terça-feira, 14 de julho de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Coesão Textual na Redação Enem – Veja aula gratuita aqui

Posted: 13 Jul 2015 03:16 PM PDT

Quantas vezes já aconteceu do professor de redação entregar o texto corrigido e você se deparar com a seguinte observação: "não há coesão textual"? Veja aqui como não repetir este erro, e entrar no caminho da Redação Enem nota 1000.

  Afinal de contas, qual seria o problema do texto em relação à "coesão textual"? Para responder a essa pergunta você precisa ter claro o que significa a palavra coesão, e saber como ela é aplicada na redação do Enem.

Coesão: é a utilização correta dos aspectos lexicais (expressões e vocabulário da língua), semânticos (sentido e significado das palavras), morfológicos (estrutura e flexão das palavras) e sintáticos (ordem em que os elementos são colocados na sentença), fazendo com que um texto se apresente de forma clara. Isto vale ponto na Redação Enem.

A coesão textual está relacionada ao sentido entre os elementos que compõe um texto. O texto é coeso se está bem estruturado quanto à utilização de conectivos, se ­­os verbos estão empregados adequadamente e quando os termos substitutivos, como os pronomes, referenciam adequadamente ao termo a que se referem.

coesão textual

Dica 1 – Veja uma apostila gratuita de Redação. Dicas para tirar nota 1.000 no Enem: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-apostila-gratuita/

O site Brasil Escola traz um artigo sobre coesão textual que reforça os seguintes recursos:

1. Conectivos: são conjunções que ligam uma oração a outra, que permitem que um período tenha conexão com o outro, como: mas, porém, todavia, entretanto, portanto, uma vez que, já que, logo, então, por sua vez, por conseguinte, mas também, apesar, apesar disso, porque, pois, assim que, desde que, dessa forma, de forma que, assim que, de maneira que, entre outros.

2. Estruturas sintáticas: confira se os verbos estão dispostos de maneira adequada e se estão com o significado desejado; verifique os complementos verbais (no caso dos verbos que necessitam) e o uso das preposições.

3. Períodos longos: Analise se há períodos muito longos, pois são os maiores responsáveis pela confusão textual. Prefira as frases curtas, objetivas ou, se for necessário, o uso de uma oração mais explicativa, não se esqueça de usar conectivos! (Fonte: site http://www.brasilescola.com/redacao/como-tornar-um-texto-coeso.htm).  Agora, confira 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000:

redação enem nota 1000 verde

veja textos nota 1000

Aula Gratuita sobre Coesão Textual. Veja.

Escrever de maneira coesa demonstra que você consegue desenvolver um raciocínio claro e objetivo, transpondo ao papel suas ideias e argumentos.Que tal uma vídeo aula para reforçar os conceitos de coesão textual? A aula foi postada no canal da professora Fátima Pampilho, trazendo o vídeo "Coesão e Cia", que pertence à série "Palavra puxa palavra", confira!

Você já tem os elementos necessários para caprichar em Coesão Textual na sua Redação Enem.  Ficou em dúvida? Leia novamente, assista ao vídeo, e tire as suas dúvidas lendo também a Apostila Gratuita de Redação Enem. Agora, é com você.

Dica: – Veja os temas que mais caem no Enem e as principais dicas para você mandar bem na Redação no Enem: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

O post Coesão Textual na Redação Enem – Veja aula gratuita aqui apareceu primeiro em Blog do Enem.

Estequiometria – Revisão de Química Enem com aulas da Khan Academy

Posted: 13 Jul 2015 10:30 AM PDT

Olá, Que tal rever o Cálculo Estequiométrico? É um assunto muito cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares? Estequiometria sempre cai, e geralmente é o terror para muitos alunos. E para você, também? ´

É disso mesmo que estamos falando, da estequiometria, mas não se assuste! Com as vídeo-aulas da Khan Academy e as explicações da professora Munique Dias você vai tirar de letra esse assunto e mandar super bem no Enem e nos vestibulares. Então aproveite!

Estequiometria é o cálculo que permite relacionar as quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química, com o auxilio da reação química correspondente.

estequiometria free wikipedia

Exemplo de Cálculo Estequiométrico:

Para que você consiga realizar o cálculo estequiométrico de uma reação química, é necessário seguir algumas regras gerais: Siga este exemplo:

Suponha que você queira saber a massa de ferro que pode ser obtida de 10 Kg de óxido de ferro (III), FeO3, presente no minério de ferro por redução com CO em um alto forno:

-Primeiramente você deve escrever a reação:

Fe2O3(s) + CO(g) → Fe(s) + CO2(g)

Em segundo lugar é necessário acertar os coeficientes estequiométricos da equação, para que você possa ter a proporção exata das quantidades em mols dos participantes da reação.

1Fe2O3(s) + 3CO(g) → 2Fe(s) + 3CO2(g)

Então, sabemos que a proporção de Fe2O3 para Feque é de 1:2 ou seja, cada mol de óxido de ferro III formam 2 moles de ferro.

Também sabemos que:

Fe2O3 = 159,9 g/mol

Fe = 55,85 g/mol

Então como:

1 mol Fe2O3  – 2 mol Fe

159,9 g de Fe2O3  → 2×55,85 g de Fe

Agora é só aplicar a regra de três:

159,9 g de Fe2O3  ­­­­­­­­­­­——————- 111,0 g de Fe

10000 g de Fe2O3 ——————–           X

X = 6981,13 g de Fe ou 6,981 Kg de Fe

(Obs: 10 Kg = 10000 g)

Aula gratuita Khan Academy

Vamos revisar como é feita a Estequiometria de uma reação química? Assista agora ao vídeo da Khan Academy em que o professor Salman Khan explica sobre a Estequiometria das reações. Não deixe de conferir!

Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem aqui, e as principais dicas

Dica 2:  Quer relembrar como é feito o balanceamento químico das reações? Veja uma super revisão no blog do Enem e aproveite! http://blogdoenem.com.br/quimica-enem-khan-academy/

Vamos mandar super bem em estequiometria?

Assista mais uma vídeo-aula totalmente gratuita criada pelos professores Bruno e Luciana Werneck, do canal educacional o Kuadro, e mande bem nas questões de Química do Enem e dos vestibulares. Não deixe passar essa chance!!

Dica 3 – Faça revisão Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Exercícios: – Vamos praticar? Agora que você já assistiu a nossa super revisão com vídeo-aulas e explicações, vai ficar fácil resolver qualquer problema sobre estequiometria das reações químicas, aqui vai um desafio:

Que massa de alumínio é necessária para reduzir 10 Kg de oxido de cromo III para produzir cromo metálico? A equação química de reação é:

Al(l) + Cr2O3(s) → Al2O3(s) + Cr (l)

Resposta: [3,55 Kg de alumínio]

 

Dica 4 – Veja os  vídeos da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

O post Estequiometria – Revisão de Química Enem com aulas da Khan Academy apareceu primeiro em Blog do Enem.

Princípio de Arquimedes – Aula de revisão para Física Enem

Posted: 12 Jul 2015 09:41 PM PDT

Princípio de Arquimedes – Principio geral da Hidrostática. Você lembra? Por que um corpo afunda e outro corpo flutua?

É por estes conceitos básicos criados pelo matemático grego Arquimedes quase três séculos antes de Cristo que se inicia o estudo de ‘por que um corpo imerso na água torna-se aparentemente mais leve do que é’. Veja abaixo.

O inventor e matemático grego, Arquimedes (282 – 212 a.C.), constatou que um corpo imerso na água torna-se aparentemente mais leve devido à ação de uma força, vertical para cima, que o líquido exerce sobre o corpo. Além disso, Arquimedes propôs uma maneira de obter a intensidade dessa força. Essa força, exercida pelo líquido sobre o corpo é denominada empuxo (E).

Sendo assim, um corpo totalmente imerso em um líquido obedece às seguintes condições:

  • Se ele permanece em repouso no ponto onde ele foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual a intensidade da força peso (E = P).
  • Se ele afunda, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso (E < P).
  • Se ele vai para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso (E > P).

princípio de arquimedes

A partir dessas condições, temos o princípio de Arquimedes como o seguinte: "Todo corpo mergulhado em um fluído (líquido ou gás) fica sujeito a uma força vertical para cima, exercida pelo líquido, sendo a intensidade dessa força igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo".

Quando temos a situação em que um corpo mergulhado dentro de um fluído está em equilíbrio, temos que o empuxo e a força peso são iguais. Sabemos também que, sendo Vf o volume de fluído deslocado pelo corpo, a massa desse fluído deslocado pode ser calculada por:

figura_31.jpg

7220.png

A força peso é calculada através do produto da massa pela gravidade, e sendo o empuxo igual ao peso, teremos a seguinte equação:

7228.png

Quando um objeto encontra-se dentro da água, é possível verificar que se torna mais fácil erguê-lo do que quando o objeto está no ar. Isso se deve ao fato de que um corpo dentro de um líquido tem um peso aparente que é menor do que o peso real quando está no ar. Essa diminuição aparente no peso do corpo deve-se justamente à ação do empuxo exercido pelo líquido:

7238.png

Corpos flutuantes

Para um corpo flutuando em um líquido, temos as seguintes condições:

  • O corpo encontra-se em equilíbrio: E = P.
  • O volume de líquido que ele desloca é menor que o seu volume: Vdeslocado < Vcorpo
  • Sua densidade é menor do que a massa específica do líquido: dcorpo < μlíq
  • O valor do peso aparente do corpo é nulo:
    Pap = P – E → Pap = 0

Podemos encontrar a relação de volume imerso e o volume total de um corpo, que é dada por:

7252.png

Essa relação representa a fração do volume total do corpo que está submersa.

Por exemplo, se 7268.png significa que 90% do

corpo está submerso e a densidade do corpo é 90% da densidade do líquido em que flutua. É a relação que observamos entre o gelo e a água, como nos icebergs, que apenas 10% do seu volume total se encontra fora d'água.

figura_32.jpg

Saiba mais sobre Princípio de Arquimedes  nesta aula do canal Fabrisfisica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver utilizando o que aprendeu sobre o Princípio de Arquimedes

Questão 01- (UFJF-MG) A figura mostra um balão utilizado para estudos atmosféricos. O balão, quando vazio, tem uma massa de 49kg. Quando o balão é preenchido por um gás cuja massa é 1kg, passa a ter um volume de 110m3. Considerando a densidade do ar igual a 1,3kg/m3 e g = 10m/s2, a tensão da corda que prende o balão ao solo é:

Física Enem

a) 1420 N    b) 940 N    c) 1100 N    d) 930 N    e) 1430 N

Questão 02 -m (UFPI) Um objeto, quando completamente mergulhado na água, tem um peso aparente igual a três quartos de seu peso real. O número de vezes que a densidade média desse objeto é maior que a densidade da água é:

a) 4     b) 2    c) 1    d) 1/2    e) 1/4

Questão 03 – Um ovo colocado num recipiente com água vai até o fundo, onde fica apoiado, conforme a figura. Adicionando-se sal em várias concentrações, ele assume as posições indicadas nas outras figuras B, C, D e E .

figura_34.jpg

A situação que indica um empuxo menor do que o peso do ovo é a da figura:

a) A     b) B     c) C     d) D     e) E

Questão 04 – Num experimento de flutuação, um corpo homogêneo de densidade 1,2g/cm³ e volume 400cm³ flutua em um líquido com 60% de seu volume submerso, em um local onde g = 10 m/s². Qual o volume de líquido que esse corpo desloca e qual a massa de líquido deslocada?

a) 480 cm³, 240 g     b) 240 cm³, 120 g     c) 120 cm³, 240 g     d) 480 cm³, 120 g     e) 240 cm³, 480 g

Questão 05 – Uma esfera maciça e homogênea, de massa específica igual a 2,4g/cm³, flutua mantendo 20% do seu volume acima da superfície livre de um líquido. A massa específica desse líquido, em g/cm3, é igual a:

a) 1,9     b) 2,0     c) 2,5     d) 3,0     e) 12,0

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

O post Princípio de Arquimedes – Aula de revisão para Física Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!