quarta-feira, 22 de julho de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


As Grandes Navegações – Veja o que você precisa saber. História Enem.

Posted: 21 Jul 2015 05:06 PM PDT

A odisseia das Grandes Navegações – Para viajar em caravelas para lugares distantes os europeus enfrentaram perigos reais e imaginários.  Fome, doença e sede nos navios. Encalhes, naufrágios e lugares desconhecidos estavam na rotina dos navegadores daquele tempo. Confira abaixo.

Na época das Grandes Navegações o Planeta Terra era um infinito em desconhecimento. Havia crenças na existência de monstros marinhos, de histórias narrando que na altura da linha do Equador os navios se incendiariam, e ainda de que a Terra era achatada – as pessoas acreditavam que ao se afastarem muito do litoral cairiam num abismo sem fim. 

Grandes Navegações

Charge de Rogério Soud, 2011.

Você deve estar se perguntando: – Como foi afinal que os europeus acabaram se aventurando tanto, apesar de todos os perigos pelos quais iriam passar? Pois bem, essas expedições realizaram-se devido a vários motivos. Vamos ver quais foram os principais?

  • a busca por metais preciosos;
  • o espírito aventureiro;
  • as ambições pessoais;
  • os motivos religiosos (divulgar o catolicismo e evangelizar povos de outros continentes);
  • o desejo de obter especiarias (como a pimenta, cravo, canela e gengibre) e artigos de luxo orientais (os tecidos de algodão da Índia, tapetes da Pérsia, seda e porcelana da China, por exemplo).

Os europeus usavam as especiarias para conservar a carne e tornar o seu sabor mais agradável (na época não havia geladeira), no preparo de remédios e perfumes.

Grandes Navegações

Portugal foi pioneiro nas Grandes Navegações.  – Você sabe por quê? – Confira aqui.

Os portugueses dispunham de uma posição geográfica privilegiada – voltada para o Oceano Atlântico. Nas técnicas e tecnologias necessárias para a navegação em alto mar, também tinham condição de supremacia: Portugal liderava o desenvolvimento de técnicas e conhecimentos marítimos. E uma Monarquia centralizada – o Regime de governo da época – com um rei com autoridade sobre todo o país, influenciou também para que as grandes navegações ocorressem.

Grandes Navegações

Os portugueses conheciam a bússola e o astrolábio (imagens 1 e 2). Estes instrumentos permitiam determinar a latitude e organizar a direção nos sentidos Norte ou Sul. O sextante (imagem 3) era utilizado para medir o ângulo a ser tomado pelas embarcações para cumprir as rotas programadas. E os portulanos (imagem 4), mapas que assinalavam os portos conhecidos e seguros para os navios e a direção dos ventos.

Todos estes instrumentos e o conhecimento para o manuseio correto deles estavam a bordo das caravelas, embarcação inovadora para a época porque permitiu navegar mesmo com ventos desfavoráveis (imagem 5).

Dica 1 – Você sabia que a política econômica mercantilista estimulou o descobrimento de novas terras e, portanto, as Grandes Navegações? Não? Então que tal revisar o conteúdo sobre o mercantilismo? Acesse: http://blogdoenem.com.br/mercantilismo-economica-absolutismo/

Dica 2 – Que tal rever o conteúdo sobre a formação dos Estados Modernos europeus? É importante para você entender como Portugal se tornou o pioneiro nas Grandes Navegações. Acesse: http://blogdoenem.com.br/historia-formacao-estado-moderno/

Vídeo-aula gratuita sobre As Grandes Navegações – Depois têm os exercícios!

Que tal agora você assistir a uma super aula de História para o Ensino Médio sobre as Grandes Navegações e as Descobertas? Fique atento a todo o contexto histórico que favoreceu as Grandes Navegações e ao pioneirismo português. O vídeo começa com uma caravela e o desafio para você decifrar o verso "Navegar é preciso, viver não é preciso."

Dica 3 – O que mais cai nas provas de Ciências Humanas no Enem? Veja aqui as principais questões e as melhores dicas para Filosofia, Sociologia, História e Geografia: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/humanas/ 

Exercício – Agora chegou a sua vez! Teste o seu conhecimento respondendo a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

(PUC-MG) O expansionismo marítimo europeu, nos séculos XV-XVI, gerou uma autêntica “Revolução Comercial”, caracterizada por, EXCETO:

a) (     ) incorporação de áreas do continente americano e africano às rotas tradicionais do comércio.
b) (     ) ascensão das potências mercantis atlânticas, como Portugal e Espanha.
c) (     ) afluxo de metais preciosos da América para o Oriente, resultante do escambo de mercadorias.
d) (     ) deslocamento parcial do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico.
e) (     ) perda do monopólio do comércio de especiarias por parte dos italianos.

Resposta: A alternativa correta é a letra "c".

Fique atento: os metais preciosos encontrados no continente americano deveriam ser enviados aos cofres públicos dos Estados Modernos (política mercantilista). Nesta época (séculos XV e XVI) os povos europeus já utilizavam a moeda para comercializar suas mercadorias e o escambo (troca de mercadoria por mercadoria) já não era mais praticado numa economia monetária.

Carla Regina História
O texto desta aula foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.

O post As Grandes Navegações – Veja o que você precisa saber. História Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Círculo e Circunferência: aula de Geometria Plana. Revisão de Matemática Enem

Posted: 21 Jul 2015 12:36 PM PDT

Revisão de Geometria Plana. Veja sobre Círculo e Circunferência. Sim, têm diferenças importantes. Veja nesta aula preparatória para o Enem e o Vestibular. E veja a lista de exercícios depois da vídeo-aula.

Vamos começar pelas Definições:

Circunferência é o lugar geométrico dos pontos de um plano, equidistantes de um ponto fixo chamado centro.

Círculo é a superfície plana limitada por uma circunferência ou a reunião de uma circunferência e seu interior.

1167.png

 Veja os Elementos Principais do Círculo e da Circunferência

Matemática Enem

O = centro da circunferência

Segmento AO = raio da circunferência (r)

Segmento AC = diâmetro da circunferência = dobro do raio

Linha DE = corda

Perímetro (comprimento da circunferência)

C = 2.π.r (Dois ‘pi’ erre)

Área do círculo

A = π.r2 (‘pi’ erre ao quadrado)

Agora que você já conhece os elementos principais para lidar com Círculo e Circunferência, antes de resolver os Exercícios que estão logo abaixo assista a esta aula de revisão do Professor Gui, que está no canal matematicaemexercicios.com. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 01

Determinar o diâmetro e a área de um círculo (respectivamente), cujo perímetro mede 36π cm.

a) 63 cm e 300 π cm2

b) 36 cm e 324 π cm2

c) 50 cm e 324 π cm2

d) 36 cm e 300 π cm2

e) 43 cm e 324 π cm2

Dica 1 – Estude sobre Circunferência em mais esta aula de revisão para Matemática Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/circunferencia-matematica-enem/

Questão 02

A roda de um automóvel tem um diâmetro que mede 50 cm. Determine a distância percorrida por esse veículo após uma de suas rodas completar 1750 voltas. Adotar π = 3,14 e supor que a roda não deslize durante a rolagem.

a) 2,82 km

b) 3 km

c) 3,6 km

d) 2,75 km

e) 2,91 km

Dica 2 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise tudo sobre Geometria Analítica em mais uma aula de Matemática Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/geometria-analitica-matematica-enem/

Questão 03

Testes efetuados em um pneu de corrida constataram que, a partir de 185 600 voltas, ele passa a se deteriorar, podendo causar riscos à segurança do piloto. Sabendo que o diâmetro do pneu é de 0,5 m, ele poderá percorrer, sem riscos para o piloto, aproximadamente:

a) 93 km

b) 196 km

c) 366 km

d) 592 km

e) 291 km

Dica 3 – Revise sobre as Funções Trigonométricas em mais esta aula preparatória para prova de Matemática Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/funcoes-trigonometricas-matematica-enem/

Questão 04

O ponteiro dos minutos de um relógio mede 4 cm. Supondo π = 3, a distância, em centímetros, que a extremidade desse ponteiro percorre em 25 minutos é:

a) 15

b) 12

c) 20

d) 25

e) 10

Questão 05

Em um motor há duas polias ligadas por uma correia, de acordo com o esquema abaixo.

figura_02.jpg

Se cada polia tem raio de 10 cm e a distância entre seus centros é de 30 cm, qual das medidas abaixo mais se aproxima do comprimento da correia?

a) 122,8 cm

b) 102,4 cm

c) 92,8 cm

d) 50 cm

e) 32,4 cm

Questão 06

Os raios das rodas traseiras de um trator medem 75 cm e dão 30 voltas, ao mesmo tempo em que as rodas dianteiras dão 90 voltas. O raio de cada uma das rodas dianteiras é:

a) 20 cm

b) 30 cm

c) 25 cm

d) 15 cm

e) 22 cm.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

O post Círculo e Circunferência: aula de Geometria Plana. Revisão de Matemática Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!