terça-feira, 21 de julho de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Movimentos Notáveis: MRU, e MRUV – Revisão de Física Enem

Posted: 20 Jul 2015 08:15 PM PDT

Gráficos e Movimentos Notáveis. Veja as Propriedades Gráficas que ajudam você a compreender os Movimentos Notáveis. São questões que sempre caem no Enem e no Vestibular.

1 – Movimento Retilíneo Uniforme – MRU

a) Perceba que o gráfico do espaço pelo tempo se apresenta através de uma reta. Tal representação se deve ao fato da função que rege o movimento ser de primeiro grau.

Equação horária
x = x0 + vt

Velocidade escalar média
image001.jpg

Aceleração escalar
a = a(0) = constante = 0

image005.jpgimage003.jpg

image007.jpg image009.jpg

movimentos notáveis destacada

Dica 1 – Física Enem – Relembre os fundamentos da Cinemática – http://blogdoenem.com.br/fisica-enem-cinematica/

2 – Movimento Retilíneo Uniforme­mente Variado – MRUV

a) Perceba que o gráfico do espaço pelo tempo se apresenta através de uma parábola. Tal representação se deve ao fato da função que rege o movimento ser de segundo grau.

                    Posição x tempo                                  Velocidade x tempo                                Aceleração escalar x tempo

image013.jpg       image011.jpg     image015.jpg
Dica 2 – Física no Enem – Notação Científica – Veja como cai no Enem – http://blogdoenem.com.br/fisica-enem-notacao-cientifica/

Desafios para você resolver e compartilhar a resposta

Questão 1

image017.jpg

(Uel) Conforme os dados da tabela, assinale a alternativa que apresenta a velocidade média aproximada, em km/h, para a modalidade nado livre 1500 m.

a) 3

b) 6

c) 9

d) 12

e) 15

Questão 2

image019.jpg

(Ufscar) Os dois registros fotográficos apresentados foram obtidos com uma máquina fotográfica de repetição montada sobre um tripé, capaz de disparar o obturador, tracionar o rolo de filme para uma nova exposição e disparar novamente, em intervalos de tempo de 1 s entre uma fotografia e outra.

A placa do ponto de ônibus e o hidrante estão distantes 3 m um do outro.

Analise as afirmações seguintes, sobre o movimento realizado pelo ônibus:

I. O deslocamento foi de 3 m.

II. O movimento foi acelerado.

III. A velocidade média foi de 3 m/s.

IV. A distância efetivamente percorrida foi de 3 m.

Com base somente nas informações dadas, é possível assegurar o contido em

a) I e III, apenas.

b) I e IV, apenas.

c) II e IV, apenas.

d) I, II e III, apenas.

e) II, III e IV, apenas.

Questão 3

(Uel) O gráfico a seguir representa o movimento de uma partícula.

image024.jpg

Analise as afirmativas seguintes:

I. A velocidade escalar média entre t = 4 s e t = 6 s é de -1 m/s.

II. O módulo do deslocamento entre t = 4 s e t = 10 s é de 1 m.

III. A distância total percorrida desde t = 0 até t = 10 s vale 8 m.

a) Somente I é correta.

b) Somente I e II são corretas.

c) Somente I e III são corretas.

d) Somente II e III são corretas.

e) I, II e III são corretas.

Dica 3 – Física no Enem – O que mais cai na prova? O que você precisa saber? – http://blogdoenem.com.br/fisica-enem-mais-cai-prova/

Questão 4

4. (Ufmg) Na última Olimpíada, o vencedor da prova dos 100 m rasos foi o canadense Donovan Bailey e o da maratona (42,2 km) foi o sul-africano Josia Thugwane. Os valores mais próximos para as velocidades médias desses atletas são, respectivamente,

a) 1,0 m/s e 0,5 m/s.

b) 10 m/s e 0,5 m/s.

c) 10 m/s e 5,0 m/s.

d) 50 m/s e 5,0 m/s.

Questão 5

(Cesgranrio) Segundo um comentarista esportivo, um juiz de futebol, atualmente, ao apitar um jogo, corre, em média, 12 km por partida. Considerando os 90 minutos de jogo, é correto afirmar que a velocidade escalar média com que um juiz de futebol se move no campo, em km/h, é de:

a) zero b) 0,13 c) 0,48 d) 2,2 e) 8,0

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! 

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Sociologia Enem – Revise Max Weber com videoaulas gratuitas.

Posted: 20 Jul 2015 03:53 PM PDT

Veja o pensamento de Max Weber, um dos clássicos da Sociologia. Ele fez a previsão da sociedade burocratizada, prisioneira das próprias regras criadas pelos homens, gerando uma espécie de Gaiola de Ferro. Confira!

Ah, Sociologia… Está costurada em nossas vidas desde que começamos a berrar na maternidade. O fio que nos prende a ela é invisível e infinito, não podemos distinguir onde um começa e outro termina, seremos sempre dois pedaços de um todo sem fim.

Mas que filosofada hein? Para alguns estudantes os conteúdos de Sociologia podem parecer uma coisa meio vaga, até difícil de visualizar na hora do estudo, mas, o Enem adora saber se você está por dentro dos conceitos e ideias dos grandes pensadores da nossa história.

Lembre-se que, enquanto houver sociedade, haverá a Sociologia, com questionamentos, problemas, ideias, conceitos e debates sem fim. E já que o Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, que tal dar uma revisada em Max Weber pra mandar bem na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias? Separamos alguns pontos interessantes pra você, olha só:

A ação social no conceito de Max Weber

Segundo Weber, dentro da sociedade a influência das relações sociais podem desencadear problemas econômicos ou políticos. Quanto maior for a percepção dos sujeitos sobre suas ações, melhor será para a sociedade. As ações emotivas, não deliberadas, geralmente causam dificuldades nas sociedades. As situações relacionadas com ação racional relativa a fins, ação racional relativa a valores, ação afetiva e ação tradicional podem ser identificadas e canalizadas para uma melhor organização social.*

*Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/vestibular
 
Sociologia Enem - Max Weber

Poder e Dominação

O conceito de poder é amorfo já que significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade.

Dominação é a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo a um certo mandato.

Poder + Legitimidade = Dominação.

Tipos Puros de Dominação Legítima

Dominação Legal: obedece-se não à pessoa em virtude de seu direito próprio, mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida deve obedecer. Seu tipo mais puro é a burocracia.

Dominação Tradicional: se estabelece em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal.

Dominação Carismática: se dá em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. Seu tipo mais puro é a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo.**

**Disponível em: http://www.professorrenato.com/sociologia/resumo-teorias-max-weber
 
Dica 2: Filosofia no Enem – Veja Apostila Gratuita com 4 aulas de revisão.

Confira agora uma videoaula do Professor de Sociologia Geraldo Élvio, no Canal Preparação Digital, no Youtube. Ele faz um breve resumo sobre as principais linhas de pensamento de Marx, Weber e Durkheim. Solta o play!

Pra dar mais uma relembrada sobre Weber, também vale uma conferida nessa aula do Professor Daniel Gomes, no Canal Sistema Poliedro, no Youtube. Ele fala especialmente sobre “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, saca só:

Aproveite as nossas dicas para ficar super preparado e arrasar no Exame Nacional do Ensino Médio

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Santo Agostinho – Deus não é a origem do mal – Filosofia Enem

Posted: 20 Jul 2015 10:53 AM PDT

Aureliano Agostinho nasceu em Tagaste, na Numídia, norte da África, em 354, vindo mais tarde viria a ser conhecido como Santo Agostinho.

Com dezesseisanos foi estudar para Cartago. Mais tarde, visitou Roma e Milão e passou os últimos anosda sua vida como bispo de Hipona, entre trinta a quarenta quilômetros a oeste de Cartago.

Santo Agostinho - Mapa

Mas ele não foi sempre cristão. Santo Agostinho conheceu muitas correntes filosóficas ereligiosas antes de se converter ao cristianismo.

Durante algum tempo, foi "maniqueu". Os maniqueus pertenciam a uma seitatípica da Antiguidade tardia. Proclamavam uma teoria da salvação em parte religiosa e emparte filosófica. Dividiam o mundo em bem e mal, luz e trevas, espírito e matéria. Atravésdo seu espírito, os homens podiam elevar-se acima do mundo material e deste modo criar abase para a salvação da sua alma. Mas a rigorosa separação entre o bem e o mal não davadescanso a Santo Agostinho. O jovem Agostinho ocupava-se principalmente com aquilo aque costumamos chamar “o problema do mal”. Por este problema, devemos entender aquestão da origem do mal.

Durante algum tempo, ele foi influenciado pela filosofia estoica, e os estoicos negavam uma separação clara entre o bem e o mal. Mas acima de tudo, Santo Agostinho foiinfluenciado por outra corrente filosófica importante da Antiguidade tardia – oneoplatonismo, que defendia que tudo o que existia era de natureza divina.

Santo Agostinho - Deus não é a origem do mal

Agostinho foi capaz de responder a um aspecto do problema do mal facilmente. Ele defendia que, embora tenha criado tudo o que existe, Deus não criou o mal porque o mal não é algo, mas a falta ou a deficiência de algo. Por exemplo, o mal padecido por um homem cego é a ausência de visão; o mal em um ladrão é a falta de honestidade. Agostinho tomou emprestado esse modo de pensar de Platão e seus seguidores.

Dica 1: Que conhecer Platão? Então clique no link abaixo e se prepare para o ENEM: aguardando link sobre Platão e o mundo das ideias.

Mas Agostinho precisa explicar por que Deus teria criado o mundo de tal maneira a permitir que existissem tais males ou deficiências naturais e morais. Sua resposta girou em torno da ideia de que os humanos são seres racionais. Ele argumentou que, para que Deus criasse criaturas racionais, como os seres humanos, tinha de lhes dar o livre-arbítrio. Ter livre-arbítrio significa ser capaz de escolher – inclusive escolher entre o bem e o mal. Por essa razão, Deus teve de deixar aberta a possibilidade de que o primeiro homem, Adão, escolhesse o mal em vez do bem.

Agostinho explica que Deus criou o mundo do nada, e isso é uma ideia bíblica. Os gregos inclinavam-se mais para a ideia de que o mundo existira sempre. Mas,segundo Agostinho, antes de Deus ter criado o mundo as “ideias” existiam nopensamento de Deus. Ele atribuiu às ideias eternas a Deus e salvou deste modo à concepçãoplatônica da ideia eterna.

Segundo Agostinho, toda a geração humana foi condenada após o pecado original. Apesar disso, Deus decidiu que alguns homens deviam ser poupados à condenação eterna.

É que, para Agostinho, nenhum homem é digno da salvação de Deus. No entanto, Deus escolheu alguns que devem ser salvos da condenação. Para ele, não é pois um segredo quem é que deve ser salvo e quem é que deve ser condenado. Isso está determinado previamente. Logo, nós somos barro nas mãos de Deus. Estamos completamente dependentes da Sua graça.

Dica 2: Estude filosofia e todas as outras matérias acessando nossas apostilas gratuitas, aqui no Blog do Enem, não deixe de conferir! 

Segundo o seu ponto de vista, nós devemos viver de modo a podermos saber quepertencemos ao número dos eleitos. Não nega que tenhamos livre arbítrio. Só que Deus já”previu” como é que vamos viver.

Santo AgostinhoAgostinho também elaborou a Teoria da Iluminação Divina, por meio da qual afirmava que todo conhecimento verdadeiro é o resultado de uma iluminação proveniente de Deus.

Para ele, existem dois tipos de conhecimentos: o sensível e o divino.

O conhecimento sensível se dá pelos sentidos ou raciocínio indutivo, e é acessível a qualquer ser humano. Exemplo: percepção das cores, tato, olfato, sons, paladar, etc.

Por outro lado, as verdades eternas pertencem a um plano imaterial e só podem ser obtidas através da iluminação de Deus à razão e ao intelecto do ser humano; de acordo com essa teoria, Deus é o detentor das verdades obsolutas.

Resumo: Para Agostinho o mal não existe, apenas é a ausência do bem, por isso Deus não teria por poder tudo e estar em tudo, não criou e nem está no mal. Ele acaba existindo porque os homens não souberam usar a livre-arbítrio.

Está com dúvidas ainda? Então veja este vídeo para sanar suas dúvidas:

Agora chegou a sua vez. Vamos ver se entendeu este conteúdo? Resolva essas questões de vestibulares sobre este assunto:

1) (UFFS) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.

Segundo Santo Agostinho, através de qual procedimento podemos descobrir a verdade?

A( ) Pela experiência empírica.
B( ) Pelo diálogo ecumênico.
C( ) Pela iluminação interior.
D( ) Pela ação do Demiurgo.
E( ) Pela dedução transcendental das categorias.

Resposta: C

2) (Ufu 2003) A teoria da iluminação divina, contribuição original de Agostinho à filosofia da cristandade, foi influenciada pela filosofia de Platão, porém, diferencia-se dela em seu aspecto central.

Assinale a alternativa abaixo que explicita esta diferença.

a) A filosofia agostiniana compartilha com a filosofia platônica do dualismo, tal como este foi definido por Agostinho na Cidade de Deus. Assim, a luz da teoria da iluminação está situada no plano suprassensível e só é alcançada na transcendência da existência terrena para a vida eterna.

b) A teoria da Iluminação, tal como sugere o nome, está fundamentada na luz de Deus, luz interior dada ao homem interior na busca da verdade das coisas que não são conhecidas pelos sentidos; esta luz é Cristo, que ensina e habita no homem interior.

c) Agostinho foi contemporâneo da Terceira Academia, recebendo os ensinamentos de Arcesilau e Carnéades, o que resultou na posição dogmática do filósofo cristão quanto à impossibilidade do conhecimento da verdade, sendo o conhecimento humano apenas verossímil.

d) A alma é a morada da verdade, todo conhecimento nela repousa. Assim, a posição de Agostinho afasta-se da filosofia platônica, ao admitir que a alma possui uma existência anterior, na qual ela contemplou as ideias, de modo que o conhecimento de Deus é anterior à existência.

Resposta: b

3) Santo Agostinho de Hipona (cidade africana) foi o mais importante filósofo da Alta Idade Média. Além de filósofo e teólogo, Agostinho também exercia uma função eclesiástica na cidade citada. Qual função era essa?

a) Cônsul
b) Cardeal
c) Bispo
d) Pároco
e) Delegado

Resposta: c

4) No século III, Tertuliano apontava que o conhecimento não poderia ser válido se não estivesse atrelado aos valores cristãos. Outros religiosos defenderiam que as verdades do pensamento dogmático cristão não poderiam estar subordinadas à razão.

Em contrapartida, existiam outros pensadores medievais que não defendiam esta separação entre a fé e a razão. Um dos mais expressivos representantes dessa conciliação, que entre os séculos IV e V defenderia a busca de explicações racionais que justificassem as crenças, foi

(A) Santo Agostinho.
(B) Santo Tomás de Aquino.
(C) São Bento.
(D) Santo Ignacio de Loyola.
(E) Santo Ambrosio.

Resposta: A

Gilson Luiz Corrêa
Gilson Luiz Corrêa, bacharel em Filosofia pela UNISUL, Licenciatura em Filosofia pela UFSC, Psicopegadogia pela FMP. Professor do Colégio Catarinense. Facebook:
https://www.facebook.com/gilsonluiz.correa

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Funções Trigonométricas: Seno e Cosseno – Aula de Matemática Enem. Veja.

Posted: 20 Jul 2015 04:53 AM PDT

Você se lembra das aulas sobre Funções Trigonométricas? Seno e Cosseno, na ponta da língua e pronto para o Enem e o Vestibular? Não, então é hora de revisar com aula grátis e com exercício resolvido aqui no Blog do Enem.

Função Seno

15936.png

Matemática Enem

15951.png

Função Cosseno

16003.png

aula09_img02.jpg

16015.png

funções trigonométricas destacada

Função Tangente

16066.png

aula09_img03.jpg

16075.png

Exercício Resolvido

(Ufpb 2011) Com o objetivo de aumentar a produção de alimentos em certa região, uma secretaria de agricultura encomendou a uma equipe de agrônomos um estudo sobre as potencialidades do solo dessa região. Na análise da temperatura do solo, a equipe efetuou medições diárias, durante quatro dias consecutivos, em intervalos de uma hora. As medições tiveram início às 6 horas da manhã do primeiro dia (t = 0). Os estudos indicaram que a temperatura T, medida em graus Celsius, e o tempo t, representando o número de horas decorridas após o início das observações, relacionavam-se através da expressão

16116.png

Com base nessas informações, identifique as afirmativas corretas:

( ) A temperatura do solo, às 6 horas da manhã do primeiro dia, foi de 23,5 ºC.

( ) A função T(t) é periódica e tem período igual a 24 h.

( ) A função T(t) atinge valor máximo igual a 30 ºC.

( ) A temperatura do solo atingiu o valor máximo, no primeiro dia, às 14 h.

( ) A função T(t) é crescente no intervalo [0,8].

Resposta da questão: V V F V V

( V ) T(0) = 26 + 5.(16145.png) = 23,5o

( V ) P = 16163.png

( F ) Valor máximo = 26 + 5.1 = 31

( V ) 16179.png

( V ) começa em 23,5o e vai aumentando até seu valor máximo quando t = 8

Saiba mais sobre Funções Trigonométricas  nesta aula do Professor Rogério do canal hexagmedicina, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 1

(Ufpb 2012) Um especialista, ao estudar a influência da variação da altura das marés na vida de várias espécies em certo manguezal, concluiu que a altura A das marés, dada em metros, em um espaço de tempo não muito grande, poderia ser modelada de acordo com a função:

16204.png

Nessa função, a variável t representa o tempo decorrido, em horas, a partir da meia-noite de certo dia. Nesse contexto, conclui-se que a função A, no intervalo [0,12], está representada pelo gráfico:

a) aula09_img04a.jpg

b)aula09_img04b.jpg

c)aula09_img04c.jpg

d)aula09_img04d.jpg

e)aula09_img04e.jpg

Dica 1 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise sobre Trigonometria para garantir a sua nota na prova de Matemática Enem! – http://blogdoenem.com.br/trigonometria-matematica-enem/

Questão 2

(Ufrgs 2010) O período da função definida por

f(x) = sen 16358.png é

a) 16413.png

b) 16422.png

c) 16430.png

d) 16438.png

e) 2 16397.png

Dica 2 – Revise sobre Logaritmos: Equação e Função em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude conosco e fique pronto para o Exame! – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-equacao-e-funcao-matematica-enem/

Questão 3

(Ufpr 2010) Suponha que o horário do pôr do sol na cidade de Curitiba, durante o ano de 2009, possa ser descrito pela função

16457.png

sendo t o tempo dado em dias e t = 0 o dia 1º de janeiro. Com base nessas informações, considere as seguintes afirmativas:

1. O período da função acima é 2π .

2. Foi no mês de abril o dia em que o pôr do sol ocorreu mais cedo.

3. O horário em que o pôr do sol ocorreu mais cedo foi 17h30.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Dica 3 – Confira a aula sobre Logaritmos que preparamos para você gabaritar na prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-revisao-matematica-enem/

Questão 4

(Ufsm 2008) Em determinada cidade, a concentração diária, em gramas, de partículas de fósforo na atmosfera é medida pela função

16484.png

em que 16502.png é a quantidade de horas para fazer essa medição.

O tempo mínimo necessário para fazer uma medição que registrou 4 gramas de fósforo é de

a) 1/2 hora.

b) 1 hora.

c) 2 horas.

d) 3 horas.

e) 4 horas.

Questão 5

(Ufsm 2007) Uma gráfica que confeccionou material de campanha determina o custo unitário de um de seus produtos, em reais, de acordo com a lei C(t) = 200 + 120 . sen (π . t)/2, com t medido em horas de trabalho. Assim, os custos máximos e mínimo desse produto são

a) 320 e 200

b) 200 e 120

c) 200 e 80

d) 320 e 80

e) 120 e 80

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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