sexta-feira, 24 de julho de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Química – Confira o que mais cai no Enem e nos vestibulares. Revisão gratuita.

Posted: 23 Jul 2015 02:35 PM PDT

Veja o que mais cai de Química no Enem e no Vestibular. Revisão Gratuita de todos os temas. São 17 aulas para você assistir e fazer os exercícios.

Estudar todas as matérias é indiscutível para você se dar muito bem na prova do Enem, correto? Entretanto, é de senso comum, que algumas matérias pesam muito na hora da prova. Geralmente, essas matérias são difíceis durante todo o Ensino Médio e, na hora do Enem, são o que mais pegam os alunos ‘despreparados’.

O site Universia Brasil estudou todas as provas de química do Exame Nacional do Ensino Médio e verificou alguns conteúdos que mais caíram, ou seja, que mais tiveram uma relevância e permanência nas provas durante todos os anos. Veja abaixo o que estudar mais na disciplina de química!

1 – O que mais cai de química no Enem – Química Ambiental: 

engloba conteúdos sobre chuva ácida, poluição, combustíveis fósseis e energias renováveis, como também assuntos que abordem a saúde do planeta e do homem. Devido a isto, esta área da química sempre acaba se relacionando com outras disciplinas como biologia, geografia e física. Será que isto vai acontecer no Enem também?

aquecimento global destacada

Escolha aqui a sua Revisão Gratuita: Fontes de Energia; Química do Petróleo – Combustíveis Fósseis;  Aquecimento Global;

2 -Equilíbrio Químico. Cai sempre no Enem:

 Os equilíbrios químicos tratam sobre reações reversíveis. Podem cair questões sobre catalisadores, superfície de contato, cálculo do pH, temperatura e transformações, visto que algumas delas se relacionarão com assuntos da química ambiental, com ácidos e conteúdos de outras disciplinas no Enem.

cálculo de pH e de pOH

Escolha aqui a sua Revisão Gratuita: Cálculo de pH e de pOH;   Equilíbrio Químico;  Transformações Químicas.

3 – Transformações Químicas – O que mais cai de química no Enem:

 As transformações ou reações químicas ocorrem quando há a formação de uma nova substância. Algumas evidências mostram a ocorrência de uma transformação química: oxidação, combustão, mudança de cor, liberação de um gás, cheiros, formação de um sólido, etc.

Dentro de um assunto que abrange grandemente as questões ambientais, para o Enem, esses conteúdos podem estar relacionados à mineração, pois o Brasil é um maiores exportadores de minério.

oxi redox destacada

Escolha aqui as aulas que você quer revisar:  Estados de Oxidação e Redução;   Cálculo do NOX – Número de Oxidação;   Transformação Cíclica de um Gás;    O Modelo do Gás Ideal.

4 – Cálculo Estequiométrico – Conteúdo frequente no Enem:

cálculo estequiométrico é o cálculo das medidas em reações e equações químicas e tornou-se algo comum no Enem. Será que cai no Enem? Nesse assunto, são comuns questões sobre rendimento, excesso, pureza, balanceamento e há a necessidade de vocês saberem conteúdos como a grandeza mol e saber calcular as conversões.

número de oxidação

Escolha aqui as aulas para você revisar agora: Cálculo Estequiométrico;  Balanceamento Químico;  Mol e o número de Avogadro

5 – Química Orgânica – Química do Carbono

É um dos temas que mais cai de química no Enem. A química orgânica estuda os compostos do carbono. Para o Enem, você deve se ater a questões que envolvam as funções orgânicas, principalmente no que diz respeito ao seu reconhecimento e caracterização.

Vale lembrar que os combustível são todos formados por compostos carbônicos, logo é imprescindível saber relacionar a química orgânica com assuntos como a produção do etanol, o açúcar, os polímeros, plásticos e bioplásticos.

hidrocarbonetos

Escolha aqui as aulas que você quer revisar de Química Orgânica: Hidrocarbonetos;    Introdução à Química Orgânica;   Funções Orgânicas.

Além desses temas acima, destaca-se também a Interpretação e Análise de Gráficos e tabelas. Agora você já consegue ter um bom parâmetro para estudar química para o Enem e o vestibular. Aproveite as dicas que o Blog do Enem dá para você e tire 1000 no Enem!

Dica 1 – Apostila Gratuita de Química – Revisão grátis dos principais tópicos de Química para o Enem e Vestibular: http://blogdoenem.com.br/quimica-apostila-enem-gratuita/

Dica 2 – Tire suas dúvidas sobre Eletroquímica: http://blogdoenem.com.br/quimica-enem-eletroquimica/
Dica 3 – Já escolheu seu curso? Veja aqui as 10 carreiras com maior chance de emprego e salário em alta: http://blogdoenem.com.br/enem-emprego/

O post Química – Confira o que mais cai no Enem e nos vestibulares. Revisão gratuita. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Atrito – Revise com esta aula de Física para o Enem

Posted: 23 Jul 2015 10:12 AM PDT

Veja como atua a força do Atrito nesta revisão para o Enem. 

O atrito origina-se das imperfeições ou rugosidades presentes nas superfícies de contato. A força de atrito surge da tendência deslizante entre essas superfícies.

image001.jpg

Tipos:

Atrito estático: Fat ≤ µE . N

Atrito dinâmico: FatD . N

Experimentalmente percebe-se que µE > µD

Dica 1 – Revise os conceitos de Física de Movimentos com esta aula de Exercícios Padrões para a prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/movimento-padroes-fisica-enem/

Plano Inclinado

Entende-se por plano inclinado uma superfície decompositora de força-peso. Perceba que decompomos o peso do bloco apresentado na figura em Pt e Pn.

12951.png

I) Pt = P sen θ

II) Pn = P cos θ

Observação: Sem atrito: a = g sen θ

Acompanhe mais sobre Atrito nesta aula de Física do Telecurso, disponível no Canal do Conhecimento:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=v_TYvAHoFn4]
Dica 2 – Inércia, Ação e Reação, e Princípio Fundamental da Dinâmica. Entenda as aplicações das Leis de Newton nesta aula de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/leis-newton-fisica-enem/

Desafios

Questão 1

(Upe) Um bloco de aço é colocado sobre uma tábua de apoio que vai se inclinando aos poucos. Quando o bloco fica na iminência de escorregar, a tábua forma com a horizontal o ângulo de acordo com a figura a seguir:

image003.jpg 

Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a tábua vale é correto afirmar que a distância x indicada na figura, em centímetros, vale

a) 25

b) 10

c) 12

d) 20

e) 4

Questão 2

(Ufg) A força muscular origina-se nas fibras musculares, conforme figura (a), como resultado das interações entre certas proteínas que experimentam mudanças de configuração e proporcionam a contração rápida e voluntária do músculo. A força máxima que um músculo pode exercer depende da sua área da seção reta e vale cerca de 30 N/cm2. Considere um operário que movimenta com uma velocidade constante uma caixa de 120 kg sobre uma superfície rugosa, de coeficiente de atrito 0,8, usando os dois braços, conforme ilustrado na figura (b).

image004.jpg

Dessa forma, a menor seção reta dos músculos de um dos braços do operário, em cm2, e uma das proteínas responsáveis pela contração das miofibrilas são:

Dados: g =1 0,0 m/s2

a) 16 e actina.

b) 16 e mielina.

c) 20 e miosina.

d) 32 e actina.

e) 32 e miosina.

Dica 3 – Em um dado movimento, os vetores representam direção e sentido. Entenda como correlacionar essas grandezas nesta aula de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/vetores-fisica-enem/

Questão 3

(Udesc) O gráfico a seguir representa a força de atrito (fat) entre um cubo de borracha de 100 g e uma superfície horizontal de concreto, quando uma força externa é aplicada ao cubo de borracha.

image005.jpg

Assinale a alternativa correta, em relação à situação descrita pelo gráfico.

a) O coeficiente de atrito cinético é 0,8.

b) Não há movimento relativo entre o cubo e a superfície antes que a força de atrito alcance o valor de 1,0 N.

c) O coeficiente de atrito estático é 0,8.

d) O coeficiente de atrito cinético é 1,0.

e) Há movimento relativo entre o cubo e a superfície para qualquer valor da força de atrito.

Questão 4

(Unifesp) Conforme noticiou um site da Internet em 30.8.2006, cientistas da Universidade de Berkeley, Estados Unidos, "criaram uma malha de microfibras sintéticas que utilizam um efeito de altíssima fricção para sustentar cargas em superfícies lisas", à semelhança dos "incríveis pelos das patas das lagartixas". (inovacaotecnologica.com.br).

Segundo esse site, os pesquisadores demonstraram que a malha criada "consegue suportar uma moeda sobre uma superfície de vidro inclinada a até 80°" (veja a foto).

image007.jpg

Dados sen 80° = 0,98; cos 80° = 0,17 e tg 80° = 5,7, pode-se afirmar que, nessa situação, o módulo da força de atrito estático máxima entre essa malha, que reveste a face de apoio da moeda, e o vidro, em relação ao módulo do peso da moeda, equivale a, aproximadamente,

a) 5,7%.

b) 11%.

c) 17%.

d) 57%.

e) 98%.

Questão 5

image009.jpg

(Enem) Na preparação da madeira em uma indústria de móveis, utiliza-se uma lixadeira constituída de quatro grupos de polias, como ilustra o esquema ao lado. Em cada grupo, duas polias de tamanhos diferentes são interligadas por uma correia provida de lixa. Uma prancha de madeira é empurrada pelas polias, no sentido A B (como indicado no esquema), ao mesmo tempo em que um sistema é acionado para frear seu movimento, de modo que a velocidade da prancha seja inferior à da lixa.

O equipamento anteriormente descrito funciona com os grupos de polias girando da seguinte forma:

a) 1 e 2 no sentido horário; 3 e 4 no sentido anti-horário.

b) 1 e 3 no sentido horário; 2 e 4 no sentido anti-horário.

c) 1 e 2 no sentido anti-horário; 3 e 4 no sentido horário.

d) 1 e 4 no sentido horário; 2 e 3 no sentido anti-horário.

e) 1, 2, 3 e 4 no sentido anti-horário.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

O post Atrito – Revise com esta aula de Física para o Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!