domingo, 26 de julho de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Seno, Cosseno e Tangente – Temas recorrentes de Matemática no Enem. Veja!

Posted: 25 Jul 2015 11:37 AM PDT

Seno, Cosseno, e Tangente. Você esta em dia com as definições, conceitos e os cálculos? Questões assim pouca gente acerta. Se você conseguir, soma pontos importantes. Vamos lá? Veja a Introdução e siga adiante. Tudo começa com o Teorema de Pitágoras:

seno cosseno    Você já deve estar familiarizado com o estudo das relações métricas em um triângulo retângulo.

É claro que você  deve se lembrar de que um triângulo possui três lados que podem se relacionar compondo, inclusive, o famoso: TEOREMA DE PITÁGORAS.

Esse teorema é crucial para os estudos de Matemática para o Enem. Você sabe tudo sobre o Teorema de Pitágoras?

Se a resposta for sim, avance. Se você tem alguma dúvida a melhor dica é dar uma parada de 15 minutos e ver este post especial do Blog do Enem com uma revisão completa sobre o Teorema de Pitágoras, e depois voltar para seguir neste post.

Então, você vai para a revisão?

Dica 1: Revise o Teorema de Pitágoras e as relações métricas em um triângulo retângulo aqui no blog do ENEM. Confira! http://blogdoenem.com.br/triangulo-retangulo-matematica-enem/

Pois bem, agora que você já revisou ou relembrou o Teorema de Pitágoras, vamos à aula de Seno e Cosseno. Vamos considerar o triângulo da figura abaixo:

Seno, Cosseno e Tangente

Em um triângulo retângulo, temos dois lados que formam ângulos com a hipotenusa, então para não criar confusões, denomina-se o lado sempre tomando como referência o ângulo ao qual ele está relacionado. Para isso, acompanhe a tabela abaixo:

Ângulo

Lado oposto

Lado adjacente

C

AB = c

AC = b

B

AC = b

AB = c

O lado adjacente, que citei na tabela acima, é o lado que descreve o ângulo junto com a hipotenusa. Agora, treine com os exercícios abaixo a aplicação do teorema de Pitágoras, procure destacar em cada um dos exercícios resolvidos qual é o nome de cada lado (se é oposto ou adjacente) em relação aos ângulos da figura.

Agora que você já entendeu o processo acima, vamos trabalhar a ideia principal desse nosso post. Para isso, vamos contextualizar um pouco a motivação deste estudo.

Processo histórico

A essa altura, você já deve saber que a Matemática sempre andou de mãos dadas com a Astronomia, Agrimensura e as Navegações. E, por conta dessa proximidade, muitos dos problemas que surgiram com essas ciências utilizaram recursos da Álgebra e Geometria para encontrar suas respectivas soluções.

Por exemplo, no ENEM de 2009, caiu uma questão interessante que envolvia três irmãos que dividiriam uma herança com uma área de extração de ouro delimitada por uma região circular. Se tomarmos emprestado uma parte desse problema, teríamos a seguinte figura geométrica:

Seno, Cosseno e Tangente

E, para encontrar o valor do lado X deste triângulo usaremos as relações trigonométricas, pois com elas podemos associar as razões entre dois lados (oposto e adjacente) a uma medida específica de cada ângulo. No nosso caso, podemos fazer três associações:

Ângulo

1ª Razão

2ª Razão

3ª Razão

30°

x/hipotenusa

2/hipotenusa

 x/2

Para a 1ª razão, damos o nome de SENO. Já para a 2ª razão, damos o nome de COSSENO e para a 3ª razão, damos o nome de TANGENTE. Agora, você deve estar se perguntando: porque esses nomes? E como eu vou guardar quem é o que?

Primeiro, a história da matemática possui alguns fatos interessantes. Por volta de 500 d.C. os hindus chamavam o nosso atual SENO de JIVA. Que ao ser traduzido pelos árabes (que tinham o costume de escrever somente as consoantes) ficou conhecido como JAIB, ao invés de JIBA (denominação correta segundo o conceito hindu). E, este quando foi traduzido para o latim, chegou até nós como SINUS. Se quiser saber mais sobre este processo histórico e a origem dos outros nomes fica a dica abaixo.

Dica 2: Conheça mais sobre o processo histórico e enriqueça suas ideias trigonométricas em http://ecalculo.if.usp.br/historia/historia_trigonometria.htm.

Respondendo a sua provável segunda inquietação, é muito simples guardar qual razão está relacionada com qual lado, veja:

Seno, Cosseno e Tangente

Existe até uma brincadeira que fazemos em sala de aula para vocês guardarem essas siglas, imagine que eu estou parado em frente à escola em que vou aplicar a prova do ENEM. Ao olhar no relógio, vejo que estou atrasado, então, pego a minha coca e saio correndo, no caminho tomo um tombo daqueles e chego todo molhado na sala de aula, para justificar a vocês digo:

"CORRI e CAÍ com COCA!" à (Cohi, Cahi, Coca).

Veja na Khan Academy algumas aplicações para Seno, Cosseno e Tangente:

Assista essas aulas na plataforma da Khan Academyhttp://goo.gl/e5dsnQ  E veja esta também, sobre o Teorema de Pitágoras: http://goo.gl/F0VcZM

Dica 3: Para explorar melhor o comportamento da razão SENO, aproveite esse applet desenvolvido por mim através do Geogebra (software gratuito de geometria dinâmica) aqui no blog do ENEM. Você pode utilizá-lo logo abaixo ou neste link http://ggbtu.be/mvKiLAW9r

Veja mais sobre essa parte introdutória de trigonometria com a Khan Academy e fique preparado para o ENEM ou Vestibulares.

Veja esta aula na plataforma da Khan: http://goo.gl/qcdwfO

Aqui você poderá explorar outras informações mais relevantes sobre as razões trigonométricas na forma de exercícios: http://goo.gl/878zKf 

Não esqueça que a tabela trigonométrica passada no vídeo acima e trabalhada em alguns exercícios leva em consideração somente os três ângulos notáveis, mas que existem outros infinitos ângulos que possuem cada um suas respectivas razões trigonométricas. Confira a tabela abaixo:

Seno, Cosseno e Tangente

Desafios

1 – (UFPI) Um avião decola, percorrendo uma trajetória retilínea, formando com o solo um ângulo de 30° (suponha que a região sobrevoada pelo avião seja plana). Depois de percorrer 1.000 metros, a altura atingida pelo avião, em metros, vale quanto?

2 – (PUCCAMP) Uma pessoa encontra-se num ponto A, localizado na base de um prédio, conforme mostra a figura adiante. Se ela caminhar 90 metros em linha reta, chegará a um ponto B, de onde poderá ver o topo C do prédio, sob um ângulo de 60°. Quantos metros ela deverá se afastar do ponto A, andando em linha reta no sentido de A para B, para que possa enxergar o topo do prédio sob um ângulo de 30°?

a) 150                       b) 180                   c) 270            d) 300           e) 310

Resolva mais exercícios de Trigonometria com a Khan Academy e vá confiante para a prova do ENEM ou Vestibular: http://goo.gl/AiaSoo

Gabarito: 1) A altura será de 500 metros; 2) C

Autoria de Davi Rissetti
Este post é resultado da parceria da Fundação Lemann com o Blog do Enem –
www.fundacaolemann.org.br

O post Seno, Cosseno e Tangente – Temas recorrentes de Matemática no Enem. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!