sexta-feira, 10 de julho de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Americana – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 09 Jul 2015 12:47 PM PDT

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Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade paulista de Americana. Os alunos de 16 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades. Essas notas de corte tendem a variar, para mais ou para menos, em torno dos 600-700 pontos. Como limite mínimo adotamos a nota de 450 pontos por ser esta a nota mínima que os alunos devem atingir para serem elegíveis para muitos programas de ingresso e permanência universitária, o Prouni e o FIES são dois exemplos disso.

Veja as notas de todas as escolas de Americana no Resultado Enem 2013:

#ESCOLARedaçãoProvas Objetivas
1ANTARES COLEGIO721,08630,65
2AMERICANA INSTITUTO EDUCACIONAL DE657,27599,60
3ANGLO AMERICANA COLEGIO642,06588,23
4POLITEC COLEGIO599,85569,36
5INDEPENDENTE DE AMERICANA CENTRO EDUCACIONAL595,95565,68
6POLIVALENTE DE AMERICANA ETE615,62561,91
7DOM BOSCO COLEGIO SALESIANO593,33561,33
8SESI 422 CENTRO EDUCACIONAL565,33539,09
9DOM PEDRO II COLEGIO523,19522,95
10ARY MENEGATTO PROF500,00496,38
11JOAO XXIII521,25494,58
12ANTONIO ZANAGA PREFEITO512,55489,80
13RISOLETA LOPES ARANHA PROFESSORA515,00488,82
14OLYMPIA BARTH DE OLIVEIRA PROFA505,36488,10
15WILSON CAMARGO PROF448,14476,59
16MARIA DO CARMO AUGUSTI PROFA434,67470,43

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

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Macaé – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 09 Jul 2015 12:47 PM PDT

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Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade fluminense de Macaé. Os alunos de 15 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades. Essas notas de corte tendem a variar, para mais ou para menos, em torno dos 600-700 pontos. Como limite mínimo adotamos a nota de 450 pontos por ser esta a nota mínima que os alunos devem atingir para serem elegíveis para muitos programas de ingresso e permanência universitária, o Prouni e o FIES são dois exemplos disso.

Veja as notas de todas as escolas de Macaé no Resultado Enem 2013:

#ESCOLARedaçãoProvas Objetivas
1APROVADO INSTITUICAO DE ENSINO LTDA ME734,14609,70
2COLEGIO BRUNO OSTMANN716,00606,40
3INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE – CAMPUS MACAE601,71592,81
4INSTITUTO NOSSA SENHORA DA GLORIA648,46592,34
5COLEGIO DE APLICACAO DA FUNDACAO EDUCACIONAL DE MACAE CAP – FUNEMAC676,54583,33
6COLEGIO EXAME E VESTIBULAR610,38573,94
7ALFA MACAE ACAO EDUCACIONAL623,08571,12
8JD ESC FAZ DE CONTA-BARROCO LOPES576,60527,79
9SESI SERVICO SOCIAL DA INDUSTRIA550,91523,84
10CENTRO EDUCACIONAL SOUZA592,38523,15
11COL MODULO MACAE590,00513,94
12COLEGIO MUNICIPAL DO SANA421,82513,14
13CE IRENE MEIRELLES515,26487,41
14CENTRO DE ENSINO TECNICO JOSE RODRIGUES DA SILVA LTDA537,39482,98
15COLEGIO MUNICIPAL TARCISIO PAES DE FIGUEIREDO442,50460,51

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

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Sais minerais – Revise os componentes inorgânicos das células – Biologia Enem

Posted: 09 Jul 2015 08:08 AM PDT

Os sais minerais são micronutrientes (moléculas minúsculas necessárias em pequenas quantidade) essenciais para manter a homeostase de nosso organismo. Podemos encontrá-los de três maneiras em nosso organismo: dissolvidos na forma de íons na água; combinados com moléculas orgânicas, como no caso do ferro que ajuda a compor a hemoglobina; e formando cristais, como o fosfato de cálcio presente no esqueleto. Você conhece os diferentes sais mineraisessenciais na manutenção de nosso metabolismo? Não? Então revise os sais minerais com este super post e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Elementos dos sais mineraisFunçõesOnde são encontrados?
CálcioO cálcio ajuda a formar o esqueleto e atua na contração muscular, assim como na coagulação sanguínea e no funcionamento do sistema nervoso.O cálcio está presente no leite e em seus derivados e em hortaliças com folhas verdes (como o brócolis e o espinafre).
CloroO cloro age juntamente com o sódiopara equilibrar a quantidade de líquidos em nosso corpo. Além disso, atua também no funcionamento dos nervos e da membrana celular.O cloro é encontrado combinado com o sódio no sal de cozinha, assim como na água tratada.
CobreO cobre participa da produção da hemoglobina e da melanina (pigmento que dá cor à pele). Participa também das enzimas que realizam a respiração celular.O cobre está presente principalmente no fígado, carnes e frutos do mar.
FerroO ferro participa da constituição da hemoglobina, assim como na constituição de enzimas da respiração celular.O ferro é encontrado no fígado, nas carnes, em legumes e hortaliças de folhas verdes, na gema do ovo e no feijão.
FlúorO flúor atua na formação dos ossos e dentes.O flúor é encontrado acrescentado à água tratada. Está presente também em peixes.
FósforoO fósforo está presente nas moléculas que realizam a transferência de energia dentro da célula (ATP e ADP) e nos ácidos nucleicos.O fósforo está presente nas carnes, ovos, feijão, ervilha, leite e derivados.
IodoO iodo faz parte dos hormônios da tireoide que controlam o metabolismo.O iodo é encontrado juntamente com o sal de cozinha (iodado artificialmente), assim como em peixes e frutos do mar.
MagnésioO magnésio compõe a clorofila e atua em inúmeras reações químicas juntamente com as enzimas.O magnésio é encontrado em hortaliças de folhas verdes, cereais, carnes, ovos, feijão e soja.
ManganêsO manganês ajuda a regular diversas reações químicas em nosso organismo.O manganês é encontrado em frutas, hortaliças e cereais.
PotássioO potássio age juntamente com o sódio no equilíbrio de líquidos e no funcionamento dos nervos e da membrana celular.O potássio é encontrado em frutas, verduras, feijão e cereais.
SódioO sódio, assim como o potássio, age no equilíbrio osmótico do organismo e no funcionamento dos nervos e membranas celulares.O sódio é encontrado no sal de cozinha.

Dica 1: Estude também a água – o principal componente inorgânico das células! Veja este super post com videoaula do professor Paulo Jubilut.

sais-minerais

E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre os sais minerais? Agora, que tal ver uma videoaula para finalizar sua revisão? Então vejaeste vídeo do professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total, do Youtube:

Agora que tal testar seus conhecimentos sobre sais minerais?

(UFPE) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

Os sais minerais existem nos seres vivos de forma imobilizada ou dissociados em íons. Pequenas variações nas porcentagens de íons podem modificar profundamente a permeabilidade, irritabilidade e viscosidade de célula. Analise as propostas apresentadas.

() Magnésio (Mg++) presente na clorofila é, portanto, necessário à fotossíntese.
( ) Cálcio (Ca++) é necessário para a ação de certas enzimas em importantes processos fisiológicos.
( ) Ferro (Fe++), presente na hemoglobina, faz parte de pigmentos importantes na respiração (citocromos).
( ) Fosfato (PO4–) é o principal cátion extra e intracelular.
( ) Cloreto (C+-) importante cátion presente tanto na hemoglobina quanto na clorofila.

Resposta:V VV F F

Dica 2: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Veja esta apostila de biologia gratuitamente!
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Direito – o curso de graduação, a carreira e o mercado de trabalho

Posted: 08 Jul 2015 04:33 PM PDT

O curso de graduação em Direito é um dos mais cobiçados no País. Veja como é o curso, as notas de corte, e o mercado de trabalho.

As notas de corte no Sisu e no Prouni são muito altas, e nos vestibulares também. Quem termina o curso é um ‘Bacharel em Direito’, e já pode fazer concursos muito valorizados. E, se passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, já pode atuar como Advogado.

Se você está pensando no curso de graduação em Direito, mas, mesmo assim, ainda tem algumas dúvidas, vamos te ajudar. Contamos tudo para você sobre como é o curso de Direito, as oportunidades no mercado de trabalho, as Notas de Corte no Sisu, o que você pode fazer quando sair da faculdade, e muito mais.

MAS ENTÃO…O QUE É DIREITO?

Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Então, quem faz direito, trabalha em funções que exigem o conhecimento da legislação. O símbolo da profissão é uma balança, pois o foco é buscar o equilíbrio nas relações em conflito.

direito unipac formanda - silhueta oab

O profissional formado no curso de graduação em Direito deve zelar pela harmonia entre os cidadãos, as empresas e o poder público. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores.

Há duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Quem escolher ser advogado, vai ter que passar pelo exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.

Sisu Dica 1: Veja quantos pontos você precisa no Enem para superar a Nota de Corte no Sisu para entrar em Direito. A nota Foi desde 562 pontos na mais baixa a mais de 800 pontos na mais alta. Confira aqui, para todas as universidades públicas: http://blogdoenem.com.br/direito-notas-corte-sisu-2014/

direito

PERFIL DO PROFISSIONAL

Quem optar pelo curso de graduação em Direito, deve gostar de ler, estudar e analisar documentos. Prepare-se também para passar muitas horas em ambientes fechados. O advogado Ricardo Veirano, ouvido pelo G1, explicou que "O profissional vai estar em ambientes fechados a maior parte do dia e poucas horas na rua, embora visite clientes, visite fábricas e vá aos mais diversos órgãos públicos e departamentos públicos".

Mas isso não quer dizer que o trabalho seja entendiante. Veirano também comenta que a rotina do profissional graduado em Direito pode ser bem dinâmica. "Você não faz a mesma coisa todo dia. É muito variado. Está fora em reuniões, viaja. Em um dia revê um contrato, no outro dia dá palestra ou conversa com a equipe. É uma atividade bem dinâmica, para quem não se incomoda de trabalhar muitas horas durante o dia, começar cedo e acabar bem tarde, mas com dinamismo."

Saber lidar com pessoas também é fundamental nessa profissão. "Tem muito contato humano. É uma das coisas que me atraiu para a carreira. Gosto de gente, de contato com pessoas", disse Verano.

Dica 2: Enem – Veja os salários mais altos antes de escolher o curso – http://blogdoenem.com.br/enem-2013-salarios-mais-altos/

MERCADO DE TRABALHO

O novo Código de Processo Civil, que tramita no Congresso, prevê a criação de instrumentos para reduzir o tempo de tramitação de processos pela Justiça brasileira. Por isso, a demanda pelo profissional formado em Direito, que já é grande no setor público, deve aumentar. No Judiciário, o número de magistrados está abaixo do necessário. “O mercado nunca está em baixa na área do Direito porque existem inúmeras possibilidades de atuação”, diz Bruno Lewicki, coordenador do curso do Ibmec-RJ, ouvido pelo Guia do Estudante.

Alguns ramos mais atuais do Direito estão em alta no mercado, como direito ambiental, de tecnologia da informação (lida com questões relacionadas à internet), direito imobiliário e propriedade intelectual. O direito internacional também merece destaque.

Na carreira pública, um nicho em alta é a defensoria pública, voltada para o atendimento da população carente. As parcerias público privadas (PPP), incentivadas pelo governo, também aquecem o mercado para o advogado especialista em contratos públicos.

Dica 3 – Veja aqui os 10 melhores cursos de direito do Brasil no ranking da OAB – http://blogdoenem.com.br/10-cursos-direito-oab/

SALÁRIO INICIAL: O salário inicial do profissional formado em Direito varia, pois depende da função exercida, do estado e do órgão em que o profissional atua. Segundo o Sindicato dos Advogados de São Paulo, para trabalhar em um escritório com até quatro advogados em São Paulo, o piso é R$ 1.871,95. Mas, se você passar num concurso de nível superior, por exemplo, já entra na faixa de R$ 4 mil a R$ 7 mil. Se for um concurso top 10 como Promotor, Advogado da União, Juiz e outros desta categoria, já pula para mais de R$ 15 mil por mês.

Já segundo o Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o salário inicial (para quem tem até um ano de inscrição na OAB), é de R$ 2002, 99.

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Dica 4 – Fazer um curso superior ajuda a mudar a sua história de vida. Veja como cresce o salário a cada nível de ensino concluído. Quem termina faculdade ganha 144% a mais do que os colegas que param no Ensino Médio: http://blogdoenem.com.br/curso-superior-rende-mais-ensino-medio/

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

O curso de graduação em direito é generalista, com ênfase nas ciências humanas. Os três primeiros anos são mais teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do curso, como civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. É comum o aluno atuar como juiz ou advogado em simulações de julgamentos. Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma.

Duração do curso: cinco anos.

E DEPOIS DA FACULDADE?

O Guia do Estudante elaborou uma lista com opções de caminhos que o estudante de Direito pode seguir depois que se formar na graduação. Veja se alguma dessas combina com o que você se ve fazendo no futuro:

Arbitragem internacional

Resolver disputas comerciais, fiscais e aduaneiras entre países ou empresas e instituições de diversas nacionalidades.

Direito civil

Representar interesses individuais e particulares em ações referentes a propriedade e posse de bens, questões familiares, como divórcios e heranças, ou transações de locação, compra e venda. Pode especializar-se em: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das coisas, das obrigações e das sucessões.

Direito Administrativo

Aplicar a legislação que regulamenta os órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade.

Direito Ambiental

Trabalhar em onGs e empresas, lidando com questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente, como a deterioração da natureza provocada pelas atividades de uma indústria.

Direito Comercial

Intermediar as relações jurídicas no comércio. Aplicar as legislações federal, estaduais e municipais na abertura, no funcionamento e no encerramento de estabelecimentos comerciais.

Direito da Tecnologia da informação

Analisar as questões jurídicas ligadas ao uso da informática e às relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais, entre outros.

Direito do consumidor

Aplicar as normas que concedem aos cidadãos direitos perante fornecedores de bens e serviços.

Direito Contratual

Representar pessoas físicas ou jurídicas na elaboração e na assinatura de contratos de compra e venda de bens ou serviços.

Direito de propriedade

Intelectual preservar e defender os direitos de autores sobre sua obra e protegê-los de roubos e falsificações.

Direito penal ou criminal

Preparar e apresentar a defesa ou acusação em ações referentes a crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas.

Direito trabalhista e previdenciário

Representar pessoas ou empresas em disputas entre empregado e empregador, questões sindicais ou de previdência social.

Direito tributário

Cuidar de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

Advocacia pública

Defender cidadãos que não podem pagar processos judiciais. atuar como procurador municipal, estadual ou da união, representando seus interesses, zelando pela legalidade dos atos do poder executivo em ações como licitações e concorrências públicas.

Delegacia de polícia

Elaborar inquéritos policiais, chefiar investigações e emitir documentos públicos.

Magistratura

Julgar processos e expedir mandados de prisão, de busca ou apreensão. o juiz federal julga causas de interesse da união que envolvam tributos federais e previdência social. o juiz da justiça comum decide conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público que não digam respeito à união, como questões de família e de tributos estaduais e municipais.

Ministério público

Defender os interesses da sociedade perante o juiz, promover ações penais, apurar responsabilidades e fiscalizar o cumprimento das leis. o promotor de justiça representa os interesses dos portadores de deficiência e dos ausentes. tutela direitos da criança, do adolescente e da família e ocupa-se das causas sociais, como defesa do ambiente, dos direitos do consumidor e do patrimônio cultural e histórico. Como procurador da justiça, o bacharel exerce essas mesmas funções, só que em tribunais.

Dica 5: Confira quais são as chances de mercado para quem estuda Farmácia, e veja as 10 carreiras do futuro no Brasil para fazer a escolha certa nos posts de Mercado de Trabalho do Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

OS MELHORES CURSOS DO PAÍS (CURSOS QUE FORAM CLASSIFICADOS COMO 5 ESTRELAS PELO GUIA DO ESTUDANTE)

– Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Maceió, AL

– Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza, CE

– Universidade de Fortaleza (Unifor) – Fortaleza, CE

– Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF

– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, MG

– Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia, MG

– Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande, MS

– Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Dourados, MS

– Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa, PB

– Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Sousa, PB

– Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, PE

– Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PUC-PR) – Curitiba, PR

– Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba, PR

– Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR

– Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Ponta Grossa, PR

– Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Rio de Janeiro, RJ

– Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) – Rio de Janeiro, RJ

– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ

– Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre, RS

– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre, RS

– Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria, RS

– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis, SC

– Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) – Campinas, SP

– Fundação Getúlio Vargas (FGV) – São Paulo, SP

– Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – São Paulo, SP

– Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP

Dica 4 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

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Tipologias Textuais: veja os Elementos da Narrativa – Literatura Enem

Posted: 08 Jul 2015 04:24 AM PDT

Veja os Elementos da Narrativa – Tipologias Textuais – Parte I. Revisão de Literatura e de Redação para o Enem. 

Tudo o que se escreve recebe o nome genérico de redação ou composição textual. Basicamente, existem três classificações para as Tipologias Textuais: Narração, Descrição, e Dissertação. Para você fixar bem, observe que a Narração é um texto com base em fatos. A Descrição é um texto com base em caracterização. E, a Dissertação, e um texto com base em argumentação.

Cada um desses tipos redacionais, cada uma destas Tipologias Textuais, mantém suas peculiaridades e características. Nesta aula, falaremos, basicamente, do texto narrativo.

Narração

Modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Estamos cercados de narrações desde que nos contam histórias infantis como Chapeuzinho Vermelho ou Bela Adormecida, até as picantes piadas do cotidiano. A seguir, um texto tipicamente narrativo, de Stanislaw Ponte Preta (Sergio Porto):

O menino precoce

Diz que era um menino de uma precocidade extraordinária e vai daí a gente percebe logo que o menino era um chato, pois não existe nada mais chato que menino precoce e velho assanhado. Todos devemos viver as é ocas condizentes com as nossas idades; do contrário, enchemos o próximo.

Mas deixemos de filosofias e narremos: diz que o menino era tão precoce que nasceu falando. Quando o pai soube disso não acreditou. O pai não tinha ido à maternidade, no dia em que o filho nasceu, não só porque não precisava, como também porque tinha que apanhar uma erva com o Zé Luís de Magalhães Lins, para pagar a "délivrance" que era quase o preço de um duplex, pois a mulher cismou de ir ara a casa de saúde do Guilherme Romano. Mas isto também não vem ao caso. O que importa é que o menino já nasceu falando. Quando o pai soube da novidade, correu à maternidade para ouvir o que tinha o menino a dizer. Chegou perto da incubadeira e o garoto logo se identificou com um “ôba”.

O cara ficou assombrado e mais assombrado ficou quando o nenenzinho disse:

– Papai vai morrer às duas horas! – dito o que, passou a chupar o bico da mamadeira e mais não disse nem lhe foi perguntado.

O cara voltou para casa inteiramente abilolado. Sem conter o nervosismo, não contou pra ninguém a revisão do menininho precoce, mas ficou remoendo aquilo. Dez e meia, onze, meio-dia… e o cara começou a suar frio. Uma da tarde, o cara já estava suando mais que o marcador de Pelé. Quando deu duas horas ele estava praticamente arrasado e quando passou da hora prevista um minuto ele começou a se sentir mais aliviado. E estava dando o seu primeiro suspiro, quando ouviu um barulho na casa do vizinho. Uma gritaria, uma choradeira. Correu para ver o que era: o dono da casa tinha acabado de falecer.

Dica 1 – Gênero Lírico, Épico ou Narrativo, e Dramático. Relembre as diferenças entre eles com esta aula de Literatura para o Enem – http://blogdoenem.com.br/generos-literarios-enem/

Elementos da Narrativa

O mundo da ficção desenvolve-se ao redor dos seguintes elementos estruturais:

1 – Personagem: É a pessoa (de persona) que atua na narrativa. Pode ser principal ou secundária, típica ou caricatural.

2 – Enredo: É a narrativa propriamente dita, que pode ser linear ou retrospectiva, cuja trama mantém o interesse do leitor, que espera por um desfecho. Chama-se também simples-mente de ação.

3 – Ambiente: É o meio físico e social onde se desenvolve a ação das personagens. Trata-se do pano de fundo ou do cenário da história, também designado de paisagem.

4 – Tempo: É o elemento fortemente ligado ao enredo numa seqüência linear ou retrospectiva, ao passado, presente e futuro, com seus recuos e avanços. Pode ser cronológico ou psicológico. Cronológico, quando avança no sentido do relógio; psicológico, quando é medido pela repercussão emocional, estética e psicológica nas personagens.

5 – Foco narrativo: Tecnicamente, podemos dizer que se refere às diferentes maneiras de narrar. Geralmente, se resumem em duas:

a) narrador-onisciente: autor conta a história como observador que sabe tudo. Usa a 3ª pessoa.

b) narrador-personagem: autor conta, encarnando-se numa personagem, principal ou secundária. Usa a 1ª pessoa.

6 – Discurso: É o procedimento do narrador ao reproduzir as falas ou o pensamento das personagens. Há três tipos de discurso: direto, indireto e indireto-livre.

Saiba mais sobre o Texto Narrativo com esta videoaula do canal Aula de, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=ChVzm7pkrZ8]
Dica 2 – Saiba como identificar as diferenças de um texto em Prosa e em Verso. Pratique em exercícios de interpretação nesta aula de Literatura Enem – http://blogdoenem.com.br/prosa-verso-literatura-enem/

Desafios

Questão 1

O texto a seguir pertence ao livro infância (1945), de Graciliano Ramos. Leia-o e assinale a alternativa correta sobre ele.

O ponto de reunião e fuxicos era a sala de jantar, que, por duas portas, olhava o alpendre (1) e a cozinha. Como falavam muito alto, as pessoas se entendiam facilmente de uma peça para outra. Nos feixes de lenha arrumados junto ao fogão, na prensa de farinha, nos brancos dutos que ladeavam a mesa, a gente se sentava e ouvia as emboanças (2) do criado, um caboclo besta e palrador (3). Rosenda lavadeira cachimbava e engomava roupa numa tábua. (…)

Vivíamos todos em grande mistura – e a sala de visitas era inútil, com as cadeiras pretas desocupadas, uma litografia (4) de S. João Batista e uma do inferno, o pequeno espelho de cristal que Amâncio, afilhado de meu pai, trouxera do Rio ao deixar o exercito no posto de sargento.

Notas: (1) varanda coberta; (2) conversas sem importância; (3) falante; (4) espécie de pintura.

a) No trecho, o narrador estabelece uma relação contrastante entre dois espaços domésticos distintos.

b) Ao afirmar que a sala de jantar "olhava o alpendre e a cozinha", o narrador cria uma metáfora da vigilância opressiva e autoritária sobre empregados.

c) A inutilidade atribuída à sala de visitas se explica pela condição de recolhimento em que vive a família do narrador, fechada em si mesma.

d) O narrador se coloca em uma postura objetiva, estabelecendo um distanciamento em relação ao espaço retratado.

e) a separação nítida entre espaços de patrões e de empregados funciona como evidencia e denuncia do elitismo característico da família patriarcal nordestina.

Questão 2

Qual é o foco narrativo do texto?

Questão 03

O texto a seguir foi reproduzido da orelha do livro como ser feliz sem dar certo – e outras historia de salvação pela bobagem, do cronista gaúcho Carlos Moraes (Rio de Janeiro/ São Paulo: Record, 2001). Leia-o para responde à questão.

Auto-orelha e contra-ajuda

Pois lá estava esta obra quase esculpida na editora, quando alguém se percebeu: falta a orelha! E agora?, pensei. De silicone é moda, mais o órgão no caso, não comporta. Pedir uma para um colega mais graduado, tudo bem, só que ai o livro corre o risco de sair, como tantos outros, com mais orelha do que cérebro.

Não é fácil uma orelha. Não faltou nem um engraçadinho sugerindo pedir uma ao nosso escritor mais famoso, sob a torpe alegação de que ele é mago mesmo e tem por sobrenome um bicho com orelha de sobra, Das ilações de Van Gogh, justo o meu pintor do coração, nem é bom falar.

No fim, sabe a quem vou solicitar uma orelha?

A você, amigo leitor. Mando aos cuidados da editora. Sim, porque este é um país estranho e mesmo um livro de contra-ajuda, e sobre bobagem, corre o risco de nos adentrados do milênio, chegar a uma segunda edição. Essa é claro, de orelha nova. A sua, amigo leitor.

Toda ou em parte, nunca se sabe. Se chegarem muitas, a gente pode até montar um banco de orelhas. Há tanto escritor carente por aí. (…)

Assinale a alternativa incorreta:

a) o autor do livro cogitou que um escritor de sobrenome Coelho, que além de tudo é mago, poderia escrever a orelha do livro.

b) O autor prefere não comentar as comparações entre seu livro e Van Gogh, seu pintor preferido.

c) na opinião do autor, há livros cujo texto de apresentação é mais inteligente que o conteúdo.

d) Em determinada passagem do texto, o autor compara seu livro a uma escultura.

e) A expressão "banco de orelhas" até poderia ser interpretada como um banco de órgãos humanos, dado o caráter humorístico do texto.

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Questão 04

Jura, China, Mixaria e Burgos estavam tomando cerveja em frente ao Bar do Policia e quando avistaram Geovas pegando uma lata de Coca-ola do chão, se ligaram que o mano ia fumar pedra. Começaram então, a comentar o futuro do maluco. Ratinho chegou na banca e ouviu os comentários sobre Geovas e disse que ele já tava vacilando e que roubara o botijão de gás da Dona Izé. Burgos se irritou e disse que não adiantava o Ratinho agitar encrenca, que ele tava a pampa e começou a falar muito nervoso, quase chorando.

(Ferréz, Capão Redondo)

Assinale a alternativa incorreta a respeito do texto:

a) O narrador se utiliza de uma linguagem que realça seu distanciamento da matéria narrada.

b) tanto na temática quanto no plano do conteúdo, o texto apresenta um retrato da vida nas periferias de grandes cidades brasileiras.

c) Embora predomine registro coloquial, existem exemplos de obediência à norma culta.

d) A compreensão plena do texto requer certos conhecimentos do leitor, como o sentido de expressões como "fumar pedra", "vacilando" e "a pampa"

e) A linguagem sugere a proximidade do narrador em relação ao assunto de que trata.

Questão 5

"Bang. Bang. Bang. Acertei os três tiros, três latas de Pomarola voaram, deram piruetas e caíram em cima do lixo. Fui até o muro, coloquei cinco garrafas, eu preferia garrafas, os cascos estilhaçando, eu gostava daquele barulho. Até matar o primeiro cara a gente pensa que existe essa história de aprender a matar. Aprender a matar é como aprender a morrer, um dia você morre e pronto.

Ninguém aprende a matar. Isso é conversa furada de tira. Todo mundo nasce sabendo. Se você tem uma arma na mão, é isso, você já sabe tudo."

(Patrícia Melo, O matador. São Paulo, Companhia das Letras, 1995)

A partir da leitura do texto acima, analise as seguintes afirmações:

I. O trecho de Patrícia Melo revela incompatibilidade entre a matéria narrativa e a escolha vocabular – dissonância que caracteriza a literatura brasileira dos anos de 1990.

II. A narrativa em primeira pessoa reforça uma visão objetiva da realidade, ao mesmo tempo em que permite um mergulho profundo na psicologia da personagem.

III. O fragmento pode servir como exemplo da exploração da temática violência que a literatura brasileira das ultimas décadas tem apresentado.

IV. A violência é incorporada pela própria narrativa, na naturalidade com que a personagem relata seus crimes.

Assinale a alternativa adequada:

a) Estão corretas apenas as informações I e II.

b) Estão corretas apenas as informações III e IV.

c) Estão corretas apenas as afirmações II, III e IV.

d) Todas as afirmações estão incorretas.

e) Todas as afirmações estão corretas.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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