PM PDT

Física Enem: Quando estudamos sobre a Termodinâmica, observamos que dois corpos estão em equilíbrio térmico, quando possuem a mesma temperatura. Mas, este conceito sobre equilíbrio térmico necessita de mais detalhes e outros comentários.

Observando a figura abaixo, temos um recipiente contendo água até à metade (recipiente azul), com temperatura de 20ºC. Dentro do recipiente (em azul) inserimos um pouco de suco de uva, à temperatura de 30ºC. Utilizando dois termômetros, conseguimos medir a temperatura de ambas as partes, água e suco, de maneira separada.

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Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lei-zero-termodinamica.htm

 

Dessa forma, podemos verificar que a temperatura do suco está mais elevada do que a temperatura da água. Veremos também que existe um ajuste gradual destas temperaturas, pois o processo de transferência de calor não se acontece imediatamente. Portanto, depois de alguns minutos, vamos ver que ambas as partes da mistura estão com a mesma temperatura, ou seja, em equilíbrio.

De acordo com a figura, e com a observação dos dois termômetros, veremos que um corpo está em equilíbrio térmico, quando todas as suas partes estão à mesma temperatura.

A Lei Zero da Termodinâmica

Um pouco de História….
Depois que constatamos a definição de que o calor é uma forma de energia que poderia ser transformada em outra, a Termologia passou a ser chamada de Termodinâmica. Porém foi no ano de 1930 que se percebeu a necessidade, de se obter uma estrutura lógica na apresentação da Termodinâmica. Era necessário colocar outra lei antes das que já haviam sido formuladas (1º lei e 2º lei). Assim, essa nova lei recebeu o nome de Lei Zero da Termodinâmica.
Para aplicarmos esta lei, vamos considerar dois objetos A e B. Se um terceiro objeto T está em equilíbrio térmico com A e também em equilíbrio térmico com B, logo A e B estarão em equilíbrio entre si.

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Equilíbrio térmico entre os corpos A e B.

É essa lei que garante a possibilidade de usarmos um termômetro T (qualquer) para averiguar se dois corpos A e B estão em equilíbrio. Para isso, basta conferir se os dois corpos têm a mesma temperatura após o processo.

 

Equação Termométrica

G = a . T + b

 

Em um termômetro, a grandeza termométrica varia praticamente de modo uniforme com a temperatura. Portanto, com boa aproximação, podemos afirmar que a relação matemática de correspondência entre a grandeza termométrica G e a temperatura T é uma função linear, como observamos na fórmula acima.

Na equação acima, chamada de equação termométrica, os parâmetros a e b são características específicas do próprio termômetro, com a ≠ 0.

Em um termômetro clínico, por exemplo, a grandeza termométrica, será a altura da coluna. Ao substituirmos o valor da altura desta coluna nesta equação termométrica, vamos obter a temperatura correspondente.

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Fonte: https://rogeriofisica.files.wordpress.com/2010/02/catcud0wcaocpv1qcatlh4s7ca57z3adcanx632qca3gswrgcav5s842ca2o4puycasjb1m0cazr271gcai01gqnca59vfqfca1i0mhacabrciixca7elbazcary94uxca2fj0eqcatevjgq.jpg

 

 

Para te ajudar a fixar o assunto, veja esta excelente videoaula do professor Fabricio Schefer do canal Fabrisfísica, do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2aIs24kUx6g

 

Abaixo você tem exercícios sobre a Lei Zero da Termodinâmica, Equações Termométricas. Eles já possuem as respostas, mas eu desafio você. Tente encontrar outras formas de resolver as questões, compare as duas, verifique as diferenças e post aqui no Blog. Tenho absoluta certeza de que você irá aprender muito mais assim. Um abração e nos encontramos aqui no Blog do Enem.

EXERCÍCIOS

 

1 – (VUNESP-UNESP) Dois copos de vidro iguais, em equilíbrio térmico com a temperatura ambiente, foram guardados, um dentro do outro, conforme mostra a figura. Uma pessoa, ao tentar desencaixá-los, não obteve sucesso. Para separá-los, resolveu colocar em prática seus conhecimentos da física térmica.

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De acordo com a física térmica, o único procedimento capaz de separá-los é:

a) mergulhar o copo B em água em equilíbrio térmico com cubos de gelo e encher o copo A com água à temperatura ambiente.

b) colocar água quente (superior à temperatura ambiente) no copo A.

c) mergulhar o copo B em água gelada (inferior à temperatura ambiente) e deixar o copo A sem líquido.

d) encher o copo A com água quente (superior à temperatura ambiente) e mergulhar o copo B em água gelada (inferior à temperatura ambiente).

e) encher o copo A com água gelada (inferior à temperatura ambiente) e mergulhar o copo B em água quente (superior à temperatura ambiente).

 

2 – (UNICAMP) Um isolamento térmico eficiente é um constante desafio a ser superado para que o homem possa viver em condições extremas de temperatura. Para isso, o entendimento completo dos mecanismos de troca de calor é imprescindível. Em cada uma das situações descritas a seguir, você deve reconhecer o processo de troca de calor envolvido.

 

I. As prateleiras de uma geladeira doméstica são grades vazadas, para facilitar fluxo de energia térmica até o congelador por […]

II. O único processo de troca de calor que pode ocorrer no vácuo é por […].

II. Em uma garrafa térmica, é mantido vácuo entre as paredes duplas de vidro para evitar que o calor saia ou entre por [….].

 

Na ordem, os processos de troca de calor utilizados para preencher as lacunas corretamente são:

a) condução, convecção e radiação.

b) condução, radiação e convecção.

c) convecção, condução e radiação.

d) convecção, radiação e condução.

 

3 – (VUNESP – UNESP) Uma equipe de cientistas franceses obteve imagens em infravermelho da saída de rolhas e o consequente escape de dióxido de carbono em garrafas de champanhe que haviam sido mantidas por 24 horas a diferentes temperaturas. As figuras 1 e 2 mostram duas sequências de fotografias tiradas a intervalos de tempo iguais, usando garrafas idênticas e sob duas condições de temperatura.

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Uma equipe de cientistas franceses obteve imagens em infravermelho

As figuras permitem observar diferenças no espocar de um champanhe: a 18°C, logo no início, observa-se que o volume de CO{2} disperso na nuvem gasosa – não detectável na faixa da luz visível, mas sim do infravermelho – é muito maior do que quando a temperatura é de 4°C. Numa festa de fim de ano, os estudantes utilizaram os dados desse experimento para demonstrar a lei que diz:

 

a) Ao aumentar a temperatura de um gás, a velocidade de suas moléculas permanece constante.

b) O volume ocupado por uma amostra de gás sob pressão e temperaturas constantes é diretamente proporcional ao número de moléculas presentes.

c) O volume molar de uma substância é o volume ocupado por um mol de moléculas.

d) A pressão de uma quantidade fixa de um gás em temperatura constante é diretamente proporcional à quantidade de matéria.

e) A pressão de uma quantidade fixa de um gás em um recipiente de volume constante é diretamente proporcional à temperatura.

 

4 – (PUCC) Um dispositivo mecânico usado para medir o equivalente mecânico do calor recebe 250 J de energia mecânica e agita, por meio de pás, 100 g de água que acabam por sofrer elevação de 0,50°C de sua temperatura. Adote 1 cal = 4,2 J e c_{água} = 1,0 cal/g°C. O rendimento do dispositivo nesse processo de aquecimento é de

 

a) 16%.

b) 19%.

c) 67%.

d) 81%.

e) 84%.

 

GABARITO

1 – E              2 – D              3 – E               4 – E

 

Os textos e imagens acima, foram elaborados, pelo Professor Wesley Oliveira, para o Blog do Enem. Wesley é formado em Física, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Matemática pela UNISA – Universidade de Santo Amaro – São Paulo. Ministra aulas de Física e Matemática em escolas de São Paulo e da grande Florianópolis desde 2000. Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100011187033321

 

 

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Resolução de problemas com Fusos horários – Geografia Enem

Posted: 04 Apr 2016 11:39 AM PDT

Geografia Enem: Nos dias de hoje, com tantas tecnologias ao alcance, ficou muito simples saber o horário em outros locais. Aplicativos e outros recursos tecnológicos fazem todo o trabalho pelo nosso cérebro.

No entanto, nos concursos que ocorrerão esse ano, nada disso pode ser utilizado. Questões que exigem resolução de problemas envolvendo cálculo de fusos horários são frequentes. Aponte o lápis  e prepare-se para calcular nessa revisão para obter um ótimo desempenho em Geografia no Enem!!

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Fonte: https://rascunhoscriticos.files.wordpress.com/2015/06/foto0047_0011.jpg

 

Para iniciarmos os estudos de cálculo de fusos horários, algumas regras devem ser passadas. A primeira delas é que os fusos são 24, sendo 12 a Leste do fuso GMT 0, que corresponde aquele que é cortado pelo Meridiano de Greenwich; para o sentido Oeste, temos 11 fusos. Portanto:

 

12 – Sentido Leste

0 – Cortado pelo Meridiano de Greenwich (corresponde a Hora Mundial)

11 – Sentido Oeste,

 

Totalizando 24 fusos.

 

Para efeitos de cálculo e uniformidade de representação dos fusos horários em nível mundial, os fusos localizados a Leste do Meridiano de Greenwich são precedidos do símbolo positivo (+); os que estão a Oeste do fuso GMT 0, são precedidos do símbolo negativo (-). Os sinais  são muito importantes para a correta montagem da resolução dos problemas.

Outro aspecto importante a ser considerado é o tempo de deslocamento quando o problema inclui essa informação. É bom lembrar que tempo de viagem, em problemas que envolvem cálculo de fusos horários sempre são somados. Quer seja ao final dos cálculos, quer seja no início da resolução.

A última dica antes de iniciar a resolução de problemas é sobre quando a soma dos fusos e/ou quando incluídas o tempo de deslocamento. Se ultrapassar o valor de 24 horas, como é a duração de um dia, passa-se para o dia seguinte e reinicia-se o cálculo a partir de 0 hora do próximo dia.

 

Vamos aos cálculos então?

Exemplo 1: Cálculo de diferença de fusos simples (usando como referência os fusos GMT)

 

  1. Se em São Paulo (GMT -2) são 13:00, que horas serão em Londres (GMT 0)?

 

Resolução:

Sentido do São Paulo – Londres: Leste, logo, soma-se, então:

0 (fuso de Londres) – (-2) [fuso de São Paulo]= +2.

Portanto, em Londres será 13:00 +2:00= 15:00.

 

  1. Se em São Paulo (GMT -2) são 13:00, que horas serão em Los Angeles (GMT -7)?

 

Resolução:

Sentido do São Paulo – Los Angeles: Oeste, logo, subtrai-se, então:

-7 (fuso de Los Angeles) – (-2) [fuso de São Paulo]= -5.

Portanto, em Los Angeles, será 13:00 – 5:00= 8:00.

 

Exemplo 2: Cálculo de fuso horário quando é dada a posição longitudinal:

 

  1. Se em Santiago do Chile (= aproximadamente 75° O), que horas serão em Berlim (long.= aproximadamente 15° L)?

 

Resolução:

Transformando longitude em fuso horário (GMT)

Santiago: 75° O. Divide-se o valor da longitude por 15°, extensão média dos fusos horários:

75/15 = 5. Como está a Oeste do fuso GMT 0, logo, acrescenta-se o símbolo negativo ao fuso de Santiago, portanto:

Santiago: fuso horário GMT -5

Berlim: 15° L. Divide-se o valor da longitude por 15°, extensão média dos fusos horários:

Como está a Leste do fuso GMT 0, logo, acrescenta-se o símbolo positivo ao fuso de Berlim, portanto:

Berlim: fuso horário GMT +1

 

Agora:

Sentido Santiago -Berlim: Leste, logo, soma-se, então:

+1 (fuso de Berlim) – (-5) [fuso de Santiago]= +6.

Portanto, em Berlim será 10:00 +6:00= 16:00.

 

  1. Se em Santiago do Chile (long.= aproximadamente 75° O), que horas serão no Alasca (long.= aproximadamente 135° O)?

 

Resolução:

Transformando longitude em fuso horário (GMT)

Santiago: 75° O. Divide-se o valor da longitude por 15°, extensão média dos fusos horários:

75/15=5. Como está a Oeste do fuso GMT 0, logo, acrescenta-se o símbolo negativo ao fuso de Santiago, portanto:

Santiago: fuso horário GMT -5

Alasca: 135° O. Divide-se o valor da longitude por 15°, extensão média dos fusos horários:

135/15=9. Como está a Oeste do fuso GMT 0, logo, acrescenta-se o símbolo negativo ao fuso do Alasca, portanto:

Alasca: fuso horário GMT -9

 

Agora:

Sentido Santiago – Alasca: Oeste, logo, subtrai-se, então:

-9 (fuso do Alasca) – (-5) [fuso de Santiago]= -4.

Portanto, no Alasca será 10:00 – 4:00= 6:00.

 

Para resolução de problemas com tempo de deslocamento, lembre-se: o tempo de viagem é sempre somado ao cálculo da diferença de fusos horários.

 

Então, agora você já sabe calcular as horas em qualquer parte do mundo…Muito bom! Então, para fixar bem o conteúdo e finalizar sua revisão, veja esta super videoaula!

 

Fusos Horários – Exercício nível FÁCIL (canal: Prof. Gabriel Augustus) – https://www.youtube.com/watch?v=z9rAUQYak8o

 

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

 

1 – (IFSC/SC – 2015) A Copa do Mundo FIFA de 2014 ocorreu no Brasil e teve a sua final disputada entre a Argentina e a Alemanha. O jogo foi realizado no dia 13 de julho de 2014 no estádio Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro (fuso horário 45ºW), às 16 horas (horário local) e teve um único gol, que garantiu a vitória para a Alemanha. Marque a alternativa CORRETA que indica qual foi o horário de início do jogo na Alemanha, para os torcedores que estavam na cidade Berlim (fuso horário 15°E), considerando que na data em questão, Berlim estava no horário de verão.

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Momento em que Göetze marca o Gol da vitória para a Alemanha. Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil – disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/foto/2014-07/alemanha-e-argentinase- enfrentam-na-final-da-copa-do-mundo. Acesso em: 15 set. 2014.

 

a) 19 horas.

b) 15 horas.

c) 17 horas.

d) 18 horas.

e) 21 horas.

 

2 – (UEL/PR – 2015) Analise o mapa de fusos horários do Brasil a seguir.

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(Disponível em: <www.dc318.4shared.com>. Acesso em: 12 set. 2014.)

 

Supondo que um passageiro saia às 7h da manhã de Fernando de Noronha (PE) com destino a Campo Grande (MS) para uma reunião e sabendo-se que a viagem teve duração de 6 horas e 30 minutos, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o horário local em que o passageiro deve chegar a Campo Grande (MS).

 

a) 5h30min

b) 9h30min

c) 10h30min

d) 11h30min

e) 13h30min

 

3 – (UNITAU/SP – 2015) Assumindo que as coordenadas geográficas de São Paulo e Manaus sejam, respectivamente (24 °S, 45 °W) e (3 °S, 60 °W), e que um voo direto entre São Paulo e Manaus dure 4 horas, a que horas um passageiro chega a Manaus, se o avião decolar de São Paulo às 8h? (Desconsidere-se o horário de verão).

 

a) 10h

b) 14h

c) 13h

d) 12h

e) 11h

 

4 – (UFRGS/RS – 2002) Uma embarcação situada no oceano Atlântico está a 30º Oeste em relação ao meridiano de Greenwich. Para chegar ao ponto do Rio de Janeiro, a embarcação deverá seguir a direção 12º Sudoeste na bússola em relação a sua posição atual.

Considerando que eram 14h em Greenwich quando a embarcação estava naquele meridiano e que, para chegar ao porto, ela levará 8 horas, pode-se dizer que a embarcação chegará ao Rio de Janeiro, pelo horário local, às

 

a) 8h.

b) 14h.

c) 19h.

d) 20h.

e) 22h.

 

GABARITO

 

1 – E.

2 – D.

3 – E.

4 – C

 

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.

 

 

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Fusos Horários do Brasil e Horário de Verão – Geografia Enem

Posted: 04 Apr 2016 10:40 AM PDT

Geografia Enem: Costuma-se dizer que o Brasil é um país de dimensões continentais. De fato, sendo o 5º em extensão territorial no mundo, inegavelmente, é um título justo. Vejamos então uma das consequências que a grandiosidade do território nacional proporciona.

Fusos Horários do Brasil e Horário de Verão

Com quase 9 milhões de Km², o Brasil possui características peculiares por conta dessa imensidão. Poucos países possuem mais de um fuso horário. O Brasil possui. Também por conta disso, adianta-se o relógio em uma hora em alguns estados brasileiros em uma parte do ano. É o horário de verão. Acerte seu relógio e se apresse para obter um ótimo desempenho em Geografia no Enem!!

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Fonte: http://img.elo7.com.br/product/zoom/BC7B11/relogio-de-parede-personalizado-brasil-relogio-parede-redondo-personalizado-personalize.jpg

 

 

Frequentemente, ao acompanhar algum programa de TV, fala-se que "agora, 20:22, horário de Brasília". Para quem não sabe, essa informação é sim necessária, pois o Brasil possui mais de um fuso horário em seu território. Precisamente, desde 2015, 4 fusos.

A razão para isso é que, considerando-se que cada fuso possui 15º de extensão longitudinal (sentido Leste-Oeste), seria um grande erro que não houvesse mais de um fuso horário no Brasil, visto que no sentido Leste-Oeste, há em torno de 39º de extensão de acordo com a diferença entre os pontos extremos Oeste-Leste do território brasileiro. Nesse caso, faz todo sentido que, na parte continental, tenha pelo menos 2 fusos, seguindo o seguinte raciocínio:

 

Extensão Longitudinal (Leste-Oeste): 39º

Extensão de cada fuso horário: 15º

Logo:

39/15=2,6.

 

Devido a esse valor obtido, entre 2008 e 2013, o sudoeste do estado do Amazonas e o Acre foram incorporados ao fuso horário GMT -4, com uma hora a menos que o horário de Brasília. No entanto, devido ao clamor da população daquela região, em 2010 houve um referendo popular pra decidir se voltaria ao padrão anterior de horário (GMT-5, duas horas a menos que o horário de Brasília). Como optou-se, segundo a maioria dos votos, pelo retorno aos velhos tempos, novamente o Brasil passou a ter 4 fusos horários quando sancionada a Lei o que ocorreu somente em 2013.

Mas qual é o 4º fuso horário no Brasil?

Bom, na realidade não é o quarto, mas sim o primeiro.

O Brasil tem uma extensa costa banhada pelo Oceano Atlântico. Os países que fazem limite com mares e oceanos possuem o  que se chama de mar territorial que pode incluir ilhas localizadas nessa faixa territorial. É o caso brasileiro, com o arquipélago de Fernando de Noronha. O fato é que Fernando de Noronha já se encontra numa faixa longitudinal que insere aquela ilha no fuso horário GMT -2, portanto, uma hora adiantado em relação a Brasília.

Em suma, o Brasil tem 4 fusos horários, todos a Oeste do meridiano de Greenwich e, por esse motivo, têm os fusos precedidos do símbolo negativo (-). O oficial, de Brasília está no fuso -3 e abrange a maioria dos estados (RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AP, GO e DF).

Os demais estados das regiões Centro-Oeste e Norte estão distribuídos no fuso GMT -4 ( RR, RO, MT, MS e a maior parte do Amazonas) e no fuso GMT -5 (AC e sudoeste do AM). Porém, há uma época do ano que uma parte do Brasil muda de horário…

Sério? Mas por que isso?

Na realidade, quando se aproxima o verão no hemisfério Sul, os dias no Brasil, nos estados mais ao Sul, ficam mais longos. Pensando na possibilidade de se aproveitar mais a luz natural do Sol, adianta-se o relógio em uma hora no intuito de fazer com que, no horário de pico do consumo de energia elétrica que se dá entre 18h e 21h, haja ainda insolação e, portanto, diminui o consumo de energia.

Desde 2008 que há data marcada pro Horário de Verão começar e terminar no Brasil. Inicia-se no terceiro domingo do mês de outubro quando se deve adiantar em uma hora os relógios e termina no terceiro domingo de fevereiro (exceção feita se o domingo de carnaval coincidir com essa data) quando se deve atrasar os relógios em uma hora.

É bom que se diga que o horário de verão não é uma invenção brasileira. A ideia de aproveitamento maior da luz solar data do século XVIII, criada pelo inventor Benjamin Franklin, na Inglaterra. No entanto, foi a Alemanha, em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial que adotou pela primeira vez de modo oficial o horário de verão num esforço de guerra para diminuir o consumo de carvão mineral usado para gerar energia elétrica.

No Brasil, a primeira vez que adotou-se o horário de verão foi em 1931. Desde então, entre idas e vindas, o horário de verão vem sendo uma prática anual desde 1985. Anualmente, são divulgados percentuais de economia no consumo de energia elétrica gerada pela medida.

Os estados brasileiros que o adotam também se modificaram bastante ao longo dos anos. Desde 2013, todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adotam o horário de verão.

Fusos Horários – brasileiros (após a última mudança – 2014)

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Fonte: http://www.on.br/conteudo/dsho/servicos/fusos/fusos.html

 

Fusos Horários – brasileiros (após a última mudança – 2014): Mapa do Brasil com legenda explicativa dos fusos horários brasileiros após a última mudança ocorrida em 2014 (volta do fuso do Acre – GMT -5)

 

 

Horário de verão – Brasil

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Fonte: http://www.r7.com/r7/media/2013/20131014-HorarioVerao/20131014-HorarioVerao.jpg

 

Horário de verão – Brasil:  Mapa do Brasil com legenda explicativa dos estados que adotam o horário de verão

 

 

Então, agora já sabem o horário nos estados brasileiros…Muito bom! Então, para fixar bem o conteúdo e finalizar sua revisão, veja esta super videoaula!

Aula 5 – Fusos horários brasileiros e o horário de verão (canal: Geografia Legal) – https://www.youtube.com/watch?v=G9088tU4XP8

 

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

 

1 – (UFAM) O fuso horário de Manaus em relação à hora de Greenwich está atrasado em:

 

a) 3 horas

b) 1 hora

c) 2 horas

d) 5 horas

e) 4 horas

 

2 – (Mackenzie/SP – 2015) Observe o mapa para responder a questão.

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O outono austral de 2015 teve seu início no dia 20 de março, às 19h45min, pelo horário oficial do Brasil. Assinale a alternativa que indica o horário correspondente a esse fenômeno, no momento de sua ocorrência, em cada uma das localidades numeradas no mapa.

 

a) II, III e IV, 19h45min; I e V 20h45min.

b) I, III e V, 19h45min; IV, 18h45min; II, 17h45min.

c) V, 19h45min; I, III e IV, 20h45min; II, 21h45min.

d) I e III, 19h45min; V, 20h45min; IV e II, 18h45min.

e) III, 19h45min; I e V 20h45min; IV, 18h45min; II, 17h45min.

 

GABARITO

 

1 – B.

2 – D.

 

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.

 

 

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Metalinguagem – Revisão completa de Literatura Enem

Posted: 04 Apr 2016 10:25 AM PDT

A metalinguagem nada mais é do que a preocupação do emissor totalmente voltada ao próprio código que está sendo utilizado. Isso quer dizer que o código é o tema da mensagem ou, então, ele é usado para explicar sobre ele mesmo. Compliquei ainda mais? É bem fácil de entender! Não se preocupe!

Metalinguagem

O código, no texto verbal, é a língua. No momento em que usamos uma mensagem verbalizada para explicar a língua, usando a própria linguagem, ocorre a metalinguagem. Observe, em seu cotidiano, como isso é feito várias e vária vezes: em conversas de caráter informal ou até mesmo durante suas aulas!

Há momentos em que questionamos nosso interlocutor, ou seja, aquele que nos está emitindo uma mensagem. "O que isso quer dizer?" ou "Você pode me explicar outra vez?" são perguntas que fazemos no nosso dia a dia e, reagidas a elas, vêm respostas que serão, seguramente, textos metalinguísticos, introduzidas através de termos explicativos, como "isto é" ou "ou seja", que frequentemente introduzem textos com a função da metalinguagem.

Os dicionários e a gramáticas, por usarem as palavras para explicá-las, também exercem a função metalinguísticas em seus textos. No decorrer de nossa vida como estudante é habitual a utilização da função metalinguística da linguagem. Um exemplo são as análises textuais.

Como já foi dito, porém dizendo com outras palavras, sempre que determinada linguagem falar dela mesma, temos a metalinguagem. Para ficar mais fácil, darei outros exemplos, bastante práticos: filmes que têm como tema o próprio cinema, uma peça teatral que tem por tema o teatro ou um poema que fala sobre a construção da poesia. Agora ficou bem claro, não é mesmo?

Interpretação de texto com linguagem poética

Na literatura é muito comum encontrar textos que dialogam com outros textos, a fim de reafirmar o que já foi dito ou, então, para indagar ou fazer paródias de textos escritos em outros momentos.

Leia estes dois poema de Carlos Drummond de Andrade:

Poema que aconteceu

Nenhum desejo neste domingo

nenhum problema nesta vida

o mundo parou de repente

os homens ficaram calados

domingo sem fim nem começo.

A mão que escreve este poema

não sabe que está escrevendo

mas é possível que se soubesse

nem ligasse.

Poesia

Gastei uma hora pensando um verso

que a pena não quer escrever.

No entanto ele está cá dentro

inquieto, vivo.

Ele está cá dentro

e não quer sair.

Mas a poesia deste momento

inunda minha vida inteira.

Observe que os poemas são construídas a partir de olhares diferentes: no primeiro vemos um poema que aconteceu, sem grandes motivações, apenas escrito em um domingo, certamente como muitos, em que nada acontece. Em contrapartida, no segundo poema, o poeta tem a ideia de escrever um poema, mas não consegue construí-lo. Assim sendo, nos deparamos nos dois poemas de Drummond, a função metalinguística: poesia para falar de poesia!

Não deixe de assistir ao vídeo do canal Amada Foca, no YouTube, sobre metalinguagem. É curtinho e superengraçado! Vai te ajudar a reforçar sobre o que você aprendeu no tema desse post:

Em seguida, selecionei algumas questões sobre função metalinguística. Leia atentamente, responda e confira o gabarito, no fim das questões. Bons estudos!

Exercícios

1 – Observe o quadro de Paul Gauguin – Van Gogh pintando girassóis:

metalinguagem

Pode-se definir "metalinguagem" como a linguagem que comenta a própria linguagem, fenômeno presente na literatura e nas artes em geral. O quadro "Van Gogh pintando girassóis", de Paul Gauguin, é um exemplo de metalinguagem por quê:

a) destaca a qualidade do traço artístico
b) mostra o pintor no momento da criação
c) implica a valorização da arte tradicional
d) indica a necessidade de inspiração concreta
e) destaca as cores presentes no quadro

2 – ENEM 2014

O exercício da crônica

Escrever  crônica é  uma  arte  ingrata. Eu  digo  prosa  fiada, como faz  um cronista;  não a prosa de  um ficcionista, na qual este  é   levado  meio a  tapas pelas  personagens e  situações  que, azar dele, criou  porque quis.  Com um prosador do  cotidiano, a coisa  fia  mais fino. Senta-se  ele diante de  uma  máquina, olha através da  janela e  busca  fundo em  sua  imaginação  um assunto  qualquer, de  preferência colhido no  noticiário matutino, ou  da  véspera, em  que,  com  suas  artimanhas peculiares, possa  injetar um sangue  novo.  Se nada  houver, restar-lhe o recurso de  olhar em torno e  esperar que, através de  um processo associativo,  surja-lhe de  repente a  crônica, provinda dos   fatos e  feitos de  sua  vida emocionalmente despertados pela concentração.  Ou  então, em última instância, recorrer ao assunto da falta de  assunto, já bastante  gasto,  mas do  qual,  no  ato de escrever,  pode surgir  o   inesperado.

(MORAES,  V. Para  viver um grande  amor:  crônicas e  poemas. São  Paulo:  Cia das  Letras, 1991).

Predomina nesse  texto a  função da  linguagem que se  constitui

(A)  nas  diferenças  entre  o cronista e  o  ficcionista.
(B) nos  elementos  que servem de  inspiração ao cronista.
(C) nos assuntos  que  podem ser  tratados em  uma crônica.
(D) no  papel da  vida do cronista no  processo de  escrita da  crônica.
(E) nas  dificuldades de se  escrever uma crônica por meio de  uma crônica.

Gabarito: 

1 – B
2 – E

Analice Literatura
O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular e colaboradora do Blog do Enem. Facebook.

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