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Tipos de vegetação do Continente Americano (Parte I) Geografia Enem Posted: 15 Jul 2015 11:49 AM PDT A América abriga muitos tipos de vegetação, isso acontece devido a sua variedade de climas, solos, e assim como relevo e hidrografia. Veja os tipos de vegetação do Continente Americano.Importante ressaltar que a sua composição original já foi muito alterada, devido interferência humana para construção de casas, áreas agrícolas e de pastagens e também a construção de grandes centros industriais. Você vai conhecer um pouco mais de cada uma dessas vegetações? Nessa aula você conhecerá mais sobre a Tundra, Floresta Temperada, Boreal e Pradarias. TundraTrata-se de um tipo específico de Vegetação do Continente Americano característico das regiões mais ao Hemisfério Norte. A Tundra se localiza no extremo Norte, onde predomina o clima polar. Suas características são vegetação baixa e rasteira, composta de musgos, liquens. Observe na imagem que há ausência de árvores. A galhada do animal é o que se destaca no horizonte.
Floresta TemperadaPossui clima temperado úmido, e, portanto há ocorrência de muitas chuvas e invernos rigorosos com a presença de neve. Suas árvores eliminam suas folhas no inverno, por isso também são chamadas de floresta caducifólia, que quer dizer que as folhas "caem". É uma floresta característica da região Oeste da América do Norte, e que também ocorre no Chile, na América do Sul. Para você não esquecer: A Floresta Temperada está em regiões onde as quatro estações do ano são bem demarcadas.
Floresta Boreal ou TaigaEssa floresta localiza-se em áreas de climas frios, apresenta pouca variedade de espécies. Sua árvore é o pinheiro. Devido à forma de o pinheiro parecer com um cone, ela também é conhecida como Floresta de Coníferas.
Dica 1- Você sabe o que é Taxa de analfabetismo? Essa taxa é o índice que determina a parcela da população a partir de quinze anos que não sabe ler e nem escrever. Vamos relembrar esse assunto aqui no nosso blog? Acesse! http://blogdoenem.com.br/analfabetismo-aprendizagem-geografia/Dica 2- Ouvimos falar tanto no aquecimento global não é mesmo? Quer aprender e ficar mais informado sobre esse tema? Não deixe de acessa aqui no nosso blog essa aula sobre o aumento da temperatura global. http://blogdoenem.com.br/aquecimento-global/PradariaA vegetação de pradaria é típica de clima temperado continental, com vegetação formada por gramíneas e arbustos. No Brasil essa vegetação é denominada Campos. Caracteriza-se por verões quentes e invernos frios com baixos índices de chuvas.
Agora é com você. Responda a questão abaixo e veja como andam seus conhecimentos!(UDESC) Numere as colunas relacionando a vegetação à sua característica. (1) Floresta de Coníferas ( ) Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto. Exemplo: musgos e liquens. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. a) 2 – 1 – 6 – 4 – 5 – 3 Resposta correta letra C. Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis. O post Tipos de vegetação do Continente Americano (Parte I) Geografia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Aristóteles e a teoria do ato e potência – Filosofia Enem Posted: 15 Jul 2015 11:15 AM PDT O problema da permanência e da mudança vem desde os filósofos pré-socráticos. Para Parmênides o movimento era apenas uma ilusão dos nossos sentidos, pois se houvesse as coisas deixariam de serem elas mesmas, tudo é eterno. Já para Heráclito tudo está em constante movimento, pois as coisas mudam e nada dura para sempre. Já Platão tentou conciliar a teoria destes dois filósofos com a teoria do mundo dos sentidos e do mundo das ideias. No mundo dos sentidos tudo está em constante mudança e não é esterno, este é o mundo que habitamos. Já no mundo das ideias nada muda e tudo que existe é eterno, são as ideias das coisas e por isso, o mundo dos sentidos é abstrato. Aristóteles também retoma este problema, já que para ele o mundo das ideias de Platão é uma cópia daquilo que os nossos sentidos fornecerem. Isto é, todo conceito, ou ideia que temos das coisas, primeiro passou pelos nossos sentidos, por exemplo, só formamos a ideia cadeira após termos o contato com vários tipos de cadeiras. Aristóteles tentou questionar a realidade em si, procurou analisar a realidade que não muda, entende que o movimento existe e que está dentro da própria coisa, mudando sua forma, mas não sua matéria. Vejamos melhor. Dica 1: Quer estudar um pouco mais sobre o mundo dos sentidos e o mundo das ideias de Platão? Acesse esse link e fique por dentro deste conteúdo. Ato é potência
Veja a figura: A semente em ato, ou seja, aquilo que já é, é uma semente. Mas em potência, isto é, ela se colocada numa terra boa e ter todas as condições suficientes para se desenvolver, pode tornar-se uma árvore. A árvore em ato continua uma árvore, mas ela pode tornar-se com ajuda de fatores externo, do homem, por exemplo, um lápis, uma mesa, uma casa, ou ainda pode dar flores e frutos. A forma ou o formato mudou, mas a matéria não mudou. Dica 2: Fique por dentro do discussão sobre o movimento. Saiba tudo sobre os filósofos pré-socráticos e estude Parmênides e Heráclito. Matéria e Forma Aristóteles afirma que a realidade é constituída por diversas coisas particulares que apresentam uma unidade de "forma" e "matéria". A “matéria” é aquilo a partir do qual a coisa é feita, enquanto a “forma” caracteriza as qualidades particulares das coisas.
Essa teoria de matéria e forma ficou conhecida como Hilemorfismo, ou seja, hile matéria e morfismo forma. Vamosexemplificar para você entender melhor… Um brinco de ouro tem a forma de cruz, ele pode ser derretido e ser constituído num anel com um brilhante em cima. Notamos, portanto, que a forma mudou, de brinca para anel, mas a matéria é a mesma, o outro. Resumindo: Para Aristóteles todas as coisas são formas e matéria, podendo mudar de forma e permanecer na mesma matéria. Desta forma, o movimento constitui-se em ato e potência, isto é, aquilo que as coisas são, e a potência é a possibilidade que elas podem vir a ser. Ainda está com dúvida? Então veja este vídeo e fique fera nesse assunto! Agora chegou a sua vez. Vamos ver se entendeu este conteúdo? Resolva essas questões de vestibulares sobre este assunto: (UEM-2008) Elaborando a teoria das quatro causas e a distinção entre ato e potência, Aristóteles busca explicar a realidade do devir e da mudança a que estão submetidas às coisas causadas. Assinale o que for correto. 01) Para Aristóteles, a mudança implica uma passagem da potência ao ato; o ato é o estado de plena realização de uma coisa; a potência, a capacidade que algo tem para assumir uma determinação. Soma:________ Resposta: 01+02+04+08+16= 31
(Ufu 2012)Em primeiro lugar, é claro que, com a expressão "ser segundo a potência e o ato", indicam-se dois modos de ser muito diferentes e, em certo sentido, opostos. Aristóteles, de fato, chama o ser da potência até mesmo de não-ser, no sentido de que, com relação ao ser-em-ato, o ser-em-potência é não-ser-em-ato. REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga. Vol. II. Trad. de Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994, p. 349. A partir da leitura do trecho acima e em conformidade com a Teoria do Ato e Potência de Aristóteles, assinale a alternativa correta. a) Para Aristóteles, ser-em-ato é o ser em sua capacidade de se transformar em algo diferente dele mesmo, como, por exemplo, o mármore (ser-em-ato) em relação à estátua (ser-em-potência). Resposta: b (UFU – 2008) Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C), apesar de ter sido discípulo de Platão, criou sua própria filosofia. Uma das diferenças marcantes entre os dois é a importância dada aos fenômenos naturais do chamado mundo sensível. No mundo sensível, a mudança é constante, característica que Aristóteles procura explicar a partir das concepções de matéria, forma, potência e ato. Com base nos seus conhecimentos e no texto acima, assinale a alternativa que define corretamente a concepção aristotélica de ato e potência. A) A potência e o ato são conceitos que não se referem, de fato, às coisas materiais sujeitas àtransformação. Resposta: D Gilson Luiz Corrêa, bacharel em Filosofia pela UNISUL, Licenciatura em Filosofia pela UFSC, Psicopegadogia pela FMP. Professor do Colégio Catarinense. Facebook: https://www.facebook.com/gilsonluiz.correa O post Aristóteles e a teoria do ato e potência – Filosofia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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